Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Andreza Caetano 1 RESUMO: Mitos como o de Hero e Leandro já eram conhecidos e bastante divulgadas antes mesmo do nascimento de Museu, um autor enigmático devido à pouca referência que dele nos chegou. Buscamos aqui tratar brevemente este enlace amoroso e os muitos obstáculos que permeavam a imaginação e os costumes de povos muito antigos. Hero teria sido uma sacerdotisa de Afrodite que vivia em uma torre em Sesto, e Leandro, um jovem de Abidos -um povoado situado do outro lado do estreito de Dardanelos. Em primeiro lugar, tentaremos expor informações a respeito da época, do autor e do mito de Hero e Leandro, na obra de Museu, especialmente, mas também em outros autores, discutindo a importância de Eros na relação amorosa na antiguidade. Em seguida, passaremos por uma discussão acerca da criação do mitoque poderia ter fundamentos etiológicos ou poderia estar baseado nas relações humanas -, e analisaremos a difusão na Idade Média e como o amor trágico se perpetuou no imaginário popular e ainda exerce fascínio em nossos tempos.
Este artigo aborda alguns pontos acerca da biografia de Museu, o Gramático, além de discutir sobre o gênero literário de sua obra, a redescoberta de Hero e Leandro após a Idade Média com o surgimento da prensa, suas edições e, finalmente, traz alguns detalhes de estilo e observações sobre o desenvolvimento da narrativa.
Consequently to former research, this paper aims at critically reflecting about the resourceful presence of a classic myth within modern 18th century Portuguese poets works. This myth beholds a classic matrix which is inspired in Greek and roman traditions and is fundamental in Museaus and ovid, among other authors.This paper is therefore trying to assess the intertextual echoes of a mythcal narrative of passionate love in the works of several poets and artists who may be inspired by the romantic aesthetic ideary as well as by other post-romantic literary trends. it remains especially interesting to observe the possibilities of consecutive readings of this mythical fable and concludind afterwards about the timeless permanence of a classical myth in western imaginary.
Diccionario Biografico de las Izquierdas Latinoamericanas
Filósofo, tradutor e professor, Leandro Konder destacou-se pela produção voltada ao debate teórico marxista e à estética e pela introdução de autores como György Lukács e Antonio Gramsci à cultura de esquerda.
Revista Caletroscópio, 2020
RESUMO: Neste artigo, desejamos averiguar como Machado de Assis aproveitou os procedimentos formais de composição poética de Luciano de Samósata, autor da Antiguidade Clássica que deu continuidade à sátira menipeia. Embora a relação entre os dois autores seja de certa forma muito estudada e explorada pelos críticos, encontramos normalmente pesquisas que comparam apenas os romances de Machado de Assis com as obras de Luciano. Dessa forma, nosso intuito é constatar que é também possível notar em vários contos de Machado a aplicação do modo da sátira luciânica e que, pelo fato de suas obras serem fonte de estudo de diversas vertentes da literatura (além de outras áreas do conhecimento), pode-se também analisá-las por esse viés formal referente à sátira menipeia e a Luciano de Samósata. Desse modo, primeiramente, buscamos analisar as obras de Luciano em que ele discute sobre seu processo de construção poética, a fim de encontrarmos elementos formais de narrativa contumazes em suas obras. Em seguida, analisamos os textos Conto Alexandrino, A igreja do Diabo, Lágrimas de Xerxes e Entre Santos, de Machado de Assis, para identificar as semelhanças entre os dois autores em relação aos seus procedimentos composicionais. Palavras-chave: Luciano de Samósata; Machado de Assis; sátira menipeia; katáskopos.
This paper presents the work of two important translators, Pepita de Leão and Leonel Vallandro, between 1928 and 1976.
2021
Neste artigo a questão central é debater os aspectos subjacentes ao tórrido romance vivido por Abelardo e Heloísa, transcorrido no final do século XII em Paris, período de extrema valorização espiritual e vigilância do corpo, no qual a mulher era vista como um ser fraco, carente e de natureza obediente; enquanto o homem, aquele que comanda. PALAVRAS-CHAVE: Corpo Cristão. Corpo herético. Insubordinação.
Recebido em 10/3/05; aceito em 15/8/05; publicado na web em 16/2/06 DETERMINATION OF CHLORAMPHENICOL RESIDUES IN INDUSTRIALIZED MILK AND HONEY SAMPLES USING LC-MS/MS. The present work shows a method for the determination of chloramphenicol (CAP) antibiotic in milk, powder milk and honey. The solid phase extraction and liquid-liquid extraction were applied as a clean-up and pre-concentration strategies followed by LC-ESI/MS/MS analysis. The recovery was studied for different fortification levels from 0.05 to 1.00 μg L -1 in milk, showing values between 91 -101% and RSD bellow 8.0%, while honey was spiked with a concentration of 0.20 μg kg -1 yelding a mean recovery of 83% and RSD of 6.5%. The quantification transition 321>152 showed a LOD of 0.52 ng kg -1 and LOQ of 1.85 ng kg -1 .
