Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
1992, Analise Economica
Os materiais publicados na Revista Análise Econômica são de exclusiva responsabilidade dos autores. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos, desde que seja citada a fonte. Acerta-se permuta com revistas congêneres. Aceitam-se, também, livros para divulgação, elaboração de resenhas ou recensões. Toda correspondência, material para publicação (vide normas na 3" capa), assinaturas e permutas devem ser dirigidos ao seguinte destinatário:
O presente trabalho tem como objetivo efetuar um estudo do atual sistema econômico e propor um novo sistema que o autor denominou de Neodemocrático. Levantando as deficiências, fragilidades e injustiças do atual modelo e mostrando como o novo modelo financeiro resolve a grande maioria dos problemas atuais. Também será mostrado um caminho de transição do atual modelo para o novo proposto. Os benefícios da implementação deste novo modelo serão imediatos, abrangendo quase todos os aspectos econômicos e sociais do mundo.
By Metri, Mauricio. In: Texto de Discussão NEI/UFRJ, 2010
2005
Este artigo tem por objetivo fazer uma avaliação crítica da estrutura de governança da política monetária no Brasil, argumentando que a mesma é inadequada para a operação do regime de metas de inflação. Isso porque na atual estrutura: (i) não existe uma clara separação entre a instituição responsável pela formulação das metas da política monetária e a instituição responsável pela obtenção das mesmas; (ii) existe pouco espaço para a política monetária acomodar choques de oferta e (iii) as expectativas inflacionárias utilizadas no processo de determinação da taxa básica de juros não refletem as expectativas dos agentes que tem poder efetivo de formação de preços na economia. Nesse contexto, sugerimos algumas mudanças na estrutura de governança da política monetária com vistas a torná-la mais adequada ao funcionamento do atual regime de metas inflacionárias.
Revista Brasileira de Economia, 1996
Sumario: I. Introdu~ 1lo; 2. Queda das transferencias inflacionarias ap6s 0 Plano Real; 3. Performance dos bancos comerciais ap6s a estabiliza~ 1lo economica: compara~ 1lo de resultados semestrais; 4. 0 desempenho dos seis maiores bancos privados brasileiros em ...
Ciencias Da Administracao, 2004
Resumo Neste texto apresento e discuto os itens de um projeto de pesquisa. Essa proposta é decorrente de um artigo publicado anteriormente que indicia a produção do conhecimento mediante a apropriação dos recursos metodológicos e a co-responsabilidade entre orientando e orientador. Visa instrumentalizar e discutir a operacionalização de um projeto de pesquisa mediante a composição de seus itens e suas possibilidades. Palavras-chave: Projeto de pesquisa. Orientação. Sistematização do Conhecimento.
Nova Economia, 2012
O objetivo deste artigo é analisar a relação entre o sistema financeiro e o grau de centralidade do município onde esse está localizado. Para tanto, é realizada inicialmente uma discussão teórica, inédita, que visa analisar como o grau de centralidade pode afetar a forma de atuação de um banco em um local específico, tendo como ponto de partida a teoria da preferência de liquidez e a concepção de oferta de moeda endógena desenvolvida por Keynes. Após essa discussão teórica, será feita uma análise empírica sobre o caso brasileiro. Assim, é proposta uma hierarquia dos municípios brasileiros definida pela hierarquia do sistema financeiro neles existentes. Com base nessa hierarquia, a forma de atuação das agências bancárias em cada nível hierárquico é analisada. O estudo concluiu que o espaço é um importante elemento na definição das formas de atuação do sistema bancário, com consequências visíveis para o desenvolvimento econômico das regiões.
O objetivo deste trabalho é apresentar uma resenha seletiva do sistema financeiro brasileiro, descrevendo suas principais características e analisando as tendências recentes de transformação de sua estrutura orgânica. Desde a primeira metade da década dos 60 diversas reformas trataram de aperfeiçoar as instituições do mercado financeiro. Por outro lado, o desenvolvimento da própria economia, e em particular a presença constante da inflação no cenário econômico, levou o sistema financeiro a se adaptar às oportunidades lucrativas que apareceram, acumulando um bom número de distorções no processo de intermediação financeira. 1 Estas distorções precisam ser corrigidas no futuro próximo, para que o sistema permita aos poupadores alocarem sem restrições o consumo ao longo do tempo, e os investidores disponham de recursos que possibilite-os levar adiante seus planos de produção.
