Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2021
…
8 pages
1 file
RESENHA ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, midias e linguagens . Sao Paulo: Parabola Editorial, 2019.
Kiri-Kerê - Pesquisa em Ensino
Neste artigo, pretendo apresentar algumas de minhas percepções, enquanto arte-educador da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, a respeito do regime de ensino-aprendizagem à distância oferecido aos alunos e alunas das Escolas Estaduais de MG durante a pandemia de Covid-19, bem como apontar os caminhos de pesquisa-ação desenvolvidos por mim, em parceria com quase duas dezenas de arte-educadores, no Programa de Residência Pedagógica X e seus efeitos para a proposta de um curso de educação midiática para jovens do 1º ano do Ensino Médio de Tempo Integral.
que, sempre me desafiando a examinar as relações entre o fenômeno político e a linguagem, foi meu primeiro orientador, preparando-me para o Exame de Qualificação. A ele minha gratidão e homenagem. Ao Prof Dr. Fausto Castilho, pela cordialidade e competência na seqüência de minha orientação e pelos novos desafios e horizontes. Ao Prof. Dr. Marcos Lutz Müller, pelo apoio acadêmico e pessoal. Ao Prof Dr. Luiz Benedito Lacerda Orlandi, que me demonstrou que «a vida é anterior à linguagem". Aos meus pais, Epaminondas e Rosa que, mesmo impedidos pela produção social da existência de prosseguir nos estudos, fizeram o máximo pelo estudo de seus filhos. Aos meus irmãos, especialmente à Dina Maria, com quem posso pensar em voz alta. À minha querida e dedicada esposa Néia, pelo apoio e incentivo constantes. Ao nossos lindos filhos, Arthur e seu irmãozinho ou irmãzinha que está chegando. Ao Dr. Zenon Lotufo Jr., pela sabedoria e paz de espírito a qualquer hora. À música de Mozart e Beethoven. Agradeço às instituições de apoio à pesquisa, CAPES e CNPq, que financiaram o período de cumprimento dos créditos do Curso.
LYA LUFT já disse que a linguagem é o traje que usamos diariamente e de que nunca nos lembramos. A preocupação da escritora parece pertinente e vem servindo de base para o estudo de muitos pesquisadores .
Cara Professora, Caro Professor, 2006
Ler é melhor que estudar." Esta frase de Ziraldo, já famosa, virou botton e foi carregada do lado esquerdo do peito por parte de nossa juventude. Ela nos remete à ineficiência da escola e à sua distância em relação às práticas sociais significativas. Um depoimento da cantora Miúcha, irmã mais velha de Chico Buarque e filha de Sérgio Buarque de Hollanda, historiador de Raízes do Brasil , pode nos esclarecer a razão da unanimidade desta parcela da juventude sobre como se aprende a ler fora da escola: "Sua [de Sérgio] influência sobre Chico e os outros filhos se dava de forma sutil. As paredes da casa da família eram cobertas por livros, e o pai incentivava a leitura através de desafios. 'Ele não ficava falando para a gente ler', conta Miúcha. 'Mas era um apaixonado por Dostoievski, conversava muito sobre ele. Nós todos líamos. E tinha Proust, aquela edição de 17 volumes. Ele dizia, desafiando e instigando: 'Proust é muito interessante, vocês não vão conseguir ler, é muito grande. Ah, mas se vocês soubessem como era madame Vedurin...' Aí todo mundo pegava para ler" (Regina Zappa, Chico Buarque, pp. 93-94). * ROJO, Roxane. Letramento e diversidade textual. In: Boletim 2004, Alfabetização, leitura e escrita, programa 5. Disponível em: <www.
Linguagens & Cidadania
A pesquisa qualitativa é utilizada nas investigações em Linguística Aplicada como forma de compreender de forma mais profunda os fenômenos relacionados ao ensino e aprendizagem de línguas. Dentre os métodos adotados, a pesquisa-ação é empregada com o intuito de modificar as práticas pedagógicas, alterando, consequentemente, o contexto social dos professores e aprendizes. O objetivo deste artigo é, por meio de uma pesquisa bibliográfica em artigos da Revista Brasileira de Linguística Aplicada sobre (Multi)Letramentos, analisar como a pesquisa-ação é desenvolvida nessa área e de que forma contribui para o aprimoramento do ensino de línguas. Como resultado, este trabalho mostrou que o uso da pesquisa-ação é uma importante ferramenta como método intervencionista para pesquisas em Linguística Aplicada e que desta forma há aspectos positivos que contemplam todos os participantes.
This chapter discusses relations between multiliteracies and new literacies practices and the teaching of Portuguese in adult education (EJA) in Brazil.
SOUZA, T. F. M. ; CRUZ, D. M. . Letramento(s) e práticas sociais na convergência de mídias. In: 4o. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: Comunidades e Aprendizagem em rede, 2012, Recife. Anais Eletrônicos. Pernambuco: NEHTE UFPE, 2012. v. 1. p. 1-24.
Este estudo é parte integrante de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida pelo Grupo no CNPq, o EDUMIDIA da Universidade Federal de Santa Catarina, para mapear o perfil midiático de sujeitos em formação em cursos de licenciatura. O recorte apresentado tem como objetivo refletir sobre os letramentos no contexto da convergência de mídias, buscando possíveis respostas à questão: de que modo o acesso, a apropriação, o consumo e a produção de mídias nas práticas sociais de sujeitos contribuem para a ampliação dos letramentos? A pesquisa está sendo desenvolvida a partir de um estudo exploratório sobre o modo como o conceito de letramentos vem sendo discutido na literatura, tendo em vista a imprecisão na caracterização do fenômeno, a pluralidade de conceitos e a diversidade de ênfases, abordagens e perspectivas ao situá-lo no contexto atual. O estudo pretende ampliar e atualizar o conceito de letramentos, abrangendo questões como o que é/são letramentos; eventos de letramentos; competências e habilidades de letramentos; níveis ou graus de letramentos; e práticas sociais de sujeitos letrados, bem como sobre os elementos (acesso, apropriação, consumo e produção de mídias nas práticas sociais de sujeitos), refletindo sobre suas possíveis contribuições para a ampliação dos letramentos no contexto da convergência de mídias.
Calidoscópio
Este é um artigo de acesso aberto, licenciado por Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), sendo permitidas reprodução, adaptação e distribuição desde que o autor e a fonte originais sejam creditados.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Intercâmbio Revista Do Programa De Estudos Pos Graduados Em Linguistica Aplicada E Estudos Da Linguagem Issn 2237 759x, 2008
Revista Famecos: Midia, Cultura e Tecnologia, 2001
Tríades em Revista: Transversalidades, Design e Linguagens, 2017
Revista Letras Raras, 2017