Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2020
A cidade de Petropolis esta localizada na Serra da Estrela, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Fundada como cidade de veraneio da Familia Real Portuguesa, e reconhecida por seu tracado urbano e sua arquitetura, possuindo marcos importantes do seu desenvolvimento que auxiliam a compreensao da evolucao da morfologia urbana conectada com a historia da cidade e a interferencia dos momentos historicos.do pais. No seu Centro Historico, casaroes do seculo XVIII se misturam aos sobrados de diversos estilos, como, o Art Deco e o ecletico. Tambem ha exemplares da arquitetura modernista e imponentes construcoes do periodo industrial. Compreendo a complexidade do sistema de Sendo as cidades, sistemas complexos, o objetivo neste trabalho e apresentar um estudo deda evolucao da forma urbana nos periodos de 1860 e 2020, considerando as questoes da estrutura historico-geografica da cidade. Foram utilizadas diferentes ferramentas computacionais e desenvolvidos meios de conexao entre elas na geraca...
2018
RESUMO: Este trabalho traz uma análise da evolução e desenvolvimento do desenho urbano da cidade de Porto Velho. Para uma melhor compreensão desses aspectos procurou-se trazer um panorama geral da cidade, bem como de seu histórico de ocupação, relacionando-os, a fim de identificar pontos em comum neste diálogo para embasar as considerações a respeito do objeto em questão. Verificando como se consolidou a morfologia urbana da cidade em cada período da história da cidade.
O presente estudo é parte de um trabalho de pesquisa sobre dinâmica urbana envolvendo o centro da cidade Uberaba -Brasil. Perceber a evolução de sua área central a partir dos principais elementos que a compõe, sob uma perspectiva histórico-dialética possibilitou conhecer as transformações espaciais sofridas nesse local e sua correspondência com fenômenos conjunturais internacionais, bem como a influência da evolução para o meio técnico-científico-informacional e consequentemente, a incorporação de novas redes. Para tanto, adotou-se como metodologia a revisão a bibliografias referentes à formação do núcleo urbano de Uberaba, sua história, transformações espaciais expressas na arquitetura local e urbanização, além de pesquisa empírica de análise. As publicações e pesquisas disponibilizadas pelo Arquivo Público de Uberaba foram uma importante base para esta etapa do trabalho. A cidade de Uberaba teve início onde hoje é seu centro. O estudo de sua evolução necessariamente corresponde à história do Centro. De pequena nucleação, "proto-urbano", no início do século XIX, para uma importante cidade brasileira do século XX, passou por inúmeras transformações espaciais, consequência do desenvolvimento econômico regional e nacional. Dos casarios de partido colonial, registrados em fotografias pretéritas, às imponentes construções ecléticas dos tempos da Belle Époque, no início do século passado chegando a verticalização característica e marca do momento atual, resultado da dinâmica de concentração espacial, o estudo das transformações espaciais sofridas no bairro possibilitou construir um histórico de agentes que atuaram nesse processo. O surgimento de largas avenidas para dar fluxo aos automóveis é uma das características mais perceptíveis e que impactaram significativamente a paisagem urbana, a exemplo. Esta abordagem conduz ao entendimento dos processos que configuram tal espaço, permitindo que, no presente, possamos conhecer melhor sua dinâmica.
2000
Alvim, pelas sugestões dadas no exame de qualificação. Aos professores que muito me ensinaram ao longo do curso de mestrado. Aos funcionários do Setor de Pós-Graduação da FAU-USP, pela atenção prestada do início ao fim do mestrado.
2008
Dissertacao de mest., Historia da Arte, Faculdade de Ciencias Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2008
O PASSADO, O PRESENTE E O FUTURO DA OCUPAÇÃO IMOBILIÁRIA E DEMAIS INTERVENÇÕES URBANAS NO CHAMADO CENTRO HISTÓRICO DE PETRÓPOLIS, 2023
PASSADO, PRESENTE E FUTURO DA OCUPAÇÃO IMOBILIÁRIA E DEMAIS INTERVENÇÕES URBANAS NO CENTRO HISTÓRICO DE PETRÓPOLIS A Vila Imperial, constituída pelas cercanias do Palácio Imperial, teve sua ocupação regulamentada desde o primeiro planejamento de Koeler em 1845. Ao longo dos anos, a construção de novos prédios obedeceu mais às necessidades temporais dos habitantes locais do que à preocupação de valores históricos e culturais, descaracterizando o patrimônio inicial herdado da primeira concepção da cidade. No presente estudo fazemos um resumo da ocupação imobiliária dos espaços, ressaltando os bens patrimoniais, valores, tombamento e perspectiva de futuro. THE PAST, PRESENT AND FUTURE OF REAL ESTATE OCCUPATION AND OTHER MODIFICATIONS IN THE HISTORIC CENTER OF PETRÓPOLIS The Imperial Village, which surrounds the Imperial Palace, has had its occupation regulated since Koeler's first plan in 1845. Over the years, the construction of new buildings has obeyed the temporal needs of the local inhabitants more than the concern for historical and cultural values, de-characterizing the initial features inherited from the first conception of the city. In this study, we summarize the real estate occupation of the spaces, highlighting the heritage assets, values, listed buildings and future prospects.
