Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Revista de Educação Pública
Neste ensaio abordamos o tema da pedagogia da imagem e intencionamos responder à seguinte questão: o que revela a fotografia para uma pedagogia da imagem? Ao examinarmos a imagem técnica e dialética amparados na filosofia de Vilém Flusser e Walter Benjamin temos como objetivo estabelecer uma relação entre imagem fotográfica, estética e pedagogia. Como resultado, argumentamos que, mesmo na incessante reprodução técnica, enxergamos caminhos para uma pedagogia da imagem a partir da fotografia quando esta tem o potencial de ecoar além da técnica e dos aparelhos fotográficos, possibilitando processos de criação e imaginação que superam a vida automatizada pelos aparelhos.
Palíndromo
Resumo O artigo apresenta paisagens artísticas e pedagógicas que refletem sobre educação estética, desdobradas em experiências e movimentos cartográficos presentes nos trabalhos do Grupo de Pesquisa [Entre] Paisagens, CNPq/ UDESC. Este se constitui de duas Linhas de Pesquisa, sendo que a primeira investiga o processo de criação em Arte, e a segunda o processo de criação em Arte e Educação, propondo reconfigurar outras paisagens nas formações de artes visuais, tanto em licenciatura quanto em bacharelado. A finalidade do grupo é promover articulações entre formação docente e formação poética de modo a evidenciar seu aspecto relacional. Assim, o artigo apresenta algumas dessas paisagens desenhadas pelos projetos ancorados no GP, em que cada pesquisador investiga diferentes concepções e eixos teóricos que se entrecruzam com a filosofia.
Aunque la creencia general es que la literatura teórica sobre la fotografía no ha existido, una reflexión más profunda, como indica Joan Fontcuberta, revela que fueron los convencionalismos culturales y los factores ideológicos los que provocaron que esa literatura cayera en el olvido. La irrupción del conceptualismo propiciará la reflexión teórica acerca del arte y, con ello, los ensayos teóricos de fotógrafos o allegados al medio adquieren de nuevo toda su relevancia. Estética fotográfica reúne una veintena de ensayos significativos que explican los fundamentos teóricos de las diferentes tendencias de la fotografía. Entre sus autores se cuentan precursores del medio como Fax Talbot o Henry Peach Robinson, artistas como Moholy-Nagy y fotógrafos contemporáneos influyentes como Edward Weston o Minar White. Aunque esta antología estética aspira a ser una herramienta útil para estudiantes y fotógrafos, también constituye una buena introducción a la polémica teórica de un medio que ha influido de manera clave en las artes visuales y en la cultura contemporánea.
Anais do 13º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2007
A fotografia vem sendo progressivamente investigada pelos historiadores/as brasileiros/as. Neste texto, levanto três problemáticas envolvendo a contribuição dos estudos em fotografia para a História: a consideração da fotografia enquanto artefato e objeto de consumo; a imagem fotográfica como representação visual e a preocupação com acervos fotográficos. Busco indagar como essas três questões imbricam-se com os estudos em fotografia na área de História da Educação, partindo de algumas considerações sobre o projeto de pesquisa que desenvolvo tendo como temática a história visual da educação no Rio Grande do Sul, entre 1890 e 1940.
Resumo: O texto problematiza as relações entre a experiência e a educação estética na formação de professores de Artes Visuais, apontando a necessidade de reflexão acerca de memórias e vivências infantis, visando possibilitar o reconhecimento de ideias e/ou concepções sobre a arte e o grafismo da criança. Para tanto, utilizo as minhas vivências e experiências escolares, na condição primeira de aluna e posteriormente, de professora, que me motivam a refletir sobre a formação de docentes na universidade, hoje. A arte tem a capacidade de produzir sensações e sentidos nos sujeitos, conduzindo-os a saberes integrados em seus corpos, tornando-os mais perceptíveis aos seus contextos de vida. Necessitamos urgentemente de espaços de formação, discussão e reflexão sobre a arte e seu papel na vida contemporânea -uma educação estética. A vivência prática conduzirá o arte/educador a questionamentos frente às situações que se apresentam, revisando sua formação e atuação em sala de aula. O confronto, a possibilidade de vivenciar uma situação semelhante à da criança, propiciará a ampliação de sua própria expressividade e sensibilidade.
