Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2010, Estudos Avançados
Este trabalho tem como objetivo o pensar sobre as primeiras universidades europeias criadas durante a Idade Média como ambientes resultantes de novas demandas sociais ao passo que as acolhia de modo a produzir-lhes resultados. Demandas estas ligadas diretamente ao processo de transformação socioeconômica pela qual passava a Europa em torno dos séculos XI e XII – período em que se constitui a Universidade de Bolonha, primeira universidade europeia – por conta dos contatos estabelecidos com outras culturas, como a bizantina e a greco-romana por exemplo, em decorrência do renascimento comercial e o progressivo enfraquecimento do monopólio religioso sobre o conhecimento.
O presente paper busca analisar as premissas teóricas abordadas por Tzvetan Todorov em O espírito das Luzes e relacionar como essas premissas possibilitaram, através de diversos processos históricos, a ascensão da burguesia como classe dominante e o estabelecimento de uma modernidade que se desenreda de suas raízes e tradições.
Filosofia e Educação
O artigo elenca os elementos que demarcaram o iluminismo e suas influências na educação a partir do século XVIII. O estudo visa responder: o que foi o século das luzes e quais as suas contribuições para a educação? Como instrumento da coleta de dados priorizou-se o uso de textos em três momentos, a saber: primeiro - dos tipos “resposta à pergunta o que é o Esclarecimento?; segundo - análises sobre o pensamento rousseauniano a partir dos textos “Emílio ou da educação” e “Projeto de Educação” nas abordagens de Rousseau para suscitar debates sobre a educação humanista fundamentada na vivência do Contrato Social e nos fundamentos de uma educação para a sensibilidade do sujeito moderno; terceiro - discutir o legado das ideias iluministas no processo educacional na realidade brasileira.
Reflectindo sobre a insatisfação e sobre as alterações de comportamento que se verificaram nos habitantes da aldeia da Luz aquando da sua mudança para a nova aldeia, ponderámos se essa insatisfação poderia estar relacionada com a arquitectura do novo lugar. Partindo de um estudo levado a cabo na comunidade mineira de Arkwright, também ela forçada a uma mudança de morada, pode-se intuir que a arquitectura afecta, de facto, as vivências dos habitantes que nela moram, podendo levar à alteração dos seus comportamentos. Ao contrário do que sucedeu no caso de Arwkright, contudo, a nova aldeia da Luz parece, à primeira vista, reproduzir os códigos da antiga. Esta reprodução permitiria, à partida, que os costumes e as vivências da comunidade da aldeia da Luz fossem mantidos na mudança do velho para o novo povoado. Uma vez que tal não sucedeu, procura-se nesta dissertação identificar quais os elementos e características arquitectónicas essências à vida na antiga aldeia da Luz, tentando descobrir posteriormente se esses traços se mantêm na nova aldeia, comparando-as. Tem-se como objectivo nesta comparação entre a velha e a nova aldeia da Luz descobrir se a nova aldeia consegue repropor correctamente os códigos do antigo povoado que à partida parece querer reproduzir, ao mesmo que se reflecte na importância destas características para a saúde mental dos habitantes e para o equilíbrio daquela comunidade. Palavras-Chave: Aldeia da Luz, Psicologia do Ambiente, Genius Loci, Pattern Language — Reflecting on the dissatisfaction and the behavioral changes verified on the inhabitants of the village of Luz upon their change to the new village, it was pondered if such dissatisfaction was related with the architecture of the new place. Based on a study developed on the mining community of Arkwright, a community that was also forced to a change of dwelling, one can accept the idea that architecture affects, in fact, the life habits of its