Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2019, Revista Cronos
…
8 pages
1 file
Professor titular da Escola de Comunicação da UFRJ, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da ECO-UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT/ECO-UFRJ. Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ, bem como membro eleito do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br).
Material de distribuição exclusiva à classe médica. Esta publicação foi distribuída com o apoio da AstraZeneca do Brasil Ltda., Bayer S.A., Elekta Medical Systems Comércio e Serviços para Radioterapia Ltda., Genzyme do Brasil Ltda., Merck S.A. e Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A.
Objetivou-se com este trabalho avaliar a tendência de dados climáticos nos últimos 14 anos, na região de Lavras, MG, comparando-os com aqueles da série histórica do período de 1961 a 1990. Foi utilizado o método do balanço hídrico de para os dados do período de 1961-1990 e para os dados recentemente observados de 1991-2004. O método do balanço hídrico de Thornthwaite considera a evapotranspiração potencial, a precipitação pluvial, o armazenamento de água no solo e seu subsequente uso. Este método também apresenta os períodos de excesso e deficiência hídrica, então utilizados no método de classificação climática de Thornthwaite para determinar os índices de umidade e de aridez. Os índices resultaram na fórmula climática de Thornthwaite que nesta comparação, mudou de B 3 r B 3 a para B 2 r B 3 a no período mais recente. A classificação climática de Köppen, também utilizada neste trabalho não apresentou diferenças para ambos os períodos, permanecendo Cwa.
No presente artigo, houve o propósito de analisar o que ocorreu numa das regiões de mineração num período muito específico, nas "Minas dos Goyazes" durante a vigência do primeiro governador da capitania, D. Marcos de Noronha, que se manteve no cargo entre 1749 e 1755. Procurou-se explicar as condições que conduziram à elevação de Goiás à condição de capitania e, sobretudo, os múltiplos desafios com que se defrontou o primeiro governador de um extenso território que incluía os atuais estados de Goiás e do Tocantins, percecionar os diversos campos de atuação em que D. Marcos de Noronha esteve envolvido e as soluções que procurou para os problemas com que se deparou. E, também, constatar que os governadores e as instituições presentes no ultramar [Brasil] funcionavam como um espaço de negociação dos interesses régios e dos grupos locais. Palavras chave: Capitania de Goiás; D. Marcos de Noronha; Governo colonial. The purpose of this article was to analyze what occurred in one of the mining regions in a very specific period, in the "Minas dos Goyazes" during the term of the first governor of the captaincy, D. Marcos de Noronha, who remained in office between 1749 and 1755. The aim was to explain the conditions that led to the elevation of Goiás to the status of captaincy and, above all, the multiple challenges faced by the first governor of an extensive territory that included the current states of Goiás and Tocantins, to perceive the various fields of activity in which D. Marcos de Noronha was involved and the solutions he sought for the problems he encount. And also, to note that the governors and institutions present overseas [Brazil] functioned as a space for negotiation of royal interests and local groups.
Comparação de perdas de carga em um projeto de abastecimento com várias fórmulas
Este texto visa, em primeiro lugar, estabelecer algumas distinções acerca da pragmática e do pragmatismo e examinar algumas características centrais deste pensamento, para em seguida, analisar determinadas críticas mais freqüentes a ele, considerando-as "mitos" e procurando respondê-las.
Neste artigo pretendemos sustentar a pertinência de se pensar a relação entre método e práticas clínicas, empenho este distinto da reflexão costumeira entre teoria e prática. O âmbito metodológico que norteia nosso horizonte de reflexão é 'o método fenomenológico de investigação' apresentado por Martin Heidegger (1889-1976 na sua ontologia fundamental Ser e tempo 1927. Heidegger foi assistente e sucessor de Edmund Husserl (1859-1938, filósofo e matemático fundador da corrente filosófica denominada Fenomenologia, contribuindo significativamente para as ciências humanas e também para a compreensão da psicopatologia com Karl Jaspers, Minkowski, Von Gebsattel entre outros. Com a ontologia de Martin Heidegger outros desdobramentos foram possíveis como a Daseinsanalyse de L. Binswanger (1881-1966) e de Medard Boss (1903, uma prática clínica sustentada pelo método de fenomenológico de investigação, pela ontologia de Heidegger entre outras contribuições do pensador. Neste artigo defenderemos a possibilidade de se sustentar uma prática clínica psicológica por meio de um método.
DIMENSÕES DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA INDÍGENA NA FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL BRASILEIRO: REVOLTAS EM PERNAMBUCO E ALAGOAS (1817-1848), 2015
O presente trabalho tem por objetivo central analisar as diferentes dimensões da participação de indígenas nas quatro principais revoltas ocorridas em Pernambuco e Alagoas na primeira metade do século XIX, que foram a Insurreição de 1817, a Confederação do Equador (1824), a Guerra dos Cabanos ou Cabanada (1832-1835) e a Praieira (1848). Embora grupos indígenas de várias aldeias tenham se envolvido nos conflitos armados, os aldeados em Jacuípe, Barreiros e Cimbres tiveram participação mais intensa. Essas revoltas são entendidas como momentos cruciais do processo de formação do Estado nacional brasileiro, pois nelas estavam sendo discutidos os diversos projetos políticos defendidos por diferentes segmentos das elites. Mesmo tendo sido iniciadas por membros das elites provinciais, as revoltas se constituíram enquanto espaços de participação política dos indígenas envolvidos pois, na maioria das vezes, conseguiam atrelar suas necessidades e expectativas mais específicas aos interesses mais amplos tantos de líderes rebeldes, quanto dos da repressão. As motivações dos indígenas, em grande parte dos casos, estavam relacionadas à manutenção do território das aldeias e à defesa da administração desses espaços da maneira que melhor lhes conviesse. Em outras situações, os índios foram coagidos a participar dos conflitos por meio de recrutamentos forçados realizados tanto por potentados locais não indígenas, quanto por um líder indígena, cujo objetivo era defender seus interesses particulares. Apesar dessas situações de participação forçada, o envolvimento de índios nas revoltas ocorreu em torno de conflitos entre índios e não índios pelas terras das aldeias. Esses espaços tinham papel central da vida dos indígenas aqui estudados, pois neles, durante o período colonial, vivenciaram o primeiro processo de territorialização e reelaboraram suas identidades e culturas. Nesse sentido, as aldeias foram constituídas enquanto espaços apropriados pelos indígenas, onde protagonizaram sua ressocialização diante do contexto colonial. No século XIX, a partir das aldeias, os indígenas elaboraram suas redes de relacionamentos com não índios, baseadas em alianças ou inimizades que se transformavam a depender das circunstâncias políticas, e construíram espaços informais e formais de participação política na formação do Estado nacional brasileiro.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.