Educar em Revista, 2003
de reconstruir imagens e processos de subjetivação, ressignificando as trajetórias de vida pessoal e profissional.
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
RESUMO: Este artigo apresenta a fotografia como procedimento artístico fundamental para a construção da visualidade contemporânea e suas implicações em sala de aula. Discute ainda como as imagens fotográficas tornam visíveis os problemas relacionados ao ensino e à aprendizagem. Discorre sobre usos e principais estruturas visuais das Metodologias Artísticas de Pesquisa baseadas na fotografia, propostas por Ricardo Marin Viadel e Joaquín Roldán (2012). O conhecimento visual produzido nessa pesquisa possibilita novos modos de contemplar e expor os fenômenos educativos. PALAVRAS-CHAVE: Fotografia. Metodologias artísticas de pesquisa baseadas na fotografia. formação docente. RESUMEN: Se presenta la fotografía como procedimiento artístico fundamental para la construcción de la visualidad contemporánea y sus implicaciones en clase. También se discute cómo las imágenes fotográficas hacen visibles los problemas relacionados con la enseñanza y el aprendizaje. Habla respecto a los usos y principales estructuras visuales de las Metodologías Artísticas de Investigación basadas en la fotografía, propuestas por Ricardo Marin Viadel y Joaquín Roldán (2012). El conocimiento visual producido en esta investigación posibilita nuevos modos de contemplar y exponer a los fenómenos educativos. PALABRAS CLAVE: Fotografía. Metodologías artísticas de investigación basadas en la fotografía. Formación docente.
Revista Portuguesa de Filosofia, 2011
As escolas estaduais paulistas, que compõem a maior rede de ensino do Brasil, vivenciam diariamente atos e fatos de violência envolvendo estudantes com estudantes, estudantes com professores, professores com gestores e gestores com famílias. A tendência é que os impactos dessas ocorrências prejudiquem o ingresso, a permanência e, especialmente, o sucesso da aprendizagem dos estudantes. Em resposta, as autoridades educacionais do estado passaram a implantar programas e projetos para auxiliar no trato de tais violências escolares. Entre eles, a partir de 2010, passa a ser estudada e recomendada a Justiça Restaurativa (JR), implantando-se, em 2016, um projeto-piloto de intervenção, que se mantém atualmente e tem envolvido professores em práticas orientadas por essa abordagem. Tendo em vista que o diálogo constitui instrumento fundante de tal abordagem, neste artigo buscamos responder à seguinte questão de pesquisa: Qual o estatuto teórico do diálogo na implantação da JR, segundo as percepções dos professores das escolas da região da Brasilândia, Zona Norte do município de São Paulo, na prevenção às violências escolares? São analisados, por meio da Análise de Discurso, dados resultantes de sessões de grupo focal realizadas com professores dessa região que se utilizaram da abordagem para intervir nos fatos de violência nas escolas em que atuam. As categorias de análise empregadas foram Violências Escolares, Justiça Restaurativa e Diálogo, baseadas em referencial teórico extraído dos formuladores originais da JR, nas áreas do Direito e da Educação; da produção teórica sobre violência escolar e da estratégia do diálogo proposta por Paulo Freire, ademais de Prandis e Brancher. Os resultados de nossa investigação indicaram que os professores tendem a perceber o diálogo como elemento fundante da Justiça Restaurativa e a validá-lo positivamente nas ações de trato com as violências no ambiente escolar.
