Academia.eduAcademia.edu

Hero e Leandro

Abstract

Andreza Caetano 1 RESUMO: Mitos como o de Hero e Leandro já eram conhecidos e bastante divulgadas antes mesmo do nascimento de Museu, um autor enigmático devido à pouca referência que dele nos chegou. Buscamos aqui tratar brevemente este enlace amoroso e os muitos obstáculos que permeavam a imaginação e os costumes de povos muito antigos. Hero teria sido uma sacerdotisa de Afrodite que vivia em uma torre em Sesto, e Leandro, um jovem de Abidos -um povoado situado do outro lado do estreito de Dardanelos. Em primeiro lugar, tentaremos expor informações a respeito da época, do autor e do mito de Hero e Leandro, na obra de Museu, especialmente, mas também em outros autores, discutindo a importância de Eros na relação amorosa na antiguidade. Em seguida, passaremos por uma discussão acerca da criação do mitoque poderia ter fundamentos etiológicos ou poderia estar baseado nas relações humanas -, e analisaremos a difusão na Idade Média e como o amor trágico se perpetuou no imaginário popular e ainda exerce fascínio em nossos tempos.

Key takeaways

  • Tremo com aquele que é funesto aos mortais: de fato, quem subjuga um animal selvagem não será complacente com uns quantos seres efêmeros.
  • Ao ler Hero e Leandro, não sabemos se convém afirmar que a 'urgência' hoje, é maior que a urgência de então.
  • ABSTRACT: Myths like Hero and Leander was already known and plenty publicized even before Musaeus birth, an enigmatic writer due to the little reference that reached us.
  • Keywords: Hero and Leander.