Academia.eduAcademia.edu

Federalismo e Mercado

2012, Textos e Debates

Abstract

O artigo analisa a discussão teórica que existe na literatura da Economia Política e a Ciência Política sobre as relações entre federalismo e economia nas democracias. O objetivo do texto é apresentar o conceito de federalismo preservador de mercado, desenvolvido a partir da década de 80. Para cumprir este objetivo apresentam-se as contribuições dos principais teóricos do federalismo fiscal, como Richard e Peggy Musgrave. Também analisa-se a contribuição da Teoria da Escolha Social de James Buchanam e GordonTullock

Key takeaways

  • O objetivo do texto é apresentar o conceito de federalismo preservador de mercado, desenvolvido a partir da década de 80.
  • Em um sentido mais amplo, federalismo é mais do que um acordo de estruturas governamentais; é um modo de atividade política que requer a extensão de certos tipos de relações cooperativas através de qualquer sistema político (ELAZAR, 1987: 02).
  • A falha mais clara da teoria neoclássica do federalismo é imaginar a política como um elemento externo nas relações fiscais, e não como parte integrante do processo.
  • O sistema fiscal intergovernamental que prove incentivos para políticos em ambos os níveis de governo vis-à-vis a política 7 Este, provavelmente, é o ponto onde o federalismo brasileiro mais se afasta do modelo.
  • O leitmotiv neo-institucionalista e da economia política do federalismo fiscal é que regras formais moldam os incentivos ao comportamento dos atores.