Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2007
Abordar o fracasso escolar requer situar a dimensao historica das relacoes sociais caracteristicas de uma epoca. Quando aludimos ao aforismo: o inconsciente e o social, estamos desvinculando-nos das leituras que opoem individuo e sociedade e pensando o fracasso escolar como reflexo de contingencias, transformacoes historicas e determinacoes inconscientes na rubrica de sintoma social, cuja estrutura e o reflexo da producao do discurso dominante de uma epoca. Por isso, faz-se necessario situar o discurso e a pratica pedagogica que surgiu na Era Moderna para compreender o fracasso escolar, expressao que vai de encontro aos ideais esperados, pela escola, em termos do funcionamento ideal de aprendizagem. Mas, se o sintoma resulta de uma verdade recalcada, qual verdade figura no fracasso escolar? Trata-se do retorno e insistencia decorrentes do destino que a civilizacao confere ao mal-estar do ser falante. Assim, o fracasso escolar, retorno de uma verdade, atrela-se as patologias da atual...
Rev. Psicopedagogia 2009; 26(81): 425-34 425 RELATO DE EXPERIÊNCIA
Revista Psicologia Teoria E Pratica, 2005
Este trabalho propõe-se a estabelecer uma reflexão sobre o relato de um aluno norte-americano a respeito de seu processo escolar, cuja publicação é datada de 1940. O presente texto busca revelar a atualidade desta situação descrita, em termos de educação, a despeito das diferenças culturais ou temporais. Os dados contidos no relato serão discutidos com base na Teoria Crítica, que considera a gênese sócio-histórico-política dos problemas ligados ao fracasso escolar. A reflexão visa a estabelecer uma análise crítica sobre o processo de escolarização que, muitas vezes apoiado pelos laudos psicológicos, continua culpando o aluno por suas deficiências escolares, como repetência e baixo rendimento acadêmico. O trabalho indica a incoerência na avaliação do aluno repetente protagonista da história, revelando suas competências, a partir de seu próprio relato, na tentativa de deslocar as causas e soluções individualizadas para considerações sobre o processo escolar como produtor do fracasso.
Revista de Psicanálise – Grandes temas do conhecimento, 2015
Fala-se muito, no ambiente da escola, em manter a ordem e a organização da sala de aula, como se isso fosse garantia de um espaço saudável,excluindo o diferente, homogeneizando as características de cada comportamento individual e descaracterizando a diversidade. Com essa ideia de tornar os cidadãos mais “perfeitos” de uma padronização, passou-se a patologizar algo natural e humano, a vida...
Educação e …, 2004
Considering the political and economical changes that took place in the Brazilian society during the last decade of the 20th century, characterized as they were, among other facts, by the rising of the neoliberal ideology and by changes in the productive sector, apart from the professed emphasis government and business sectors have placed on the necessary reform of the education system aimed at achieving a competitive economy, the objective of this article is to investigate the role industrial businessmen assign to professional education within their projects of economic development. The primary reference material used were technical documents by the Confederação Nacional da Indústria (CNI-National Confederation of Industries) and by the Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp-Industry Federation of the State of São Paulo), and also testimonies from leaders of those institutions extracted from various Brazilian periodicals. The conclusion has been that although Brazilian businessmen have emphasized investments in basic and professional education, such emphasis seeks to adjust education in Brazil to economic interests and not to regard it as a social right to be guaranteed by the state to all citizens. The analyses and proposals for education made by businessmen evolve around principles similar to those put forward by the World Bank, which adhere strictly to the Theory of Human Capital. The text also shows that such proposals regarding economic development and educational policy have been incorporated into the Brazilian central government agenda during the 1990s.
Revista Educar Mais
O presente artigo busca empreender uma discussão sobre questões relacionadas à escola instaurada na modernidade, cuja finalidade estava direcionada a produzir os corpos necessários para atuarem na configuração social que despontava na era industrial. Ao mesmo tempo lança luzes sobre um possível desalinhamento desta instituição basilar no que se refere à escola que se desenha na contemporaneidade, cujos desajustes evidenciam uma chamada “crise da escola”, passando a constituir-se como uma maquinavaria. Agora, outros são os corpos dos quais a escola deve se ocupar para produzir subjetividades vinculadas à produtividade e à rentabilidade que imperam na racionalidade neoliberal. Em virtude destes dois movimentos, procura tencionar o conceito maquinaria escolar criado por Varela e Álvarez-Uría (1992) articulando-o com os estudos de Sibilia (2012), Laval (2019) e Masschelein e Simons (2018) para pensarmos na emergência de uma maquinavaria escolar.
