Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2009, Revista UFG
…
4 pages
1 file
Interview with Brazilian Fashion Designer Jum Nakao
Blucher Design Proceedings
design,moda, arte, fotografia, figurinos de telenovela. O artigo propõe reflexões acerca das relações entre Design, Moda, Arte e Fotografia, tendo como objeto de estudo o figurino da minissérie Capitu, exibida pela Rede Globo de Televisão. Trata também de investigar diálogos entre os profissionais em direção, direção de arte e fotografia e figurino. O foco é o projeto da figurinista Beth Filipecki. A partir de fontes iconográficas, técnicas e expressões das artes visuais, coloca-se em cena a criação de formas, cores, texturas e padrões dos aspectos do vestuário. design, fashion, art, photography, soap opera costumes. The article proposes reflections over the relationship between Design, Fashion, Art and Photography having as object of study costumes of the TV series 'Capitu', which was aired by RedeGlobo de Televisão. Also, investigate dialogues between the professionals, specially the costume dresser Beth Filipecki. With iconographic sources, techniques, and visual arts expressions, it is put on stage the recreation of shapes, colors, textures, and patterns of aspects of apparel.
Revista de Ensino em Artes, Moda e Design
Ofertado pela primeira vez em 2022 no âmbito do Colóquio de Moda, o Grupo de Trabalho (GT) nomeado Moda: Entre Produções e Pensamentos, contribui com o campo de estudos da moda, ao ser um espaço não-disciplinado de reflexão sobre a moda enquanto campo expandido, abarcando aspectos ligados à sua produção material, comercialização, mas também à construção de modos de viver e formas de partilhas do sensível. Nessa entrevista, os coordenadores Professora Doutora Larissa Almada e Professor Doutor Guido Conrado, citam fatores importantes que compõem a ideia do respectivo GT.
Este artigo discute as aproximações entre o termo da língua portuguesa "estilo" utilizado como adjetivo, encontrado no campo mercadológico do design e da moda e consequentemente no design de moda. Verificamos algumas aproximações e distanciamentos dentre as utilizações deste adjetivo nos dois campos de conhecimento que divergem principalmente na construção imagética dos estilos no âmbito individual, conhecidos como personal styling, nosso objeto de estudo com relação as mulheres portadoras de deficiência física.
ModaPalavra, 2016
Página 91 de 118 Moda e metodologia: o Design como mediador Fashion and methodology: the Design as a mediator Cyntia Tavares Marques de Queiroz e Aline Teresinha Basso Resumo O presente artigo propõe uma análise metodológica dos processos de desenvolvimento de coleções de moda, estabelecendo paralelos entre os caminhos utilizados pelo estilista e pelo designer. Apresenta as principais mudanças que os currículos dos cursos de moda do Brasil sofreram, ao migrarem para o campo do design, enfatizando os diferenciais estabelecidos na concepção dos produtos de moda. Para tanto, investiga o que consideramos a primeira metodologia para o desenvolvimento de coleções, por Doris Treptow, e estabelece paralelos com a metodologia de design de Bernd Löbach e com o Metaprojeto de Dijon de Moraes. Os resultados apontam semelhanças entre os processos metodológicos e ampliam suas possibilidades de uso. Dessa forma é possível perceber a legitimidade do método de Treptow para o design de moda, e sua facilidade de adequação ao mundo complexo com o qual o design trabalha nos dias de hoje.
Diálogos entre Moda, Arte e Cultura, 2019
Todo o conteúdo deste livro está licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons. Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). O conteúdo dos artigos e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores. Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a possibilidade de alterá-la de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais.
roncoletta.com
Este artigo discute as aproximações entre o termo da língua portuguesa "estilo" utilizado como adjetivo, encontrado no campo mercadológico do design e da moda e consequentemente no design de moda. Verificamos algumas aproximações e distanciamentos dentre as utilizações deste adjetivo nos dois campos de conhecimento que divergem principalmente na construção imagética dos estilos no âmbito individual, conhecidos como personal styling, nosso objeto de estudo com relação as mulheres portadoras de deficiência física.