inhabitants, leading sometimes to changes in their behaviors. Although unlike what happened in Arkwright town, the new village of Luz seems to, at a first glance, reproduce the codes of the old village. This reproduction, one would expect, allowed for the old habits and life of the community to be maintained in the new dwelling. Since that did not happen, this thesis tries to identify the elements and architectural characteristics essential to the life of the old village, trying at the same time to find out if such elements were maintained in the new village, comparing them. The goal of the comparison between the old and the new village of Luz is to find out if the new one is able to propose correctly the codes of the old village that it appears to want to reproduce. At the same time, this thesis tries to reflect on the importance of said codes to the mental health of the village inhabitants and the balance of the community. Key-Words: Aldeia da Luz, Alqueva, Genius Loci
Quando analisamos as principais contribuições contemporâneas para o desenvolvimento da disciplina histórica, encontramos maior relevância naquelas comprometidas com alguma perspectiva historicista. O racionalismo das Luzes, em que pese seu mérito incontestável na constituição de uma nova visão epistemológica, trouxe consigo uma concepção de ciência que se caracterizou pela definição e o aprofundamento no conhecimento das leis imutáveis da natureza. Um conhecimento mais empírico, baseado na experimentação e na capacidade de abstração, foi o veículo que conduziu a ciência para o caminho da formulação de determinadas leis universais. Esse movimento não se deu só com o objeto do conhecimento senão também com o sujeito. Buscou contribuir, sobretudo no campo da filosofia e entre os franceses, com algo que pudesse ser pensado como a "natureza humana universal". Era um esforço necessário já que o projeto das Luzes não se contentava em ser restrito ao homem europeu do século XVIII, pretendendo-se universal. Por isso sua dimensão políticarevolucionária, sublinhemos -foi substanciada na Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão dirigida não ao homem francês de seu tempo mas sim à espécie humana em todos os tempos. Assim, antes de nos determos em perceber de que forma essa perspectiva unificadora das Luzes foi questionada pelas várias vertentes historicistas, cabe-nos analisar como foi fundada e como, quase contemporânea a ela, surgiu uma outra Professor Doutor pela Universidade de São Paulo e professor do curso de História da FAFIL-Fundação Santo André.
A navegação consulta e descarregamento dos títulos inseridos nas Bibliotecas Digitais UC Digitalis, UC Pombalina e UC Impactum, pressupõem a aceitação plena e sem reservas dos Termos e Condições de Uso destas Bibliotecas Digitais, disponíveis em https://digitalis.uc.pt/pt-pt/termos. Conforme exposto nos referidos Termos e Condições de Uso, o descarregamento de títulos de acesso restrito requer uma licença válida de autorização devendo o utilizador aceder ao(s) documento(s) a partir de um endereço de IP da instituição detentora da supramencionada licença. Ao utilizador é apenas permitido o descarregamento para uso pessoal, pelo que o emprego do(s) título(s) descarregado(s) para outro fim, designadamente comercial, carece de autorização do respetivo autor ou editor da obra. Na medida em que todas as obras da UC Digitalis se encontram protegidas pelo Código do Direito de Autor e Direitos Conexos e demais legislação aplicável, toda a cópia, parcial ou total, deste documento, nos casos em que é legalmente admitida, deverá conter ou fazer-se acompanhar por este aviso.
O cristianismo teve que lutar para se consolidar, vivendo seu apogeu como religião e cultura na Idade Média. No século XXI vai rapidamente perdendo sua hegemonia. A cultura cristã será de minorias e de resistência.
