Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Podemos seguir falando em ressocialização?" (Themis Maria Pacheco de Carvalho). "Tá vendo aquele edifício, moço? Ajudei a levantar. Foi um tempo de aflição era quatro condução: duas pra ir, duas pra voltar! Hoje, depois de pronto, olho pra cima e fico tonto, mas me vem um cidadão, ele diz desconfiado: Tu taí admirado ou tá querendo roubar?[...] Minha filha inocente, vem pra mim toda contente: Pai vou me matricular! Mas me diz um cidadão: Criança de pé no chão, aqui não pode estudar![...]" 15 .
Sempre fi co apreensivo quando me é dada a legitimidade de falar sobre alguém ou alguma obra. Creio que essa seja uma das virtudes do trabalho de pesquisador comprometido com a verdade científi ca. Tomar o discurso para apresentar algo novo no rol da ciência nos coloca, é claro, sob olhares curiosos; certamente, essa é uma de nossas funções. Com essas palavras cautelosas, desejo iniciar minha explanação sobre um recente livro publicado, na área da Sociologia, sobre justiça, violência, crime e castigo. A obra que, justamente, ganha o nome de Justiça, foi lançada pelo antropólogo, professor e ex-secretário nacional de segurança pública Luiz Eduardo Soares, em outubro de 2011.
(2014). Possui mestrado em história pela UFJF, com a pesquisa: Família Negra na Freguesia de São Bom Jesus dos Mártires. Graduou-se em história pela Universidade do Vale do Sapucaí/UNIVÁS (2004).
OVElhAS EM lACTAçãO, UTIlIzAçãO DA fIGUEIRA-DA-íNDIA ruminantes janeiro . fevereiro . março 2015 3 ANO V NOVOS PROjETOS eDitOriaL Este ano, a Revista Ruminantes entrou no seu ano V de publicação. Foi em abril de 2011 que lançámos o primeiro número deste projeto, criado com o intuito de se tornar numa ferramenta de trabalho para todos os que participam no setor dos ruminantes, e em especial para os produtores que nela podem encontrar temas e ideias com interesse para aplicação no seu negócio. A Ruminantes tem como objetivo posicionar-se como um parceiro de todos os intervenientes, dando a conhecer o que de bom se faz em Portugal e lá fora, e impulsionando a divulgação de novos conceitos, produtos e serviços que ajudem os produtores a otimizar os seus fatores de produção, a diferenciar os seus produtos e a colocá-los no mercado ao melhor preço possível. Sempre com uma linguagem fácil e dirigida, a Ruminantes já é hoje uma referência no mercado nacional do setor, no Continente e nos Açores, onde é distribuída através de cooperativas, empresas locais, técnicos e feiras especializadas, mas também na versão digital, chegando muito além fronteiras. Para percorrer este trajeto foi indispensável o apoio de todos os investidores, que acreditaram em nós desde o primeiro dia, bem como o de todas as pessoas ligadas de uma ou outra forma ao setor que têm colaborado connosco com artigos e testemunhos. A todos, o nosso muito obrigado! Na missão de contribuir para um reforço da rentabilidade da produção de leite e carne em Portugal, a Ruminantes vai lançar durante este ano o seu primeiro Concurso Nacional de Forragens, extensível a todos os produtores de forragens, com ou sem animais, e dar a conhecer aos intervenientes deste negócio a qualidade das forragens que por cá se fazem. O regulamento deste concurso pioneiro , que nesta primeira edição se centrará na categoria da silagem de erva, será apresentado na edição de abril da Ruminantes. Através da análise laboratorial das amostras enviadas pelos produtores, e de uma avaliação visual complementar feita por um júri credenciado, serão atribuídos prémios monetários aos três primeiros lugares. Com base nas análises realizadas será publicado anualmente um artigo sobre o nível qualitativo das forragens. Pretendemos, com esta iniciativa, medir e partilhar consigo aquilo que está a ser feito no nosso país, e incentivar a melhoria consistente da qualidade das forragens, fator considerado determinante para a sustentabilidade da produção pecuária de ruminantes. A silagem de erva talvez seja a menos "cuidada" pelos produtores, mas a otimização da sua produção contribui de forma importante para a redução de custos na exploração.
