Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Os cursos de graduação na modalidade a distância oferecidas pela Universidade Anhanguera-Uniderp estão entre os de melhor qualidade acadêmica do Brasil. O planejamento das teleaulas e videoaulas, o preparo dos materiais didáticos impressos e digitais, o Programa Livro-Texto, os Polos de apoio presencial as Atividades Avaliativas, os desafios de aprendizagem, as provas, os coordenadores acadêmicos EAD, os tutores presenciais, os professores EAD, tutores a distância, os coordenadores de curso estão entre os principais componentes desse complexo sistema que tem como principal objetivo colaborar com o pleno desenvolvimento dos alunos. Este manual do aluno deve ser analisado com atenção, pois visa orientar quanto à vida acadêmica dos estudantes em sua relação com a Universidade.
Por transporte público 14 Por táxi ou carro oficial 15 Em carro próprio 16 SINALIZAÇÃO NO PISO 18 Piso direcional 19 Piso alerta 20 3 A EDIFICAÇÃO 21 FACHADA 21 ACESSO INTERNO 22 Rampas 39 Plataformas verticais 40 Plataformas de plano inclinado 42 Elevadores -condições gerais 43 SINALIZAÇÃO NO PISO 46 PLACAS DE INFORMAÇÃO 48 PORTAS 49 Identificação nas portas 50 Identificação nas paredes laterais às portas 50 Abertura de portas 51 Espaço necessário para aproximação de portas 52 INTERIOR DAS SALAS 53 JANELAS 54 ILUMINAÇÃO 55 SANITÁRIOS ACESSÍVEIS 56 AUDITÓRIOS 59 BIBLIOTECAS, ARQUIVOS ETC. 60 PREVENÇÃO DE INCÊNDIO 60 Rota de fuga 60 Alarmes sonoros 61 Alarmes visuais 62 Sinalização da área de resgate 63 Áreas de lazer e esportivas 64 4 PATRIMÔNIO TOMBADO 65 COMO FAZER A VISTORIA 67 ANEXO 68 6 INTRODUÇÃO Este manual foi idealizado com a intenção de facilitar aos gestores o entendimento da acessibilidade em prédios de uso e propriedade da administração pública federal, direta e indireta, também chamados bens de uso especial, e também os de propriedade particular (locados), utilizados para o mesmo fim. Enfoca primordialmente os aspectos que foram considerados imprescindíveis para o atendimento público, considerando a diversidade de usuários, sejam eles cidadãos em busca dos serviços oferecidos, sejam os próprios servidores no cumprimento de seu trabalho -sem detrimento de quaisquer outros itens constantes da norma não explicitados neste manual. Visa o cumprimento do Decreto 5.296/2.004, que regulamenta as Leis 10.048/2.000 e 10.098/2.000 e se remete às normas técnicas de acessibilidade da ABNT (aqui utilizamos a Norma Brasileira 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas -NBR 9050 e a NBR13994), assim como à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada em 2007 e que teve seu texto aprovado pelo Decreto Legislativo n° 186, de 2008. Alertamos da necessidade de verificação das legislações estadual e municipal, que devem somar-se à federal, aqui representada, quando da efetivação de quaisquer interferências ou projetos nos edifícios públicos. Dessa forma, buscamos focar os procedimentos físicos necessários, a que se devem atentar os gestores e os profissionais responsáveis, nos edifícios de uso público, acrescentando especificidades à crescente bibliografia sobre o assunto.
