Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2013, Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
…
7 pages
1 file
As atividades cotidianas ou as ocupações refl etem hábitos, rotinas e papéis. Os papéis inserem o indivíduo na estrutura social e podem frente a um diagnóstico clínico conduzir a uma alteração no desempenho deste. A artrite reumatóide (AR) é exemplo de doença crônica e incapacitante que altera a funcionalidade do indivíduo. Objetivou-se descrever os papéis ocupacionais de indivíduos diagnosticados com AR e identifi car o grau de importância desses papéis na vida dos mesmos em um ambulatório de reumatologia do município de Uberaba/MG. Os dados foram coletados através da Lista de Identifi cação de Papéis Ocupacionais junto à pacientes com AR no Setor de Reumatologia do Ambulatório da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Foram selecionados 27 sujeitos para o estudo. No passado os papéis 'estudante' e 'amigo' foram mais desempenhados pelos sujeitos com AR, enquanto no presente foram os de 'amigo' e 'membro da família', sendo esses pretendidos também no futuro. O papel considerado como mais importante foi 'trabalhador', no entanto não é mais desempenhado.
2017
Sickle cell anemia (SCA) can affect the performance of occupational roles of individuals due to painful vaso-occlusive crisis and frequent hospitalizations. This study aimed to verify which occupational roles are less performed nowadays and why; and to identify the degree of importance of these roles for the life of people with sickle cell anemia, attended in the Blood Bank of Uberaba/Hemominas Foundation. Thirty (30) individuals with sickle cell anemia participated in this research. Data were collected through the form of the instrument Role Checklist and, focus group methodology was used to better understand these data,. The results showed that the least performed roles were: religious, student, worker, volunteer, and participant in organizations. As for the most important roles, they were: student, caregiver, worker, volunteer, and hobbyist/amateur. We concluded that the occupations of the individuals interviewed are affected due to the clinical conditions imposed by sickle cell ...
ANAIS DO I CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE (ON-LINE) - RESUMOS EXPANDIDOS, 2021
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 2014
O uso de substâncias psicoativas é uma prática milenar e universal, não sendo, portanto, um fenômeno exclusivo da atualidade. A história do uso destas substâncias se mescla a própria história da humanidade; seu consumo sempre aconteceu ao longo dos tempos, em todas as religiões e culturas, com finalidades específicas. O individuo que faz uso abusivo de drogas tende a assumir a drogadição como atividade principal em seu cotidiano, negligenciando, na maioria das vezes, os papéis que realizava anteriormente. O objetivo deste estudo é descrever e analisar o impacto do uso de drogas nos papéis ocupacionais de mulheres que faziam uso abusivo de substâncias psicoativas. Estudo de natureza quantitativa em que foi utilizada a Lista de Identificação de Papéis Ocupacionais para coletar os dados. Os sujeitos da pesquisa constituíram-se de vinte e uma mulheres internadas em uma instituição para tratamento de mulheres com problemas relacionados ao abuso de drogas, no período de abril a maio de 20...
Odonto, 2012
Resumo Introdução: várias são as doenças ocupacionais que manifestam sinais na cavidade bucal. Podem ser de etiologia mecânica, física, química, biológica, ergonômica e psicossocial. De acordo com o tipo de causa lesional, podem ocorrer colorações, erosões ou traumas de diferentes intensidades. Objetivo: o objetivo deste estudo foi esclarecer as lesões relacionadas ao trabalho, bem como apresentar métodos preventivos. Metodologia: utilizou-se uma metodologia meta-analítica e os resultados mostraram diversos riscos ocupacionais com manifestações bucais. Considerações finais: Concluiu-se que a melhor forma de prevenção dessas injúrias é o uso dos equipamentos de proteção individual e a adequação do meio ambiente laboral. Muitas lesões necessitam tratamento, algumas requerem o controle dos danos e outras a remoção do agente irritante.
Uma pessoa passa maior parte da sua vida em um ambiente de trabalho, o que significa que é necessário ter boas condições físicas e mentais neste local, para garantir uma boa qualidade de vida entre os colaboradores, esse texto é apenas um breve ensaio sobre as Doenças ocupacionais, como estamos expostos a ela dia a dia em nossas atividades laborais e como podemos evita-las.
