Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
1999, Geografia
Yosruya N akagawara Ferreira RESUMO: Importância da interdisciplinaridade no avanço da ciência e necessidade da prática interdisciplinar na informação e compreensão dos problemas. Geografia e interdisciplinaridade.
ABSTRACT The goal of this article is to guide both professors and students who attend a Knowledge Engineering and Management Post-graduation Program through the path of the methodological and disciplinary approaches in the Program.
Redes , 2002
Introdução Estas notas sistematizam dois esforços de pesquisa. O projeto em andamento-Curso
Poíesis Pedagógica, 2013
RESUMO: Neste artigo, a partir dos aportes pós-estruturalista da Teoria do Discurso desenvolvida por Ernesto Laclau, refletimos sobre as políticas de currículo, especificamente no tocante às produções voltadas aos diferentes campos disciplinares, identificando que a qualidade na educação aparece como um objetivo a ser alcançado ao fim de um caminho previamente traçado para ser percorrido no processo educacional e, em função dela, são formuladas propostas interpretadas como capazes de viabilizá-la. Compreendemos que a implementação de um currículo interdisciplinar e/ou integrado é uma dessas propostas em torno da qual parece existir um consenso entre os educadores. No entanto, os referenciais que adotamos permitem questionar esse consenso assumindo-o como conflituoso. Para isso, tomamos como referência discursos produzidos no âmbito das comunidades disciplinares de Geografia e de Ciências Naturais para caracterizar como, nessas duas comunidades, os discursos em favor da qualidade da educação articulam a interdisciplinaridade como elemento fundamental para garanti-la, ainda que em perspectivas diferenciadas o que, por sua vez, nos possibilita pensá-la como um significante flutuante. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Currículo. Teoria do Discurso. Comunidades disciplinares.
Revista de Geociências do Nordeste, 2016
O aumento na complexidade dos problemas enfrentados pelas sociedades modernas enseja o tratamento dos mesmos em uma perspectiva interdisciplinar, neste íntere a ciência geográfica no âmbito da disciplina Geologia Aplicada a Geografia, ministrada na Universidade Federal do Piauí desempenha papel fundamental no sentido em que busca proporcionar aos estudantes do curso de graduação em Geografia uma gama de informações para a compreensão de uma série de fenômenos ocorrentes na superfície terrestre e mesmo no interior dela, bem como, oferece subsídios para o entendimento acerca da importância e do valor econômico dos recursos naturais relacionados diretamente as estruturas geológicas terrestres. A interdisciplinaridade desta disciplina pode ser constatada na medida em que esta favorece a reflexão crítica acerca das mudanças que afetam nosso planeta, sobre as causas dos riscos geológicos e suas consequências para a humanidade, fomenta a discussão atualíssima da questão dos recursos dispon...
Revista Thema
O objetivo deste artigo é mapear como licenciaturas da área das Ciências Exatas e da Terra, de instituições brasileiras, estão contemplando conteúdos referentes à formação interdisciplinar na organização dos componentes curriculares que integram seus currículos. Para a realização desta pesquisa, foi utilizada a abordagem qualitativa. Foram selecionados 50 cursos de licenciatura na área das Ciências Exatas e da Terra de instituições brasileiras. Após a localização dos cursos, foram mapeados os componentes curriculares que os integram, bem como as suas ementas, totalizando 2223 disciplinas. Para analisar os dados produzidos, utilizouse a Análise de Conteúdo. Como alguns resultados da pesquisa, podemos destacar que, dos 50 cursos analisados, somente 7 informam desenvolver atividades interdisciplinares; aproximadamente 60% dos componentes analisados destinam-se a discutir conceitos disciplinares específicos.
Ambiente e Agua - An Interdisciplinary Journal of Applied Science, 2016
During 18 years of experience in graduate education in the environmental area, the graduate programs in environmental sciences of the University of Taubaté have been consolidating the treatment of environmental issues in different geographic conditions, associated with the development of the metropolitan region of Vale do Paraíba, São Paulo, as well as environmental issues in the Amazon region. This edition of Ambi-Água presents 15 original articles from dissertations presented in the last three years, which reinforce the challenge in the treatment of environmental issues in an interdisciplinary context. The commitment of the PPGCA in the construction of knowledge in the environmental area that must guide the development of this important metropolitan region of the state of São Paulo is well known.
Geografia Ensino & Pesquisa
Inúmeros são os desafios colocados para a formação de professores de Geografia com qualidade, porém os departamentos de Geografia espalhados por todo o território brasileiro, podem buscar no paradigma da interdisciplinaridade o apoio que tanto desejam para inovar na formação dos professores de Geografia para atuação na Educação Básica. O presente artigo possui como objetivo central compreender o papel do paradigma da interdisciplinaridade na formação inicial de professores de Geografia para a Educação Básica. A abordagem empregada nesta pesquisa é a qualitativa, do tipo ex-post-facto. Diante da análise e da avaliação realizada por meio das respostas obtidas junto aos egressos da área de Geografia, do PIBID/Subprojeto-Interdisciplinar, do Campi Mata Norte da UPE, concluiu-se que a adoção do paradigma da interdisciplinaridade na formação inicial de professores de Geografia por meio da participação em experiências que levem em consideração o referido paradigma poderá contribuir no melh...
