Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2000
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, 2018
Estudo a respeito da formação de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, em que se desenvolveu uma discussão a respeito do lugar do Estágio Curricular Supervisionado nessa formação; não o estágio como aplicação de conhecimento, mas o estágio como produção de conhecimento. Neste sentido, tratou-se do estágio com pesquisa e procurou-se responder aos seguintes questionamentos: a) como o estágio é visto e qual o foco quando se trata do estágio com pesquisa na formação de professores de Ciências?; b) qual a importância conferida à pesquisa no estágio e quais os espaços em aberto para esse tipo de estudo; c) quais lacunas são observadas e quais tendências em trabalhos que discutem o estágio na formação de professores. Para responder a tais questões valeu-se de uma interpretação crítica, por meio de uma pesquisa bibliográfica. O estudo mostrou que o estágio com pesquisa pode se configurar como eixo articulador da construção e produção de conhecimento do trabalho doce...
2009
A formação de educadores e professores surge como um vector estratégico indispensável para operar mudanças de diversa natureza no domínio da educação e, por extensão, no domínio das concepções de profissão e de profissionalismo docente. O actual Regime Jurídico de Habilitação Profissional para a Docência (Decreto-Lei nº 43/2007) surgiu no contexto de reorganização do Ensino Superior ao Processo de Bolonha. Este documento, ao situar a formação profissional dos Educadores de Infância e dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico ao nível do 2º Ciclo de Formação (Mestrado), pode contribuir para um reforço no reconhecimento da importância destes actores na promoção de um desenvolvimento de qualidade, tão necessário à sociedade portuguesa, mas remete, essencialmente, para a necessidade de uma formação inicial exigente e de qualidade. Outro aspecto a merecer destaque neste Decreto-Lei relaciona-se com a possibilidade do desempenho profissional se estender a dois ciclos de ensino. Esta maior abrangência, para além de tornar possível a mobilidade dos docentes entre os níveis e ciclos de ensino, permitirá, entre outros aspectos, o acompanhamento dos alunos pelos mesmos docentes por um período de tempo mais alargado, favorecendo uma dinâmica de articulação das aprendizagens entre os diferentes ciclos de ensino. Tendo como pano de fundo este contexto, a presente comunicação propõe-se apresentar e analisar alguns dos fundamentos que estiveram na base da organização curricular do Ciclo de Estudos de Mestrado em Educação Pré-Escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Castelo Branco (ESECB), merecendo-nos uma análise mais detalhada a integração da componente de formação em investigação educacional na área de iniciação à prática profissional. Esta opção teve como objectivo primordial formar especialistas interventivos, conscientes do valor e das potencialidades da sua área de formação e com potencial para fundamentar as suas opções no contacto com a realidade pedagógica. Valoriza-se, deste modo, o desenvolvimento de projectos de intervenção numa linha de investigação-acção, no contexto da prática de ensino supervisionada.
Coloquio Do Museu Pedagogico Issn 2175 5493, 2014
Este ensaio tem busca expor uma investigação, em andamento, sobre as representações sociais dos docentes universitários a respeito da pesquisa na formação inicial de professores. Investigar essas representações sociais se baseia na hipótese de que a presença e/ou ausência da pesquisa, tem relação direta com as atitudes dos docentes universitários. A partir das elaborações de suas práticas na sala de aula, ressignificam um cenário social composto pela defesa da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pelas propostas do professor-pesquisador; pela crescente valorização da pós-graduação em detrimento da graduação nas políticas de qualificação do ensino superior e pela hegemonia do paradigma positivista de ciência. O objetivo aqui é externar e compartilhar reflexões acerca do objeto da investigação.
A Formação Docente nas Dimensões Ética, Estética e Política 2, 2019
O conteúdo dos artigos e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores. Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a possibilidade de alterá-la de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais.
Atos de Pesquisa em Educação, 2013
do Paraná RESUMO O objetivo do artigo é apontar indicações sobre as tendências das pesquisas que abordam a formação de professores. Para as reflexões e análises considera estudos sobre o estado em que se encontra a formação de professores no Brasil, realizados desde o final da década de 1980. Incluem na análise os estudos do tipo estado da arte e as pesquisas do tipo pesquisa ação. Como aporte teórico e metodológico, a elaboração desse texto se apoia na sistematização de Santos (2005) que estabelece, em termos didáticos, diferentes níveis de conhecimento, do nível descritivo ao nível compreensivo, passando pelo nível explicativo. PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa em Formação de Professores. Estado da Arte. Pesquisa em Educação.
REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Este artigo tem como objetivo geral: mapear as concepções e as contribuições de autores de teses e dissertações produzidas no país, analisando a Investigação Ação (IA) na Formação de professores em Ciências nos Anos Iniciais. Assim, questiona-se: Como as pesquisas articulam a IA na formação de professores em Ciências para os Anos Iniciais? Quais eixos teóricos da IA estão refletidos nas pesquisas sobre a formação de professores em Ciências para os Anos Iniciais? Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio da tipologia de pesquisa bibliográfica. Foi realizado um mapeamento da base de dados, disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), no período de 2013 a 2020, que indicou um quantitativo de seis pesquisas nesta delimitação. Para análise dos dados obtidos na busca foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo. Foi possível perceber que a maior parte ...
Educar em Revista, 2017
RESUMO O texto discute o lugar da pesquisa no Mestrado Profissional em Educação no Brasil. Na primeira parte, são revistos alguns pontos da sua trajetória, que foi marcada por resistências e desconfianças por parte da comunidade acadêmica. Em seguida, procura-se mostrar aproximações e diferenças entre o Mestrado Profissional e o Acadêmico, acentuando o lugar privilegiado da pesquisa na formação do profissional da educação. Tendo como referência o Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP), indica-se como se tem procurado articular investigação e prática pedagógica na estrutura curricular do curso. Finalmente, apresenta-se uma análise dos trabalhos finais defendidos pelos pós-graduandos desse curso, destacando temas, metodologias e resultados obtidos, o que permite avaliar a consecução dos objetivos pretendidos.
Scientia cum Industria
No presente artigo apresenta-se resultados de uma pesquisa realizada com participantes de um curso de formação continuada, que teve como foco a educação pela pesquisa no ensino de Ciências. O curso, direcionado a professores que atuam na Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul/RS, abordou o panorama da prática pedagógica, no que diz respeito à realização de pesquisa com os estudantes do ensino Fundamental. Uma sondagem inicial sobre educação pela pesquisa e outras com instrumentos diagnósticos foram realizadas com 125 professores participantes do referido curso. A partir da análise da sondagem inicial realizada com os docentes, bem como pela análise textual discursiva das suas produções e pela a análise dos questionários a eles aplicados, foi possível evidenciar aspectos relevantes que justificam a necessidade de haver um constante diálogo sobre a importância do ensino e da aprendizagem pela pesquisa, visando a formação de estudantes críticos e capazes de fazer ciência. A análise dos resultados sugere que muitos professores interpretam a pesquisa como a busca de informações, principalmente na internet, não ocorrendo a interação dos estudantes com o conhecimento e a aplicação ou com a modificação na realidade.
Revista Diálogo Educacional, 2007
O texto que se segue é o relato de uma experiência de parceria entre o Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) e a Apeoesp (Sindicato do Professores da Rede Pública de Ensino Oficial do Estado de São Paulo), que no ano 2006 uniram esforços para capacitar na pesquisa em educação docentes da rede estadual de ensino paulista, mediante um curso na modalidade extensão denominado de “Introdução à Pesquisa em Educação”. Para apresentar os contornos dessa iniciativa, o texto divide-se em três momentos. No primeiro, são delineadas as motivações que levaram as duas instituições a formularem a proposta que visou enfrentar o problema da deficiência na formação acadêmico-científica dos docentes da rede pública. No segundo momento, encontra-se descrita a proposta formulada, seguida de um relato sobre sua execução nos dois locais onde foi implementada simultaneamente: Campinas e Americana. Por fim, é apresentada uma avaliação do trabalho realizado, que deu ensejo aos autores desse rel...
2017
O tema da formacao de professores nas licenciaturas basica e por si so um campo proficuo de debate e pesquisa, dado o desafio de preparar profissionais para trabalharem numa area cujas politicas publicas tem negligenciado sua importância politica na constituicao de um espaco publico qualificado, vital numa sociedade democratica. No que tange a formacao de professores de Filosofia, acrescenta-se o fato desta ter permanecido por duas decadas fora da matriz curricular da educacao basica, empobrecendo a discussao sobre a formacao do professor de Filosofia. O retorno desta disciplina ao ensino medio significou o renascimento de uma area de pesquisa que perdera espaco nas faculdades de Filosofia, permanecendo centradas na ideia da formacao do pesquisador em Filosofia, negligenciando, portanto, a formacao do professor de filosofia. O novo folego dado as licenciaturas ainda nao conseguiu romper com a divisao entre a formacao dos que pesquisam Filosofia e dos que ensinam, perpetuando uma hie...
