Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
…
18 pages
1 file
A Natureza da Ciência é tema de muitas pesquisas e estudos na área de Ensino de Ciências, em geral, e de Ensino de Física, de modo específico. A maioria dessas pesquisas aponta que alunos de todos os níveis de ensino apresentam concepções sobre a Natureza da Ciência distantes das que são consideradas satisfatórias pela literatura especializada. Esse trabalho é resultado da elaboração, aplicação e análise de um questionário que teve como objetivo mapear algumas concepções sobre Natureza da Ciência de alunos do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ao todo participaram 61 alunos distribuídos entre ingressantes, intermediários e concluintes do curso. Dos resultados obtidos, percebe-se que os alunos de Física da UFPI também apresentam concepções equivocadas sobre a Natureza da Ciência e que é necessário que seja dado mais oportunidades de estudos e discussões sobre essa temática.
The Nature of Science is theme of much research and studies in the area of Science Education, in general, and Teaching of Physics, in particular. Most of these researches show that students at all levels of education have conceptions about the Nature of Science that are far from satisfactory by the specialized literature. This work is the result of elaboration, application and analysis of a questionnaire that aimed to map some student’s conceptions of Nature of Science of the Degree in Physics from the Universidade Federal do Piauí (UFPI). Altogether participated 61 students distributed among freshmen, intermediates and graduating. From the results, one can see that the physics students of UFPI also have misconceptions about the Nature of Science and that it must be given more opportunities to study and discussions on this topic.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 2021
Neste trabalho tivemos o objetivo de investigar a dimensão da inserção de reflexões sobre a natureza da ciência e que aspectos da natureza da ciência são privilegiados em cursos de Licenciatura em Física (LF) de instituições de Ensino Superior (IES) públicas no Brasil. Com auxílio da Análise de Conteúdo, identificamos e analisamos ementas de 390 disciplinas que tratavam do tema presentes nos Projetos Pedagógicos de Curso e Matrizes Curriculares de 145 cursos de LF de 90 IES. Evidenciamos que a inserção de temas relativos à natureza da ciência é muito tímida nos cursos de LF, inseridas em disciplinas que representam apenas 4,65% da carga horária dos cursos, classificadas nesta pesquisa como Saberes Disciplinares de História, Filosofia, Epistemologia e Sociologia da(s) Ciência(s) e da Física (3,39%), Saberes Pedagógicos (0,94%) e Saberes Disciplinares de Física (0,32%). Além disso, as ementas foram categorizadas a partir de diferentes abordagens com relação a abrangência e profundidade do conteúdo histórico, filosófico, epistemológico e sociológico da ciência/física, e do ensino da natureza da ciência. Concluímos que há certa influência das recomendações da área de educação científica sobre o tema natureza da ciência nos currículos de LF, bem como diversidade de aspectos da natureza da ciência sendo abordados, indicando falta de consenso sobre o que deve ser ensinado.
Revista de Estudios y Experiencias en Educación, 2022
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um mestrado acadêmico, a partir da observação e inserção do pesquisador nas aulas de uma disciplina de História da Física e Epistemologia (HFE), na licenciatura em Física de uma universidade pública do sul do Brasil. A disciplina discute a natureza da ciência (NdC) articulada com a história da Física/Ciência (HC). O objetivo deste trabalho foi investigar o papel de microepisódios de ensino, que são microaulas que agregam elementos da NdC, realizados no final da disciplina, visando instrumentalizar os licenciandos a levarem esse debate para a Educação Básica. A investigação se insere em uma linha cuja tese vertebradora é de que a NdC pode contribuir para a melhoria da aprendizagem da Física e para a promoção de uma educação científica reflexiva e cidadã. O referencial epistemológico e metodológico de Bruno Latour (2012) ofereceu suporte à construção de um "relato de risco" em que foram valorizadas as narrativas pessoais dos sujeitos de pesquisa buscando identificar os desafios que a integração da HFE ao ensino de Física vai colocando ao longo da formação inicial; cada elemento identificado foi tomado como "nó" de uma rede complexa-noção de ator-rede-que, ao ser rastreada, revela diferentes percepções e associações que fornecem indícios para uma melhor compreensão do porquê a NdC ainda não chega de forma explícita na educação científica.
X Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, 2017
Neste trabalho, tivemos o objetivo de mapear a oferta de disciplinas com discussões sobre natureza das ciências e do trabalho científico em cursos de Licenciatura em Física (LF) no Brasil, analisando com base na legislação e diretrizes que regulamentam a oferta dos cursos, em busca das intenções para a proposição de discussões sobre a natureza das ciências. Para tanto, buscamos esboçar um breve retrato das configurações atuais de 138 cursos de LF com relação à oferta de 375 disciplinas com discussões referentes à temática. Dos resultados, concluímos que apesar do indicativo nos documentos orientadores e legisladores para este tipo de discussão, a dedicação de carga horária a disciplinas que tratam do tema ainda é muito baixa (4,5% da carga horária total dos cursos)
Acta Tecnológica
Nos últimos anos e especialmente a partir da segunda metade do século XX a natureza da ciência tem sido objeto de estudo entre pesquisadores das mais variadas áreas do conhecimento, tanto no âmbito internacional como nacional, mostrando que professores e alunos possuem concepções equivocadas sobre a temática. Portanto, esta pesquisa analisou as concepções dos alunos de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Campus Caxias, sobre a natureza da ciência. A mesma, desenvolveu-se através de um estudo de caso e uma abordagem quali-quantitativa, onde se fez primeiramente uma análise das respostas dos alunos de acordo com categorias criadas por El Hani (2004), inferindo valores as mesmas, e em seguida aplicou-se um test t comparando as médias das turmas envolvidas na pesquisa. O estudo mostrou que os alunos apresentam diversas concepções, e tanto na turma A (mais tempo de curso) como a turma B (período inicial do curso),...