Olhos de ver: moderno em Petrópolis (RJ), 2025
O livro pretende divulgar pesquisas e olhares sobre a arquitetura moderna em Petrópolis (RJ), uma cidade reconhecida comumente por seu patrimônio neoclássico. Os ensaios exploram diferentes facetas da cidade, como o Art Déco, o brutalismo e o muralismo, além de uma inspiradora reflexão sobre o flanar e a emergência do espaço público moderno.
VII ENANPARQ, 2022
O tombamento federal do Conjunto Urbano-Paisagístico de Petrópolis foi baseado em valores e atributos até então pouco explorados pelo órgão federal de preservação. Não obstante, a prática cotidiana e repertório institucional, aliada ao temor das pressões imobiliárias, fizeram com que esse Bem fosse gerido como uma área estanque, preservando inclusive edificações descontextualizadas e que em pouco ou nada contribuem para o tombamento. Nessa seara, o presente trabalho, baseado em estudos da morfologia urbana, busca, através de estudo de caso – Rua Barão do Amazonas, nº 85/87 – explorar as possibilidades de compatibilização de área com profundas rupturas de escala, considerando a preservação dos valores identificados no Conjunto de natureza complexa e heterogênea.
Resolvi incluir na monografia essa apresentação que conta um pouco da historia de como foi concebida e como evoluiu a pesquisa ao longo de seus dois anos de execução, a aventura da coleta de dados e também comentários sobre algumas críticas e observações que surgiram por ocasião da defesa da tese. Este texto pretende ser informal e não vou aqui citar fontes acadêmicas. Quando comecei a estudar o problema dos imóveis abandonados no Centro Histórico de São Paulo não tinha a menor idéia de onde a pesquisa ia me levar. A idéia inicial surgiu após eu participar como "distinto público" de uma apresentação de membros da Secretaria Municipal de Habitação a uma audiência no SECOVI. Aprendi que havia muitos imóveis "abandonados", que os movimentos sociais de sem-tetos promoviam invasões a esses imóveis ou como os membros dos movimentos preferem chamar, "ocupações" e que a Prefeitura tinha planos de transformá-los em "habitações para a populaç~o de baixa renda". Em princípio, gostei da idéia de que prédios desocupados pudessem ser reformados e postos à disposição para abrigar famílias de baixa renda.
Este trabalho tem como objetivo estudar e apresentar a evolução urbana do Município de Garibaldi/RS, através das seguintes etapas:
Olhos de ver: neoclássico em Petrópolis (RJ), 2023
O livro pretende divulgar pesquisas e olhares sobre o estilo neoclássico em Petrópolis (RJ), reconhecido comumente pelo Museu Imperial, um ícone da cidade. É composto por ensaios sobre educar na cidade, viagens do século XIX e um roteiro arquitetônico, convidando os/as leitores/as a percorrer suas ruas e memórias.
V Simpósio científico ICOMOS Brasil, 2022
O presente trabalho desenvolve reflexões oriundas de uma ação de fiscalização no complexo da Fábrica da Cascatinha, integrante de Bem Tombado Nacional em Petrópolis/RJ, e na qual foi necessário, após constatar execução de construção irregular, definir de forma objetiva as possibilidades construtivas no terreno objeto da intervenção. Ao longo do artigo, veremos que se recorreu ao processo de tombamento para compreensão dos valores e atributos identificados no ato da proteção para balizar a manifestação, contudo, constatou-se a incongruência entre as características paisagísticas e urbanas destacadas no núcleo central e a realidade da Cascatinha. Por essa razão, foi necessário buscar em bibliografia complementar as discussões sobre o surgimento e particularidades do patrimônio industrial e arqueologia industrial, de modo a auxiliar na compreensão do papel da Fábrica objeto de estudo no tombamento de Petrópolis. Por fim, ultrapassada essa dificuldade, foi realizado estudo de morfologia urbana adequado ao contexto da dinâmica fabril, de modo a definir os parâmetros edilícios para o local, considerando a necessidade de preservação do Bem Cultural ali existente.
