Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2012
This text is the first product of a subproject, which intends to study the impact of the Pombal’s Reforms of the minor studies in the process of teacher professionalization, which could be considered as a decisive moment in the history of the teaching profession in the Portuguese-Brazilian world. These reforms express State intervention in the constitution of a selected group of teachers, chosen, paid and controlled by the State, characterizing a process of making the teaching profession a function of the State. The text emphasizes one of the dimensions of this State activity, which constitutes the fragmentation of studies, with long lasting consequences for the way in which the profession organizes itself up to the present day.
Partindo da indagação sobre como abordar os mundos do trabalho de maneira a considerar os processos de gestão pelos próprios trabalhadores, tomamos o conceito de gênero profissional a fim de desenvolvê--lo como instrumento de análise da atividade pela intercessão da clínica da atividade com a esquizoanálise. Afirmamos o gênero de atividade como multiplicidade de emoções, regras, sentimentos e normas compartilhadas pelos traba-lhadores num corpo coletivo como sistema aberto e variante, inscrito numa história viva. Abordamos a atividade produtiva como plano de imanência do trabalho. Discutimos o problema do recorte do gênero de situação durante a intervenção clínica do trabalho, a distinção entre gêneros discursivos e gê-neros técnicos como agenciamentos maquínicos e expressivos, a dimensão ética do gênero profissional. Por fim, aponta--se, pela breve discussão de Clot com Deleuze algumas pistas para prosseguir este trabalho.
Revista de Carreiras e Pessoas, 2021
O fenômeno slash – sinal gráfico da barra diagonal (/) – refere-se a uma geração de profissionais que acumula e pratica múltiplas atividades, como: administrador/fotógrafo; arquiteta/atriz/cantora. Nesta pesquisa – que tem como objetivo compreender, numa perspectiva interdisciplinar, as características das trajetórias dos slashers – conduzimos uma investigação com orientação integralmente qualitativa. Na expectativa de apreender a aparente complexidade do nosso objeto de estudo, passamos a trabalhar inspirados pelo método cartográfico, investigando e mapeando as trajetórias profissionais de 06 slashers nas cidades de Fortaleza e São Paulo, no período de setembro de 2017 a janeiro de 2019. Como resultados, cartografamos um mapa com as possíveis rotas profissionais dos slashers, além de duas sínteses provisórias – (i) confirmando algumas das características desses sujeitos abordadas na literatura e (ii) crítica a uma possível “glamourização” dessa dinâmica – e uma proposição reflexiva...
Mercator, 2021
O conceito de fragmentação socioespacial vem sendo debatido há várias décadas, especialmente na América Latina. Como outros conceitos, ele foi abordado a partir de perspectivas e temas muito diferentes. Isso fez com que a fragmentação socioespacial aparecesse como um conceito polissêmico e ao mesmo tempo confuso. Com o objetivo de continuar a delimitá-la, de torná-la explicativa do presente, são analisados os tempos, os espaços e as geografias que deram origem à fragmentação socioespacial. Esta análise é baseada em três tendências: a queda do projeto moderno, a cronificação da crise capitalista e os processos de urbanização diferencial. De cada um deles emerge um atributo para explicar as origens da fragmentação socioespacial. A separação, a contradição e a homogeneização oferecem uma visão ampliada do conceito, permitindo o estabelecimento de uma rede de processos que esclarecem como e por quê uma transição se consolidou nas relações entre o espaço e a sociedade, que pode ser denominada de momento diferencial.
2020
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar e compreender os procedimentos metodológicos usados em pesquisas sobre transmídia no jornalismo, a fim de perceber suas regularidades e possíveis categorias analíticas. Visando construir um Estado da Arte (FERREIRA, 2002) sobre essas pesquisas no período de 2000-2019, observou-se a origem, gênero, ano de produção e tipos de plataformas e suportes em foco. O levantamento bibliográfico foi feito na plataforma Google Acadêmico e resultou em 79 trabalhos, dos quais 50 foram analisados com base na Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Como principais resultados, indica-se a Análise de Conteúdo e o Estudo de Caso como procedimentos metodológicos mais usados, apontando-se, ainda, o caráter expansivo e multiplataforma da narrativa jornalística transmídia como importantes elementos na construção de categorias analíticas sobre o tema.
