Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
1985, Arquivos de Neuro-Psiquiatria
Os autores fazem uma revisão das causas e fisiopatologia do riso imoti-vado e de sua classificação. São apresentados três casos de riso imotivado. Um em que o distúrbio está associado a alterações motoras e sensitivas ocorrendo em crises diferentes entre si e sempre seguidas de recuperação integral, no qual foi feito o diagnóstico de esclerose múltipla. No segundo caso o riso estava associado a déficit motor e livedo reticular, tendo sido feito o diagnóstico de vasculite. No terceiro caso havia associação com paresia facial central à direita, em paciente diabético e hipertenso, com evidência de comprometimento vascular em outras áreas, tendo sido feito o diagnóstico de doença cerebrovascular.
Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 1999
RESUMO -Relatamos três casos de síndrome de Isaacs, que apresentavam mioquímia clínica, cãibras, dificuldades para o relaxamento muscular, hipertrofia muscular e aumento da sudorese. A eletromiografia de agulha mostrou atividade muscular contínua involuntária, caracterizada como descargas mioquímicas. Os estudos da condução nervosa foram normais. Biópsia de músculo, realizado nos três casos, mostrou atrofia de fibras do tipo 2. Dois casos apresentaram melhora clínica com a utilização de carbamazepina e um com prednisona.
Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 2006
Pharyngoesophageal diverticula are epithelial-lined pouches that protrude from the esophageal lumen. They were studied by Zenker in 1878,receiving the denomination of Zenker's diverticulum. They are false diverticula since they don't have all layers of the esophageal wall. Although they are most common esophageal diverticula. Their incidence is of 3% of the patient presenting dysphagia. Current , there are several therapeutic modalities, from dilatation of the esophagus to surgery with resection of the diverticulum. The report refers to three patients with Zenker's diverticulum who underwent conventional surgical treatment (Rev. Col. Bras. Cir. 2006; 33(3): 200-202).
Revista Brasileira de Ciência Veterinária, 2020
O íleo paralítico é uma obstrução do tipo funcional, na qual o lúmen intestinal está patente, comprometendo a passagem da ingesta no intestino. Este relato objetiva descrever três casos em vacas com aptidão leiteira, atendidos na rotina hospitalar e diagnosticados com íleo paralítico. Em seus históricos, os proprietários queixavam-se que os animais apresentavam redução do apetite, timpania ruminal, diminuição da produção de leite e eliminação das fezes. Ao exame físico, alguns sinais clínicos apresentaram destaque, como apatia, desidratação, redução da motilidade ruminal e intestinal, fezes em pequena quantidade e com muco, distensão do abdômen e ao balotamento constatou-se a presença de líquido. Na análise do fluido ruminal todos os animais apresentaram o teor de cloreto elevado (>30 mEq/L), caracterizando, dessa forma, um processo obstrutivo. Diante dos achados, suspeitou-se inicialmente de um quadro de obstrução intestinal. Nos casos, a conduta adotada foi realizar uma laparotomia exploratória através do flanco direito, porém constatou-se, que não existia qualquer segmento com obstrução de natureza mecânica, que justificasse as alterações físicas e laboratoriais encontradas. Diante destes resultados, configurou-se um quadro clínico indicativo de íleo paralítico. As vacas foram submetidas a um protocolo terapêutico pós-cirúrgico composto por antibioticoterapia, anti-inflamatório, cálcio, procinético e tratamento de suporte. Os animais manifestaram uma resposta favorável a conduta terapêutica, com restabelecimento da função gastrointestinal e dos demais parâmetros fisiológicos, recebendo alta após uma evolução clínica variando entre dez a doze dias.
Revista da Faculdade de Odontologia - UPF
Objetivo: este trabalho visa a apresentar uma série detrês casos clínicos com diferentes condutas para tratamentode fraturas de assoalho de órbita. Relato decasos: no primeiro caso, o paciente, sexo masculino,foi vítima de ferimento por arma de fogo, apresentandodiplopia, trismo e queixas estéticas. A conduta seguidafoi reconstrução do assoalho da órbita com telade titânio isolada. No segundo caso, o paciente, sexomasculino, foi vítima de acidente motociclístico, apresentandodiplopia e enoftalmo. A conduta seguida foireconstrução utilizando associação de tela de titâniocom polimetilmetacrilato (PMMA). No terceiro caso, opaciente, sexo masculino, foi vítima de acidente automobilístico,apresentando enoftalmo, diplopia e perdade projeção malar. A conduta seguida foi reconstruçãoutilizando associação da tela de titânio com PMMA.Nos três casos, os pacientes evoluíram com melhora doquadro clínico, mostrando-se satisfeitos com os resultadosestético e funcional. Considerações finais: embora...
