Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
…
23 pages
1 file
por Willie Dresler Leiva, traduzido para o português pelo mesmo, revisado pela Professora Doutora Maria Cristina Ferreira de Oliveira
Messenger", "SMS", "torpedo", "ICQ", "GSM", "Blog", "PodCast", "Orkut"... Novidades recentes mas completamente ultrapassadas -até o término deste texto pelo menos. As novidades, não tão novas assim, fazem do nosso cotidiano uma eterna "insatisfação" com a posse atual. No mesmo instante em que se compra um celular novo, já é possível pensar quais serão as características do próximo, assim que terminar de pagar esse, é claro! Ou pior ainda, na hora em que realmente se habitua a mexer com um determinado software, surge a versão DT.14, mais incrementada que a atual CS.13, enfim, vive-se realmente em um momento de mudança e adaptação constante. Com certeza isto não é nenhuma recriminação ou crítica -não se pode viver do passado, mesmo que esse passado tenha apenas 5 minutos -mas uma constatação. Felizmente ou infelizmente, caberá a você leitor, formar a sua opinião, isso nem sempre foi assim.
A mídia digital: da multimídia à hipermídia, 2007
Para uma compreensão complexa (Morin) dos estudos de mídia e de sua importância e pioneirismo….
Como as tecnologias influenciaram na relação entre sujeito e mídia? Para compreender as transformações ocorridas nessa relação faz-se necessário compreender o protagonismo dos sujeitos (individuais e coletivos) no plano político, econômico, social e cultural. Nesse sentido, busco entender como as transformações do capitalismo contemporâneo e o trabalho imaterial constituíram um paradigma comunicacional. Assim, compreendo que o progresso no campo da tecnologia e o aparecimento da sociedade em rede, alterou a relação mídia e público. Na sociedade da informação aparece um sujeito autônomo e produtor de sua própria narrativa. Especificamente na convergência multimídia, percebo um campo fértil para investigar os processos de subjetivação dos novos atores diante de um novo cenário inseridos na questão comunicação e poder.
Revista FAMECOS, 2008
Este artigo trata da transformação do computador em um meio de comunicação. Dizer que o computador é um meio de comunicação parece algo óbvio na era da internet. Mas de que meio de comunicação se trata? Para alguns se trata de um multimídia, capaz de integrar os formatos e linguagens de todos os demais meios. Para outros se trata de algo mais do que isso: ao integrar as linguagem dos outros meios, o computador impõe a elas a sua própria lógica. Mas… qual lógica?
Informacao Sociedade Estudos, 2010
A s tecnologias da informação e comunicação (TICs) resultam de um processo histórico de avanços científi cos e da articulação de fatores econômicos, políticos e sociais que, numa visão antropológica, contribuíram para o surgimento de novos modos de pensar, conhecer e agir de homens e mulheres, em um mundo que se insere gradativamente num processo de interconexão, sem qualquer correspondência na história da humanidade.
ducação: diálogos convergentes e articulação interdisciplinar 3, 2021
Inserted in a cycle of investigations about the application of digital games as educational devices and cultural mediators in an interdisciplinary perspective, the present article investigates the possibilities of applying digital games in literacy and alphabetization processes using poetic language, specifically concrete poetry. Based on an exploratory basis, using a non-systematic study, we proceed with a conceptual articulation between hypertext, literacy and concrete poetry, ending with the proposition of games that crystallize such dimensions.
Zenodo (CERN European Organization for Nuclear Research), 2022
intercom.org.br
A Internet é um veículo de leitura não linear. O leitor/usuário acessa as notícias em sites jornalísticos, e pode ter, assim, possibilidades de ampliar o conhecimento sobre os assuntos que lhe despertarem a curiosidade. O hipertexto é a ferramenta informatizada que oferece ao leitor a possibilidade de "caminhar" de uma página para outra. Não corresponde somente aos links 3 dispostos em uma página, mas à disponibilização de textos escritos, fotografias, vídeos, áudio, infográficos e outros recursos multimídia. É a concepção de blocos de texto unidos por links e dispostos em forma de rede. São documentos digitalizados, interligados em computadores. É possível fornecer, além das informações, opiniões e interpretações diversas a respeito de um tema, ao publicar uma reportagem na web 4 ? Com base nessa afirmação, de que forma a estrutura da notícia pode ser mais ou menos aberta às interpretações do usuário, conforme a apresentação dos elementos hipertextuais e a hierarquização das informações? O crescimento do número de computadores e conexões à Internet mostra que a entrada dessa mídia no âmbito profissional e pessoal dos indivíduos é um processo irreversível. No Brasil, o número de pessoas acessando a Internet passou de 6,79
2017
As redes sociais, ambientes online onde diversas pessoas se conectam partilhando ideias e pensamentos em comum deixaram de ser um ambiente online de relacionamento meramente entre familiares e amigos. Desde o seu surgimento ate os dias atuais, o facebook oferece a oportunidade de analisar comportamentos atraves de um cenario inovador. O objetivo do artigo e discutir a relacao da leitura e do texto no formato hipertextual do ciberespaco. Para analise, utilizamos duas postagens da rede social facebook. Nesse ambiente, o usuario mescla: imagem, som e palavra ao construir postagens, disponibilizadas no proprio ciberespaco. A questao da leitura e producao textual e amplamente modificada nas redes sociais digitais, tracando um novo formato de divulgacao de ideias. Link para a apresentacao: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=40&t=4389
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
METÁFORAS E LABIRINTOS: A NARRATIVA EM HIPERTEXTO NA INTERNET, 2000
Revista de Ciência Elementar, 2016
Revista Novas …, 2008
Multimédia Novos Média e Média Digitais, 2021
Sbpjor 2013, 2013
Artefactum Revista De Estudos Em Linguagens E Tecnologia, 2012
Educação: Pesquisa em Linguagens, Leitura e Cultura
MIELNICZUK, Luciana; BACCIN, Alciane N.; SOUSA, Maíra; LEAO, Callenciane F. A reportagem hipermídia em revistas digitais móveis. In: CANAVILHAS, João; SATUF, Ivan (Orgs.).JORNALISMO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS: produção, distribuição e consumo. Covilhã: Livros LabCom, 2015. (p. 127-151)., 2015
REVISTA INTERIN, 2011
Revista_Mídia_e_Cotidiano, 2016