Oculum Ensaios
A condição urbana atual em diversos centros históricos brasileiros aponta para uma série de conflitos e contradições, seja de ordem teórica, seja de ordem operacional, que ameaçam a conservação do patrimônio edificado. Em Ouro Preto, cidade que recebeu o título de Patrimônio da Humanidade em 1980, estes problemas — ainda que não lhe sejam exclusivos, afligindo outros tantos centros históricos legalmente protegidos — ganham expressividade, em especial pela excepcionalidade dos bens ali existentes, cujo entorno desprovido de qualidade urbanística, arquitetônica e paisagística revela uma visão míope da teoria brandiana, em que a instancia histórica se sobrepõe, ou mesmo aniquila, o valor da instancia estética. Casos como o da Vila Aparecida, merecem a atenção dos especialistas, pois não somente apontam para uma inexistência/deficiência na elaboração dos planos de gestão, como consolidam uma pratica que caminha na contramão da experiência internacional, posto que desconstroem os valores...
Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo, 2024
As questões relacionadas ao esvaziamento e à deterioração dos centros históricos são cada vez mais discutidas nos estudos urbanos. Neste contexto, a análise do papel do uso habitacional na vitalidade desses espaços e a crescente especialização terciária estão sempre presentes. Aprofundando esta problemática, o trabalho tem por objetivo problematizar as relações entre vitalidade urbana e habitação no centro histórico de Florianópolis. Os métodos utilizados compreendem o mapeamento de dados censitários, pesquisa e mapeamento de usos do solo e caracterização das principais tipologias habitacionais existentes. Além disso, as informações são cruzadas com a copresença e a apropriação de seus lugares públicos de uso coletivo. Os resultados mostram a ausência expressiva de habitação, relacionada à especialização no setor terciário. Esse fenômeno resulta na desertificação da área nos horários não comerciais, que afeta significativamente as condições de vitalidade urbana preexistentes.
Esta reflexão pretende investigar o caminho percorrido pelas transformações morfológicas ocorridas na configuração do tecido urbano da cidade de São Paulo -Brasil, bem como a relação estabelecida pela edificação, determinada por sua implantação nos lotes resultantes do modelo de parcelamento adotado e correspondente legislação edilícia vigente em cada período. O estudo partiu da organização de uma periodização histórica e estilística tradicional, percorrendo de forma cronológica os acontecimentos políticos, econômico, sociais buscando identificar as transformações decorrentes de cada um deles, partindo do período de colonização brasileira pelos portugueses e seus modelos de construção das cidades, passando pelos estágios de monoculturas agrárias durante o neocolonialismo e o neoclássico do Império, pré e efetiva industrialização na República do ecletismo, chegando até a instauração da República Nova por Getúlio Vargas, momento no qual se estabeleceram e difundiram os ideais do Movimento Moderno, nas artes e na arquitetura. Utilizouse, para tanto, como área de estudo o tradicional bairro da Mooca, com sua localização estratégica e diversificação demográfica, fatores que a fizeram parte integrante dos principais momentos de transformação do tecido urbano paulistano, possibilitando que dela se extraíssem exemplares remanescentes das principais tipologias identificadas pela análise desenvolvida.
Oculum Ensaios, 2012
Sendo o espaço urbano resultado de um processo e condição para mudanças, o objetivo geral do estudo foi tentar desvendar determinações globais de processos locais e, na sua dialética, avaliar a inclusão do lugar como dimensão organizacional e organizadora do espaço urbano. Nesse sentido, as transformações desse espaço e as relações históricas entre cidade e bairro serão observadas a partir da expansão da cidade de Natal e de suas implicações na transformação da Cidade Alta, tendo como foco as alterações no caráter de centralidade desse bairro fundador da cidade. Como mostraremos nas duas seções iniciais, a óptica conceitual dos extensores urbanos (Silva Neto, 1990) e a do pressuposto metodológico que subentende a lógica social do espaço (Hillier & Hanson, 1984) constituem pontos de partida complementares e substanciais para a leitura histórica e a análise da atual configuração socioespacial de Natal e da Cidade Alta. Na hipótese de uma fissura entre cidade e arquitetura, estabelecida pela dissociação do interesse pelo projeto social e por centros antigos, estima-se poder contribuir para a discussão de efeitos da expansão urbana sobre a valorização ou depreciação de lugares e, quiçá, auxiliar na definição de intervenções globalizantes, à luz dos desígnios de reabilitação da vitalidade urbana e do ideal de uma cidade de todos. No caso da Cidade Alta, busca-se contribuir para a restituição do valor histórico e diferencial na significação global da cidade.