Lucas Matsumura, 2021
O presente artigo tem como objetivo apresentar como foi realizado a construção de um modelo de negócio voltado à revenda de grãos de café. Nesse processo, será explicado como veio o insight inicial para venda do determinado produto, assim como será analisada a viabilidade do empreendimento, tendo em vista as teorias gerais da administração e o cenário macroeconômico em 2021 da capital Curitiba, Paraná. O entendimento sobre o propósito da marca, desenvolvimento de todo o branding e a logística por trás do negócio também serão temas importantes dessa discussão, sobre a origem da empresa fictícia Mr. Fox Artisan Coffee. O projeto foi elaborado para a disciplina Gestão em Negócios, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Paraná, ministrada pelo prof. Dr. Hertz Wendel de Camargo.
Doutoranda em filosofia pela FFLCH/USP RESUMO: O texto examina a relação entre conhecimento e sensação, sensação e pensamento, ser e perceber segundo Protágoras, Platão e Aristóteles, com o objetivo de mostrar o que é a percepção segundo o paradigma sofístico e o platônico e, por fim, qual é o lugar da tese aristotélica sobre a percepção diante desses dois paradigmas. Como resultado da investigação, temos que, para Aristóteles, diferentemente de Protágoras, a sensação não é responsável por todos os julgamentos, nem por discriminar todos objetos cognoscíveis; também para Aristóteles e diferentemente de Platão, o extremo oposto não é verdadeiro, a saber, que a sensação não discrimina seus próprios objetos. Conhecimento e sensação, portanto, não devem ser idênticos ou distintos de modo absoluto, nem o ser é absolutamente ser percebido, nem o ser percebido é absolutamente indeterminado, mas, para Aristóteles, o ser é, em parte, percebido e determinado pela faculdade perceptiva e, em parte, conhecido pelo intelecto. O texto, deste modo, pretende elucidar como o ser é conhecido pela percepção segundo Aristóteles, tratando assim de um ponto extremamente controverso, a saber: como a sensação discrimina seus próprios objetos sem a intervenção do pensamento, se tal discriminação resume-se apenas em processos fisiológicos ou é também uma atividade da alma e, se é também uma atividade da alma, em que sentido a alteração física ocorrida no corpo, conjuntamente com uma certa atividade da alma, constituem a percepção. PALAVRAS-CHAVE: Alma, conhecimento e percepção. ABSTRACT: The text investigates the relation between knowledge and perception, perception and thought, to be and to perceive according to Protagoras, Plato and Aristotle with the objective to show 70 DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA -UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROMETEUS Filosofia em Revista ano 2 -no. 3 -Jan-Jun 2009
Anais do CBBD, 2017
We present in this report the strategies of dissemination of the publications of the half of his Fanpage on Facebook. The study is characterized as descriptive exploratory, since it explores the Fanpage of the ACB Magazine and describes the results of the posts carried out. From the periodicity of three issues per year was assigned for each 2016 a different disclosure strategy, in order to best way of disclosure for the next installments. In this way, the The disclosure started on August 17, 2016 and was finalized on May 30, 2017. It was found that the scope and actions identified occurred both in contemporary issues of the area as in emerging themes, which certifies the importance of the journal for different trends in Librarianship, as well as Information Science. Checked that social media, in this case Facebook, can contribute to and therefore the dissemination of information and knowledge to and from professionals in the labor market.
