Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2008, Educacao
RESUMO-Este artigo toma a produção teórica de alguns autores referenciais, para desenvolver questionamentos acerca das críticas atualmente formuladas à Educação a Distância. Considera que as novas tecnologias da Educação provocam reações diversas e contraditórias, que vão do otimismo exacerbado ao questionamento radical. Estas posturas revelam os aspectos político-ideológicos que subjazem aos posicionamentos críticos. Apresenta a questão da formação docente como o foco central do debate e o uso refl exivo e pedagógico das novas ferramentas tecnológicas como um dos fatores prioritários para a criação de processos capazes de responder às necessidades e desafi os que se impõem na sociedade do conhecimento. Descritores-Educação a Distância; Uso Crítico das Tecnologias; Formação Docente.
O objetivo é compreender a suposta tensão na expansão da educação a distância (EaD) entre um sistema tecnológico de formação e certificação em massa e o respeito às necessidades individuais e diversidades culturais e as consequências decorrentes para o trabalho docente. Apresenta-se as interpretações sobre a EaD oriundas do paradigma da sociologia industrial e dos modelos de produção flexíveis, mediadas pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e pelas influências das abordagens do multiculturalismo e das pedagogias das competências. Conclui-se que a tensão entre formação e certificação em massa e o respeito às diversidades culturais é apenas aparente; uma suposta tensão, já que as propostas de educação destas abordagens negligenciam o conhecimento, promove e reforça a formação em massa, consequentemente, torna secundário o papel do professor e prioriza o surgimento e consolidação do tutor como mero apêndice do processo educacional. Palavras-chave: Educação a Distância; Multiculturalismo; Pedagogia das Competências; Trabalho Docente.
DOAJ (DOAJ: Directory of Open Access Journals), 2008
RESUMO-Este artigo toma a produção teórica de alguns autores referenciais, para desenvolver questionamentos acerca das críticas atualmente formuladas à Educação a Distância. Considera que as novas tecnologias da Educação provocam reações diversas e contraditórias, que vão do otimismo exacerbado ao questionamento radical. Estas posturas revelam os aspectos político-ideológicos que subjazem aos posicionamentos críticos. Apresenta a questão da formação docente como o foco central do debate e o uso refl exivo e pedagógico das novas ferramentas tecnológicas como um dos fatores prioritários para a criação de processos capazes de responder às necessidades e desafi os que se impõem na sociedade do conhecimento. Descritores-Educação a Distância; Uso Crítico das Tecnologias; Formação Docente.
Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), 2021
Resumo: Em 2020, por conta da crise sanitária desencadeada pela Covid-19 e da necessidade de isolamento social, as universidades colocaram-se diante da difícil transição para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Buscamos neste artigo analisar as medidas construídas para minimizar desigualdades e garantir acesso às atividades virtuais, sob o enfoque das questões raciais e ações afirmativas. Utilizamos como estratégia metodológica a análise documental, registrando e investigando os materiais produzidos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na organização da retomada das atividades de forma remota e suas repercussões para órgãos específicos e coletivos estudantis. Os materiais evidenciam a ênfase na inclusão digital, não abordando de maneira direta as ações afirmativas e a educação antirracista. Por outro lado, algumas manifestações pressionam a instituição para que não fique ninguém para trás.
Griot : Revista de Filosofia
A partir de análise da argumentação habermasiana realizada em sua obra “Conhecimento e Interesse” original de 1968, a qual trabalhamos a partir da tradução de 1987; e ancorados nos trabalhos dos filósofos brasileiros Durão, publicado em seu livro “A crítica de Habermas à dedução transcendental de Kant” de 1996 e Hansen, em seu artigo publicado na Revista Crítica, intitulado “Os riscos da crítica da sociedade” de 1998, refletimos, nesse artigo, sobre como Habermas resgata a Teoria do Conhecimento da maneira desvirtuada que a legou o positivismo comteano, perpassando por Freud e Marx para recuperá-la como uma Teoria Crítica da Sociedade. E, apresentamos o advento da Era da Informação e as facilidades de comunicação que a acompanham, para apresentar o modelo da Educação à Distância como uma forma eficaz de ampliar o alcance da Crítica Social como autorreflexão que torna o conhecimento um instrumento crítico não só do indivíduo, mas também da sociedade.
