Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2020, Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
…
14 pages
1 file
Neste artigo, são analisados 4108 artigos publicados nas revistas do GEL entre 1993 e 2018, com o objetivo de oferecer um perfil da produção linguística em circulação no Grupo. Além disso, se apresenta um conjunto de propostas para o futuro do GEL. O perfil e as propostas foram elaborados em consonância com princípios da Historiografia Linguística.
Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 2020
Neste ensaio, são relembradas atividades comemorativas dos 50 anos do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL), ocorridas em julho de 2019. Três momentos são abordados: a abertura do 67º Seminário do GEL, o contexto histórico quando da criação da associação e o percurso acadêmico do presidente emérito do GEL. Por meio dessa retomada das atividades, destaca-se a importância da associação de Linguística no estado de São Paulo por ter promovido a divulgação de abordagens científicas sobre linguagem nos cursos de graduação e ter fomentado demandas por programas de pós-graduação em Linguística e Linguística Aplicada.
Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
O pequeno grupo de jovens professores universitários ¾ Ataliba Teixeira de Castilho, USP e UNICAMP (então, de Marília); Cidmar Teodoro Pais (1940-2009), USP; Francisco da Silva Borba, Araraquara; Ignácio Assis da Silva, São José do Rio Preto (?-?) e João de Almeida, Assis (1929-2019) ¾ que se reuniu em Araraquara, em 1969, no primeiro seminário do GEL, nunca poderia imaginar que a iniciativa assumisse a extensão que vemos hoje. Estimulados pelo mestre Isaac Nicolau Salum, USP (1913-1993), o grupo pretendia a criação de um espaço que propiciasse a veiculação e, principalmente, a convergência das “novas” ideias em matéria de ciência da linguagem, que então mal começavam a delinear-se no contexto brasileiro. Desde então, o GEL tem exercido, ininterruptamente, essa função. O objetivo do texto é revisitar a história da formação do GEL, que se confunde com a história das mudanças relativas à concepção dos problemas e das formas de tratamento do objeto linguagem e com a história da institu...
Todas as Letras Revista de Língua e Literatura
Resumo: Este texto visa traçar um breve comentário sobre a obra Traços gerais de linguística, escrita por Júlio Ribeiro em 1880 e publicada como um dos volumes dedicados à vulgarização da ciência que compuseram a Biblioteca Útil, da Livraria Popular de Abilio A. S. Marques. O opúsculo, do ponto de vista historiográfico, é o primeiro texto sobre linguística geral publicado no Brasil, em cujas páginas desfilam os principais conceitos com que a então revolucionária linguística evolucionista buscava explicar a origem e a evolução da língua, bem como o mecanismo de processamento da linguagem humana no cérebro.
Revista do GEL, 2017
Número temático da Revista do Gel, com o tema "Letramentos Acadêmicos, Internet e Mundialização" organizado em três eixos: (i) análise crítica dos modelos de escrita científica promulgados por políticas de internacionalização; (ii) práticas sociais letradas acadêmicas e seus objetos relacionados, nos diferentes níveis de ensino; (iii) (novas) abordagens didático-pedagógicas que visam à promoção de autonomia no processo de aprendizagem de escrita acadêmica em línguas, em contraposição a abordagens formativas clássicas, para os quais colaboraram pesquisadores de universidades brasileiras (UEM, UFMG, UFSCar, UNESP, UNICAMP, UNIR) e estrangeira (Université de Chlef, Argélia).
2020
A historia da Linguistica Aplicada esta intimamente ligada a historia do ensino de linguas estrangeiras. Da mesma forma, a historia dos ultimos 30 anos (1990-2020) da Linguistica Aplicada e do ensino de linguas no Brasil se confunde com a historia dos 30 anos da Associacao de Linguistica Aplicada do Brasil (ALAB). Esse artigo busca recuperar brevemente o trajeto da Linguistica Aplicada no pais nesses 30 anos, tracando um paralelo com a pesquisa brasileira sobre ensino e aprendizagem de linguas – ainda o locus que concentra o maior numero de pesquisas da area. A partir dai, discute-se o papel e a atuacao da ALAB e os desafios que se colocam para o ensino de linguas no contexto brasileiro, para a area da Linguistica Aplicada e, consequentemente, para a ALAB.
Linguística Aplicada - 25 anos do Gedeall, 2024
O livro “Linguística Aplicada: 25 anos do Gedeall” é uma obra comemorativa do Grupo de Estudos Discurso Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (Gedeall/Capes-CNPq) e apresenta diversas temáticas que estão no circuito de discussões teóricas e dos estudos práticos com a linguagem no campo da linguística Aplicada, a saber: avaliação, currículo, Base Nacional Comum Curricular, Enade, educação do campo, ensino remoto emergencial, ensino de língua portuguesa, escrita na universidade, estudos de identidade, letramento literário, ensino crítico e feminismo, análise discursiva, percepções/inteligências, emancipação dos sujeitos, dentre outros. A obra está dividida em três seções: ensaios, artigos e resenhas, e traz também uma homenagem à Profa. Dra. Rita Maria Diniz Zozzoli. A diversidade de gêneros, de enfoques teóricos e metodológicos do livro promovem conhecimento diversificado sobre práticas do ensino e aprendizagem e sobre a formação de professores, disponibilizando uma obra de referência para quem precisa atualizar os saberes acadêmicos sem perder de vista a discussão prática nessa interface. Alguns com exemplos a partir de dados, os textos articulam muito bem a teoria com a prática, demonstrando implicações, encaminhamentos e problematizações com os resultados alcançados nas pesquisas e nas reflexões empreendidas. Cada parte da obra dialoga com o/a leitor/a de maneira tão sistematizada que oportuniza, de maneira ímpar, o entrelaçamento entre a academia, a sala de aula e a formação docente.
Opiniães
Esta seção tem como finalidade difundir – e desenvolver – em novos círculos, registros e suportes a iniciativa de recuperação da memória do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da FFLCH-USP, que surgiu no processo de organização do evento em comemoração aos 50 anos do PPGLB, em 2021. A seção inicia com um texto de apresentação em que são exibidas algumas informações coletadas sobre a história do PPGLB e em que são discutidos alguns aspectos da idealização do evento. Em seguida, quatro depoimentos de professores sobre suas vivências nos momentos iniciais dessa história: Alcides Villaça, Flávio Wolf de Aguiar, Luiz Roncari e Nádia Battella Gotlib.
Todas As Letras Revista De Lingua E Literatura, 2012
From some instances of historical reflection in Brazil on Linguistics, methodological aspects of the historiographic work are discussed, such as the establishment of the object, the selection of sources, the metalanguage and the historiographer's motivation.
2024
Este trabalho é sujeito a double-blind peer review. Esta é uma obra em Acesso Aberto, disponibilizada online (. Anos%20de%20Literatura%20Brasileira%20na%20FLUP) e licenciada segundo uma licença Creative Commons de Atribuição Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
2016
O papel da linguística na evolução dos estudos gramaticais no Brasil Depois dessa etapa, cabe aos livros didáticos e ao professor introduzir o aluno na gramática de outras sincronias-não no sentido de levá-lo a pôr em prática formas obsoletas, como a mesóclise, o pronome vós e todo o seu paradigma, mas para que ele possa entender e desfrutar dos textos literários do passado, com os quais terá de lidar ao longo de sua formação complementar.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Porto das Letras, 2023
Cadernos de Linguística
Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 2017
Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Letras, 2016
Revista Confluência, 2019
Revista Letras, 2014