Nau Literária, 2021
O ano de 2020 marca uma das mais comemoradas efemérides literárias: o centenário de Clarice Lispector, ocorrido em 10 de dezembro. Inúmeros eventos acadêmicos em todo o Brasil e fora do país, filmes, peças teatrais, exposições e edições
dialnet.unirioja.es
Resumo É bastante conhecida a importância da escrita de Franz Kafka nos pensamentos de Walter Benjamin e Gershom Scholem, que por muitas razões em sua juventude eram fascinados pelo enigmático trabalho de Kafka. Mais tarde, esse fascínio mudou e o interesse de ambos tornou-se o centro de seu próprio trabalho e filosofia. Em sua obra, Kafka expressa toda a ambivalência e o estranhamento da relação entre a modernidade da experiência e a tradição judaica, que é a lareira de toda a filosofia judaica, ainda que os temas abordados neste campo sejam diversificados: história, línguas, política e alegoria. Neste caso em particular, a parte mais importante é a relação entre o pensamento de Walter Benjamin e a escrita (e pensamento) de Franz Kafka. Dois anjos e duas diferentes visões de catástrofe. O primeiro questionamento é: Qual o significado de tradição para Benjamin e Kafka? O segundo questionamento é um paradoxo: Seria possível procurar da mesma forma pelo passado e pela tradição sob a "frágil luz do anjo"? Palavras-chave: Benjamin, Kafka, Tradição judaica, Modernidade, Alegoria. Abstract Under the weak light of the angel -between tradition an modernity To Walter Benjamin's and Gershom Scholem's thought, the importance of Franz Kafka's writing is much known. By the time of their youth, they were for many reasons very fascinated by Kafka's enigmatic work. Later, that fascination changed, and the interest from both of them became the main part of their own work and philosophy. In his work, Kafka expresses all the ambivalence and strangeness of the modernity of the experience and the Jewish tradition relation. Furthermore, he states that this is the hearth of all the Jewish philosophy, even if the themes covering this field are diversified: History, Language, Politics and Allegory. Particularly in our case, the most important part is the relation between Walter Benjamin's thought and Kafka's writing (and thinking). Kafka and Benjamin: Two angels and two different visions of catastrophe. The first question is: What is the meaning of tradition for Benjamin and Kafka? The second question is a paradox: Is it possible, in the same way, to look for the past and for the tradition, under the "weak light of the angel"? Sob a frágil luz do anjo -entre a tradição e a modernidade "Nur um der Hoffnungslosen willen ist uns die Hoffnung gegeben" WALTER BENJAMIN, Goethes Wahlverwandschaften", G.S. 1,1, p. 201 Um mesmo canto atravessa os textos de Scholem, Benjamin e Kafka. Também em Kafka, "refém" da visão catastrófica e alegórica do mundo e da história, aparece a visão de um anjo -uma imagem profundamente onírica que o autor descreve no seu diário, com a data de 25 de Junho de 1914. Apresentada sob a forma de uma história contada na primeira pessoa, talvez seja o esboço de uma história que ele nunca chegou a publicar. Kafka descreve um quarto onde o seu locatário tinha andado às voltas, durante todo o dia, sob o signo da inquietação e do tédio. Por entre as cores, que se metamorfoseavam e onde as formas inquietamente se moviam, prepara-se a epifania:
Arte da Cena (Art on Stage), 2018
O presente artigo propõe apresentar uma reflexão sobre a cena moderna, forjada ao final do século XIX, a partir dos impactos das novas tecnologias da iluminação elétrica. Analisando tal contexto, procuraremos repensar o comum antagonismo entre os movimentos naturalista e simbolista enquanto fundadores da referida modernidade, propondo que, para além de suas oposições, a parceria entre tecnologia e cena marcariam seus aspectos comuns, determinando exatamente o que poderíamos chamar de moderno, mais a partir de um modo de fazer do que dos resultados estéticos visuais almejados. Para tal, revisaremos alguma bibliografia já consagrada no que concerte à história e estética da cena moderna, outra mais atual de revisão da questão e, por fim, verificaremos a questão central aqui proposta na proposição de cena de André Antoine e Loie Fuller.
A palavra lixo é definida como "aquilo que se varre da casa, do jardim, da rua, e se joga fora" (FERREIRA, 1995: 398). É entulho. É sujeira, imundice, coisa ou coisas inúteis, velhas, sem valor. Num sentido figurativo é associado a ralé. Portanto, tudo que não presta e se joga fora é considerado lixo, dos bens materiais à vida humana. Do real ao imaginário. Sonhos e conquistas podem repentinamente transformar-se em lixo, por mais que tenham sido cobiçados e desejados, não importa o que foi preciso fazer para alcançá-los, ao deixarem de ter uma utilidade são descartáveis. Podemos dizer que o lixo abrange o corpo e a mente, a matéria e o espírito.
