Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2006, Educacao
RESUMO-Este texto apresenta algumas concepções de aprendizagem, contudo enfatiza o modelo de activação do desenvolvimento psicológico inspirado nas perspectivas construtivista e ecológica do desenvolvimento humano. O modelo implica em um processo influenciado pelas relações entre o individuo e o contexto em que está integrado. A aprendizagem é vista como um processo activo em que o indivíduo participa de seu próprio desenvolvimento, em um contexto que se constitui fator de mudança. As tarefas de desenvolvimento confrontam o indivíduo com experiências de vida difereciadas, entre aquelas bem sucedidas e as adversas. Este exercicio proporciona a activação da resiliência e a otimização das potencialidades disponíveis do indivíduo e, assim, contribui para a sua autonomia, auto-confiança, auto-eficácia e competências para enfrentar os contextos em que são inseridos. Descritores-Tarefas de desenvolvimento; maturidad; activação; aprendizagem e resiliência.
Revista Produção Online
Com as rápidas transformações tecnológicas e sociais, é importante que as instituições de ensino adotem metodologias ativas para atender às necessidades dos estudantes. Dentre as metodologias ativas há a gamificação, que no contexto da Engenharia de Produção, uma das temáticas para sua aplicação é o Lean Manufacturing. Desta forma, este artigo tem como objetivo desenvolver um jogo didático que auxilie o estudante a compreender e aplicar efetivamente a ferramenta de padronização. Quanto aos procedimentos metodológicos, primeiramente identificou-se a temática do estudo, após desenvolveu-se a dinâmica, denominada “dinâmica de padronização”. Logo após, desenvolveu-se um protótipo do jogo que foi avaliado pela equipe de desenvolvimento. Com base nesse teste, a dinâmica foi aprimorada e finalizada. Posteriormente, o jogo foi aplicado aos estudantes do componente curricular "Sistemas Produtivos II" do curso de Engenharia de Produção. Os resultados revelaram que a dinâmica se most...
Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, 2021
O Plano Nacional de Educação (PNE) prevê, em sua Meta 7, o fomento à qualidade da educação básica com incremento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Determina ainda, na Estratégia 7.2, que seja assegurada aos estudantes aprendizagem em nível suficiente, de forma que todos alcancem, até o final da vigência do Plano, tal nível em relação aos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de seu ano de estudo. Este artigo focaliza a análise dos resultados relativos ao aprendizado dos alunos do ensino fundamental (EF) no Brasil a partir do início da vigência do PNE, com base na Estratégia 7.2. Busca, assim, verificar como o País se encontra, considerando a perspectiva de atender a determinação de que todos os alunos do ensino fundamental alcancem níveis suficientes de aprendizado. Para tal, são analisados os resultados das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2013, 2015 e 2017 em relação aos níveis de aprendizado alcançados pelos al...
Relações entre estratégias de cálculo mental de adição e subtração e algoritmos de cálculo mais convencionais
2014
Resumo: Nesse relato encontra-se o desenvolvimento de uma das atividades realizadas e experiências adquiridas no decorrer da Operação Capim Dourado realizada no município de Barrolândia-TO no ano de 2012, por meio do Projeto Rondon. A oficina de "Capacitação em distúrbios de aprendizagem" envolveu diversas secretarias do município e contou com a participação de professores e diretores das escolas locais. A experiência formou uma rede tecida por grandes fios de saberes experienciais, profissionais, curriculares e acima de tudo saberes pessoais que levaram a construção de cidadãos mais humanos a partir dessa
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
No presente artigo expomos uma proposta de formação de professores em espaços criados para o desenvolvimento de um modo de aprendizagem sobre a atividade docente, a partir da vivência de situações em que o futuro professor experiencia a atividade pedagógica à semelhança do que realizará, profissionalmente. Nos experimentos formativos, denominados de Clube de Matemática e Oficina pedagógica de Matemática, o pressuposto, referenciado na Teoria da Atividade, é que, ao se conceber, desenvolver e avaliar a atividade pedagógica, se coloca em movimento o processo de significação da docência. Essa perspectiva tem orientado o desenvolvimento de projetos educativos em conformidade com atividades de pesquisa, ensino e extensão.
Resumo • Considerando q ue o processo de ensino e aprendizagem tem sido visto de forma integrada à sociedade-cultura, a suas crenças e valores dominantes em uma determinada época, est e trabalho analisa e compar a os referenciais teóricos desse processo em quatro aspectos relevantes: es cola, aluno, p rofessor, e proc esso de ensino e aprendizagem. As abordagens educacionais o bjeto de análise são: abordagem tradicional, abordagem comportamentalista, abordagem humanista, abordagem c ognitivista e abordagem sociocultur al. Apresenta-se no final um quadro sint etizando tanto as características dif erenciadoras como as se melhantes desses asp ectos em cada uma das abordagens relacionadas. Palavras-chave • ensino, aprendizagem, ação docente, prática p edagóg ica, opções pedagógicas.