Revista Direito GV, 2014
Pouco antes do fim da Segunda Guerra Mundial, em julho de 1944, aconteceu nos Estados Unidos a Conferência de Bretton Woods, que teria por objetivo a discussão de novas políticas financeiras e monetárias de maneira global. Participaram da reunião representantes diplomáticos e governantes das 44 nações aliadas, que terminaram
Perspectiva Econômica, 2015
Este é um artigo de acesso aberto, licenciado por Creative Commons Attribution License (CC-BY 3.0), sendo permitidas reprodução, adaptação e distribuição desde que o autor e a fonte originais sejam creditados.
BRASIL UM PARAÍSO FISCAL PARA INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS: UMA ANÁLISE DA SONEGAÇÃO FISCAL NO SETOR BANCÁRIO , 2019
O sentimento de injustiça fiscal que assola o País vem aumentando consideravelmente nos últimos anos, mas a final, de quem é a culpa? Seria do povo que não prioriza pagar os seus impostos? Seria culpa do Governo que persisti em acreditar em um Sistema Tributário falido? Vislumbra-se um Estado que não respeita os princípios constitucionais e tributários, não observando a capacidade do contribuinte, progressividade fiscal e favorecendo a classe alta brasileira de forma muita clara. Nesse sentido, sabendo que os Bancos é parte integrante da classe alta, busca-se analisar a forma em que o governo está cobrando os impostos no Setor Bancário. Nessas circunstâncias, indaga-se: o Estado está cumprindo o mandamento constitucional de cobrar aos bancos brasileiros os impostos levando em consideração sua capacidade econômica? Qual é a forma para reduzir a sonegação fiscal no setor bancário? Por que o Brasil é um paraíso fiscal para instituições financeiras? Nota-se certo “favoritismo”, uma pratica reiterada dos bancos quando sonegam impostos, pois todo o saldo que foi sonegado ao fisco, é aplicado no mercado financeiro para gerar juros (lucro) e quando o estado vai efetuar a cobrança por meio de uma execução fiscal, por exemplo, o processo é lento e o tempo que leva para as instituições financeiras serem condenadas pelo Judiciário a pagar, já lucraram o dobro quantia sonegada. O Estado tem que penalizar de forma educativa, severa e preventiva essa conduta dos bancos. O mero pagamento do montante sonegado, não deve simplesmente extinguir a punibilidade do crime de sonegação fiscal. Assim, este trabalho, além de responder os questionamentos acima descritos, tem por objetivo geral e fundamental, promover a busca pela igualdade contributiva na cobrança dos impostos das instituições financeiras, observando a capacidade do contribuinte (bancos) e o interesse público como forma de cumprir direitos fundamentais sociais e a justiça fiscal. A pesquisa científica irá se desenvolver através do método dedutivo por meio de revisão literária bibliográfica, e com a metodologia analítica descritiva, realizando um exame jurídico sobre a sonegação de impostos no setor bancário, começando primeiramente a comparar com a ideologia da constituição, os princípios constitucionais e tributários, depois disso, será estudado o histórico do Sistema Bancário Nacional, forma de funcionamento, estrutura, órgãos de regulação e fiscalização. Na sequência, será apresentada a relação do crime de sonegação fiscal no setor bancário com paraíso fiscal bem como o vínculo dos bancos com o governo e seu impacto na sociedade, fazendo da pesquisa um instrumento para despertar o Estado e a sociedade, a fim de combater a injustiça fiscal, tendo como consequência à redução da desigualdade social e por fim fomentar o desenvolvimento econômico no País.
2014
O conceito de inteligencia fiscal trazido na implan tacao do Sistema Publico de Escrituracao Digital (SPED) exerce impacto direto sobre o risco fiscal sofrido pelos contribuintes, especialmente pelas empresas, devido a abrangencia das informacoes acessorias prestadas, da exigencia da precisao da informacao fiscal e, ainda , da elevacao do potencial de deteccao do Fisco, principalmente neste periodo de transicao, o nde obrigacoes novas e antigas coexistem gerando duplicidade. Os erros, supostamente razoave is em um ambiente tao complexo, sao potencializados nesta fase de implantacao, quando o s contribuintes estao reformulando suas rotinas e ainda se encontram em processo de aprendi zagem, gerando contingencias de ordem tributaria. No ambiente corporativo a atividade de conformidade fiscal e exercida pelo contador, atuando internamente ou como externo ( outsourcing ). O Codigo Civil brasileiro, desde sua reforma em 2002, imprime ao contador resp onsabilidade sobre a informacao fiscal...
