Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Novos Debates
Resenha da obra COSTA, Denise da. 2019. “Que leveza busca Vanda?” Ensaio sobre a lida do cabelo crespo no Brasil e em Moçambique. Belo Horizonte: Editora Letramento.
Nas redes sociais, acusa-se o PT de pregar o comunismo. Um conceito totalmente anacrônico, mas que ganha força a cada dia no imaginário de uma parcela específica dos internautas. A candidata do Partido dos Trabalhadores tem seu passado de "terrorista" destacado, e é achincalhada não somente na rede, mas também em praça públicaa mais pública das praças brasileiras (não só em tempos de Copa do Mundo), o estádio de futebol.
IBGE, Relatório Anual, apresentação, 1996
Instituições que produzem estatísticas básicas e informações geográficas são o espelho de seus países, não somente pelos dados e informações que produzem e disseminam, como também pelo que estes dados expressam em termos do que preocupa estas sociedades, e do elas gostariam de ser. A maneira pela qual estas instituições funcionam, seus acertos e desacertos, as críticas e o apoio de recebem, também são reflexos deste espelho, indicações da capacidade que têm os países de se organizar para conhecer sua própria realidade, e utilizar estes conhecimentos para buscar novos caminhos.
DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação
A partir da composição de pequenas cenas que rememoram episódios recentes que retratam as disputas em torno das questões de gêneros e sexualidades no campo das políticas públicas no Brasil, procuro refletir sobre as (im)possibilidades de falarmos em políticas queer. Não seria utópico falarmos em políticas queer em uma sociedade ancorada em uma cultura cisheteropatriarcal e colonial? Se, por um lado, as cenas nos mostram que houve uma intensificação e fortalecimento de grupos e organizações antigênero, que vêm atuando dentro e fora das instituições no intuito de impedir avanços relacionados às políticas de gênero, elas também expõem o nível de (des)comprometimento de governos de esquerda com essas mesmas pautas. Como espelhos quebrados, essas cenas no ajudam a compreender esse cenário e imaginar, como nos sugere a pensadora Jota Mombaça, outros mundos possíveis a partir da quebra, da politização das feridas.
Caderno Seminal, 2013
Resumo: A partir da temática "especular", apresentamos, sob alguns ângulos, uma análise do romance Querô-uma reportagem maldita, publicado em 1976, adaptado pelo próprio autor, Plínio Marcos, para o teatro em 1979 e transmutado para o cinema em 2006 sob a direção de Carlos Cortez e roteiro de Bráulio Mantovani e Luiz Bolognesi. Nosso objetivo é discutir o romance e, sobretudo, a peça teatral de Plínio Marcos como obra proponente, ou seja, texto que traz no não dito, nas rubricas, nas falas, propostas para transposições fílmicas.
"BLACK MIRROR" DISTOPIAS DE UM FUTURO PRESENTE, 2020
Capítulo de livro publicado em Bruno Silveira Rigon; Vicente Cardoso de Figueiredo (Orgs.). "BLACK MIRROR" DISTOPIAS DE UM FUTURO PRESENTE. Tirant lo Blanch, 2020.
Revista Brasileira de Ensino de Física, 2018
Neste artigo, vamos estudar alguns conceitos fundamentais em física de partículas através do estudo detalhado de um processo específico da Eletrodinâmica Quântica (QED): o espalhamento Bhabha em ordem dominante (Leading Order-LO). Este ocorre na interação entre um elétron e sua antipartícula, o pósitron, sendo um dos processos básicos da QED. Nossa escolha em trabalhar este processo deve-se a riqueza de detalhes proporcionada pelas duas possibilidades (canais) de interação, que servem para ilustrar o cálculo da interferência entre as possibilidades. Além disso, esse processo é utilizado para determinar a luminosidade de um determinado colisor, o que garante maior precisão nas medidas de outras grandezas relevantes para a análise das interações entre partículas. Finalmente, comparamos a predição da QED com os resultados do experimento DESY-PETRA-TASSO. Palavras-chave: física de partículas, processos elementares, eletrodinâmica quântica. In this article, we will look at some fundamental concepts in Particle Physics through the detailed study of a specific process of Quantum Electrodynamics (QED): the Bhabha scattering. It occurs in the interaction between an electron and its antiparticle, the positron, one of the basic QED processes. Our choice for work this process is due to the wealth of details provided by the two possibilities (channels) of interaction which serve to illustrate the calculation of interference between possibilities. Furthermore, this process is used to determine the luminosity of a particular collider, which ensures greater accuracy in measurements of other relevant quantities for the analysis of interactions between particles. Finally, comparing the QED prediction with the experimental results of the DESY-PETRA-TASSO experiment.