2009
A partir de um levantamento bibliografico, procura-se caracterizar o ler para aprender numa concepcao construtivista de ensino e aprendizagem e numa concepcao de leitura que considera a interacao entre autor-texto-leitor-contexto na producao de significados e/ou sentidos de forma a fundamentar estrategias que favorecam a compreensao leitora no âmbito escolar.
2016
Este estudo busca analisar a abordagem de um aprendente de portugues lingua estrangeira (PLE) americano que, apos assistir a um programa de televisao sobre o pantanal brasileiro – aos sete anos, decidiu aprender o portugues. Essa historia de vida foi levantada com base em relatos do participante e explorada a luz dos principios teoricos discutidos por autores como Almeida Filho, Prabhu, Unternbaumen e Araujo. A metodologia adotada foi o estudo de caso de carater interpretativista, de acordo com os estudiosos Freebody e Moura Filho.
Educacao Tecnologia, 2011
O presente trabalho aborda resultados de pesquisa realizada sobre a formação do aluno pesquisador desde o Ensino Médio. Mostra que é grande a necessidade da formação de alunos capazes de selecionar as informações e de realizar pesquisas. Analisa a realidade das feiras de ciências na atualidade e a sua importância na capacitação dos alunos para a realização da pesquisa científica. Além disso, analisa as condições reais que os alunos do Ensino Médio possuem para a realização de pesquisas e apresenta proposta para melhoria dessas condições.
Revista de Administração de Empresas, 1977
Psico-USF, 2004
A partir dos anos 70, emergiram dois referenciais para se investigar as abordagens dos alunos à aprendizagem. O primeiro, qualitativo, baseado nos estudos de Marton e colaboradores; o outro, desenvolvido por Biggs e colaboradores, e por Entwistle. O QPA (Questionário de Processos de Aprendizagem), uma adaptação para a língua portuguesa do Learning Processes Questionnaire, foi usado para avaliar as abordagens à aprendizagem. A dimensionalidade desse instrumento tem sido discutida na literatura, perguntando-se se três fatores (superficial, profundo e de alto rendimento) mostraram a descrição mais apropriada do construto. Os dados obtidos reforçam a convicção de que existem duas orientações fundamentais à aprendizagem, distinguindo-se pela presença ou ausência da intenção para compreender o material a aprender, tal como foi sugerido nos estudos iniciais por Marton e Säljö. Ressalta-se a necessidade de uma discussão complementar sobre a natureza substantiva da abordagem de alto rendimen...
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2017
Many authors have focused on the subject of teaching and learning, however, few are those who gave voice to students, the main protagonists of this relationship. This article is part of a research work carried out in the Interdisciplinary Master's Program of the Alto Vale do Rio do Peixe University, having as an analysis the bibliography of authors dealing with the subject of teaching and learning, as well as the students' perception of High School Integrated in the Electronic Technology, Informatics and Agriculture of the Federal Institute of Santa Catarina (IFC), campus Videira-SC. The research was conducted during the first semester of 2016, focusing on the students of the third years of high school.
2001
Este artigo na Revista Quid Novi? resultou de uma palestra que o autor proferiu na Escola Superior de Educação de Torres Novas e refere algumas ideias sobre a avaliação da aprendizagem dos alunos, de modo que estes aprendam de modo mais significativo e científicamentemais correcto, isto é, construindo representações acerca daquilo que aprendem e sendo estas o mais correctas possível.
2003
Resumo.Este trabalho tem como meta apresentar um módulo de diagnóstico para ser incluído na arquitetura tradicional de Sistemas Tutores Inteligentes. Neste módulo, é aplicada uma técnica de Aprendizado por Reforço (algoritmo Q-Learning) que possibilita modelar autonomamente o aprendiz. O maior valor de utilidade é calculado baseado em uma tabela de pares estado-ação, a partir da qual o algoritmo estima reforços futuros que representam os estados cognitivos do aprendiz. A melhor política a ser usada pelo tutor para qualquer estado cognitivo do aprendiz é disponibilizada pelo algoritmo de Aprendizagem por Reforço.