Ciência em Movimento, 2017
Introdução : Os modelos atuais de tratamento de dor crônica reconhecem que fatores psicossociais influenciam a intensidade da dor e repercutem na vida diária.Objetivo: Este estudo buscou identificar os papéis ocupacionais e a qualidade de vida de indivíduos com dor crônica.Método: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório,de corte transversal com amostra de conveniência (n=45) composta de indivíduos com dor crônica , avaliados por um questionário sociodemográfico e clinico; a Lista de Papéis Ocupacionais( LIPO) e a escala visual analógica(EVA). Para avaliar a qualidade de vida foi usado o questionário genérico Whoqol-bref. Resultados:Dentre os 45 participantes a média de idade foi de 50,6 ±7,6 anos , a maioria casada e do sexo feminino, com média de escolaridade de 7,1 ±1,7 anos . A média do tempo de dor era de 24,5 ±0,9 meses e na EVA a dor foi moderada(6,5 ±2,4). Houve diminuição dos papéis ocupacionais no tempo presente ,com intenção de retomá-los no futuro, exceto no s...
Revista FLAMMAE, 2017
RESUMO O traumatismo raquimedular (TRM) refere-se a uma condição caracterizada por lesão da medula espinhal ocasionada por trauma, seja ela permanente ou temporária, podendo lesionar a parte ósseo-ligamentar, medular, discal ou radicular. Este estudo teve como objetivo identificar o perfil epidemiológico do traumatismo raquimedular no Brasil. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura de estudos envolvendo publicações científicas sobre traumatismo, epidemiologia, medula espinhal, coluna vertebral e fratura. A Pesquisa foi realizada de Julho a Novembro de 2016, com artigos científicos publicados de 2011 a 2016, conforme o enfoque temático, cenários das pesquisas, metodologia aplicada e período de publicação. Após a pesquisa nas bases de dados foram achados 860 artigos, depois de aplicar os critérios preestabelecidos, restaram 25 e após a leitura integral, foram utilizados 19. Os artigos incluídos, nesta revisão, foram descritos conforme: o nome do periódico, título do artigo, autor (es), cenário da pesquisa, metodologia aplicada, ano da publicação, objetivos, etiologia, sexo e cidade e idade. Conclui-se que no Brasil há um grande número de pessoas lesionadas, esse evento causa um grande impacto socioeconômico no país, por se tratar de jovens em idade produtiva. Palavras-chave: traumatismo, epidemiologia, medula espinal, coluna vertebral e fratura. 3 Bacharel em Enfermagem. 4 Enfermeira residente em nefrologia-IMIP. 5 Major do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, Mestre em Ciências da Saúde-FCM/ICB-UPE.
AMPLAMENTE: PESQUISA EM SAÚDE, 2020
Direitos para esta edição cedidos pelos autores à Amplamente Cursos e Formação Continuada. Todo o conteúdo deste livro está licenciado sob uma Licença de atribuição Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC-BY-NC-ND).
2017
O objetivo com este estudo foi avaliar o impacto das doencas osteomusculares na saude do trabalhador rural no Municipio de Irani, SC. Foi um estudo epidemiologico realizado nas residencias de 250 agricultores no periodo de novembro a dezembro de 2015. A avaliacao ocorreu por meio de entrevistas aplicadas pelas Agentes Comunitarias de Saude (ACS) nas diversas comunidades do Municipio. Os dados foram analisados por meio de estatistica descritiva. Dos trabalhadores entrevistados, 227 referiram algum disturbio osteomuscular, entre eles os mais citados foram desgaste osseo, osteofitose e hernia de disco. A maioria dos entrevistados esta exercendo atividades rurais entre 36 e 50 anos, por um periodo de 9 a 10 horas diarias de trabalho. Os dados obtidos nas entrevistas justificam as alteracoes osteomusculares referidas, visto os anos exercendo trabalho rural, as horas diarias de trabalho e tambem a quantidade de tarefas. Quanto ao nivel de dor, 120 pessoas referiram dor entre 7 e 8, em uma...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Officina, 2022
Cadernos de Saúde Pública, 2014
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, 2012
Revista Sociais E Humanas, 2013
Revista FSA, 2014
Psicologia: Ciência e Profissão, 2015
Revista Geográfica de América Central, 2011