Revista Ideação
RESUMO: Este artigo visa elaborar uma análise introdutória dos discursos expressos por meio da aparência e da moda, considerando a sua presença como um suplemento ao corpo, e à materialidade do gênero em suas várias posicionalidades, através dos marcadores sociais das diferenças -raça/etnia, gênero, sexualidade, orientação afetivo-sexual, geração, classe social dentre outras categorias -com as quais moda, aparência e corporalidade se articulam. Propõe-se que se pense moda a partir dos seus processos criativos, com ênfase no estudo da diferença, a fim de promover uma abrangência maior de sua atuação, a despeito dos estudos gêneros tradicionais que encaram o assunto sob a perspectiva feminina e hegemônica.
Moda e contemporaneidade - cenários e desafios, 2019
As transformações verificadas na moda ao longo do tempo foram motivos de diversas alterações. Conceitos abstratos ganharam espaço à medida que as sociedades tornaram-se mais complexas ao exigir diferentes papéis dos indivíduos. Assim, o design com foco no usuário integrou aos produtos critérios além da forma, função e ergonomia. Ao incluir a emoção com o propósito de qualificar a experiência, possibilitou que o usuário conceda valor e significado a essa experiência. Este trabalho apresenta conceitos e associações entre o design e a emoção e os relaciona ao comércio de moda popular. O consumo das classes populares antes da globalização possuía um nível mínimo e, após esse advento e suas consequências, tomou maiores proporções. No Brasil, revelou-se um numeroso público de potencial consumidor e empreendedor. No consumo popular de moda e seus significados, é possível verificar atributos distintos que se refletem no tipo de exposição dos produtos, em seus pontos de venda e propiciam experiências alinhadas com a emoção positiva. Apresenta-se então o reflexo desses fatos em pequenos empreendimentos de moda na cidade de Fortaleza, no Ceará. O presente trabalho é um dos capítulos de um livro que aborda a moda na contemporaneidade.
DAPesquisa
A arte de Rei Kawakubo: diálogos entre moda e arte no universo da Comme des Garçons The art of Rei Kawakubo: dialogues between fashion and art in the universe of Comme des Garçons por Isadora Ferraz Rodrigues e Cristiane Ferreira Mesquita RESUMO A presente pesquisa investiga os diálogos entre arte e moda através da trajetória da marca Comme des Garçons e de sua criadora, Rei Kawakubo, analisando aproximações e trocas entre essas duas linguagens. Através de uma revisão bibliográfica e iconográfica, evidenciam-se trocas entre moda e arte estabelecidas pela Comme des Garçons através de sua filosofia e do constante envolvimento de artistas que atuam como colaboradores na produção visual e conceitual da marca. A partir dessa investigação, conclui-se que algumas das relações estabelecidas entre arte e moda enriquecem e criam novas perspectivas em ambas as áreas. É com esse olhar que Rei Kawakubo estabelece sua marca como uma das mais significativas da contemporaneidade.
A Moda como linguagem transforma o corpo além das barreiras morfológicas do próprio corpo. Neste ensaio iremos observar através da história da moda, a relação do design com a semiótica discursiva, a re-significação de tais corpos em três momentos: Através dos primeiros designers de moda, Poiret e Chanel e suas propostas para a alta-costura visando um público hegemônico. No segundo momento, graças à inversão do Sistema de Moda e de designers como Yves Saint Laurent e Paco Rabanne propõem uma democratização e diversificação da própria moda. E no terceiro momento, através da coleção de verão 2007 de Hussein Chalayan e a utilização da tecnologia desenvolvida pelo studio 2d:3d iremos constatar a resignificação do corpo, em propostas singulares do mesmo desfile.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Tese de doutorado apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2018
Revista Multiplicidade
Brazilian Journal of Business, 2020
Revista dObra[s]/dObra[s], 2024
Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2014
Revista Design Em Foco, 2005
Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2014
dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, 2016
Comunicacao Midia E Consumo, 2008
Blucher Design Proceedings, 2020