Academia.eduAcademia.edu

Aspectos Controversos Do Processo Eletrônico

2015, REVISTA ESMAT

Abstract

O presente trabalho objetiva analisar alguns pontos controversos e confl ituosos referentes ao processo eletrônico, que vem sendo implantado em todo o Poder Judiciário nos últimos anos, alcançando todas as esferas da Justiça. Passada a discussão sobre a aceitação do sistema eletrônico, posto já ser realidade, a possibilidade de manutenção dos processos físicos mostra-se nula; é chegado o momento de estudar o sistema, com vistas à sua melhor adequação e desenvolvimento, de forma a atender todas as necessidades do Poder Judiciário.

Key takeaways

  • A perspectiva é no sentido de que, com o processo eletrônico, a prestação jurisdicional se torne mais célere, solucionando o problema da morosidade processual e, consequentemente, assegurando maior efetividade à prestação jurisdicional.
  • Um dos aspectos controversos do processo eletrônico é o acesso à justiça, direito fundamental de toda a população, expresso no artigo 5º, inciso XXXV, da Constituição Federal: "A lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito".
  • A fi m de conferir verdadeira celeridade ao processo eletrônico e consequentemente, por meio dele, colocar em prática o princípio da razoável duração do processo, ao menos no que tange à sua tramitação, é necessário que haja mais investimento público na área, como forma de conferir mais rapidez ao tráfego de dados pela internet.
  • Não há como um tribunal se isolar e não ter como se comunicar", disse Barbosa, que proferiu palestra sobre o processo judicial eletrônico no Tribunal de Justiça de São Paulo.
  • Não obstante, o processo eletrônico é objeto de inúmeras críticas, algumas delas tratadas no presente trabalho, cujo estudo e preocupação, por parte dos juristas e interessados, darão origem a um sistema processual adequado.