Este artigo visa contribuir para a área de formação de professores que utiliza a argumentação crítico- colaborativa como norteadora da organização da linguagem e o Facebook como local de tomadas de decisões no processo continuado de formação docente. A pesquisa aqui discutida analisa como a argumentação se organiza no desenvolvimento da tomada de uma decisão crítico-colaborativa sobre qual livro didático adotar para um curso específico (MAGALHÃES, 2009). O processo ocorreu entre cinco professores e duas coordenadoras em um contexto de ensino da língua inglesa para a mobilidade estudantil universitária, em uma universidade federal brasileira, na rede social online Facebook. O grupo em questão procura basear suas ações de educação docente no arcabouço teórico-metodológico crítico- colaborativo e na argumentação denominada colaborativa (MAGALHÃES, 2014), na qual o processo de ensino-aprendizagem oferece aos professores em formação chances de exposição de ideias, pontos de vista, suportes, contra- argumentos com seus suportes e novas posições por meio de sínteses crítico-colaborativas (LIBERALI, 2013). A discussão da análise dos dados revela que muito embora a ação das coordenadoras necessite ser expandida com base na linguagem argumentativa, os cinco professores construíram sua síntese, sobre qual livro adotar, de forma crítico-colaborativa.
2000
RESUMO: A rede eletrônica oferece possibilidades múltiplas para os sujeitos que mergulham nesse oceano de informação, que se embrenham em seu emaranhado de nós e transpassam seus buracos labirínticos. Sua materialidade permite uma nova relação tempo- espaço dada pela velocidade com que faz circular os sentidos em sua infovias. Essa materialidade, ou melhor, essa fisicalidade dispersa, fragmentada, líquida, faz surgir
2008
Resumo: A argumentacao tem uma importância crescente na sociedade actual tanto no que se refere ao desenvolvimento das proficiencias em escrita academica como na sua pertinencia na comunicacao on-line. O presente trabalho pretende ilustrar o contributo da utilizacao duma plataforma concebida para o desenvolvimento da competencia argumentativa, a plataforma SCALE, nas interaccoes argumentativas e negociais on-line dos alunos do ensino superior, bem como nas suas producoes escritas. Pretende-se igualmente determinar a relacao existente entre estas formas de expressao do discurso argumentativo a ver: (i) debates on-line em pares; (ii) representacao esquematica on-line de diagramas pessoais argumentativos e (iii) producao escrita argumentativa individual off-line. Para a compilacao e discussao dos resultados foram analisados registos de diagramas argumentativos elaborados on-line pelos alunos, as respectivas interaccoes on-line nas diferentes ferramentas utilizadas e as suas producoes e...
2016
O objetivo do tema desenvolvido no artigo e realizar uma reflexao sobre o curriculo na educacao a distância on-line, evidenciando as preocupacoes e necessidades que se apresentam na modalidade de ensino que utiliza atividades pedagogicas sincronas e assincronas como ferramenta de viabilizacao do processo curricular formativo, como e o caso dos cursos oferecidos em nivel de graduacao e pos-graduacao. O procedimento teorico-metodologico construido se pautou nas leituras e estudos sobre a educacao a distância on-line e nas diferentes concepcoes de curriculo que sustentam o sistema educacional ao longo dos tempos. Para tanto, buscamos na literatura nacional e internacional, os aportes teoricos que fundamentaram nossa abordagem e nos levaram a indagacoes sobre a o modelo curricular adotado na educacao a distância on-line. Ao final, foram tecidas algumas consideracoes sobre a proposta curricular para a educacao a distância on-line.
