Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2020
Resumo: Apresentamos nesse artigo uma visão dialogada entre a importância das novas tecnologias no ensino e as perspectivas da condição do pós-método . Embasado nos estudos de letramento digital SOARES, 2002) e considerando a evolução da cibercultura, discutimos sobre a diversidade de métodos e modelos de ensino-aprendizagem, a fim de propor uma discussão sobre a emergência de desafios diversos no ensino e apontar caminhos para a convergência de abordagens que contemplem as demandas da sociedade da informação. Ao final desse artigo apresentamos as orientações para a pesquisa com novos letramentos propostas por Lankshear e Knobel (2013), que podem servir como parâmetro para os trabalhos com novas tecnologias na condição do pós-método. Palavras-chave: Novas tecnologias. Letramento digital. Condição do pós-método. Ensinoaprendizagem.
musica.ufrj.br
O criador do sistema-T expõe as relações entre a sua ferramenta composicional e o pós-modernismo. Analisa os diferentes conceitos de pós-modernismo e revela em que medida os estudos culturais recentes têm influenciado a sua trajetória criativa. E, por último, o autor comenta aspectos teóricos do sistema-T.
Revista Panorama - Revista de Comunicação Social
RESUMO: Todos os dias somos expostos a uma grande quantidade de informação. Com o advento das redes sociais e dos sites de relacionamento, ficou fácil compartilhar informações através de textos, fotos e audiovisual. O fato de estarmos neste cenário multimídia aliado às múltiplas plataformas de comunicação (hardwares), faz com que estejamos conectados 24 horas com essas informações. De modo que este artigo objetiva estudar e aprofundar este fenômeno social. PALAVRAS-CHAVE: Convergência tecnológica. Mídia. Cibercultura. Novas tecnologias
Revista Polis e Psique
Este artigo examina os efeitos sobre o sujeito e sobre o fazer sociedade causados pela hegemonia da racionalidade tecnocientífica no contexto do ideário liberal das sociedades contemporâneas. Propondo uma clínica da pós-modernidade, destaca-se a emergência de um olhar objetivante sobre a condição humana, olhar que subtrai a singularidade que a constitui como ser da linguagem e da cultura. Predomina, deste modo, o discurso de que tudo é possível. Analisa-se, neste sentido, o surgimento de uma novilingua pós-moderna como dispositivo de constituição de uma visão pragmática e totalizante do homem e da vida coletiva.
Neste artigo pretende-se discutir o papel do indivíduo psicológico (em contraponto à identidade cultural) como um dos responsáveis pela decodificação de mensagens em diferentes instâncias. Partindo da ideia de que o processo de individuação é constante e derivado de tensões (SIMONDON, 1989, p.13) como uma das características formadoras da fragmentação da identidade, que Hall (2006, p.9) coloca como base do indivíduo pós-moderno, sugere-se a possibilidade de uma análise sociossemiótica do processo de recepção de mensagens, ao combinar as posições de correspondência definidas por Hall (2003, p.399) com o "quadrado semiótico" abordado por Landowski (2002, p.50), transformando o código pelo qual a mensagem é produzida em ferramenta de mediação entre o indivíduo e a informação.
Mitos e Heróis: A Expressão do Imaginário, 2012
northrop frye wrote, in the acclaimed Anatomy of Criticism, that "science fiction […] is […] a mode of romance with a strong tendency to myth". With this statement he was trying to suggest that, following the descending movement of a mythical and heroic literature towards the realistic and ironic modes, there was a return to more romanesque forms, not only for a fantasistic representation but also -and perhaps essentiallyfor the elevated status, superhuman in its limit, of the protagonists. However, there are no mere returns, for the social-historical conditions are different, and maybe precisely for that reason scientific fiction is the genre elected by frye to take such a role: what gods and heroes were capable of through their nature, the sci fi characters do it through technology. one of those deeds, so cherished by classical mythology, is the metamorphosis, which has also acquired contemporary relevance in those speeches (not always narrative, but anyway informed by the fiction about the "post-human" and the "trans-human". Belonging to a research project named "a ficção e as raízes da cibercultura", this work wants to give a closer look to some examples previous to that euphoria usually associated (conotada) to the cyberpunk movement, and so purportedly starting only in the mid-eighties of the 20 th century. in that analysis, special attention will be given to the parallelisms between the bodily changes present in sci fi tales from the thirties till the sixties and, although not directly inspired by them, greco-latin antiquity.