Curso Portal do Futuro: adequação do Manual do Estudante, 2020
Organizadoras: Ligia Gomes Elliot, Ligia Silva Leite Autoras: Gracélia Nascimento Pereira Lopes, Lígia Silva Leite O Manual do Estudante do Curso Portal do Futuro prepara jovens de baixa renda para a primeira experiência profissional e para serem agentes de transformação social. Ao avaliar as atividades do Manual, o estudo pretende contribuir para melhorar a qualidade do curso e adequar o material didático ao desenvolvimento das competências previstas. Os resultados indicam que o Material do Estudante precisa ser aperfeiçoado. ISBN: 978-65-88285-69-5 (eBook) DOI: 10.31560/pimentacultural/2020.695
2014
Para tanto, tem por objetivo introduzir conceitos e diretrizes de Acessibilidade, Física e Digital, de modo a possibilitar, por um lado, uma melhor definição e readequação de ambientes didáticos e, por outro, o desenvolvimento de materiais didáticos adequados a alunos com diferentes necessidades. Nesse contexto, este documento reúne e organiza recomendações, procedimentos e normas existentes, de forma a se constituir enquanto um guia básico para a readequação de espaços de ensino e aprendizagem, tanto em seus aspectos físico quanto digital. Assim ele se estabelece, não enquanto substituição aos parâmetros já definidos pelos órgãos regulamentadores, mas enquanto conjunto de conceitos, informações e referências importantes, para que, no âmbito da Universidade de São Paulo, os ambientes didáticos possam ser repensados, mais confortáveis e adequados à demandas pedagógicas mais eficientes.
2018
Contextualization of the academic e-book publishing market. It compares the open access model with paid access. Access to the open is growing in the world and in Brazil and becomes a positive alternative for dissemination of knowledge in e-book format. Brazilian university publishers need to establish clear and specific policies for e-books.
2021
processo de ensino-aprendizagem de um aluno com deficiência, matriculado no ensino fundamental, ciclo de alfabetização, da rede municipal de ensino de São Mateus/ES, em ambiente domiciliar. Este estudo recorre teoricamente e metodologicamente nas contribuições de Vygotsky (2011), precursor da teoria histórico-cultural, bem como de outros autores cujos trabalhos se baseiam nessa mesma fundamentação. A partir da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008, os sistemas de ensino precisaram organizar recursos e serviços a fim de atender a todos os estudantes da educação especial. Dentre os serviços disponibilizados para essa modalidade surge o professor do atendimento domiciliar para estudantes com necessidades educacionais severas, quando suas condições de saúde exigirem. A partir desse contexto, surge o problema de pesquisa: Como o aluno com deficiência atendido pelo serviço de professor domiciliar se apropria do currículo escolar, mais especificamente do processo da leitura e da escrita em fase de alfabetização? O princípio metodológico a ser utilizado trata-se do qualitativo, através da pesquisa participante. A observação do processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita do estudante, ocorrerá durante o atendimento/aulas da professora domiciliar. A pesquisa encontra-se em andamento, na parte da revisão bibliográfica, o que permite parcialmente concluir que o atendimento domiciliar na área da Educação Especial é algo que vem sendo construído e pensado a fim de garantir a inclusão efetiva de alunos com deficiência, embora observe-se que ainda temos poucas pesquisas que tratam do Atendimento Domiciliar na Educação, em território brasileiro. Palavras-chave: Educação Especial Inclusiva. Atendimento Domiciliar. Teoria Histórico-Cultural.
A p r e n d iz a g e m e A c e s s ib il id a d e :
Sejam bem-vindos a nossa casa.
O hotel teve sua origem em paralelo ao desenvolvimento do comércio entre as cidades. As rotas comerciais na Ásia, Europa e África, na Antigüidade, originaram núcleos urbanos e o conseqüente surgimento de hospedarias para servir os viajantes que por ali passavam. Na Idade Média, mosteiros também serviram como hospedagem para os viajantes. Hospedar, naquela época, era uma virtude espiritual e moral.