Revista Mídia e Cotidiano
Este artigo tematiza a relação alimentação e saúde sob a perspectiva comunicacional, especialmente a circulação de uma agenda positiva de notícias, que modifica o regime de visibilidade do café em um contexto midiático de gourmetização de alimentos. Temos como objetivo refletir sobre a produção de sentidos atribuídos ao café nos discursos midiáticos, à luz da noção de biossociabilidades do consumo. Os estudos de comunicação e consumo articulados a Análise de discurso francesa são mobilizados para examinar o corpus composto por reportagens sobre café coletadas pela newsletter da Cecafé. Os resultados indicam que a lógica capitalista contemporânea altera os vínculos de sentido, instaurando que a gestão de si voltada para produtividade e performance é também aplicada às práticas alimentares e materializada em notícias publicizadas que refletem e refratam o que se espera do sujeito neoliberal.
OS IMPACTOS DA OS IMPACTOS DA COLONIZAÇÃO EUROPEIA NA COLONIZAÇÃO EUROPEIA NA ÁFRICA (SÉC. XIX-XX) ÁFRICA (SÉC. XIX-XX) FONTE: UNESCO-UNESDOC Digital Library. RESUMO Esse artigo tomou como base para sua construção o capítulo 30 "O colonialismo na África: impacto e significação", neste capítulo há questionamentos pelo autor, que fazem críticas as interpretações de especialistas e Historiadores, sobre o continente africano e os impactos políticos, econômicos e sociais sofridos pelos europeus no período colonial, que perdurou do ano 1880 ao 1960, mesmo sendo um tempo consideravelmente curto, as partilhas causadas pelos europeus desmistificou e desestruturou os povos africanos, e suas maneiras de viver e conviver nas suas respectivas regiões, tribos e grupos sociais, tal resultado se manteve até sua contemporaneidade. No entanto, a África é "desvendada" por suas histórias orais e por estudos arqueológicos que formam sua historiografia. Palavras-chaves: Colonialismo-Impactos-Período colonial-Partilhas-Historiografia. INTRODUÇÃO O colonialismo sufocava a África em 1935, parecia ter vindo para ficar, e teve impactos políticos na África que deixou uma marca complexa e ambivalente. Este tema da influência do colonialismo sobre a África pode ser considerado tão controverso, como destaca o sociólogo P. C. Lloyd "As potências coloniais proporcionaram toda a infraestrutura da qual dependeu o progresso na época da independência: aparelho administrativo, aliás eficiente, que alcançava as aldeias mais remotas, uma rede de estradas, de ferrovias e de serviços básicos em matéria de saúde e de educação. As exportações de matérias-primas trouxeram considerável riqueza aos povos da África ocidental."
autor Fabio Otuzi Brotto, é uma obra inovadora que relata o uso exarcebado da competição como um único caminho a ser desenvolvido dentro da educação física. Brotto apresenta uma mudança de ensinar e aprender que busca contribuir para que as pessoas possam resgatar o seu potencial de viver juntas e realizarem objetivos comuns, aprendendo a viver uns com os outros, ao invés de uns contra os outros. Este processo é desenvolvido através da cooperação onde existe outra maneira de poder jogar além da competição atualmente utilizada ainda nos dias de hoje na educação física. Trata-se de um estudo filosófico pedagógico acerca dos jogos cooperativos para promover a ética da cooperação e desenvolver as competências necessárias para a melhoria da qualidade de vida atual para a vida das futuras gerações.
GJOL 20 ANOS Trajetória da pesquisa na pós-graduação, 2020
As cidades se transformaram no século XXI com a emergência dos novos objetos móveis e das redes sem fio, que hoje permeiam o espaço urbano. A mobilidade trouxe affordances com os dispositivos móveis conectados. Essas propriedades também estabeleceram um novo contexto para as organizações de notícias jornalísticas através do conceito de jornalismo móvel. A tese defendida é de que vivenciamos atualmente uma “cultura do jornalismo móvel” em decorrência da proliferação desses actantes e da emergência de práticas e narrativas vinculadas ao fenômeno dentro do campo do Jornalismo e da Comunicação.