Esta obra é uma produção independente. A exatidão das informações, opiniões e conceitos emitidos, bem como da procedência das tabelas, quadros, mapas e fotografias é de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).
Neste estudo, de caráter exploratório e qualitativo, são analisados dados produzidos em um Fórum de Discussão vinculado a uma das disciplinas de um curso de graduação à distância, com vistas a identificar em seu fluxo discursivo possíveis influências do modo particular como o tutor organiza suas mensagens e dos critérios de avaliação de desempenho dos alunos adotados pela instituição. A suposição é a de que ambos possam incidir no posicionamento discursivo dos alunos e, consequentemente, na discussão, entendida como negociação de sentidos com vistas a produzir, de forma colaborativa, um texto novo sobre o tema em pauta. As análises mostram que a conjunção dos dois fatores interfere na discussão que se apresenta como uma cadeia de mensagens de concordância com o ponto de vista do tutor e do livro texto ou de caráter informativo, afastando a possibilidade de surgimento de conflito ou de aprofundamento. O aspecto determinante para a não ocorrência de discussão, tal como a entendemos, é a falta de sistematicidade dos participantes para acessar a ferramenta, dificultando o estabelecimento de uma interação produtiva. Este fato, embora fundamental para atividades interativas, não é considerado pelo conjunto de critérios de avaliação adotado.
Revista Linha D'Água, 2023
The present study investigated the impacts of Pedagogy students’ participation in the elective curricular component ‘Argumentation in Education,’ which proposes to develop the necessary skills to argument, as well as to build and mediate argumentative didactic strategies in educational environments. By observing students during an undergraduate semester, our objectives involved investigating the impacts on argumentative competence, along with the appropriation of pedagogical content knowledge related to the handling of argumentation. The analysis pointed to improvements in the quality of the argument elaboration, in addition to the refinement of reflective thinking. Additionally, students demonstrated improvements in planning and designing potentially argumentative practices, in the use of different discursive actions during the mediation of the practical teaching activity, likewise a degree of appropriation of Dialogical Teaching principles. Such results indicate that the combination of elements present in the curricular component (curricula, methodologies, culture, and teacher’s posture) was essential for the development observed. Keywords:Teacher training• Argumentation• Argumentative competence•Education
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, 2020
Diante de retrocessos e ataques aos direitos na América Latina, em particular à educação, com reformas educacionais, centralização curricular e perseguição a professores e professoras, o dossiê que aqui apresentamos possui dois eixos temáticos, totalizando nove artigos. O primeiro eixo intitulamos de “redes de resistências curriculares na diferença”, e o segundo de “políticas curriculares para além das centralizações”. Nesses eixos, são problematizadas as múltiplas dimensões que envolvem conhecimento, formação de professores (as), diferenças (étnico-racial, gêneros e sexualidades) e políticas curriculares.
Deseducando a Educação, 2021
Nesta seção inicial do livro estão traduções que fiz de textos chave de Ezequiel Di Paolo, Mark Johnson, Shaun Gallagher, Dan Zahavi e Andy Clark, que podem ser úteis para quem tem interesse em cognição corporificada, enativismo, fenomenologia, percepção, corpo e emoções nos processos cognitivos, tecnologias digitais e cognição, entre outros tópicos relacionados à mente humana.
This article presents Versus, a virtual learning environment for mediating activities in the cooperative learning method called Academic Controversy. Although it is a well known method, there is no report of using it within distance learning or computer mediated situations. Versus also uses Concept Maps as media for knowledge representation. Resumo. Esse artigo apresenta o Versus, um ambiente virtual de aprendizagem para mediar as atividades do método de aprendizagem cooperativa denominado Controvérsia Acadêmica. Apesar de ser bastante conhecido, não há na literatura levantada, relato de uso desse método em situações não presenciais ou com o auxílio do computador. No Versus, os Mapas Conceituais foram utilizados como mídia para representação do conhecimento.
Educação: Desafios, Perspectivas e Possibilidades
Campinas: NIED/UNICAMP
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.