Ecos Estudos Contemporâneos Da Subjetividade, 2014
Partindo da indagação sobre como abordar os mundos do trabalho de maneira a considerar os processos de gestão pelos próprios trabalhadores, tomamos o conceito de gênero profissional a fim de desenvolvê-lo como instrumento de análise da atividade pela intercessão da clínica da atividade com a esquizoanálise. Afirmamos o gênero de atividade como multiplicidade de emoções, regras, sentimentos e normas compartilhadas pelos traba-lhadores num corpo coletivo como sistema aberto e variante, inscrito numa história viva. Abordamos a atividade produtiva como plano de imanência do trabalho. Discutimos o problema do recorte do gênero de situação durante a intervenção clínica do trabalho, a distinção entre gêneros discursivos e gê-neros técnicos como agenciamentos maquínicos e expressivos, a dimensão ética do gênero profissional. Por fim, aponta-se, pela breve discussão de Clot com Deleuze algumas pistas para prosseguir este trabalho.
O artigo tem como objetivo resgatar aspectos julgados significativos, da história de vida da enfermeira Wanda Horta, com a finalidade de refletir e analisar as influências de uma trajetória acadêmica, pessoal e profissional que contribuiu para a sua formação e constituição como profissional da enfermagem. A apresentação de dados originais e ainda desconhecidos pela maioria dos profissionais de enfermagem deveu-se a uma entrevista concedida por um irmão, o qual revelou aspectos importantes do contexto familiar vivido por ela. Documento escolar e memorial escrito pela própria teórica -entregue à Escola de Enfermagem da USP, para Concurso de Professor Adjunto -também compuseram os instrumentos de pesquisa. Os dados analisados caracterizaram Wanda Horta como pessoa de personalidade forte e sensível, profissional visionária, reconhecida pela sua obra inovadora, comprometida com a profissão e determinada na luta por mais saúde, qualidade de vida da população e, conseqüentemente, por mais justiça social.
Baseado nas obras de Roy Bhaskar sobre o realismo crítico e na Ontologia do Ser Social, do filósofo marxista húngaro György Lukács, o autor procura pensar hoje o que é ciência, como ela dialoga com referenciais ideológicos (inclusive os tidos por científicos) e o estatuto das ciências humanas e sociais. (Ao reafirmar a totalidade como referência para o particular, e em oposição ao fragmento, procura revelar a possibilidade de uma metateoria que objetiva a totalidade-apesar de a priori concebê-la inalcançável teoricamente)-e que tenha por escopo a compreensão da realidade por ela mesma, que exercite a ciência como referencial crítico para ela mesma, segundo os objetivos de sua orientação, como crítica explanatória. Conclui enfatizando a necessidade do permanente diálogo e crítica mútua entre os diversos saberes que se proclamam científicos, dado que se fundamentam ontologicamente. Palavras-chave: Ciências humanas. Crítica epistemológica. Fragmentação. Totalidade. Ontologia.
Em outras palavras, só se mostram frutíferas e benéficas as revoluções da ciência cujos instigadores procuram modificar o mínimo possível, limitando-se à solução de um problema particular e claramente definido. (...)Não sei se as revoluções científicas podem ser comparadas às revoluções sociais, mas desconfio que, ao longo da história, as revoluções mais duradouras e benéficas foram destinadas a atender problemas claramente definidos, deixando o resto rigorosamente em paz. 1
Revista Brasileira de Ciências Sociais, 2010
RESUMO O presente artigo busca compreender as implicações na forma solúvel de se relacionar sobre a subjetividade do indivíduo. Com respaldo nos autores pesquisados, o sujeito é confrontado na contemporaneidade por uma multiplicidade desconcertante e instável de identidades possíveis, com cada uma das quais ele pode se identificar pelo menos, temporariamente. A subjetividade do indivíduo, hoje, configura-se fragmentada e cindida. O sujeito encontra-se em conflito, dividido. A sociedade está construindo um sujeito idealizado, desenraizado, que busca a independência e a liberdade a todo custo, sem o consentimento do outro e do mundo. Nesse contexto, o que importa é a realização do eu.
Resenha do livro: ABREU, Alice de Paiva; HIRATA, Helena; LOMBARDI, Maria Rosa (org.). Gênero e trabalho no Brasil e na França: perspectivas interseccionais. São Paulo, Boitempo, 2016.