2020
A explicacao do mundo mudou com a revolucao cientifica, criando a ruptura de seus criterios e metodos de compreensao da realidade, bem como dos fenomenos da natureza. Dentre essas transformacoes temos a reflexao do processo da construcao do conhecimento e a natureza da ciencia. Esse estudo faz uma analise da concepcao de alunos que estao ingressando e concluindo o ensino medio sobre a natureza da ciencia de acordo com a metodologia de El-Hani (2004). Foram feitas analises qualitativas dos graus de adequacao das respostas dadas pelos alunos a cada questao do instrumento de coleta e a pesquisa foi desenvolvida com alunos do ensino medio do Instituto Federal do Maranhao. Sendo os dados coletados com a aplicacao do questionario VNOS-C e a metodologia de categorizacao semântica, de acordo com Bardin (1977). O resultado e apresentado nas concepcoes epistemologicas adequadas no universo de 11 questoes onde apenas 3 apresentam um maior numero de respostas adequadas nas duas coletas evidenci...
2017
Uma das características básicas do método científico é a possibilidade de resolver problemas por meio de suposições, de hipóteses, que devem ser testadas por meio de rigorosas observações ou experiências. Para que seja possível formar enunciados a partir da empiria, a obtenção dos dados da experiência, adquiridos por observação e experimentação, deve obedecer ao princípio da objetividade. Segundo este princípio, a escolha racional entre as teorias não deve envolver valores sociais ou juízos de valor. Ela deve apenas descrever a realidade, sem fazer prescrições; suas proposições são puramente factuais. O postulado de objetividade implica, entre outros aspectos, que os fenômenos sejam observados por métodos ditos objetivos, ou seja, reprodutíveis e independentes, não da existência de observadores, mas da subjetividade dos observadores. A objetividade da metodologia científica seria então obtida por meio da separação entre um sujeito que observa e um objeto inerte, cujos segredos seria...
The Pedagogical Content Knowledge (PCK) is a knowledge developed during the teacher training phase and the practice of the profession, characterizing itself as an own knowledge of the teacher. We understand that PCK can be a useful tool for understanding how teachers develop didactic strategies for discussing aspects of the Nature of Science (NOS) in the classroom. In our qualitative research, we investigate how 9 (nine) future physics teachers, students of a Brazilian public university mobilize their PCK for teaching aspects of the Nature of Science (PCK/NOS). Due to the tacit nature of the PCK, we used various forms of data collection, such as questionnaires, interviews and reflection diaries of the participant. The results show some elements that facilitated or made difficult the mobilization of PCK/NOS of the investigated group. For example, the complexity and the novelty of these themes in the training courses of physics teachers was a factor that made it difficult to produce didactic strategies for the teaching of NOS aspects, causing fears in future teachers, especially in refers to their own images before the students of basic education when they receive these new proposals. Linked to this, the lack of knowledge of the context, that is, the working locus of the teachers, since the group investigated did not present didactic experiences in the classroom itself, made it difficult to mobilize knowledge of didactic strategies for teaching aspects of NOS and the PCK/NOS. Based on the analyzes in this research, although the future teachers investigated are still in the phase of maturation of their PCK/NOS, we suggest that the initial training courses investigate how teachers in training mobilize the knowledge necessary for the teaching of metascientific contents and, consequently, their PCK/NOS. One suggestion, emerging from our research, would be the insertion of more cooperative and reflexive practices in the training of these teachers.
The pedagogical content knowledge (PCK) known as the specific knowledge of the teacher, it is a knowledge who differentiated him from a specialist in his area. It becomes as a result of teaching experiences of topics or contents of your discipline. The PCK has been used as a research model of teachers' thinking and as a subsidy for the construction of initial and continuing training curriculum. This work proposes a model for the evaluation of the development of the pedagogical content knowledge, referring to the Nature of Science theme, in the initial formation of Physics teachers (PCK/NOS). In our model, we desire to incorporate the criticisms recurring to the previous proposals of PCK models, for example, the exclusion of non-cognitive factors and the lack of relations between the knowledge that gives forms to the PCK. It emerges as a tool for analyzing and understanding the knowledge, difficulties and beliefs surrounding the future teacher of Science/Physics during the process of creation, application and evaluation of didactic strategies aimed at the teaching of meta-scientific contents. At the finally, we desire with the our proposition to assess of the development of the PCK/NOS, but we do not propose a final and definitive answer to the question of how to teach meta-scientific content; so we desire to understand the knowledge, difficulties and dilemmas that surround future physics teachers who are proposing to this task and how they contribute to the development of the PCK/NOS.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Revista NUPEM, 2019
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 2020
Revista Brasileira de História da Ciência, 2014
Ciência & Educação (Bauru), 2005
Debates em Educação Científica e Tecnológica, 2019
Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores
Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas, 2013