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2020
The article seeks a reflective analysis about the problem that presents itself in Basic Education in face of the learning problems that some children have. Inadequate responses on the part of students to pre-established standards at school, regarding content and methodological procedures, consider them students with learning difficulties, culminating in school failure and incessant search for diagnoses in the medical field. Professional performance in the face of the situations indicated was experienced as a school failure revealed by the numerous referrals of students to the Municipal Center for Assessment and Special Education, in the municipality of Fazenda Rio Grande, Parana, to the medical field.
2010
Partindo da constatacao de que o magisterio nao fica imune ao mal-estar que se experimenta atualmente, o artigo alinha-se a compreensao de que as condicoes do mal-estar na docencia precisam ser problematizadas; afirmando que e possivel ao professor lidar com o fenomeno, ao estar consciente da sua responsabilidade em seu processo de auto-subjetivacao, desenvolvendo-se em termos de autoimagem e de autoestima, para que melhor movimente-se, renove e amplie o compromisso de cuidar de si em uma perspectiva diferenciada.
Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica
Resumo: Há tempos, a psicanálise tem demonstrado as crises que marcam o mundo contemporâneo. O lugar claudicante do pai, a inconsistência do Outro e o imperativo de gozo são marcas do discurso capitalista atual. Diante desse cenário, outra crise ganha espaço nas discussões sobre clínica e sociedade. Trata-se da experiência da puberdade e das séries de respostas que se reúnem em torno do que é chamado de crise da adolescência. O presente artigo se propõe a identificar as especificidades tanto da puberdade quanto do momento histórico em que vivemos para assim colaborar com a discussão sobre o adolescer na sociedade contemporânea
2012
A escola brasileira é marcada pelo fracasso e pela evasão de uma parte significativa de seus alunos, marginalizados pelo insucesso, por privações constantes e pela baixa autoestima resultante das exclusões escolar e socialalunos que são vítimas de seus pais, de seus professores e, sobretudo, das condições de pobreza em que vivem, em todos os seus sentidos.
Ensino em Re-Vista, 2018
Este artigo objetiva analisar os sentidos produzidos por alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ribeirão Preto-SP sobre o fracasso escolar. Para isso, foram lidos e interpretados, em sala de aula, textos literários, jornalísticos e tirinhas que abordam temas sobre Educação, avaliação e fracasso escolar. Com base nisso, os alunos produziram textos argumentativos, orais e escritos, que constituíram o corpus da pesquisa. A análise fundamentou-se nos conceitos de discurso, ideologia, arquivo, formação discursiva e na noção de esquecimentos propostos por Michel Pêcheux, bem como nos estudos sobre Educação e fracasso escolar. Podemos dizer que o discurso dominante sobre o fracasso escolar, qual seja, o que atribui a culpa pela não aprendizagem ao próprio aluno, é repetido pelos sujeitos da pesquisa, que não duvidam do efeito da ideologia, tampouco instauram uma argumentação contrária a esse discurso.
2017
Teve-se como objetivo investigar o significado atribuído por alunos, pais e professores ao termo fracasso escolar e apontar outros que poderiam substituí-lo. Foi realizado um estudo exploratório e transversal de abordagem mista, do qual participaram 65 alunos, 66 pais e 58 professores da rede de ensino fundamental de São Leopoldo/RS, os quais responderam um breve questionário. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos e pais responsabilizou o aluno pelas reprovações, enquanto os professores ressaltaram a multicausalidade do fenômeno (indivíduo, família, escola, sociedade). As expressões mais referidas pelos alunos para substituir o termo foram desinteresse, baixo desempenho escolar e dificuldade de aprendizagem. Pais e professores indicaram as expressões baixo desempenho escolar e negligência/descaso político e social com a educação. Os professores também sugeriram o termo desafios na educação, que inspira a ideia de transpor as dificuldades e não recai sobre um único sistema. Um número pouco expressivo de participantes considerou adequado o termo fracasso escolar.
1978
Analisámos noutro lugar (M. Zafiropoulos, P. Pinell, 1978) alguns aspectos relativos à. constituição do corpo profissional dos pedopsiquiatras, do seu discurso erudito construído eni volta do atrasado e do delinquente e, finalmente, do lugar que ocupa no campo da infância inadaptada.
e-Mosaicos, 2015
As restrições às vivências motoras decorrentes das transformações nos modos de vida da sociedade atual parecem comprometer o desenvolvimento motor de crianças em idade escolar. Este estudo procurou comparar a lateralidade de alunos com desempenho escolar regular (DR) com a lateralidade de alunos em situação de fracasso escolar (FE). Foram avaliados 89 sujeitos entre 8 anos e 13 anos de idade (M = 10,4). Ambos os grupos foram submetidos ao Harris Test of Lateral Dominance. Os resultados indicaram que 53,2% dos sujeitos do grupo FE e 57,2% do grupo DR apresentaram lateralidade indefinida. O teste qui-quadrado (p= 0,05 / gl= 2) não observou diferença significativa entre os grupos investigados.