CADERNOS DO PROARQ (UFRJ)
Nossas cidades são o resultado da sobreposição de diversas camadas, elementos naturais somados a paisagem agenciada pelo homem e habitado por diversas espécies animais e vegetais. Estes espaços, e suas camadas, tem a capacidade de contar histórias e abrigar nossas memórias, são testemunho de formas de habitar, festejar e trabalhar de um povo, que vão formando e modificando a paisagem e seus elementos tangíveis e intangíveis. As cores estão incluídas nestas camadas de elementos impactadas pela nossa presença, afinal elas estão presente no dia a dia da humanidade desde a antiguidade, em pinturas rupestres, tecidos e na arquitetura. O homem entendeu muito cedo que as cores têm um impacto em nosso bem-estar, do ponto de vista psicológico e sensorial. Ajudam a definir formas e funções do espaço, são marcas registradas de algumas de instituições, capazes de disparar nossa memória e impactar diretamente como nos sentimos. Nos acalmamos ou ficamos agitados em sua presença. Este trabalho é um primeiro estudo das cores e da sua contribuição na formação do caráter urbano. Um estudo que complementa fases anteriores de pesquisa sobre o sítio urbano histórico de Petrópolis e seu acervo construído. Nosso objetivo é dividir a experiência deste primeiro estudo cromático, que segue em processo, compartilhar os primeiros dados sobre as cores existentes no sítio. Assim, vamos começando a entender a evolução cromática da cidade, a formação da paleta de cores locais, seu caráter, e consequentemente ajudar na tomada de decisões do corpo técnico intervindo nos sítios urbanos históricos, compartilhando dados e referências para intervenções futuras e contribuindo para a manutenção do sítio histórico. Cor. Sitio urbano histórico. Petrópolis. Patrimônio Cultural. Nuestras ciudades son el resultado de la superposición de varias capas, elementos naturales añadidos al paisaje creado por el hombre y habitado por diversas especies animales y vegetales. Estos espacios, y sus capas, tienen la capacidad de contar historias y albergar nuestras memorias, son testimonio de formas de vivir, celebrar y trabajar de un pueblo, que configuran y modifican el paisaje y sus elementos tangibles e intangibles. Los colores se incluyen en estas capas de elementos impactados por nuestra presencia, después de todo han estado presentes en la vida cotidiana de la humanidad desde la antigüedad, en pinturas rupestres, tejidos y arquitectura. El hombre entendió muy pronto que los colores tienen un impacto en nuestro bienestar, desde un punto de vista psicológico y sensorial. Ayudan a definir las formas y funciones del espacio, son marcas registradas de algunas instituciones, capaces de disparar nuestra memoria e impactar directamente en cómo nos sentimos. Nos calmamos o nos agitamos en tu presencia. Este trabajo es un primer estudio de los colores y su contribución a la formación del carácter urbano. Un estudio que complementa fases anteriores de investigación sobre el sitio urbano histórico de Petrópolis y su conjunto edificado. Nuestro objetivo es compartir la experiencia de este primer estudio cromático, que aún está en proceso, para compartir los primeros datos sobre los colores existentes en el sitio. Así, comenzamos a comprender la evolución cromática de la ciudad, la formación de la paleta cromática local, su carácter, y consecuentemente ayudamos en la toma de decisiones del cuerpo técnico, interviniendo en sitios urbanos históricos, compartiendo datos y referencias para futuras intervenciones. y contribuir al mantenimiento del sitio histórico. Palabras clave: Color. Conjunto urbano histórico. Petrópolis. Patrimonio cultural.
2018
Social interest housing policy have suffered the limitations imposed by the management of urban soil as a commodity. This entrepreneurial approach is behind Minha Casa Minha Vida Program and has contributed to the peripherization of cities, under the argument of lack of available land in central areas, endowed with urban infrastructure. This article puts in check this argument, with basis on a study taking as reference part of the central area of the municipality of Petrópolis (RJ), where idle estates were identified for building edification, in a number sufficient to attend 60% of the local housing deficit. From this, it is signalized to the municipality, the need of deeply acknowledging its own urban tissue by means of a multi aspect record that supports the planning of housing policy and includes in its database the properties that do not fulfill its social role.
2021
RESUMOTomando como ponto de partida a análise de dados sociodemográficos de 2000 e 2010 disponibilizados pelos censos do IBGE, propõe-se uma leitura crítica sobre a situação atual da preservação do patrimônio urbano em Florianópolis. A reflexão integra pesquisa de doutorado em curso, cujo tema é a preservação do patrimônio urbano no Brasil e cujo objetivo central é repensar os mecanismos tradicionais de abordagem e de gestão, considerando não apenas o histórico da urbanização e da preservação no Brasil, mas também o cenário sociodemográfico atual dos sítios urbanos históricos. Para isso, foram utilizados dados estatísticos de 62 conjuntos urbanos históricos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, além da Área de Preservação Cultural do centro de Florianópolis (de proteção municipal), cuja análise demonstra, dentre outros, um panorama geral de perda de população (apesar do crescimento demográfico das cidades em que os núcleos históricos se inserem) e de ...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.