Schème. Revista eletrônica de psicologia e epistemologia genéticas, 2011
O livro é fruto das reflexões e pesquisas de participantes do NEEGE-Núcleo de Estudos em Epistemologia Genética e Educação da UFRGS-Universidade Federal do Rio Grande do Sul com a participação do professor espanhol Juan Delval da UAM-Universidad Autónoma de Madrid, os quais produzem textos oriundos de suas respectivas experiências e vivências, tendo como fio condutor as Epistemologia e Psicologia Genéticas de Jean Piaget. Como os organizadores enfatizam na introdução do livro, esse eixo comum centra-se no fato de compreenderem que o ser humano não está pronto, mas que é fruto de uma construção que inicia-se no nascimento, sobretudo por sua ação no mundo. O agir sobre o mundo impinge ao ser humano sua própria compreensão desse mundo, ou seja, "[...] o ser humano é resultado de sua própria ação; ele pode erigir sua grandeza ou sua própria destruição [...]" (p. 7). Com esse fio condutor o livro apresenta, em seu primeiro capítulo intitulado: "Ensino e Pesquisa: Qual a Relação?" de autoria de Fernando Becker, uma distinção entre ensino e pesquisa. Para tanto, distingue-se a compreensão entre pesquisador strito senso e lato senso, onde no sentido mais específico (strito) são as pesquisas realizadas nos programas de pós-graduação ou por entidades cujas finalidades são as pesquisas científicas. Portanto, faz-se claro a necessidade de um projeto de pesquisa que norteie tanto o desenvolvimento da mesma como as conclusões a que esta chegará. Num sentido mais amplo (lato) entende-se todo professor, independente do nível de ensino em que leciona, como um pesquisador, pois este "[...] elabora planos de atividades, aplica metodologias,
Investigações em Ensino de Ciências
O presente trabalho é um estudo do estado da arte sobre pesquisas que tratam da Formação de Professores (FP), numa abordagem das perspectivas progressistas. O levantamento foi realizado em periódicos brasileiros com qualis B1, A2 e A1 e anais de eventos científicos, no período de 2007 a 2016. A pesquisa tem caráter qualitativo e a metodologia de análise empregada ancorou-se na Análise Textual Discursiva (ATD). Desta análise, emergiram 527 unidades de significado, 8 categorias iniciais, 5 categorias intermediárias e 3 categorias finais, intituladas: 1) A inserção de abordagens progressistas na Formação de Professores, como instrumento para construir uma comunidade aprendente. 2) O repensar sobre algumas produções curriculares no ensino de ciências: potencialidades, a partir da formação de professores e 3) A aproximação universidade-escola: o professor como pesquisador-progressista, que busca elementos teóricos de sua prática pedagógica. A escrita dos metatextos teve como base, princi...
DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL:CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO
Sendo assim o PRP possibilitou compreender a importância das teorias para planejar, organizar e elaborar os trabalhos. Desta forma o programa faz o residente perceber o quanto é importante para o mediador dedicar bastante o seu tempo nas leituras e se aprofundar mais nas pesquisas cientificas, pois o aperfeiçoamento do educador é de suma importância para diminuir os problemas de aprendizagem na sala de aula. Palavras-Chave: Prática docente, Programa de Residência Pedagógica, experiência. Este artículo se realizó a través de reuniones teóricas, observaciones e intervenciones, ya que mostró una visión amplia de los procedimientos de funcionamiento de la escuela, brindó la oportunidad de conocer la práctica docente. Aún a través de la investigación bibliográfica cualitativa a través de un proceso reflexivo y análisis de la realidad, realizada a través de intervenciones en el entorno educativo, lectura de artículos, sitios web del Programa de Residencia Pedagógica y documentos, finalmente una investigación bibliográfica dirigida a mejorar la formación de práctica docente En este contexto, era notorio lo importante que es el programa de Residencia Pedagógica PRP para implementar y mejorar las prácticas pedagógicas, promoviendo la inmersión del estudiante en la escuela de educación básica, mejorando la capacitación de los estudiantes que deben asegurar sus graduados, habilidades y permitiéndoles llevar a cabo una enseñanza de calidad en las escuelas. La experiencia adquirida es de suma importancia en el curso de la elección académica. Por lo tanto, todo el trabajo experimentado proporcionó experiencias educativas esenciales al proceso de enseñanza-aprendizaje como un puente hacia un camino nuevo y sorprendente que el educador construirá a lo largo de su trayectoria profesional. El programa no solo se limita a la experiencia en el aula, sino que busca constituir una interacción entre la investigación académica y la enseñanza de la teoría y la práctica. Se puede observar aquí que, prioriza la idea de que es con la práctica que los estudiantes de pregrado tendrán la oportunidad de conocer su futura área de especialización. Son conocimientos científicos que pueden conducir al resto de su vida, permitiendo momentos gratificantes y fructíferos con el intercambio de experiencias. Así, el PRP permitió comprender la importancia de las teorías para planificar, organizar y elaborar los trabajos. De esta manera, el programa hace que el residente se dé cuenta de lo importante que es para el mediador dedicar mucho tiempo a la lectura y profundizar la investigación científica, porque la mejora del educador es de suma importancia para reducir los problemas de aprendizaje en el aula.
