# 2 o que é preCiso para Chegar lá Agora que você já sabe quais são as principais vantagens do Marketing Digital e como ele pode ajudar a construir uma empresa de alto impacto, vamos falar sobre os recursos necessários para implantar uma boa estratégia de Marketing Digital.
Ainda que uma parte das tarefas de Marketing Digital não exija dinheiro, como por exemplo produzir conteúdo para atrair visitantes e manter o relacionamento, é necessário um bom investimento de tempo dos profissionais envolvidos.
Além de algumas redes sociais atraírem muitos visitantes por si só, o Google vem valorizando cada vez mais em seu algoritmo o quanto o conteúdo de determinada página é compartilhada nessas mídias.
Além de permitir o aumento no número de visitantes qualificados do seu site da noite para o dia, anunciar nas mídias online é também uma forma de aprender um pouco melhor sobre o comportamento dos usuários no canal, mesmo quando sua presença ainda não é muito relevante.
Para os médios e pequenos negócios, não é comum que exista um número enorme de menções diariamente.
International Journal of Scientific Management and Tourism
O artigo que se segue tem como objetivo analisar o impacto do empreendedorismo no mercado digital frente a pandemia COVID-19 e sua importância na continuidade dos negócios nas empresas, descrendo como essa ocorrência impulsionou a atividade empreendedora. O método utilizado teve natureza quantitativa, com dados descritivos e exploratórios de um estudo de caso. A análise, advinda da pesquisa sugere a importância da implantação de formas digitais pelas empresas empreendedoras uma vez que o comportamento do consumidor também teve rápida alteração para os meios digitais devido a pandemia e que há uma tendência que continue no decorrer do tempo, mesmo em cenários normalizados.
Um guia rápido para você montar uma estratégia de conteúdo que irá fazer sua startup se destacar no mercado marketing de conteúdo para startups A Rock Content é a empresa líder em marketing de conteúdo no mercado brasileiro. Nós ajudamos marcas a se conectarem com seus clientes através de conteúdo fantástico e blogs corporativos sem monotonia. Ajudamos nossos clientes a pensarem estratégias campeãs de marketing de conteúdo e fornecemos conteúdo de alta qualidade para que essa estratégia se torne um sucesso. Vitor Peçanha é co-fundador da Rock Content, profissional calejado de marketing digital com experiência como gerente de produto e consultor de negócios em StartUps. Também é atleta generalista amador quando não está trabalhando (o que não ocorre muito).
À minha família, por me apoiar na decisão de mais uma vez partir, desta vez, em direção à terra paulistana. Obrigada pelo amor, cuidado e compreensão em todos os momentos de "aperreios" e de necessárias ausências para o desenvolvimento da pesquisa.
Tecnologias e processos digitais obrigaram o marketing a procurar novas estratégias e formas de identificar e de comunicar com os clientes actuais e potenciais fazendo assim evoluir o marketing tradicional para o marketing digital. Este utiliza os recursos digitais disponíveis na internet tais como: Web sites, comunicação, correio electrónico, redes sociais entre outros. Este tipo de marketing tem como grande vantagem a rapidez de implementação das acções de marketing e a maior capacidade de segmentação com a possibilidade de personalizar a comunicação e apresenta custos mais baixos em relação ao marketing tradicional. No que concerne o outsourcing das actividades de marketing digital, a sua grande vantagem para as PME é a empresa focar-se apenas no seu core business, sem a necessidade de possuir recursos humanos especializados e com conhecimentos actualizados o que, dados os orçamentos limitados destas empresas, é uma forma de ter acesso a este tipo de marketing. O objectivo do presente estudo é perceber se as pequenas e médias empresas utilizam as actividades de marketing digital como estratégia de negócio e se recorrem ao outsourcing para as implementar. Para tal foi enviado um questionário online a uma amostra de 2400 PME. Os resultados mostram que a maioria das PME,78%, têm um web site. No entanto esta realidade esconde outra, somente 58% procede à sua actualização. Este canal funciona mais como "cartão-de-visita" e menos como um canal que traz valor acrescentado para os clientes actuais e potenciais. Adicionalmente não exploram as potencialidades do web site a nível de marketing.