Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
…
21 pages
1 file
Entendendo-se por Diferenças de Género as diferenças psicológicas, sociais e culturais entre indivíduos do sexo masculino e feminino, sendo a Família um grupo de pessoas unidas directamente por laços de parentesco, no qual os adultos assumem a responsabilidade de cuidar das crianças, remontando o trabalho para os aspectos socioprofissionais da vida do indivíduo, onde se desenrola toda a dinâmica da vida social, isto é, é a partir daqui que o indivíduo se define a si próprio (Giddens, 2010).
Cadernos Pagu, 2012
Partindo de um fenômeno cada vez mais comum na União Europeia-a presença de trabalhadoras domésticas migrantes não-legalizadas nas afluentes casas europeias-, Encarnación Gutiérrez-Rodríguez, professora de Estudos Transculturais da Universidade de Manchester, explora a interface entre trabalho doméstico, política migratória, feminização do trabalho, colonialidade do poder, trabalho afetivo e ética decolonial. Seu livro Migration, Domestic Work and Affect: a decolonial approach on value and the feminization of labor, dividido em sete capítulos, baseia-se em estudo empírico feito com trabalhadoras domésticas latino-americanas e suas empregadoras em quatro países: Espanha, Inglaterra, Alemanha e Áustria. Em que pesem as diferenças nacionais, não olvidadas por Encarnación, na legislação concernente ao trabalho doméstico, o que se destaca é uma política migratória fortemente restritiva na União Europeia, que em poucos meses converte as mulheres latino-americanas que chegam a Europa com vistos de turistas ou de estudantes em migrantes não-documentadas. Esse contexto migratório tem operado com a lógica das insuperáveis diferenças culturais, que não é outra coisa senão uma das expressões do racismo cultural, responsável pela construção da visão das "migrantes nãodocumentadas" como ameaça à unidade nacional. O discurso que daí emerge não tem somente um efeito sobre as políticas
Configurações, 2008
Sociologia, Problemas e Práticas, 2013
Os outros países examinados por são Finlândia, França, Inglaterra, Noruega e Estados Unidos da América. Uma publicação posterior destaca o número elevado de famílias em Portugal que externaliza o trabalho doméstico, embora a análise não permita distinguir entre a contratação de serviços pagos e o recurso ao apoio voluntário de pessoas não corresidentes, nomeadamente familiares (Crompton, Lewis e Lyonette, 2007).
Sul-Sul - Revista de Ciências Humanas e Sociais, 2021
Este artigo analisa aspectos literários pós-coloniais e afro-brasileiros no conto Maria de Conceição Evaristo e propõe uma análise de questões como raça, racismo, trabalho doméstico e violência a partir do diálogo entre o texto literário e situações vivenciadas na contemporaneidade brasileira. Nesse sentido, com fundamento em uma interlocução literária e sociológica, é possível compreender que Maria é uma produção pós-colonial e os elementos do universo africano são parte de sua criação. Além disso, alicerçados na “vivência na escrita” proposta por Conceição Evaristo, é possível compreender que pautas como raça, trabalho doméstico e violência perpassam o conto, posto que a literatura é, em grande parte, expressão artística da vida. Tendo isso em vista, Maria é o ponto de partida para se refletir como essas pautas se tornaram ainda mais acentuadas devido à pandemia da Covid-19.
Tematicas, 2017
O artigo objetiva discutir a recente imigração haitiana para o Brasil a partir da experiência feminina, visando à construção de uma análise centrada em agentes frequentemente silenciados e invisibilizados, para quem o significado do projeto migratório reforça uma perspectiva laboral e familiar, englobando tanto os membros que permanecem na terra natal quanto os que partem em busca de alternativas. Acompanhando seus pais ou companheiros, mas também de maneira independente ou como chefes de família, manifestam aspirações básicas de trabalhar, obter renda suficiente para sua manutenção no Brasil e da família no Haiti. A abordagem do percurso feminino nesse processo, sob a perspectiva crítica da Sociologia do Trabalho, é construída em diálogo com a etnografia multisituada de itinerários de haitianos que residem e trabalham na região Sul do Brasil, conectados à cadeia agroindustrial da carne. Em vista da modernização dependente do capitalismo em uma sociedade de base escravista, a haitia...
2010
Tese de doutoramento em Economia (Estruturas Sociais da Economia e Historia Economica) apresentada a Fac. de Economia da Universidade de Coimbra.
Boletim CEDES, 2008
O artigo examina as razões históricas, sociológicas e legais da discriminação das trabalhadoras domésticas no Brasil
2009
With the conceptual changes brought by the "difference feminism", feminist studies re-evaluated the poles of positive and negative valorization of women's and men's roles, focusing on feminine characteristics, attributions and functions. As a consequence of these studies and practices they guide, it was possible to value the domestic environment and tasks that both men and women perform in this environment. This study aimed to develop a gender study about the house, analyzing the relationship of the individuals with their family life spaces, trying to value the domestic work and to understand its subjective meaning. This qualitative study with ethnographic approach was carried out through taped and video recorded free interviews aiming to capture the testimonials and images of the participants in their homes during tasks. A total of 12 women and 5 men from different generations and professions were interviewed in Antônio Carlos in the metropolitan region of Florianópolis, SC, Brazil.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Dimensoes Revista De Historia Da Ufes, 2011
Revista Direitos, Trabalho e Política Social
Imprensa de Ciências Sociais eBooks, 2007
Psicologia Em Estudo, 2010
Fronteiras: Revista Catarinense de História
IV Congresso Internacional de História, 2009
Sociologia, Problemas e Práticas, 2018
Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, 2019
PSICOLOGIA, 2013
O Público e o Privado, 2021