Resumo: O texto a seguir apresenta o momento atual da pesquisa de doutorado Fabulações, apresentada ao Programa de Pós graduação em Artes Cênicas da Unirio. O principal argumento da obra até então, era a possibilidade de descontextualização dos objetos, que, uma vez transformados em meios puros, seriam metáforas da própria função significante da linguagem, apresentando à dança um caráter performativo. Desfigurados, no entanto, de seu uso, os objetos têm-se estabelecido como fonte geradora de estímulos para o movimento cuja potência, muitas vezes, prescinde de sua presença em cena. Expressões de movimento significativas também têm surgido diretamente a partir da relação estabelecida entre os performers e outras imagens, visuais, sonoras e táteis. É a partir do diálogo estabelecido com o conceito da "carne"-elemento da percepção, cujo tecido intersticial nos mantém atrelados, no mundo-definido por Merleau-Ponty, que os argumentos da obra vêm sendo desenvolvidos bem como esta...
ESTUDIO, 2017
The purpose of this article is to analyze the use of hybridization of the animated and filmed image in the creation of a narrative that propitiates the empathy of the public. The work in question is the short film Fragments (2016), by the Portuguese animator José Miguel Ribeiro. The questions of variation of visual information and how the spectator receives these images are developed for the analyzes-through the works
Compolítica, 2020
Após quase 40 anos fora do mercado editorial brasileiro, o livro A Espiral do Silêncio, de Elisabeth Noelle-Neumann, chega ao país. Embora a obra seja extensamente resenhada e trabalhada nos cursos de Comunicação Social, a edição brasileira permaneceu praticamente incógnita mesmo depois de ser lançada em 2017 pela editora Estudos Nacionais. Este artigo propõe uma análise intertextual do enquadramento da edição por meio de seus elementos paratextuais: agradecimentos, apresentação, prefácio, notas de tradutor e comentários. O conceito de intertextualidade traz as relações implícitas que a edição brasileira de A Espiral do Silêncio guarda com demais textos teóricos e conversa com a noção de interdiscursividade, já que estes textos possuem relações implícitas e explícitas com outros campos discursivos.
usjt.br
RESUMO: Este artigo discorre sobre a noção de simetria, partindo de uma acepção mais geral e abrangente depreendida do dicionário, para em seguida perfilar várias posições -que evidenciam nuances situadas entre o apreço e a reserva acerca da validade de sua observância -pronunciadas por diferentes autores tidos como importantes referências da história e da crítica da arquitetura. Mais do que se congraçar com esta ou aquela posição, o interesse da reflexão é valorizar a liberdade de escolha, pautada pela conveniência, na invocação do espelho ou do labirinto, enquanto referências possíveis do domínio arquitetônico.
2014
Autor do livro "Reencatamento do mundo: notas sobre cinema" e membro do cineclube "Olho Mágico". Atualmente trabalha com a composição de trilhas musicais para cinema.
2017
Abordar as prisões na literatura clássica é uma oportunidade para revisitar a sabedoria do século XIX. E pensar a actualidade dos caminhos e das lutas pela liberdade e pela igualdade que marcaram os últimos dois séculos. O primeiro grande sucesso de Dostoievski foi uma descrição da vida penal. É razão para sobre ele nos debruçarmos. Explorar a ambição do conhecimento inscrita no movimento do realismo; o carácter para-científico da abordagem do romance, ainda hoje utilizado em ciências sociais; a natureza universal da escrita deste autor russo; a actualidade da mesma; os ensinamentos que se podem extrair da sabedoria deste livro. Um jogo de espelhos esconde, tanto quanto revela, a bipolaridade humana, entre a integração e a discriminação. Umas vezes exaltada, violenta. Outras vezes empática e solidária, negando a necessidade do uso da violencia.