Resumo Esta pesquisa pretendeu investigar o engajamento discente nas interações em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de um curso semipresencial, a partir do ponto de vista dos participantes. O referencial teórico foi construído a partir de estudos sobre engajamento em contextos educacionais e um estudo de caso de natureza etnográfica foi desenvolvido no contexto de uma disciplina de graduação destinada ao ensino de inglês para fins específicos. Os dados foram gerados por estudantes e professores do curso em fóruns de discussão on-line, questionário, entrevistas e em um grupo focal on-line. Os resultados identificaram fatores relevantes que favoreceram ou dificultaram o engajamento discente nas interações on-line propostas e as conclusões apontaram implicações e contradições significativas entre as percepções e ações dos participantes. Palavras-chave: Engajamento discente, ambiente virtual de aprendizagem, educação on-line. Abstract This research aimed to investigate student engagement on interactions in a virtual learning environment (VLE) of a blended learning course from the participants' point of view. The theoretical foundation was built from studies about engagement in educational contexts, and a case study of an ethnographic nature was developed in the context of an undergraduate discipline aimed at teaching English for specific purposes. Data were generated by students and teachers from the course in online discussion forums, questionnaire, interviews and in an online focus group. The results identified relevant factors that hampered or favored the student's engagement in the online interactions proposed and the conclusions pointed significant implications and contradictions between the participants' perceptions and their actions in the virtual learning environment of this blended online course.
Revista Da Faculdade De Ciencias Medicas De Sorocaba Issn 1517 8242 1984 4840, 2014
Objetivo: o presente estudo apresenta-se como uma das possibilidades de aproximação à realidade do aluno que trabalha do Curso de Enfermagem da PUC/SP, na tentativa de compreender o papel do docente no processo de aquisição de competências indicadas no Projeto Pedagógico e alcançadas através das Metodologias Ativas. Método: para identificar a caracterização do perfil acadêmico do corpo docente, bem como a sua percepção quanto à capacidade de aprendizagem do aluno que trabalhada, 25 docentes atuantes entre o 1ª e o 4ª ano responderam um questionário com questões fechadas/abertas e uma entrevista gravada. O material empírico foi organizado segundo técnica do Discurso do Sujeito Coletivo e procedeu-se a discussão fundamentada na Teoria das Representações Sociais. Resultados: foram encontrados nos quatorze temas essenciais a importância desse método para o aprendizado efetivo do aluno que trabalha. O docente tem o papel de facilitador neste processo didático pedagógico. Conclusão: nesta pesquisa dirigiu-se o olhar para os docentes do Curso de Enfermagem de uma única instituição, por isso não se tem a pretensão de generalização. Entretanto, é muito importante destacar que para um curso ancorado na Aprendizagem Baseada em Problemas seja eficaz é preciso constante discussão e reflexão entre docentes e discentes sobre novas estratégias que possam minimizar as dificuldades enfrentadas pelos alunos que trabalham para uma aprendizagem efetiva. Descritores: docentes; docentes de enfermagem; educação em enfermagem, aprendizagem baseada em problemas.
Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2017), 2017
This article presents an investigation that had the objective of analyzing the comprehension of trainers of a NTE on ubiquitous learning, in a training action, in which their characterization and possibilities in formal education were sought. It is a qualitative research in which the exploratory analysis of participants' actions, text productions and socialization was carried out. The analyzes showed that some participants identified, during the initial action, characteristics of the ubiquitous learning, others after the interaction with colleagues and the mediation of the researchers. In the proposals for practical actions, there are still few elements of ubiquitous learning in contexts of hybrid education. Resumo. Neste artigo apresenta-se uma investigação que teve por objetivo analisar a compreensão de formadores de um NTE sobre a aprendizagem ubíqua, em uma ação de formação, em que se buscou a sua caracterização e possibilidades na educação formal. É uma pesquisa qualitativa em que foi realizada a análise exploratória das ações dos participantes, produções de textos e socialização realizada. As análises evidenciaram que alguns participantes identificaram, durante a ação inicial, características da aprendizagem ubíqua, outros participantes só se apropriaram depois da interação com colegas e a mediação das pesquisadoras. Nas propostas de ações práticas, ainda aparecem poucos elementos da aprendizagem ubíqua em contextos de educação híbrida.
A Comunidade de Prática na Aprendizagem. A Colaboração em Educação. As trajectórias da construção de uma identidade profissional. Realizado com base em textos de Etienne Wenger e Andy Hargreaves 2010 Índice Introdução 1 A relação entre comunidade de prática na aprendizagem, segundo Wenger, e a colaboração em educação, segundo Hargreaves 1 A relevância das trajectórias da construção de uma identidade profissional na teoria de Wenger. 2 Conclusão 3 Referências
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.