Eutomia, 2021
Os atuais dispositivos norteadores da formação dos docentes, bem como as pesquisas desenvolvidas nesse campo no Brasil e ao redor do mundo, definem a atividade de pesquisa como parte fundamental da formação e da atuação de professores, nas diferentes etapas da educação. A produção científica sobre esse tema, em particular, aponta que não é apenas como processo cognitivo que a pesquisa pode contribuir para o desenvolvimento profissional, haja vista seu potencial para a construção e a aquisição de novos saberes por parte do pesquisador, mas também como prática social. Baseados nesse entendimento e à luz da concepção de pesquisa descrita no continuum defendido por Beillerot (2001), discutimos, neste estudo, de natureza qualitativa, as contribuições da pesquisa para desenvolvimento profissional do professor de português na educação básica, a partir de autores como André (2001), Lüdke (2001), Diniz-Pereira e Zeichner (2011), Pimenta (2012) e Tardif e Moscoso (2018) e de dados produzidos ...
Educação e Pesquisa, 2013
Este estudo foi realizado com o objetivo de investigar representações de pesquisadores da área de ensino de Física sobre a possível interferência da pesquisa da área de ensino de Ciências na maneira como se formam professores no Brasil. Para tal, foram analisadas as respostas a uma questão formulada em entrevistas a treze pesquisadores do ensino da Física, indicados por seus pares por meio de correio eletrônico encaminhado a pesquisadores do ensino de Ciências, incluindo as subáreas de Biologia, Física, Geociências e Química. A análise de discurso desenvolvida na França por Michel Pêcheux, a partir de subsídios obtidos principalmente em publicações de Eni Orlandi no Brasil, foi o apoio teórico que sustentou o estudo. As representações que os discursos selecionados permitem inferir evidenciam pequena influência. Entretanto, foram enunciados fatores de grande abrangência, incluindo desde aqueles internos à própria área, quanto fatores associados a políticas públicas. Também se observo...
Revista Tempos e Espaços em Educação
O artigo trata da pesquisa educacional, mais especificamente, sobre a formação do professor pesquisador da Educação Básica. Objetivou compreender se os conhecimentos acerca da metodologia da pesquisa-ação crítica colaborativa, fomentados desde a articulação entre docentes da Educação Superior e Básica, poderiam contribuir para formação do professor pesquisador do Ensino Fundamental. Participaram do estudo três professores pós-doutores vinculados à universidade e sete professores do ensino fundamental da escola de educação básica Doutor Danúzio Ferrer, Lavras da Mangabeira-Ceará. A coleta de dados foi realizada mediante entrevistas individuais – gravadas, transcritas e textualizadas – e a realização de vinte encontros de formação. Constatou-se que todas as professoras consideravam a importância da pesquisa, mesmo não havendo experiência de pesquisas sobre o contexto profissional. A formação demonstrou percepção positiva por fomentar: o desenvolvimento pessoal e profissional com a so...
Investigações em Ensino de Ciências, 2016
A produção e difusão do conhecimento científico no Ensino de Química tem recebido grande atenção dos pesquisadores nacionais e internacionais. Neste estudo, 104 dissertações de mestrado e 33 teses de doutorado defendidas sobre este tema em Programas de Pós-Graduação em Química, Educação e em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil (CAPES - Área 4, 38 e 46), entre 2001 e 2010, foram analisadas. Os documentos foram investigados com base nos seguintes descritores: ano da defesa, região geográfica, instituição e programa de pós-graduação, nível de escolaridade, foco temático e tipo de trabalho acadêmico. Os resultados indicam a consolidação da área de pesquisa em formação de professores de Química no país, mostrando um aumento da produção no período analisado. Os níveis escolares focados foram o ensino superior (54,8%) e o ensino médio (37,2%), enquanto que temas sobre a formação inicial (53,3%) e o desenvolvimento profissional contínuo (36,5%) foram os mais investigados.
Revista Profissão Docente, 2017
O presente artigo tem por objeto de análise a Importância da pesquisa e dos estudos na prática pedagógica dos professores. Através de uma abordagem qualitativa social. Como resultado, percebeu-se a falha na formação inicial e continuada. Existem dificuldades na atuação profissional pela falta de condições objetivas e subjetivas adequadas à prática pedagógica, prejudicando a Intencionalidade em desenvolver estudos e pesquisas na prática cotidiana, aumentando, com isso, a falta de Autonomia, e a Alegria dos profissionais. Conclui se que a educação deve ser vista sob um novo prisma, além do cultivo de uma nova postura profissional de todos os trabalhadores envolvidos, destacando como aspecto de relevância, a participação política e social deste professor na busca por uma educação de qualidade. Palavras chave: Formação de professores. Formação continuada. Educação. Professor-Pesquisador.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.