2021
O presente estudo discute a formacao de professores, praticas pedagogicas e diversidades etnicas, abordando acoes interdisciplinares entre Geografia e Historia, a partir de uma atividade de campo realizada em Santa Catarina, na Comunidade Quilombola Morro do Fortunato e na Terra Indigena Morro dos Cavalos, do povo Guarani, para a disciplina de Geografia dos Movimentos Sociais. O objetivo geral e apresentar contribuicoes interdisciplinares para a formacao do professor/a. Os objetivos especificos sao: apresentar praticas pedagogicas que contribuem para formacao de professores em diferentes espacos; compreender a diversidade etnica a partir experiencia de campo; desenvolver um olhar sensivel e habilidades de observacao; e identificar e problematizar o preconceito e o racismo como desafios que se colocam para a educacao no seculo XXI. A metodologia e baseada em aula expositiva com pesquisa bibliografica, fichamento de textos e pesquisa de campo, com a visita as comunidades que represent...
Saúde e Sociedade, 2011
Este texto discute a formação interdisciplinar na pós-graduação na perspectiva de orientadores com formação em Ciências Sociais e Humanas em Saúde e orientandos com formação em saúde. Serão apresentadas dificuldades inerentes à pós-graduação em geral e especificamente para os profissionais de saúde. Serão discutidas algumas tensões referentes à produção de conhecimento a partir de olhares disciplinares distintos. Há um diálogo necessário entre o orientador, para o qual a formação teórica ocupa lugar primordial, e o orientando, cuja prática se pauta cotidianamente na intervenção. O diálogo teórico entre orientador e orientando é assimétrico em vários aspectos e implica em tensões morais e éticas para ambos. O termo de Geertz , "ironia antropológica", é utilizado para pensar a relação orientador/orientando neste contexto. Por fim, propõe-se uma reflexão sobre possíveis posturas nessa relação e suas respectivas expectativas. É necessário um debate que discuta as contribuições efetivas do conhecimento fruto dessa relação e o que se pretende como pesquisa interdisciplinar.
A prática da interdisciplinaridade, mais do que em qualquer outra época, coloca-se atualmente como uma necessidade emergente. Basta pensar nas questões ambientais envolvendo mudanças climáticas, ou na recente crise financeira mundial. São crises globais que precisam de respostas que certamente não virão de apenas uma ou duas disciplinas.
Brazilian Journal of Development
Ambiente & sociedade, 2003
O texto resume as principais questões e conclusões alcançadas na minha tese de doutoramento junto ao Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade - CPDA da UFRRJ. A discussão em torno da interdisciplinaridade ambiental vem crescendo nos últimos anos, tendo sido os anos 1970 e 1980 férteis o suficiente para possibilitar, nos 1990, a construção de uma Educação Ambiental ao nível da especialização profissional. A inserção da temática ambiental no meio acadêmico se fez gradativamente e, embora com muitos obstáculos, tem demonstrado um viés inovador e desafiante de administradores, docentes e discentes tendo em vista a estrutura fragmentada das universidades tradicionais. O exame do estado da arte das Ciências Ambientais possibilitou discernir, para além da compartimentalização e da departamentalização, as principais queixas, dúvidas, caminhos, soluções e espaços que conduziram à elaboração de um campo integrador do fazer científico, reunindo ensino, pesquisa e exte...
2012
RESUMO: Neste artigo, a partir dos aportes pós-estruturalista da Teoria do Discurso desenvolvida por Ernesto Laclau, refletimos sobre as políticas de currículo, especificamente no tocante às produções voltadas aos diferentes campos disciplinares, identificando que a qualidade na educação aparece como um objetivo a ser alcançado ao fim de um caminho previamente traçado para ser percorrido no processo educacional e, em função dela, são formuladas propostas interpretadas como capazes de viabilizá-la. Compreendemos que a implementação de um currículo interdisciplinar e/ou integrado é uma dessas propostas em torno da qual parece existir um consenso entre os educadores. No entanto, os referenciais que adotamos permitem questionar esse consenso assumindo-o como conflituoso. Para isso, tomamos como referência discursos produzidos no âmbito das comunidades disciplinares de Geografia e de Ciências Naturais para caracterizar como, nessas duas comunidades, os discursos em favor da qualidade da educação articulam a interdisciplinaridade como elemento fundamental para garanti-la, ainda que em perspectivas diferenciadas o que, por sua vez, nos possibilita pensá-la como um significante flutuante. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Currículo. Teoria do Discurso. Comunidades disciplinares.