A Imagem Corporal de Idosos tem se tornado objeto de vários estudos nos últimos anos, devido à influência que esta exerce sobre a qualidade de vida desses idosos. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a percepção da imagem corporal de idosos através de relatos pessoais e preenchimento de uma escala de Imagem Corporal para Idosos. Por meio de uma sessão de fotos e a aplicação de uma escala de avaliação de imagem corporal foram avaliados níveis de satisfação corporal.
História da Educação, 2016
Resumo Neste texto se analisam imagens de cotidiano de sala de aula apresentadas nas capas de dois números da Revista Atualidades Pedagógicas publicados em 1955 e 1960. A partir dessas imagens, tomadas como fontes históricas, analisamos o papel que as imagens poderiam cumprir na construção de uma estética escolar associada à valores que estavam vinculados à escola brasileira da década de 1950 no Brasil. Alguns traços dessas tentativas de estetização e sensibilização moral podem ser identificados em representações de salas de aula, uniformes e posturas dos alunos, vestuário de professores e imagens de sala de aula e laboratório, que estavam em crescente valorização nessa época, marcada pelo desenvolvimentismo e pelo espírito modernizador da sociedade brasileira.
Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE), 1969
O presente artigo, em forma de ensaio, tem por objetivo iniciar uma reflexão sobre as potencialidades apontadas por Theodor W. Adorno em sua Teoria Estética no que tange a uma formação em direção à emancipação humana. Parte de uma questão sobre o que fazer em sala de aula e busca respostas a partir da compreensão da arte-mercadoria no âmbito da Indústria Cultural iniciando com as discussões de Adorno sobre música no rádio e sua relação com os processos de semiformação cultural, regressão da audição e dominação no Capitalismo Tardio. Adentra a Teoria Estética, último livro de Adorno, já em sua maturidade, e procura, em uma leitura conjunta dessa obra com a arte contemporânea, formular como uma teoria efetivamente estética, a partir da proposta de uma experiência viva realizada pelo autor pode apontar possibilidades de um processo que supere o esquematismo já sedimentado nos processos de subjetivação propiciados na vivência social atual e se realizar como força na luta por uma socieda...
A estética encontra-se na base do conhecimento humano, ela é parte essencial do processo de ensino e de aprendizagem. O ato de conhecer nos impele a procurar por uma ordem íntima nas coisas, a estabelecer relações que produzam sentidos, que originem uma verdade. Ao conquistarmos essa verdade, essa justeza que acalma nossas inquietações diante do desconhecido, encontramos beleza. A busca pela beleza está na essência do ensinar e do aprender, independente da natureza dos conteúdos que separam as áreas do conhecimento humano. Uma Educação Estética para jovens e adultos pressupõe que na relação entre professor e aluno haja espaço para o sensível, requer o tratamento dos conteúdos escolares por meio de abordagens estéticas: aprendizagens fundadas na experiência, que impulsionem o sujeito a conduzir o mundo para dentro de si – um dos significados da palavra grega aisthèsis. A estética que habita a Arte pode e deveria estar presente em todas as disciplinas escolares, na prática pedagógica de qualquer professor, no olhar de cada aluno.
Pro-Posições, 2010
Este texto discute o uso da fotografia como recurso metodológico no estudo do cotidiano de uma escola de Ensino Médio no interior de São Paulo. A pesquisa teve como objetivo central investigar o modo pelo qual o currículo de nível médio se realizava no âmbito da instituição. Além das análises de documentos relativos às reformas curriculares e de materiais levantados no arquivo da escola, a pesquisa valeu-se da metodologia da história oral para investigar as ações dos múltiplos sujeitos envolvidos no processo educativo. A partir do material fotográfico e da observação do cotidiano da escola, foi possível compreender os significados que a instituição possui para cada um deles e os sentidos de suas ações. Neste trabalho, pretendo discutir as possibilidades e os limites de pesquisas que trabalham com o cotidiano escolar apoiadas na metodologia acima referida, bem como o uso da imagem como linguagem privilegiada na coleta de depoimentos dos jovens estudantes.