Paco, 2018
Agradeço aos meus pais pelo amor incondicional; ao Thiago, que presenteou-me com uma amizade que não se submete aos revezes da fortuna; à Cláudia, companheira que escolhi para singrar comigo o itinerário da vida; ao Heitor, meu pequeno, por compreender que o papai precisava reservar alguns momentos para o estudo; ao Otávio, que está prestes a tripular nossa família e será, na companhia do irmão, inspiração para trabalhos vindouros; ao Guilherme Luz, autor do prefácio e amigo com quem muito aprendi; ao Paulo Miceli, pela orientação no decorrer do doutorado; àqueles que puderam ler versões parciais deste trabalho e enriquecê-lo com suas sugestões:
Porto Alegre, ___ de____________ de 2.006. 4 AGRADECIMENTOS Agradeço primeiramente ao Professor Doutor Francisco Marshall, meu orientador, que desde os primeiros contatos sobre a pesquisa se demonstrou aberto ao diálogo e de boa vontade para com sua continuidade e minha orientação. Agradeço a confiança. Agradeço ao Programa de Pós-Graduação em História, pela acolhida, sendo eu um estranho entre os selecionados de 2.004. Agradeço a confiança. Agradeço ao Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) pelo amparo representado pela bolsa de mestrado sem a qual a pesquisa em muito teria perdido. Agradeço ao Professor Doutor Temístocles César, pelas orientações na qualificação e companheirismo durante sua disciplina de Teoria. Ao Professor Doutor Francisco Murari Pires, pelo aceite em fazer parte desta banca. Declaro minha admiração pela sua pessoa e intelectualidade.
Estudo das lições evangélicas do Apóstolo Pedro no livro Paulo e Estevão, com o auxílio da obra de Humberto de Campos, psicografia de Chico Xavier e das Epístolas de Pedro, comentadas por Emmanuel
Este artigo pretende discutir se é possível afirmarmos que programas jornalísticos de televisão que elegem como pauta principal o tema da Responsabilidade Social Empresarial se situam dentro do gênero narrativo. Esta hipótese surge da percepção que estes programas, enquanto práticas comunicativas, além de incorporarem elementos próprios da narrativa, como o relato de ações que se desenrolam sobre uma linha temporal, tendem a heroicizar personagens de suas reportagens e a relatar fatos como epopéias ou conquistas de indivíduos ou eventualmente de grupos, valendo-se para isso dos recursos técnicos e de linguagem do meio televisivo.
Neste trabalho pretendeu-se investigar como a escrita, a oralidade e a produção textual estão sendo tratados pelos Livros Didáticos (LD) do segundo ciclo do ensino fundamental. Para tanto foi feita uma revisão das principais teorias que abrangem estes três aspectos, logo depois se realizou uma análise de um LD de português do 6º ano. Para falarmos de leitura e oralidade usamos Antunes e Kleman (2010), no tratamento da escrita e produção textual foi importante conhecer alguns conceitos formulados por Koch (2011) e Reinaldo (2005) além de Bakhtin (1992). A partir dos resultados obtidos, foi constatado que, mesmo com alguns equívocos, o LD analisado demonstrou está trilhando o caminho traçado pelas mais recentes descobertas na área da linguagem, principalmente no que diz respeito as habilidades de produção de gêneros escritos. PALAVRAS-CHAVE: Livro Didático; Sala de Aula; Gêneros Textuais.
Diacrítica, 2020
Este artigo pretende analisar possíveis pontos de interseção semânticos e estruturais entre o gênero epistolar e o gênero ensaístico na obra crítica de Helder Macedo. Tomarei como objeto de estudo Camões e outros contemporâneos (2017), sua mais nova coletânea de textos críticos revisitados, a qual inclui quatro ensaios sobre Luís de Camões. Entre eles destaca-se “Camões: o imaginário da malandragem”, em que o ensaísta se debruça sobre cartas cuja autoria é atribuída ao poeta. Para refletir sobre a importância do amor na obra de Helder Macedo – como tema, força motriz e modus operandi –, será fundamental o estudo de semiótica Presenças do outro (2002), de Eric Landowski, no qual há um capítulo dedicado especificamente às cartas de amor, entendidas como um meio pelo qual se procura tornar presente o outro ausente, ou seja, como ato de presentificação do outro.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.