Cadernos de Pesquisa
RESUMO O texto, organizado em três partes, discute o modo como a ideia de fracasso escolar foi posta em questão no Brasil. Na primeira delas, o autor aborda as condições de produção das pesquisas sobre o tema, prestando atenção ao sentido histórico do seu emprego como noção de análise. Na segunda, examina material produzido sobre o tema, na forma de pesquisa ou de tradução para o português, a fim de problematizar o registro mais comum da sua história. A terceira parte propõe que a mobilização popular por escolarização entre os anos 1970/1980 em São Paulo é um elemento explicativo relevante, mas ausente da reflexão sobre a elaboração da noção de fracasso escolar como categoria de análise em educação.
Imagens da Educação
O Brasil tem uma vasta literatura que, desde a década de 1970, debate a “cultura do fracasso escolar” (Patto, 1997). A pandemia provocada pela Covid-19, deflagrada em 2020, acentuou a necessidade de famílias, educadores e a sociedade em geral questionarem e discutirem a validade da aprendizagem escolar nesse período e, também, a questão do fracasso. O texto é de caráter qualitativo, por meio de análise de documentos (Ludke; André, 2012) e de conteúdo (Bardin, 1979). O objetivo desta pesquisa reside em compreender os enunciados de fragmentos recentes, publicados na mídia, à luz das principais teorias sobre fracasso escolar. Os teóricos utilizados são Patto (1990, 1999), Charlot (2000), Arroyo (2000), Gouveia (1971). Utilizamos, também, dados da Unicef (2020) e entrevistas disponibilizadas na internet. Como resultados, descobrimos que tais enunciados envolvem: desigualdades econômicas, carências socioculturais, ambiente familiar, atuação dos professores, transtornos observados na esco...
Revista Serviço Social em Perspectiva
O artigo discute as novas formas e conteúdos da luta estudantil na defesa da educação superior pública na atualidade. Está baseado em pesquisa bibliográfica, documental e de campo com estudantes dos movimentos e coletivos estudantis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Os resultados revelam o acirramento das lutas frente aos ataques do atual governo à universidade e à ciência, o surgimento de novas formas de ativismo, a intensificação do uso das tecnologias de comunicação e informação, e a ampliação dos conteúdos das pautas na perspectiva interseccional. Conclui que as novas formas e conteúdos da luta estudantil reforçam o papel da juventude no questionamento das relações sociais vigentes e na resistência aos desafios do tempo presente.
Resumo: Resumo: Resumo: Resumo: Resumo: Publicado pela primeira vez há mais de duas décadas, A Produ-ção do Fracasso Escolar, de Maria Helena Souza Patto, segue sendo uma obra de referência para pesquisadores em educação, gestores de sistemas e professores. Como explicar sua longevidade e fecundidade em um campo tão marcado pela rápida obsolescência de autores, teorias e pers-pectivas educacionais? No presente artigo apresentamos duas hipóteses complementares para essa sólida trajetória de sua obra. A primeira delas diz respeito ao potencial elucidativo de seu estudo que, recusando o jargão e os procedimentos cientificistas que apagam a concretude do real em favor de uma linguagem matematizada e padronizadora, apresenta um quadro signifi-cativo e complexo do cotidiano de uma instituição escolar e dos agentes nela envolvidos. Em suas análises emerge a singularidade desses agentes, tantas vezes obscurecidas por rótulos e fórmulas abstratas. Por outro lado, em sua pesquisa a peculiaridade do cotidiano de uma insti-tuição não se desliga dos condicionantes históricos de natureza política e social que têm mar-cado as concepções e práticas educativas em nossa sociedade. P P P P Pala ala ala ala alavr vr vr vr vras-cha as-cha as-cha as-cha as-chav v v v ve: e: e: e: e: Fracasso escolar. Psicologia educacional. Professores. Escolas. Pesquisadores e profissionais da educação que têm acompanhado a produ-ção teórica do campo nas últimas décadas assistem – alguns perplexos, outros com ingênua alegria ou esperança – à rápida aparição e obsolescência de toda sorte de novidades teóricas e discursivas que se alternam nos modismos pedagógicos num
1981
A patologização do insucesso escolar : para uma crítica da noção de meio social patogénico P. PINELL (*) M. ZAFIROPOULOS (*) I-COMO APARECE A NOÇAO DE ((ALUNOS ANORMAIS)) Um ponto que desde já nos parece importante salientar é que a noção de ((alunos anormais)) surge muito tardiamente na his
2017
Ficha catalográfica elaborada pela Biblioteca do Núcleo de Educação a Distância da Unesp
2021
© 2021 O conteúdo deste Livro foi enviado pelos autores para publicação de acesso aberto, sob os termos e condições da Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional (CC BY 4.0). As ilustrações e demais informações contidas desta obra são integralmente de responsabilidade de seus autores.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.