Arq Int Otorrinolaringol, 2008
Introdução: O processo estilóide do osso temporal é uma projeção óssea que corresponde ao local de origem dos músculos estilofaríngeo, estilo-hióideo e estiloglosso. A síndrome de Eagle se caracteriza pela presença de sintomas como otalgia, disfagia, odinofagia e dor facial, associado ao aumento do processo estilóide maior que 30 mm. Objetivo: Apresentar três casos de pacientes com diagnóstico de síndrome de Eagle e discutir a apresentação clínica e o tratamento desta doença. Relato dos Casos: São relatados três casos de pacientes com sintomas e sinais radiológicos compatíveis com o diagnóstico de síndrome de Eagle, que foram submetidos a tratamento cirúrgico a partir de cervicotomia e evoluiram com remissão completa dos sintomas. Conclusão: O tratamento cirúrgico com ressecção de parte do processo estilóide está relacionado a remissão dos sintomas nos pacientes com diagnóstico de síndrome de Eagle. A abordagem a partir de cervicotomia alta determina boas condições de exposição do processo estilóide, com ressecção mais ampla e preservação de estruturas vasculonervosas.
Journal Archives of Health
O referido projeto tem como finalidade relatar a correção da mordida cruzada anterior que está presente em uma criança do sexo feminino com idade de 02 anos na fase de dentição decídua, foi necessário a instalação do aparelho ortodôntico fixo. O projeto tem como finalidade descrever, base na revisão da literatura e os seus principais pontos relacionados com a mordida cruzada anterior em crianças, será apresentado também um caso clinico como intuito de ilustrar um modo de tratamento para correção da mordida. O objetivo do mesmo é diminuir a complexidade da má oclusão. Para o resultado do tratamento ortodôntico foi confeccionado um aparelho do tipo plano de resina acrílica, permitindo assim o descruzamento da mordida onde será realizada manutenção do aparelho semanalmente. A pesquisa foi realizada no intervalo entre os anos de 2010 a 2021.
Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 2003
A incidência de clipagem de aneurismas em que permanecem restos da dilatação varia, nas séries estudadas, de 1-10%. Deste percentual, 21,8% é devido à migração do clipe.D´Angelo e seus colaboradores (1998), encontraram 1 a 10% de aneurismas residuais. Sugerem que quando o resíduo for menor que 2 mm seja realizado estudo angiográfico entre 3-5 anos após o procedimento cirúrgico; se entre 2 e 4 mm, este estudo deve ser mais precoce, dentro dos primeiros 6 meses e depois anualmente; e, quando maior que 4 mm, a reabordagem. Apresentamos os casos de duas pacientes submetidas a tratamento cirúrgico de aneurismas intracranianos, com intra-operatório sem intercorrências e que, em exames ulteriores, evidenciaram migração do clipe de sua posição original. É apresentada, ainda, revisão da literatura.
Revista Brasileira De Otorrinolaringologia, 2002
A displasia fibrosa é lesão pseudo-neoplásica de etiologia desconhecida, caráter benigno e recidivante, caracterizada pelo desenvolvimento de tecido fibroso e traves osteóides que substituem gradualmente o osso normal. O principal diagnóstico diferencial da forma monostótica, no envolvimento dos ossos da cabeça e pescoço, é o fibroma ossificante, que alguns consideram variante desta entidade. Esse trabalho tem como objetivo revisar as principais características clínicas, radiológicas e histopatológicas que auxiliam no diagnóstico diferencial da displasia fibrosa com o fibroma ossificante e discutir o comportamento recidivante da displasia fibrosa, essencial ao planejamento cirúrgico. Relatamos três casos provenientes do ambulatório de Otorrinolaringologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, avaliados quanto às queixas, exame físico, achados de imagem e tratamentos. Nos três casos o diagnóstico foi confirmado pelo exame anatomopatológico. Todos apresentaram recidiva após a ressecção cirúrgica, diagnosticada entre o primeiro e o oitavo ano de seguimento. Devido ao comportamento clínico semelhante da displasia fibrosa e do fibroma ossificante, o exame anatomopatológico é essencial para o diagnóstico diferencial. O acompanhamento clínico permanente desses pacientes é necessário para que as possíveis recidivas sejam diagnosticadas precocemente.
