Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Curso: Engenharias Semestre: 2º/3º Competências: Analisar situações cotidianas utilizando conceitos físicos. Determinar sólidos de revolução formados a partir da rotação de funções. Analisar as vantagens do desenho auxiliado por computador em relação a elaboração de croquis. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas nesta produção, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades: Possibilitar o desenvolvimento de trabalhos em grupo, promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e integração do espírito de equipe. Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas instituições, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva. Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar. Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com ética e responsabilidade. Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivo solucionar situações do dia a dia de um engenheiro, aplicando conhecimentos relacionados à disciplinas do semestre. Prezados alunos, Sejam bem-vindos ao semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática Construção de um projeto para Iniciação Científica. Com essa temática objetivamos possibilitar a
O presente material estuda o discurso homossexual na arte e na publicidade, e ainda de que maneiras podem ocorrer influências entre os campos, principalmente do primeiro para o segundo. Para isso, o estudo começa com os fatos sociais de Émile Durkheim, trazendo-os para o âmbito da contemporaneidade, estudando-os em suas formas de poder em grupos, ou seja, as micropolíticas. Estudando os fatos sociais, logo percebe-se que deles e das micropolíticas surgem materiais para a produção artística. A arte contemporânea então será analisada, tendo em vista a maneira que é produzida e os temas que são mais desenvolvidos por ela. Como nessa pesquisa o foco foi dado à arte que retrata o homossexual, principalmente como ser político e atuante, sendo estudado a obra Dios es Marica, que participou da 31ª Bienal de São Paulo. Composto de quatro artistas, a exibição apresenta o homossexual como questionador da sociedade e transgressor de valores arcaicos e gêneros preestabelecidos. Para analisar a influência da arte contemporânea ao conteúdo homossexual na publicidade, foram coletadas e analisadas produções publicitárias com temática homossexual. O escopo é a análise do discurso homossexual na arte contemporânea e na publicidade, percebendo as influências e os caminhos temáticos usados nos dois meios
2019
A pesquisa proposta busca analisar a trajetória da historiadora Emília Viotti da Costa sob a perspectiva da história da historiografia e teoria da história brasileira. Assim a análise se situa a partir de dois trabalhos da autora inseridos nas décadas de 1960/1970: Da senzala à colônia, de 1966; Da monarquia a república , de 1977. Entendidos aqui como dois projetos que se aproximam de uma síntese histórica dentro da produção de Emília Viotti da Costa, autora de relevância em discussões sobre historiografia e sobre escravidão e formação da república no Brasil. Assim, entendendo que a autora escreve sobre a ótica do marxismo brasileiro, a pesquisa visa compreender como que esta relaciona o marxismo com a construção da síntese, herdeira dos grandes ensaios sintéticos construídos nos anos 1930. Nesse sentido, síntese histórica aqui entendida como o esforço de se construir um trabalho de história que apanhe um sentido maior dos processos, não se limitando à enumeração e organização da cronologia dos fatos históricos, características que de alguma forma aparecem no trabalho de Viotti. A partir da análise de como a autora se apropria do marxismo, suas influências dos ensaios históricos da década de 1930 e sua condição como mulher, historiadora e perseguida política na ditadura, o trabalho busca compreender como estes fatores contribuem na construção de suas obras, relacionando-as com seus trabalhos de revisão produzidos nos anos 1980, inserindo portanto a autora dentro do universo da história da historiografia, este que ainda carece da análise e pesquisa sobre produções femininas no Brasil.
Projetos e relatórios de iniciação científica [Jesus Cardoso Brabo, 2005] Para executar qualquer investigação sistemática é preciso fazer um planejamento de ações, um projeto. Não poderia ser diferente com pesquisas de iniciação científica, apesar das exigências serem menores em relação ao um projeto de pesquisa científica desenvolvido nas instituições de produção científica e tecnológica de grande porte.
Esse texto tem por objetivo auxiliar estudantes que queiram elaborar projetos de pesquisa, mas não sabem por onde começar. Ele traz uma proposta de organização dos conteúdos, o que pode ser contemplado em cada item e exemplos.
Fazer pesquisa solicita uma diversidade de reflexões e gestos mais ou menos complexos. É por isso que não vamos diretamente a campo para inves-tigar – fazemos antes um cuidadoso planejamento, o qual se expressa em um projeto de pesquisa. Como o projeto vai se desenvolvendo ao longo do próprio trabalho de investigação (não paramos nunca de planejar), podemos chamar as fases iniciais de pré-projeto – ou, mais inicialmente ainda, de uma proposta de pesquisa. Assinalo que estou enfocando particularmente esse planejamento inicial: a proposta. Quero enfatizar a particular centralidade, nesse planejamento, do problema de pesquisa. Só pesquisamos porque temos dúvidas a respeito de alguma questão do mundo. É lógico portanto que as dúvidas que temos (e que serão expressas no problema da pesquisa a realizar) devem comandar todo o trabalho de in-vestigação – desde a busca das teorias e conceitos relevantes até a observação da realidade (coleta de dados), o tratamento desses dados e as conclusões ou inferências –, que correspondem ao conhecimento desenvolvido a partir do problema que nos moveu a investigar. Geralmente os manuais de metodologia de pesquisa enfatizam como ponto de partida para investigação uma hipótese de pesquisa. Esta se baseia na afirma-ção (hipotética, justamente) que seria investigada a fim de confirmarmos, ou não, se efetivamente corresponde aos fatos. Consideramos que, nas pesquisas qualitativas, essa insistência pode levar a equívocos. A pretendida necessidade da hipótese de pesquisa leva a um esforço do pes-quisador para apresentar alguma coisa que seja aceita como tal. Como nós sempre temos idéias, impressões e propostas referentes aos temas que nos interessam (e que nos motivam a pesquisar), é fácil decidir que uma dessas proposições é nossa hipótese. Tipicamente, entretanto, se trata de premissas ou de sacações (no dicionário Houaiss: " idéia, invenção, lampejo ". Refere-se ao habitual anglicismo insight). Os lampejos correspondem àquelas idéias explicativas ou interpretati-vas que acabamos descobrindo de modo espontâneo por nos envolvermos con-tinuadamente com um tema, por experiência prática ou por leituras.