RESUMO: Este trabalho objetiva examinar a relação entre as representações sociais de espaço que circulam em dois cafés, entendidos aqui como sinônimos de cafeterias, da região da Grande Vitória/ES e as sociabilidades organizacionais neles existentes. Como objetivos específicos, definiu-se (1) identificar as representações de espaço que circulam nos dois cafés estudados; (2) identificar as sociabilidades organizacionais ocorridas nos locais; (3) relacionar as representações de espaço aos modos de sociabilidade organizacional nas duas organizações. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram a observação aliada ao diário de campo e a entrevista, conduzidas com inspiração no método etnográfico. Os resultados encontrados revelaram que, mesmo em contextos muito semelhantes, os usos de espaço de cada local podem revelar-se de maneiras únicas, de forma a caracterizar de modo singular cada espaço estudado. ABSTRACT: This paper aims to examine the relationship between social representations of space present in two coffeehouses, in the metropolitan area of Vitória/ES/Brasil and the organizational sociabilities manifested in those places. The specific objectives were: (1) identify the representations of space present in the two coffeehouses; (2) identify the organizational sociabilities manifested in those places; (3) relate the representations of space to organizational modes of sociability in both organizations. Data collection techniques used were observation allied to the field diary and interview, conducted with inspiration on the ethnographic method. The results showed that even at very similar contexts, each organization may unveil itself as a unique place.
A realização deste livro começou a ser pensada em 2009, ainda no quarto semestre do curso de Comunicação Social, com Bacharelado em Jornalismo, da Faculdade 2 de Julho, graças ao apoio da professora Tania Motta que me estimulou a escrever e a fazer uma homenagem a esta importante mulher, Zilah Moreira. Começo os meus agradecimentos primeiramente a Deus depois a minha mãe, Zuleide Abreu Ramos, que sempre esteve ao meu lado em todas as decisões tomadas por mim e que é mãe, pai e grande amiga. Agradeço ainda as minhas tias e tios que tiveram participação ativa no meu crescimento acadêmico, Dora, Zute, Aderlinda (in memorian), Vilma, Vera, Hermenito e a todos outros que mesmo estando longe torceram por mim. Eu não posso esquecer os meus primos Cléo e Zezute, que me acolheram e me apoiaram enquanto completava os meus estudos em Salvador, e os meus primos que moram na Suiça, Kurth e Renato, que foram os primeiros responsáveis para que eu pudesse entrar na vida acadêmica. A todos os quase incontáveis primos que existem em minha família que, direta ou indiretamente, tem forte participação nesta minha caminhada. Nesta lista não pode faltar ainda as minhas avós Ligia e Zizi e os meu avô Agnaldo. Tiãozinho (in memorian) avô materno que, mesmo não vendo a realização deste trabalho sempre confiou e acreditou em mim. Você, minha irmã Kleisla, por existir em minha vida e pelo eterno apoio. Aos amigos de São Paulo, Dick, Leila, Keiko, Thiago e Toninho que me receberam e me acolheram tão bem na capital paulista enquanto estive fazendo as minhas pesquisas, e também ao meu melhor amigo, Pablo Magalhães, pelos momentos que passamos juntos. Agradeço ainda a todo o corpo docente da Faculdade 2 de Julho sem o qual não conseguiria concluir a minha graduação, em especial os professores: Verbena Córdula, Tania Motta, Derval Gramacho, Daniela Souza e Cristina Mascarenhas. Agradeço ainda ao meu professor orientador, Augusto Sá, que aceitou comigo encarar este desafio e que com suas sábias palavras, paciência e compreensão tornou possível também a realização deste trabalho. Agradeço ainda a todos os entrevistados que me ajudaram a saber mais sobre Zilah Moreira; a todos colegas que estiveram comigo nesta empreitada e a
DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E PAULO FREIRE, 2021
Este artigo visa abordar a Educação Patrimonial no Brasil tendo como base a análise de documentos produzidos pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a revisão bibliográfica de estudos de pesquisadores sobre o tema enquanto metodologia, partindo da problematização da relação da educação patrimonial como prática de liberdade. Como resultado, foram apresentadas discussões de termos desenvolvidos por Paulo Freire para pensar uma educação patrimonial crítica, inclusiva e democrática em oposição a uma educação patrimonial conservadora. PALAVRAS-CHAVE: Educação patrimonial; Paulo Freire; preservação; pluralismo cultural; patrimônio cultural.