Temáticas, 2003
RESUMO: O artigo apresenta reflexões sobre o livro de Sherry Turkle, Life on the screen: identity in the age of the Internet. (1996). Realiza a análise interna da obra considerando o uso dos conceitos antropológicos, a metodologia e o alcance da generalização. Analisa criticamente as conclusões do livro, lançando mão de alguns autores que assumem posições diferentes da de Turkle quanto ao papel das novas tecnologias para a transformação da sociedade ocidental.
Revista de Ciências Humanas, 2014
Para investigar o impacto das variáveis "área
Revista Brasileira de História da Educação
Este artigo aborda a gênese da reforma universitária no Brasil bem como sua relação com a gênese do movimento estudantil. Além da bibliografia disponível, foram consultados os periódicos da década de 1920 à de 1960. Mediante a apreciação desses materiais, objetivou-se recuperar a origem da formação do movimento estudantil e do ideário da reforma universitária que permeiam os anos finais da década de 1920. Desse modo, a principal resultante deste estudo é a apresentação inédita dos primeiros indícios das mobilizações estudantis em prol da reforma universitária. Conclui-se que a gênese da reforma universitária e do movimento estudantil foi influenciada pelo manifesto da Universidade de Córdoba e pela iniciativa do professor Bruno Lobo, da Universidade do Brasil
Revista Brasileira de História da Educação, 2012
This text is the first product of a subproject, which intends to study the impact of the Pombal's Reforms of the minor studies in the process of teacher professionalization, which could be considered as a decisive moment in the history of the teaching profession in the Portuguese-Brazilian world. These reforms express State intervention in the constitution of a selected group of teachers, chosen, paid and controlled by the State, characterizing a process of making the teaching profession a function of the State. The text emphasizes one of the dimensions of this State activity, which constitutes the fragmentation of studies, with long lasting consequences for the way in which the profession organizes itself up to the present day.
Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 2014
Trata-se de tradução de capítulo do livro Écrire. À l’heure du tout-message, de Jean-Claude Monod, no qual o autor disserta acerca da querela crítica estabelecida entre o estruturalismo e a hermenêutica, suscitada a partir do dissenso observado no diálogo estabelecido entre Lévi-Strauss e Paul Ricoeur, partindo, para isso, de questões encontradas, respectivamente, na correspondência e na marginália de ambos.
Poíesis Pedagógica, 2010
Resumo: Este artigo se propõe a um estudo acerca do surgimento das escolas como parte da gênese da profissão docente, considerando que ela se tornou o "locus" da atuação dos professores, quando progressivamente outros espaços foram sendo destituídos desse sentido, em função do espaço escolar. A seguir, apresentamos uma análise da estatização e da profissionalização docente, especialmente relacionada à formação e às práticas dos professores, no Brasil, particularmente na segunda metade do século XIX.
Revista da Casa da Geografia de Sobral, 2021
Este trabalho busca realizar uma reflexão a propósito dos diferentes processos de diferenciação espacial, buscando enfatizar três deles: a segmentação, a segregação e a fragmentação. A partir de uma revisão bibliográfica, e atentando-se para a realidade urbana periférica, busca-se também oferecer mais uma contribuição para o aprimoramento conceitual de processos espaciais presentes nas cidades contemporâneas, tomando como estudo de caso a realidade do Recife.
Manuscrítica: Revista de Crítica Genética
Este artigo recorre ao gênero epistolar para indicar a possibilidade de uma compreensão mais ampla dos processos criativos em literatura no século XIX. Busca-se aqui a sistematização dos modos de se entrever, na correspondência, os estágios iniciais da redação, os planos de obras e os dilemas dos autores ao longo do tempo. Destacam-se os “titubeios”, os horizontes estéticos ainda em formação, os desejos e as ambições individuais; tais diálogos, abrigados nas correspondências de escritor (Stendhal, Balzac, Sand, Musset, Flaubert, Zola, Mallarmé, Rimbaud etc.), emergem como elemento incontornável à compreensão dos processos de redação e, consequentemente, do espaço polifônico em que suas obras se produzem. Destaca-se ainda, aqui, a evolução do gênero epistolar, sublinhando sua capacidade de constituir o “laboratório de escrita” que se abre para leitura.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.