Cadernos Zygmunt Bauman
O artigo trata da percepção do tempo na passagem da modernidade para a pós-modernidade, discutindo a transição dos regimes de historicidade futurista para o presentismo. Com a falência do projeto moderno e o fim da história preconizado por diversos estudiosos da pós-modernidade, percebe-se o deslocamento do ideal de futuro para uma atitude nostálgica, que se reflete no presente fenômeno da patrimonialização. Considerando que o patrimônio expressa uma tentativa de resistência e ao mesmo tempo abarca a memória e constrói identidades culturais, a problematização destas questões são essenciais na constituição da cidadania e da coesão social.
The T-system creator discloses the relationships between his compositional tool and the post modernism. He analyses different concepts of post modernism and reveals how current Cultural Studies have influenced his creative path. At last, the author comments on some theoretical aspects of the T-system.
Artigo Revista e-hum V.1, N.1, 2008
RESUMO: A integração da educação com a informação-comunicação precisa ter seu lugar repensado dentro das escolas. Neste artigo tento instigar reflexões no trato das questões referentes às novas tecnologias e suas implicações na leitura, na linguagem e na formação dos professores. PALAVRAS-CHAVE: Leitura, Internet, Formação Docente ABSTRACT: The integration of education with the information and communication, must have rethought its place within the schools. In this article I try to instigate reflections on issues concerning the treatment of new technologies and their implications for reading, in language and training of teachers. KEYWORDS: Reading, Internet, Teacher education Recebido: 30/10/2008 Aceito:30/11/2008 Palavras-chave Leitura; Internet; Formação Docente;
Educere et Educare, 2018
Através da comparação com os paradigmas da modernidade e da pré-modernidade, o presente texto procura caracterizar o que se entende por pós-modernidade, apelando a discussões sobre temporalidade, cultura e sociabilidade. Implícito está, também, uma discussão sobre teoria social contemporânea, na medida em que noções sociológicas conhecidas desde as perspectivas interacionistas e da ação social se resignificam no paradigma da pós-modernidade. O leitor encontrará uma explicação bastante didática sobre o significado da pós-modernidade na atualidade, os temas que lhe são próprios e os desafios que aborda para uma melhor compreensão da cultura contemporânea.
Perspectiva Teológica, 2012
A modernidade tem marcado, sem dúvida, av ida dos habitantes do nossom undo,d eh áq uatros éculos para cá.M esmo sendov ariada a suainfluência,consoantearegião do globo aque nosreferimos, penso que, de modog lobal,s em certa compreensão doss euse feitos,s eria paran ós incompreensívelac ultura em quen os situamos, queéa quela em que, necessariamente, acontece op rocesso de transmissão da fé, sobretudoe m relação às gerações mais jovens, que serãoa sg erações seguintes, of uturo do cristianismo ed op laneta.
Revista Brasileira de Direitos Fundamentais & Justiça
O presente trabalho tem como escopo, a partir da experiência brasileira desvelar as influências do modelo econômico neoliberal no Direito, bem como, no espaço processo-jurisdicional. Dessa forma, busca-se caracterizar o neoliberalismo, para, a partir daí, compreender o ambiente de standartização do espaço- tempo processual sob a lógica do eficienticismo, inseridos num contexto de pós-modernidade hipermoderna. Nesse caminho, tem-se a intenção de apresentar a construção de um processualismo antimoderno, constitucional(izado) e democrático como condição de possibilidade para o realinhamento do espaçotempo processual com as necessidades da sociedade contemporânea, dando-se, tal realinhamento, sob uma mirada hermenêutica.
Coletâneas do Nosso Tempo, 2010
A redefinição dos paradigmas de análise, a partir da década de 1960, fez crescer nas ciências humanas o debate sobre estarmos ou não vivendo uma nova fase em relação à modernidade. A modernidade, enquanto projeto, foi superada, não sendo mais capaz de responder às demandas dos homens do final do século XX? Viveríamos um período pósmoderno, no qual novos arranjos sociais e culturais estariam dando forma a uma perspectiva de mundo diferente da utopia moderna do século XIX? É o que tentamos responder aqui, por meio da apresentação da visão de vários autores que têm sido importantes referências para este debate.