O texto tem o objetivo de analisar a leitura, entrelaçada às concepções de Lacan a respeito do olhar e do objeto a. Constitui-se de três partes: a primeira apresenta as ideias de Lacan sobre o objeto a, o olhar e a busca desse objeto; a segunda intenta mostrar que as chamadas novas tecnologias estão associadas a uma letargia ativa, que implica a perigosa ocorrência de uma cultura do descarte, corporificada nos cartões de memória desses dispositivos; a terceira parte discute, a partir das ideias anteriores, como pode ocorrer a inserção da leitura em sala de aula, seja com o uso das novas ou das antigas luminosidades.
Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História
Durante os séculos XIX e XX, a história dos indígenas Araxá esteve circunscrita à lenda da Catuíra ou às narrativas dos memorialistas. Todavia, a partir da leitura de fontes documentais do século XVIII, uma nova perspectiva de compreensão da história se tornou possível. Partindo do cruzamento desses documentos com a lenda e os trabalhos dos memorialistas, apoiados em questões relacionadas ao imaginário e na literatura especializada, percebe-se convergências e divergências entre essas narrativas, o que permite não só uma nova interpretação da história, como também uma possível aproximação entre os Araxá e os Kayapó do sul.
2016
w w w. g a z e ta d e f i s i c a . s p f. p t Este texto segue de perto a intervenção com o mesmo título que tem sido apresentada pelo autor em diversas sessões públicas para estudantes e para o público em geral no Ano Internacional da Luz. Ao invés da apresentação, profusamente ilustrada, este texto tem como objectivo confrontar o leitor, de uma forma contextualizada, com inúmeros conceitos, tecnologias e desafios, numa narrativa com os três principais pilares identificados no título. A falta de uma contextualização dificulta a apreensão do mundo dos fenómenos da luz. De alguma forma, pretende-se descrever um “mapa” (um dos muitos... ) das coisas da Luz no início do século XXI.
Ciências Humanas, Política e Sociedade, 2021
Neste capítulo é reafirmada a intemporalidade das mensagens sagradas, a partir das considerações tanto de Karl Jaspers, quanto do próprio Orígenes. É apresentada a transcrição da V Homilia de Orígenes, “A saída dos filhos de Israel”, como referencial para a análise crítica do método de ensino de Orígenes com sua pedagogia alegórica, mística e ética. Em seguida, é feita uma leitura por meio da metodologia didática de Gabriel Perissé, como um auxílio hermenêutico, para compreender a mensagem de Orígenes, de acordo com a experiência e a visão de mundo de cada leitor.
Valittera, 2019
O conto traz a história de três focos de vida, bem diferentes entre si, que acontecem em uma escala de sucessão em uma mesma cidade. A ideia não está no foco nos eventos em si mesmos, em sim na diversidade de fatos que ocorrem a todo momento, mesmo que não se dê conta disso.
O Alentejo Central é detentor de um dos mais importantes conjuntos megalíticos a nível europeu. Esta importância decorre não só do elevado número de monumentos megalíticos conservados, mas também do numeroso e variado espólio progressivamente recolhido que nos permite compreender, em parte, a forma como viviam estas sociedades. Os projetos de investigação realizados nas últimas décadas em torno de alguns núcleos megalíticos alentejanos permitiu, por um lado, proceder a uma revisão e medição da orientação das antas e, por outro, compreender melhor as suas diversas e originais manifestações artísticas que se encontram profundamente marcadas por um simbolismo associado aos astros. De fato, em termos gerais, existe algum consenso sobre o simbolismo existente em torno da escolha das orientações dos monumentos megalíticos (funerários e não funerários) marcadamente associados ao Sol e/ou à Lua, ou hipoteticamente, a outras constelações. Nesta comunicação apontam-se e caracterizam-se sucintamente algumas destas orientações e as representações gráficas em espólios (cerâmicas, placas de xisto…) mais significativas e exemplificativas da importância da LUZ, na vida e nas crenças religiosas destas primeiras sociedades camponesas.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.