Análise Econômica, 2009
O presente ensaio tem como objetivo recuperar aspectos característicos da história do financiamento na economia brasileira, partindo da etapa colonial e chegando aos dias atuais. Apontamos a existência de cinco ciclos de financiamento correspondentes à vigência de determinados marcos institucionais no que diz respeito à questão financeira. Tais ciclos estão estreitamente relacionados às ondas de liquidez internacional. Os períodos de fácil endividamento externo são sistematicamente seguidos de etapas de ajustamento e recessão, quando se torna necessário forjar soluções "domésticas" - substitutos da moeda internacional, inovações financeiras etc. - para atender à demanda de financiamento. Do nosso ponto de vista, a abertura financeira, que subordina a economia brasileira às vicissitudes do mercado externo, tem relação direta com a instabilidade e o (sub)desenvolvimento financeiro da nossa economia.
Indicadores Econômicos FEE, 2005
Este artigo tem por objetivo fazer uma avaliação crítica da estrutura de governança da política monetária no Brasil, argumentando que a mesma é inadequada para a operação do regime de metas de inflação. Isso porque na atual estrutura: (i) não existe uma clara separação entre a instituição responsável pela formulação das metas da política monetária e a instituição responsável pela obtenção das mesmas; (ii) existe pouco espaço para a política monetária acomodar choques de oferta e (iii) as expectativas inflacionárias utilizadas no processo de determinação da taxa básica de juros não refletem as expectativas dos agentes que tem poder efetivo de formação de preços na economia. Nesse contexto, sugerimos algumas mudanças na estrutura de governança da política monetária com vistas a torná-la mais adequada ao funcionamento do atual regime de metas inflacionárias.
Porto Alegre: FEE, 2001
ra-se resgatar as razões que justificaram a criação de instituições financeiras públicas para desempenharem o papel de financiamento de longo prazo, que os bancos privados se mostravam incapazes de desempenhar Palavras-chave Desenvolvimento regional; sistema financeiro; bancos.
Anais do XXXI Encontro …, 2003
Financiamento de campanhas eleitorais: debates para uma proposta técnica, 2022
O financiamento eleitoral é uma peça central do jogo político, vez que a concretização da democracia possui custos que, muitas vezes, desequilibram a competição eleitoral. Na busca por tornar o jogo justo e garantir igualdade de condições a todas as pessoas envolvidas nas campanhas e o próprio desenvolvimento democrático, estudiosos e estudiosas renomados do Direito Eleitoral e da Ciência Política se reúnem nesta obra para debater e nos apresentar uma proposta legislativa de financiamento eleitoral pensada de forma técnica e aplicável à realidade das eleições no Brasil
RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este artigo se propõe a um levantamento e análise das percepções dos stakeholders sobre a logística de distribuição de uma empresa de eletrônicos, tendo como foco a redução dos custos logísticos de armazenagem e transferências, como proposta a implementação de um Sistema Cross Docking. Para tal foi realizado um estudo de caso, com abordagem qualitativa por meio de entrevistas, em uma empresa de eletrônicos, setor de Customer Service. O método utilizado foi o de estudo de caso, baseado em método observacional, empírico, aliado a pesquisas bibliográficas, contendo aspectos de pesquisa qualitativa, aplicando questionário e entrevistas com os stakeholders da organização.
Revista Brasileira De Economia, 1980
Esta nota procura avaliar a proposição de que o modelo tradicional de oferta de moeda como um múltiplo de uma base, defInida como a soma do papel-moeda em poder do público com o encaixe total em moeda do sistema bancário, é inadequado à realidade institucional brasileira, onde a existência do Banco do Brasil tornaria o 1. Introdução; 2. Resumo histórico; 3. Objetivo; 4. Análise empírica e considerações subjacentes. * Aluno do curso de doutorado da Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE) da Fundação Getulio Vargas; economista do Banco Central do Brasil.
Ficha catalográfica C938c 2011 Crocco, Marco. Centralidade e hierarquia do sistema financeiro brasileiro / Marco Crocco.-Belo Horizonte: UFMG/CEDEPLAR, 2011. 40 p. : il., tabs.-(Texto para discussão; 444) Inclui bibliografia.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.