RESUMO A partir de um recorte do fragmento da peça "O Homem do Princípio ao Fim", encenado pela Cia. BARÁ no Casarão da FESPSP, o presente artigo tem a finalidade de refletir sobre o teatro aliado às aulas de sociologia nas escolas. Buscando compreender a importância do conhecimento empírico e as novas formas de construção de conhecimento que abarcam a ludicidade e os sentidos do corpo em contato com outras formas de experiências que aproximam os saberes artísticos e sociológicos na condução da vivência teatral. Apresentado em quatro blocos, o texto versa sobre educação, teatro e sociologia dialogando com autores como Bertold Brecht e Pierre Bourdieu para exemplificar a relação intrínseca entre distanciamento e estranhamento. Palavras-chave: escola, sociologia, teatro, sala de aula, Cia. Bará CLASSROOM, SOCIOLOGY AND THEATER ABSTRACT From a fragment of the piece "The Man from Principle to the End", staged by Cia. BARÁ at the FESPSP's College, this article aims to reflect on the theater allied to sociology classes in schools. Seeking to understand the importance of empirical knowledge and the new forms of knowledge construction that embrace the playfulness and senses of the body in contact with other forms of experiences that bring the artistic and sociological knowledge in the conduction of the theatrical experience. Presented in four blocks, the text deals with education, theater and sociology in dialogue with authors such as Bertold Brecht and Pierre Bourdieu to exemplify the intrinsic relation between distance and estrangement. AULA, SOCIOLOGÍA Y TEATRO RESUMEN Basado en un extracto del fragmento de la obra "O Homem do Princípio ao Fim", presentada por Cia. BARÁ en Casarão da FESPSP, este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre el teatro combinado con clases de sociología en las escuelas. Tratando de comprender la importancia del conocimiento empírico y las nuevas formas de construcción del 1 Mestrando em Ciências da Educação.
Revista Higei@ - Revista Científica de Saúde, 2021
Há aproximadamente mil anos, o café começou a ser consumido na forma de infusão, com isso, percebeu-se que a bebida ajudava a resistir ao sono e na concentração. Desde então esse hábito se mantém sendo apreciado no mundo todo. Por este motivo, tornou-se alvo de muito estudo na medicina para avaliar seus benefícios e riscos à sáude humana. O objetivo dessa pesquisa foi realizar uma revisão bibliográfica com base em artigos científicos relacionados ao café e a saúde humana. A metodologia empregada foi pesquisas no PubMed, Scielo. Nessa perspectiva, avaliou-se que o uso moderado de café traz mais prós do que contras à saúde humana.
Resumo: Este artigo busca analisar as peças publicitárias multimodais da Coca-Cola veiculadas durante as Copas do Mundo da África do Sul (2010) e do Brasil (2014), que serviram/servem de base para toda a publicidade realizada no Brasil durante os eventos. Pretende-se investigar a construção de textos na perspectivada da Semiótica Social apresentada por Kress e van Leeuwen (2006), através da Gramática do Design Visual. As principais conclusões demonstram que as estratégias realizadas pelos duas peças são diferentes quanto a meta função representacional e composicional, mas permanece a mesma estratégia quanto à função interativa, demonstrando uma relação social diferenciada. Palavras-chave: Texto multimodal. Semiótica social. Peça publicitária. Coca-cola. Abstract: This article seeks to analyze the advertisements multimodal Coca-Cola aired during the World Cup in South Africa (2010) and Brazil (2014), who served / serve as the basis for all advertising held in Brazil during the events. We intend to investigate the construction of texts envisaged in the Social Semiotics presented by Kress and van Leeuwen (2006), by Grammar of Visual Design. The main findings show that the strategies used by the two pieces are different as the goal and compositional and representational functions, but remains the same strategy as the interactive function, demonstrating a differentiated social relationship.