Resumo: Este trabalho é fruto do meu contato com alunos de ensino médio de duas escolas do Vale dos Sinos, o Colégio Cenecista Felipe Tiago Gomes, em Novo Hamburgo, e o Colégio Sinodal, de São Leopoldo. Nele, estão contidos os elementos fundamentais de um projeto de pesquisa e os princípios de metodologia científicacom especial atenção as ciências humanaspara aqueles e aquelas que começam a dar os primeiros passos em direção a uma pesquisa e desejam compreender os passos que compõe um projeto de pesquisa.
Trata-se de uma coletânea de artigos produzidos pelos alunos do ensino médio da E.E. João Chiarini.
The Pantanal of Nhecolândia has many domestic animals used in a farms or raised for sale and it is characterized by the presence of much salines. The salines represent the greatest asset of that region, because they supply necessities livestock. However, the livestock expansion has resulted in destruction of salines whose regional impact is a difficult assessment. To understand how the lakes so close one of the other and subject tos similar conditions similar can present different chemical compositions, researches are carried out in this location. This paper presents an equipment that will be installed in experiments being carried out in the Pantanal of Nhecolândia. Whose goal is temperature and air humidity measurements. This new equipment developed in undergraduate activity will help researchers to obtain datas with more veracity and security. This research is also a good example of partnership between university and private institution with Banco ABN–AMRO-Real support.
RESUMO:: O Artigo propõe-se a discutir, de modo didático, aspectos introdutórios relacionados à elaboração de um Projeto de Pesquisa. Discute-se os motivos e razões para a utilização deste recurso de planejamento de pesquisa que é o Projeto, e as partes que o constituem. O texto remete a um livro mais aprofundado publicado pelo autor, e apresenta este livro como referência única devido à sua singularidade, que é a de apresentar-se como convite para que o leitor procure esta obra para maiores aprofundamentos.
2013
This article proposes the term ontoepistemogenese to designate the process of complexification of a subject, which, when coupled with its environment, becomes integrated with repercussions in all dimensions of the human being. The process of ontoepistemogenese in an autopoietic perspective, forced us to think in terms of self-construction as inseparable from processes and overlapping continuous vital flow of being, both in relation to internal and external processes. In this sense, the process for handling research data in the Project GAIA seeks always to address autopoietic cognitive/affective operations in each member of the group. Thus, humans build their inventive process of ontoepistemogenese in response to external disturbances and through a power, which is a result of the connections and belonging to the networks. To carry out such a task we searched mainly to the guidelines that are setting the paradigm of complexity, as has been expressed mainly by Edgar Morin (Morin, 1991)...
2014
O26. A responsabilidade social das empresasuma alavanca para a sustentabilidade? Um estudo de caso: ogrupo Nestlé e as plantações de cacau na Costa do Marfim
É sabido que toda e qualquer classificação se faz mediante algum critério. Com relação às pesquisas, é usual a classificação com base em seus objetivos gerais. Assim, é possível classificar as pesquisas em três grandes grupos: exploratórias, descritivas e explicativas.
Modelo básico para elaboração de um projeto de pesquisa 1 "A ciência é um trabalho de artesanato intelectual". W. Mills.
Elementos que antecedem o texto com informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho. Capa: Proteção externa do trabalho sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação. Folha de Rosto: Folha que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho. Sumário: Destinado a documentos que exijam visão de conjunto e facilidade de localização das seções e outras partes. Enumeração das divisões, seções e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede. Elaboradas conforme a ABNT NBR 6027
Educational Review, 2021
O artigo aborda a incorporação da pesquisa como princípio da formação de professores, instrumento de ensino e produção do conhecimento; para tanto discute as percepções de professores orientadores de iniciação científica em cursos de graduação em licenciatura. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo cujos procedimentos metodológicos envolveram revisão narrativa, aplicação de questionário estruturado, análise de frequência simples e discussão dos resultados. Dele participaram sessenta e seis professores do ensino superior que consideram positivas as contribuições da iniciação científica para sua própria formação e para a formação de seus alunos, com médias ligeiramente mais altas no segundo caso. São evidenciados os aspectos mais vulneráveis da atividade de orientação que demandam maior atenção dos pesquisadores. Esses resultados sustentam a conclusãode que a iniciação científica contribui para a construção de disposições sociais de envolvimento com a cultura científica entre e...
Cadernos de Cultura e Ciência, 2011
A produção científica brasileira tem se destacado mundialmente em função do crescente aumento de artigos científicos publicados. Embora essa realidade traga entusiasmo ao meio acadêmico, aos pesquisadores e todos aqueles que trabalham pelo desenvolvimento da ciência, ela desperta as discussões sobre as questões éticas que envolvem as publicações científicas. Buscando conhecer o grau de conhecimento dos alunos de Iniciação Científica de uma Instituição Pública de Ensino sobre a ética na autoria de artigos científicos, aplicou-se um questionário semi-estruturado sobre o tema, onde a maioria dos entrevistados afirmou desconhecer os critérios éticos para a definição de autoria e coautoria nas publicações. Embora seja um tema acessível, este tem sido pouco abordado no meio acadêmico e científico. Faz-se necessária maior divulgação e debate por parte das Instituições de Ensino.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.