Rae-revista De Administracao De Empresas, 2017
Geografia Ensino & Pesquisa, 2014
I 57 A pesquisa no ensino de Geografia como possibilidade de diálogos trans e interdisciplinares Resumo: Este artigo faz uma análise de práticas educativas em Geografia originadas nos novos caminhos de pensar o processo de ensino-aprendizagem. Esta abordagem fundamenta-se em propostas trans e interdisciplinares desenvolvidas no Projeto Amora, experiência de ensino desenvolvida na quinta e sexta séries do Ensino Fundamental no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/ UFRGS) em 2008. Duas propostas pedagógicas são descritas e analisadas, explicitando o significado de trans e interdisciplinaridade presentes em cada uma delas. Os mapas conceituais que resultaram dos projetos e os conceitos e/ou definições elaboradas através da oficina permitem avaliar o significado dessas práticas. Estas foram facilitadoras do aprendizado porque que resultam do interesse dos alunos e são geradoras de curiosidade e criatividade. Apresenta-se, então, uma possibilidade de ensino que associa a investigação e permite o trânsito disciplinar e uma interdisciplinaridade pensada como transversalidade, envolvendo professores e alunos em processos de interação e ambiente escolar mais dinâmico. Research in the teaching of Geography as a possibility of trans and interdisciplinary dialogue Abstract: This article is an analysis of educational practices in geography originated in the new ways of thinking about the process of teaching and learning. This approach is based on trans and interdisciplinary proposals developed in the Projeto Amora, teaching experience developed in the fifth and sixth grades of elementary school in Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS) in 2008. Two pedagogical proposals are described and analyzed, explaining the significance of trans and interdisciplinary present in each. The concept maps that resulted from the projects and the concepts or definitions developed by the workshop give meaning to these practices. These were facilitators of learning as arising from the students' interest and generate curiosity and creativity. It presents then a chance of education that combines research and allow the transit disciplinary and interdisciplinary thought of as a cross-cutting, involving teachers and students in processes of interaction and the school environment more dynamic.
Revista Geotemas, 2013
O presente estudo tem como objetivo realizar discussões pertinentes acerca da nova tendência emergente na sociedade brasileira, a multiculturalidade e suas relações com a formação dos professores de modo geral, e de forma específica, dos professores de Geografia. Tais discussões buscarão promover reflexões sobre o ensino de Geografia e a multiculturalidade, identificando as principais problemáticas que afetam a formação destes professores e consequentemente suas práticas em sala de aula, sugerindo possíveis soluções para tais problemáticas. A metodologia utilizada consistiu na pesquisa bibliográfica, baseada em autores e estudiosos como: Callai (1995), Candau (2002), Cacete (2004), Cavalcanti (2003), Freire (1992), Libâneo (2002), entre outros que realizam em suas obras e estudos discussões pertinentes e que nos trazem grandes contribuições sobre a temática em questão. Diante das leituras e discussões fica evidente que a formação do professor de Geografia apresenta deficiências relativas à persistência de um ensino da disciplina de forma ainda tradicionalista, e uma formação de profissionais que ingressam no mercado de trabalho ainda despreparados para lidar e enfrentar as adversidades e diversidades que se apresentam no ambiente da sala de aula. Desta forma, é necessário e fundamental que o processo de formação do professor de Geografia continue passando por transformações de tal modo que busque formar profissionais preparados e aptos a desenvolverem práticas docentes eficazes, de qualidade e que se adéquem ao contexto atual, levando o conhecimento de modo eficiente aos mais diversos grupos sociais existentes no Brasil.
Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 2021
ResumoEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). O programa em questão possui características interdisciplinares, sendo assim, o objetivo do presente estudo é mapear o conceito de interdisciplinaridade, a partir da produção de teses e dissertações do programa. Para alcançar este objetivo foi realizada uma revisão bibliográfica no banco de dados da biblioteca central professor Eurico Back, no período de 2006 até o primeiro semestre de 2019. Foi efetuada uma pesquisa com auxílio do software Adobe Reader pelo termo “interdisciplinar”, em todas as dissertações e teses disponíveis no sistema. A pesquisa revelou que a palavra interdisciplinar foi encontrada em 43 das 104 produções desenvolvidas e começou a ser utilizada nas produções publicadas a partir do ano de 2010, oscilando sua frequência durante os anos em aná...
Revista Ensino Interdisciplinar, 2023
2012
Este artigo tem como objetivo analisar os sentidos relacionados ao conceito de interdisciplinaridade nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Ensino Fundamental e Ensino Medio. Utilizamos um metodo de analise conceitual, proposto por Coombs e Daniels, que possibilita investigar um conceito em um conjunto de textos. A analise apontou diferentes significados associados a interdisciplinaridade: abordagem epistemologica, modo de articular conteudos, forma de contribuicao das disciplinas, forma de organizar as disciplinas em projetos, perspectiva de reorganizacao curricular, instrumento para articular conhecimentos e processo de integracao das disciplinas. Tambem analisamos o tratamento teorico e a implementacao da interdisciplinaridade segundo os PCNs. PCNs.Interdisciplinarity according to the PCNs Abstract The aim of this article is to analyze the meanings related to the concept of interdisciplinarity in the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) relative to Fundamental and Hi...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.