Unifunec Ciências da Saúde e Biológicas, 2021
A intoxicação por medicamentos é o tipo de intoxicação exógena de maior incidência no Brasil. Este estudo tem como objetivo descrever e analisar o perfil epidemiológico das vítimas de intoxicação por medicamentos das microrregiões de Santa Fé do Sul, Jales e Fernandópolis no período de 2015 a 2019. É um estudo retrospectivo, descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa. Os dados secundários foram fornecidos pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica XXX. Durante o período, foram registrados 1855 casos, com uma média de 371 casos ao ano. O ano com maior ocorrência foi 2019, com 451 casos registrados. Houve uma maior incidência no sexo feminino (76,3%). Em relação à raça, destacou-se a branca (78%). A faixa etária com maior ocorrência foi de 20 a 29 anos, nos primeiros anos, porém, em 2019, houve um aumento de casos na faixa de 10 a 19 anos. Conclui-se que houve um aumento de 17,7% dos casos em 2019, com prevalência entre mulheres e adolescentes. Há necessidade de incentivo da notificação e prevenção dessas intoxicações, visto que sugerem que a maior causa sejam as tentativas de suicídio, sendo este um problema de saúde pública. MEDICATION POISONING IN THREE MICRO-REGIONS OF SÃO PAULO COUNTRYSIDE: EPIDEMIOLOGIC PROFILE ABSTRACT Medication poisoning is the kind of exogenous poisoning with the highest incidence in Brazil. This paper aims at describing, and analyzing the epidemiologic profile of medication poisoning victims in the micro-regions of Santa Fé do Sul, Jales, and Fernandópolis in the period from 2015 to 2019. It is a retrospective, descriptive and exploratory study, quantitative approach. Secondary data was provided by Grupo de Vigilância Epidemiológica XXX. During that period 1855 cases were reported with an average of 371 cases per year. The year with the highest occurrence was 2019 when 451 cases were reported. The highest incidence was in females (76,3%). Regarding race, the Caucasian race stood out (78%). The age group with the highest incidence was the 20-29 years old, in the early years, although, in 2019, there was an increase of cases in the 10-19 age group. We conclude that there was an increase of 17,7% in cases in 2019, with the prevalence of women and teenagers. It is necessary to encourage the notification and prevention of poisoning, since they suggest that the main cause of them were due to suicide attempts, which makes it a public health problem. Descriptors: Emergency; Nursing and emergency. Poisoning. Epidemiology. Surveillance.
vi vii AGRADECIMENTOS Agradeço a Deus, primeiramente, por todas as minhas conquistas e por me dar paz, saúde e força para enfrentar os obstáculos.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2015
Raphael Calazans 10 Resumo O artigo problematiza os eventos extremos e desastres nas favelas em sua complexidade, o que implica considerar as injustiças ambientais e os processos geradores de vulnerabilidade social, bem como seus impactos sobre o cotidiano dos moradores. Recuperando uma experiência de pesquisa voltada para a avaliação do PAC Favelas no Rio de Janeiro, tendo como base a formação de Comunidades Ampliadas de Pesquisa Ação (CAP), trazemos algumas situações que indicam que os desastres na favela são produzidos e reproduzidos no âmbito das desigualdades socioambientais, e sob uma dinâmica política que configura situações extremas que vão além dos desastres oficialmente reconhecidos. Palavras chaves Favela; Políticas públicas; Justiça ambiental; Participação popular. An everyday disaster in favela: as reflections based on three cases in Rio de Janeiro pg 95-122
2015
1. Acadêmico da Faculdade de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo (FM-UNICID). 2. Médico Cirurgião Geral Assistente do ProntoSocorro de Cirurgia Geral do Hospital Geral de Guarulhos (HGG-SPDM). Endereço para correspondência: Hospital Geral Professor Doutor Waldemar de Carvalho Pinto Filho Alameda dos Lírios, 300 Parque Cecap Guarulhos – SP CEP: 07190-012/ e-mail: [email protected]. Recebido em: 24/08/2015. Aprovado em: 04/11/2015. Abscesso esplênico – relato de três casos
Diálogos Ibéricos sobre a Modernidade, 2011
Enquanto configuração tendencialmente identitária e singularizadora, a imagem retratística constituiria, à primeira vista, um esperado lugar de resistência ao característico gesto apropriacionista da posmodernidade. Neste ensaio, indagaremos a possível permissividade do retrato a estratégias de apropriação, reapropriação e/ou desapropriação pósmodernas, alicerçadas em esquemas predominantes de fragmentação e montagem, a partir de três propostas de artistas portugueses contemporâneos: José de Guimarães, Rui Serra e Noé Sendas.
Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 1995
RESUMO -Descrita por Sneddon (196S) a síndrome consiste na ocorrência de acidente vascular encefálico (AVE) isquêmico em pacientes com livedo reticular. Trata-se de doença vascular sistêmica de causa desconhecida, em que há comprometimento de artérias de médio e pequeno calibres. Pode haver positividade dos anticorpos antifosfolípides. São apresentados três casos desta entidade, todos do sexo masculino com 7, 16 e 54 anos de idade. Em todos a instalação do quadro deu-se por convulsões focais seguidas de hemiparesia ou paralisia labio-glossofaríngea. Os pacientes não tiveram outras manifestações neurológicas em 2 anos de acompanhamento. A investigação laboratorial demonstrou presença de anticorpos antifosfolípides e anticardiolipina em 1 caso. A investigação neuro-radiológica forneceu os seguintes resultados: TCC e RM com infarto nos 3 casos, e angiografia com obstrução de vasos de médio e pequeno calibre. A síndrome de Sneddon não parece ser tão rara e deve fazer parte de protocolos de investigação de AVE, especialmente em grupos mais jovens.
Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 2004
São relatados quatro casos de cistos perineurais sacrais, conhecidos por cistos de Tarlov, e é feita revisão da literatura. A partir de amostra de 88 pacientes com queixas de radiculopatia em membros inferiores, e/ ou dor lombar ou sacral que foram submetidos à ressonância magnética de coluna lombossacra quatro (4.5%) tiveram o diagnóstico de cisto de Tarlov. O diagnóstico foi feito através de ressonância magnética de coluna vertebral lombossacra. Os quatro casos foram submetidos a laminectomia sacral. Todos evoluíram assintomáticos sem défices motores ou sensitivos. Os cistos de Tarlov podem apresentar manifestações clínicas semelhantes às provocadas por hérnia discal lombossacra embora, nem sempre sejam citados nos diagnósticos diferenciais. O tratamento clínico é basicamente fisioterápico. O tratamento cirúrgico visa sanar o efeito compressivo em estruturas ósseas e/ ou nervosas através de punção do cisto ou retirada dele através de laminectomia sacral.
Entre as causas raras de hemorragia digestiva conta-se a fístula aorto-entérica. É uma complicação usualmente tardia da cirurgia da aorta abdominal, embora possa ser precoce e potencialmente fatal. Os autores apresentam três casos de hemorragia digestiva por fístula aorto-entérica em doentes do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 59 e 79 anos e com antecedentes de cirurgia da aorta abdominal. Em 2 casos o diagnóstico de fístula aorto-duodenal foi efectuado por endoscopia digestiva alta. No 3º caso o diagnóstico de fístula aorto-jejunal foi estabelecido após laparotomia exploradora, efectuada após angiografia inconclusiva. Dois doentes foram submetidos com sucesso a correcção cirúrgica da fístula e outro faleceu no pré-operatório após hemorragia maciça. Em doentes com hemorragia digestiva e antecedentes de cirurgia da aorta abdominal, a hipótese diagnóstica de fístula aorto-entérica deve estar sempre presente. A morte sobrevém de forma constante nos casos não tratados sendo a abordagem terapêutica invariavelmente cirúrgica. Curiosamente estes casos têm a particularidade de terem surgido num intervalo de tempo de um mês e meio.
Anais Brasileiros de Dermatologia, 2011
O penfigoide bolhoso é uma dermatose bolhosa autoimune subepidérmica, mais comumente observada na população idosa (acima dos 70 anos). Autoanticorpos são formados contra antígenos específicos da zona de membrana basal: BP180 e BP230 (proteínas do hemidesmossomo). Apresentamos três casos de penfigoide bolhoso, em adultos com menos de 50 anos de idade, destacan do as peculiaridades clínicas na faixa etária mais jovem.
A Deus, por ter me concedido a sabedoria, o discernimento e a compreensão para os pequenos e grandes adventos da vida.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.