2014
Apresentação 1. Introdução 1.1. Objetivos do manual 1.2. Marco legal 1.3. Caracterização geral dos cursos 1.4. Objetivos gerais do projeto 2. Regulamento do Curso 2.1. Da classificação e vagas 2.2. Da matrícula 2.3. Do uso das dependências da Universidade e da biblioteca 2.4. Da desistência 2.5. Da licença maternidade e justificativa de afastamento 2.6. Dos direitos e deveres do professor cursista 3. Natureza, organização e estrutura dos cursos 3.1. Da natureza 3.2. Da organização e estrutura 4. Atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Bem-vindos ao Oi Futuro. Este é o Caderno Acessibilidades, uma publicação que nasce do desejo de compartilhar pensamentos, experiências e aspirações sobre um tema fundamental para todos nós: o acesso -real e o mais pleno possível -à arte contemporânea, à educação de qualidade e à informação. O Programa Educativo do Museu das Telecomunicações do Oi Futuro tem procurado tornar, ano após ano, este lugar mais pulsante e mais dinâmico, e vem tentando elevar, à maior potência possível, o conceito de interatividade, dinamizando, através de centenas de ações, a instituição. Tudo sempre com o mesmo objetivo: tornar o nosso centro cultural mais democrático, mais receptivo e mais aberto a todos. Sempre em constante desenvolvimento, o Programa Educativo volta agora sua atenção, mais detalhadamente, para o Eixo das Acessibilidades. Trabalhar em termos de acessibilidades significa pensar e promover o acesso a tudo que o Oi Futuro e o Museu das Telecomunicações têm a oferecer, na forma de conteúdo e potenciais desdobramentos, para o maior número de pessoas. Todos são nossos públicos em potencial e todos devem fruir do que temos de melhor: pessoas com deficiência, público da saúde mental, em vulnerabilidade social, idosos, crianças e todos aqueles para quem a acessibilidade possa estar dificultada devido às barreiras físicas, sensoriais, comunicacionais e atitudinais. Pensado como ferramenta de trabalho para educadores, o Caderno Acessibilidades visa contribuir com a aproximação desses profissionais das questões que dizem respeito ao tema, servindo de estímulo ao pensamento crítico, ao agenciamento e à irradiação de ações e atitudes que promovam o acesso e, consequentemente, o desenvolvimento de uma cidade menos partida, de um país mais igualitário, de um mundo melhor.
Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017)
The Affordable Learning App, developed by the Distance Learning Lab for People with Disabilities (LE@D), presents itself as a solution for affordable distance education, available for tablets, smartphones and Android. The App has accessible learning objects with content translation for pounds and audio description of images. The entire layout and flow of navigation was planned and tested by a multidisciplinary team involving the deaf, blind and disabled. The App has accessibility features so that people with disabilities (PCD) can access resources that best meet their disabilities.
2004
SER ESTUDANTE ONLINE er estudante em regime de Ensino Online não é uma experiência totalmente diferente de ser estudante do ensino presencial ou do ensino a distância tradicional. Contudo, o facto de se tratar de um contexto de ensino--aprendizagem recente, possuidor de algumas características específicas requer alguma adaptação nos diversos níveis em que este tipo de ensino se desenvolve.
Resumo. Muitas pessoas tem dificuldade em escolher e ingressar em um curso de graduação. O presente artigo descreve o GAES, um aplicativo móvel desenvolvido na plataforma Android, auxiliado por um Sistema MultiAgente, com o intuito de ajudar futuros ingressantes do ensino superior na escolha de sua instituição de ensino e curso de graduação de acordo com seu perfil, suas preferências e/ou condições financeiras. Abstract. Many people have difficulty choosing an undergraduate degree. This article describes the GAES, a mobile application developed on the Android platform, aided by a multi-agent system, in order to help future freshmen of higher education in their choice of institution and degree course according to your profile, your preferences and/ or financial condition.
Revista Diálogo Educacional, 2009
Relevante mediador da construção da cidadania, o livro didático é apresentado neste artigo como um material de apoio indispensável à materialização dos conhecimentos escolares e como elemento fundamental à escolarização dos alunos. Analisando a trajetória histórica do livro didático, no âmbito das políticas públicas e da legislação brasileira, o artigo discute as possibilidades e limitações das ações que, em diferentes períodos históricos, buscaram dar assistência ao educando e garantir seu direito de escolarizar-se. O artigo destaca desde as primeiras iniciativas do INL (Instituto Nacional do Livro) até os avanços obtidos pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) cujos programas vêm sucessivamente ampliando a distribuição gratuita desse material aos alunos da educação básica. Mostrando como, a partir da Constituição de 1988, o Programa Nacional de Livro Didático (PNL) tem aperfeiçoado o processo de assistência ao educando, o estudo discute a distribuição do livro di...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.