Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
A relação fundamental de um transformador é a relação de transformação α, que especifica em quantas vezes foi alterada a tesão do secundário em relação à do
O transistor bipolar de junção (TBJ) é composto por duas junções np, sendo que cada uma pode ser analisada isoladamente como um diodo comum. O TBJ possui três terminais, o terminal emissor (E), base (B) e coletor (C). Existem dois tipos de TBJ, o npn e o pnp, tais transistores estão ilustrados na figura abaixo
_________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _ SENAI Departamento Regional do Espírito Santo 5
Resumo-Esse documento é um relatório relacionado ao desenvolvimento do primeiro experimento da disciplina Laboratório de Eletrônica. Nele serão respondidas as questões presentes no roteiro do experimento. Keywords- Include at least 5 keywords or phrases I. OBJETIVOS O segundo experimento do laboratório de eletrônica, consiste no estudo de circuitos reguladores de tensão utilizando capacitores, diodos e diodos Zener. Assim com uma entrada de uma tensão alternada conseguimos regular a uma tensão DC próxima de uma "constante". II. EXPERIMENTO No experimento nº1 estudamos um circuito retificador de meia onda, na qual um diodo permite somente a passagem do ciclo positivo da onda senoidal da entrada para a saída(Figura 2.1). Figura 2.1 No experimento nº2 vamos construir um circuito utilizando um transformador 220/12v e um diodo para retificar a tensão de entrada. Primeiramente vamos adicionar um capacitor C no terminal de saída do circuito retificador e uma carga R L para análise como na Figura 2.2. Com a presença do capacitor esperamos que o decaimento da tensão aconteça aproximadamente linear, gerando um ripple conforme a Figura 2.3. Figura 2.2 Figura 2.3 Em uma segunda etapa adicionamos um diodo zener entre o capacitor e a carga RL e uma carga R conforme o circuito da Figura 2.4. Na qual o diodo zener servirá como um limitador de tensão devido a sua tensão de ruptura. Vamos observar nesse experimento os valores de tensão V DC no diodo Zener e analisar a saída Vpp na carga R L. Figura 2.4 III. RESULTADOS A parte experimental é dividida na análise de dois circuitos Figura 2.2 e 24 como descrito na introdução. A. Analise do circuito da Figura 2.2 Medindo a tensão no capacitor C sem a presença da carga RlL nos terminais do capacitor obtemos uma tensão aproximadamente constante como mostrado no osciloscópio Figura 3.1. Isso acontece pois não há uma carga para descarregar o capacitor. Figura 3.1
Prezado estudante, Bem-vindo ao e-Tec Brasil! Você faz parte de uma rede nacional pública de ensino, a Escola Técnica Aberta do Brasil, instituída pelo Decreto nº 6.301, de 12 de dezembro 2007, com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino técnico público, na modalidade a distância. O programa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação, por meio das Secretarias de Educação a Distância (SEED) e de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), as universidades e escolas técnicas estaduais e federais.
Ter noções de eletrônica e eletricidade será muito útil na manutenção de computadores. Aprenda a dar os primeiros passos nessa interessante área.
vival to seek maximum efficiency in defining fund raising organizational strategies. In this context, the present article aims to evaluate a strategy used for fundraising. In order to achieve that, we completed a case study in the ABDA (Brazilian Agency for Socio-Environmental Development) in which we administered some questionnaires. The results indicate that the fundraising strategy used by ABDA showed high acceptance in the selection of projects, allowing other managers of the third sector to use this experience as an aid in formulating their fundraising strategies.
Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações desta Revista, bem como a industrialização e/ou comercialização dos aparelhos ou ideias oriundas dos textos mencionados, sob pena de sanções legais. As consultas técnicas referentes aos artigos da Revista deverão ser feitas exclusivamente por cartas, ou e-mail (A/C do Departamento Técnico). São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo desta Revista, mas não assumimos a responsabilidade legal por eventuais erros, principalmente nas montagens, pois tratam-se de projetos experimentais. Tampouco assumimos a responsabilidade por danos resultantes de imperícia do montador. Caso haja enganos em texto ou desenho, será publicada errata na primeira oportunidade. Preços e dados publicados em anúncios são por nós aceitos de boa fé, como corretos na data do fechamento da edição. Não assumimos a responsabilidade por alterações nos preços e na disponibilidade dos produtos ocorridas após o fechamento. Distribuição Brasil: DINAP Portugal: Logista Portugal tel.: 121-9267 800 ASSINATURAS www.sabereletronica.com.br fone: (11) 2095-5335 / fax: (11) 2098-3366 atendimento das 8:30 às 17:30h Edições anteriores (mediante disponibilidade de estoque), solicite pelo site ou pelo tel. 2095-5330, ao preço da última edição em banca.
São dispositivos compostos por bobinas que atuam como chaves controladas eletricamente. Quando uma tensão é aplicada nos terminais de um relé, uma corrente circula através da bobina, o que gera um campo magnético dentro do dispositivo, atraindo uma chave de contato. Assim, um relé é utilizado para conectar um circuito, desconectando outro. Ele se apresenta com contatos normalmente abertos (no: normally open) ou normalmente fechado (nc: normally closed) e pode ser utilizado para chavear cargas que drenam altos valores de corrente. Por exemplo, pode ser utilizado para ligar uma carga conectada à rede elétrica ou para inverter a polaridade da tensão aplicada a um motor (o que faz com ele inverta o sentido de giro). Em aplicações práticas, normalmente é colocado um diodo em paralelo com o relé, no sentido reverso ao de fluxo da corrente de carga. Esse diodo é chamado de "roda livre" (flyback), já que devido ao efeito indutivo do relé, quando acontece o corte do transistor, o relé produz um grande valor de tensão entre seus terminais, o que pode danificar o transistor. Assim, o diodo é colocado de forma a fornecer um caminho de retorno para a corrente, fazendo com que a corrente retorne à fonte de alimentação (efeito flyback). A corrente de acionamento de um relé depende da tensão de alimentação do mesmo, sendo normalmente menor a corrente requerida quanto maior for a tensão de alimentação. Por exemplo, um relé da Metaltex (www.metaltex.com.br), cuja pinagem é mostrada ao lado, pode ser acionado por uma corrente de 40 mA quando está alimentado com 12 V.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.