PROMETEICA - Revista de Filosofia y Ciencias, 2024
Pretende-se nesse artigo fazer uma reflexão sobre uma metodologia para análise da relação entre a Pós-modernidade e comunicação. Essa busca visa fortalecer um método que possa auxiliar a compreensão da organização da sociedade pós-moderna, relacionada ao uso dos meios de comunicação. Para cumprir esses objetivos pretende-se partir das visões de Marshall Mcluhan, nos estudos dos meios de comunicação; Michael Foucault, sua Arqueologia do Saber e a constituição dos paradigmas de uma época; e de Giorgio Agamben e seu método baseado na relação entre paradigma, arqueologia e assinatura. Esse debate se torna relevante para que seja possível desenvolver um método científico das Ciências da Comunicação, tão questionada no contexto contemporâneo dos saberes acadêmicos. Palavras-chave: comunicação. método. pós-modernidade. arqueologia.
Linguagens & Cidadania, 2017
Neste artigo, pretende-se discutir as idéias de alguns princípios pedagógicos, baseados nas observações em sala de aula e na literatura em Lingüística Aplicada, no ensino de línguas estrangeiras (LE) do que se convencionou chamar de Pós-Método. Para tal, começa-se discutindo a mudança no status dos métodos e abordagens no ensino de LE e os perigos de se adotar um único método ou abordagem como ideal para todos os contextos, em seguida destacam-se as contribuições que conhecimento de vários métodos e abordagens podem dar para os(as) professores(as) de LE, depois são discutidas as propostas feitas pelos principais autores da área, enfatizando a necessidade de uma mudança de postura na atitude do(a) professor(a) e, por fim, conclui-se argumentando que apenas por meio de sua qualificação continuada, reflexão sobre seu trabalho e observação de aspectos contextuais, o(a) professor(a) vai ser capaz de fazer julgamentos, a partir da teoria e de sua prática, e sugerir alternativas para um en...
Guilherme Libardi. Revista Dispositiva, v. 7, n. 11. Dossiê Mídia e memória, 2018
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2018v7n11p99-107 | Resumo: Este artigo tem como objetivo propor uma articulação entre a teoria da materialidade e os estudos de recepção considerando o contexto de transmidiação que se desenvolve no cenário social e tecnológico atual. Parte-se da premissa de que as múltiplas formas de produção e consumo convergentes complexificam as análises de recepção. Portanto, a partir de uma pesquisa bibliográfica apoiada em autores(as) que tratam da materialidade (GUMBRECHT, 2010; KITTLER, 1999; 2013) e da recepção transmidiática (LOPES, 2011; EVANS, 2011), compreendo que dialogar a teoria da materialidade da mídia com os estudos de recepção torna-se relevante a fim de explorarmos os limites e as subversões do uso dos meios por parte dos receptores, bem como compreender como estas práticas modulam os sentidos produzidos.
Revista Da Abordagem Gestaltica, 2012
Apatia existencial y trabajo en la pos modernidad KArinA oKAJiMA FuKuMitsu JúliA yoriKo HAyAKAwA, suzAn eMie KudA, elisA HAruMi MusHA, tAuAne cristinA do nAsciMento, brunA bezerrA oliveirA, elisAbete HArA GArciA rocHA, dAiAny APArecidA Alves dos sAntos, KAren ueKi, lucAs PAlHAri vAsconcelos Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar as relações entre tédio existencial, tempo e trabalho na pós-modernidade. O trabalho considera duas perspectivas: a primeira, o caráter que impede o trabalhador de se apropriar do tempo tornando-se entediado; a segunda, a dimensão facilitadora para o serviço que faz sentido ao trabalhador. Na sociedade pós-moderna, percebe-se um esvaziamento de significados devido à demanda de produção técnica que, associada ao tédio, resulta na perda de sentido para o trabalhador. Nesse contexto, o homem que busca preencher seu tempo por meio das inúmeras ocupações não se permite entrar em contato com seu projeto existencial. Entretanto, a vantagem da constatação do tédio existencial favorece a autenticidade e permite possibilidades de ressignificações para a compreensão do tempo vivido.
Editora Universitária PUCPRESS , 2022
Nesse livro, o filósofo Adam Chmielewski trata do fenômeno das fake news na era da pós-verdade. A conclusão é provocativa. Segundo Adam, a pós-verdade não é uma questão epistemológica, mas moral.
Today the school management and educational technology are constantly changing and reflect on these procedures is very essential to stimulate a shift on the continuous change that needs to be dominating the area of Education. Soon, Educational technology is gaining more space, and also the manager has a key role in a manner adapted to use and efficient in the teaching of student learning, so he has around him a large scale computerization in the spaces education and establish a form of contribution in educational practices, pointing to the improvement of the actions to be developed by educators in the school and also in the social environment.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.