CULTUR - Revista de Cultura e Turismo
O presente trabalho partiu da seguinte questão: qual é a realidade da produção científica sobre cafés e hospitalidade? Como objetivo geral, o trabalho se propõe a elaborar um estudo sobre a produção científica nacional e internacional nos temas café e hospitalidade. Especificamente, pretende-se caracterizar a produção científica sobre o tema, além de espacializar essa literatura e identificar os contextos de maior interesse de pesquisa, de seus pesquisadores e o interesse dos periódicos nessa temática. Ao mesmo tempo, o trabalho é parte essencial de uma pesquisa maior em andamento que visa analisar os contextos de hospitalidade em cafeterias e suas variações em distintos espaços. A pesquisa é de caráter exploratório com abordagem qualitativa. Utilizou-se as bases de dados Redalyc, Portal de Periódicos Capes, Scopus e Web of Science para busca de artigos utilizando-se os descritores café e hospitalidade nos idiomas português, espanhol e inglês. Ao final do processo de seleção nas qua...
APRESENTAÇÃO A Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistasperiódico científico do Curso de Direito do Centro Universitário do Distrito Federal -UDFdivulga seu segundo número, relativo ao segundo semestre deste ano letivo (julho-dezembro). Ao lado da edição inaugural da Revista, publicada ainda no primeiro semestre letivo (janeiro-junho), o presente n. 2 completa o Volume I do periódico, correspondente ao ano de 2015. A conclusão, em outubro de 2015, do Volume I da Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas, com seus dois números semestrais do ano em curso, confere continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Instituição de Ensino no sentido de expandir a pesquisa científica e funcionar como um espaço para debate e divulgação do pensamento jurídico de ponta. Confirmam-se neste instante as palavras da Magnífica Reitora do Centro Universitário do Distrito Federal, Profa. Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff, inscritas no número inicial do periódico científico: "O lançamento da Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistasperiódico científico do Curso de Direito do UDFrepresenta mais um passo nessa trajetória rumo ao incremento e à disseminação da pesquisa acadêmica de elevada qualidade que já vem sendo realizada na Instituição. Desponta ademais como passo decisivo rumo à franca e sólida internacionalização de sua atuação e inserção acadêmicas. O periódico afirma-se ainda, e já desde seu nascimento, como um espaço para divulgação e debate acerca do que há de mais relevante e atual no pensamento jurídico nacional e estrangeiro, o que reforça e consolida o compromisso social do UDF" Publicada em meio digital e com acesso livre, a Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas já se apresenta como um periódico de referência no meio jurídico, contemplando estudos de elevada profundidade e temáticas altamente inovadoras nas áreas do "Constitucionalismo, Direito do Trabalho e Processo" e "Direitos Humanos Sociais, Seguridade Social e Meio Ambiente do Trabalho". Tal qual no primeiro número deste Volume I (janeiro-junho 2015), novamente há significativa presença de publicações de autores estrangeiros, que trazem reflexões notavelmente densas sobre os debates mais atuais realizados em países como Alemanha, França e Espanha, abrangendo, na verdade, temas de forte impacto em toda a Europa. Destaca-se também este número da Revista pela participação de autores brasileiros de importantes instituições nacionais, ao lado da contribuição de Professores Doutores do próprio UDF. Os artigos componentes da Revista foram dispostos de maneira lógica e coordenada, sob a perspectiva temática. Em um primeiro bloco, de dois artigos, discute-se o papel, antigo e novo, do Direito do Trabalho no Ocidente e no Brasil, com os desafios que se apresentam em seu mais recente desenvolvimento. Nessa linha, o jurista Wolfgang Däubler, da Alemanha, contribui com o estudo "Human dignity of workers and competition", ao passo que a Professora Doutora, Valéria Marques Lobo, de Minas Gerais (UFJF), contribui com o texto "O direito como instrumento de desmercantilização do trabalho: perspectiva da história e da ciência política no século XX". No segundo bloco de artigos, inserem-se estudos sobre o Direito do Trabalho contemporâneo na Europa, a partir de temas sociais e jurídicos de impressionante atualidade.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.