Simbiótica, 2012
Resumo: Partindo de um texto de Deleuze que se debruça sobre a releitura de Michel Tournier do clássico "Robinson Crusoe", a fim de explorar as implicações da (in)existência de outrem, este pequeno ensaio se propõe a fazer conexões entre as considerações deleuzianas e as reflexões de Sartre acerca do sentido da alteridade.
Age disparity is a factor afecting relationships, including marriages. Interviews with older people revealed that many still have sexual and love fantasies, but most do not include themselves visually in the picture. As people age, they move away from sex-centered dreams and require script, a story, other emotions. But age disparity and appearace disparity prevent many from including themselves in the visual fantasy: they only allow themselves to see their partners, thus ressembling a broken mirror in which only the other can be seen.
Conta à lenda que, em um tempo imemorial, o rei Xangô, orixá escolhido por Oxalá para governar a terra e os outros deuses, tinha diversas esposas. As duas mais importantes eram Yansã, a Senhora das Tempestades, e Oxum, cujo domínio se estendia pelos rios, lagos e cachoeiras. Certo dia, enciumada da preferência de Xangô pela sua adversária; Yansã decidiu vingar-se de Oxum e, em um raio intempestivo de cólera, investiu contra a mãe das águas doces, quando esta se banhava nua às margens de um grande lago, tendo apenas um espelho entre as mãos. Devido ao fato de não ser uma guerreira, mas uma mulher dócil e vaidosa, afeita apenas aos expedientes da Sedução e da Dissimulação para se defender; Oxum viu-se completamente indefesa frente à ira arrebatadora da Rainha dos Raios. Oxum, então, rezou a Oxalá e, em um instante mágico, percebeu que o Sol brilhava forte nas costas de sua agressora. Rapidamente, ela utilizou seu espelho para refletir os raios solares de forma a cegar Yansã. Ao saber da vitória de Oxum, o rei Xangô reafirmou sua preferência pela Senhora das Águas, que além de mais bela e delicada, provou ser também mais poderosa que a Senhora das Tempestades.
O Espelho Russo, 2018
Traducción al portugués publicada por el blog Legio Victrix del prefacio a la obra de Walter Schubart, Europa y el Alma de Oriente, publicada en Ediciones Fides en 2018.
Em 1930, o "martelo", ambicionado por Maiakovky, encontra-se eregido no Boulevard Novinsky, em Moscovo, e dá pelo nome de Narkomfin. A ferramenta artística socialista surge sob a forma de complexo habitacional. A realidade será moldada a partir do interior da mesma, a partir da habitação. Alterando a realidade doméstica, formar-se-á o novo Homem socialista. Esta é a habitação enquanto máquina de habitar e de propaganda ideológica. É um "condensador social"¹ O Narkonfim será o protótipo duma nova forma de habitar e tornar-se-á o mais influente e copiado modelo 1 de habitação do século XX. Se o seu passado é claro, o seu futuro é incerto. O Narkomfin, falhou tal como falhou revolução socialista no campo social, e a revolução modernista no da arquitectura. Semi-desabitado, desprezado, alterado, incompleto e em estado gravoso de acelerada destruição, o "martelo" encontra-se enferrujado. Este ensaio destina-se a analisar criticamente o Narkomfin sob a perspectiva patrimonial. O que se perderia se se perdesse o Narkomfin é a questão. Destruição ou preservação? Preservação a que custo? À custa da inversão da sua própria personalidade? De "martelo" a "espelho"? Narkofin encerra em si as memórias de um Futuro passado que nunca aconteceu. Uma realidade alternativa, paralela, uma escapatória à unidireccional idade temporal actual. Subindo ao terraço, avistamos a nova embaixada norte-americana em Moscovo. Do "martelo" do Futuro vemo-nos no "espelho" do Presente Contínuo. ¹Anatole Koppe, Ville et revolution -"Architecture et urbanisme sovietiques des anneés vingt", pag 127
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.