Academia.eduAcademia.edu

EXISTEM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS DA VIDA APÓS A MORTE

Abstract

Que exista vida após a morte é esperança da maioria dos humanos, e todos os que acreditam acreditam que acharão nessa outra vida coisa melhor do que experienciam atualmente. Embora nada de efetivo se conheça que confirme nem a sobrevivência nem a esperada melhoria existencial -desconsiderando-se os discursos das diversas religiões -é sempre gratificante sonhar que iremos para destino feliz que cogitar suposição contrária. Para quase todas as religiões (senão todas) a vida além é a verdadeira vida, sendo a existência terrena apenas passagem dolorosa no caminho à felicidade (é claro, há o risco de cair no inferno, no umbral, no purgatório, no vale dos suicidas... mas deixaremos esse perigo para comentar noutra ocasião).

Key takeaways

  • Porque é que nem todas as pessoas que estão à beira da morte, cujo cérebro está 'moribundo', não têm ELMs?
  • A partir daí, sem muitas avaliações, o médico se apaixona pela nova revelação e, não deu outra: converteu-se ao regressionismo, à reencarnação, à mediunidade, ao misticismo geral.
  • Ora, um psiquiatra não deveria se assombrar tão facilmente: sabe-se que muitas pessoas são capazes de forjar fantasias admiráveis.
  • Notem que, segundo o próprio médico, até aquele instante a idéia de reencarnação não lhe passara pela cabeça.
  • Embora vários pesquisadores estejam encontrando evidências impressionantes que sugerem que há vida após a morte, ou pelo menos a sobrevivência da consciência, eles ainda não sabem como explicar como tudo funciona... É bom que existam bons estudos sobre espiritualidade, mediunidade, reencarnação e coisas do gênero.