A Formação Docente nas Dimensões Ética, Estética e Política, 2019
O conteúdo dos artigos e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores. Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a possibilidade de alterá-la de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais.
Seminario Nacional De Arte E Educacao, 2012
Resumo: Considerando a importância do Ensino de Artes Visuais para o desenvolvimento do ser humano desde sua infânciasua formação subjetiva, cognitiva, cultural e socialo presente trabalho apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida durante o curso de Especialização em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas. Neste recorte trato sobre a formação dos pedagogos em relação ao Ensino de Artes Visuais, visto que estes atuam nas turmas de Educação Infantil. Busca-se entender qual a importância da experiência estética nesta formação, como também nos relatos e observações de suas práticas docentes. Esta pesquisa teve como base registros, entrevistas e questionários com alunos e docentes, observações de aulas das disciplinas de Arte/ Educação de dois cursos de graduação de Pedagogia, do sul do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados coletados foram analisados com base em textos como:
2014
This text reflects on the techniques and the process of image production and its artistic composition to digital television in high definition, whereas the 4:3 and 16:9 formats will exist until shutdown of the analog signal. Within this period, consumers of television programming that have analog receivers will continue to see the images in 4:3 format. That fact determines that the productions in high definition, while capturing images with larger viewing area and have high contrast ratio (>1000:1) must be maintain the elements of visual storytelling within the smallest area and with the contrast ratio of the analog tv (30:1), at the risk of distorting visually the messages produced by the directors.
2017
O trabalho relata alguns episodios de sala de aula vivenciados por um grupo de pibidianos do Subprojeto Interdisciplinar do Pibid da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). As observacoes e atividades ocorreram no segundo semestre de 2014, no municipio do Rio Grande, RS, na EEEF Marechal Emilio Luiz Mallet, com alunos do 4° Ano, que tinham idades entre 10 e 12 anos.
O uso de fotografia como recurso didático no processo de ensino é uma forma de agregar social e tecnologicamente, alunos e docentes com bagagens culturais e conhecimentos tão distintos e, muitas vezes, complementares, trazendo benefícios aos envolvidos nesta troca e nesta construção.
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo,, 2018
RESUMO O presente texto tem como proposição apresentar experiências de organização de acervos históricos relativos à Educação Física em instituições de salvaguarda no Uruguai e no Brasil. Mais especificamente, pretende-se discutir processos de investigação a partir de acervos fotográficos que revelam aspectos das práticas de formação de professores de educação física nos dois países. Decorrentes desse processo de aproximação e diálogo relata-se o processo curatorial e de concepção de uma exposição fotográfica que buscou explorar tempos, espaços e as práticas selecionadas presentes na formação de futuros professores das escolas e das praças de jogos e esportes. ABSTRACT The present text proposes to present experiences of organization of historical collections related to Physical Education in safeguard institutions in Uruguay and Brazil. More specifically, it is intended to discuss research processes based on photographic collections that reveal aspects of the training practices of physical education teachers in both countries. As a result of this process of approximation and dialogue, the curatorial process and the conception of a photographic exhibition that seeks to explore the times, spaces and the selected practices present in the formation of future teachers of the schools and of the squares of games and sports.
Pro-Posições
Resumo Este estudo busca refletir sobre a relação entre mediação de leitura de imagem e educação estética, cuja metodologia é a Pesquisa Educacional Baseada em Arte (Peba). Os dados foram produzidos em um encontro de mediação para crianças de 6 a 7 anos de idade, com a participação do artista Marcelo Urizar. O estudo baseia-se nas discussões de Martins sobre mediação cultural, de Duarte e Schiller sobre educação estética e de Heidegger e de Larrosa sobre o conceito de experiência. Entre algumas percepções, compreende-se que, quando a mediação é dialógica, de forma a propor a nutrição estética e a fruição, as possibilidades de educação estética e de ressignificação para o sujeito amplificam-se.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.