Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2021, AUTORIA E SABERES DOCENTES VOLUME II
https://doi.org/10.48209/978-65-89949-27-1…
10 pages
1 file
Uma docência de autorias e saberes? E do que mais se poderia fazer docência, não é mesmo? Formulam-se essas perguntas a partir de alguns sentidos que habitam em mim e que não sei se serei capaz de tornar perceptíveis – quem dera compreensíveis – nesse texto de meados de setembro e de inícios desta obra intitulada ‘Autoria e Saberes Docentes - Volume II’, mas, estou aqui para tentar. Procuro, nas linhas e entrelinhas do texto que segue, tecer reflexões que contribuam para evidenciar alguns saberes em torno da importância e dos sentidos das ações que envolvem a autoria, a elaboração e a publicação dos textos de professoras/es apresentados nesta obra. Com a mesma intenção, busco destacar aspectos significativos em torno de uma concepção de docência como fonte e desaguadouro, ao mesmo tempo, dos saberes com os quais se originaram os respectivos textos aqui publicados.
e-revista.unioeste.br
RESUMO: Para o professor universitário, pesquisa e ensino são atividades distintas que fazem parte de suas atribuições profissionais. Tem havido, contudo, uma valorização da primeira, em detrimento da segunda e uma tendência a considerá-las como atividades totalmente independentes. Com o objetivo de aproximar essas atividades, foi elaborado um projeto de pesquisa chamado Métodos para o ensino de neologismo no curso de Letras cujos resultados parciais são divulgados neste artigo. No decorrer do artigo, as atividades inerentes à docência são analisadas enquanto atividades produtoras de conhecimento que apresentam semelhanças com as atividades inerentes à pesquisa; ao final do artigo, o fazer docente é analisado enquanto objeto de estudo. ABSTRACT: For professors, research and teaching are distinctive activities which are part of his or her professional responsabilities. Nevertheless, there has been a tendency to consider them as totally independent scholar activities. Aiming at approaching research and teaching, a project called Methods for the teaching of neologisms at Languages Graduation Courses was created. It´s parcials results are shown along this paper: teaching is characterized as productive knowledge activities similars to research and teacher doings are analised as an object of scientific study.
2010
ÍNDICE Introdução………………………………………………………………………...pág. 3 Capítulo I -Quanto vale um prefácio? ……………………………………………pág. 7 Capítulo II -Quanto vale um autor? ……………………………………………..pág.
Devir Educação
Este artigo mobiliza reflexões a partir de uma pesquisa produzida na pós-graduação que teve por objetivo analisar a construção dos saberes inventariados como necessários na prática por professoras alfabetizadoras com experiência reconhecida. A interlocução com pesquisadores como Soares (2004), Tardif (2010), Nóvoa (2017) e Carvalho (2018) trouxe o aporte para a compreensão desses saberes necessários à docência construídos e mobilizados na formação e na prática profissional docente. Entrevistas narrativas foram os instrumentos selecionados para dialogar com as quatro professoras das séries iniciais participantes da pesquisa. A partir das narrativas, chegamos às seguintes conclusões: os saberes profissionais acionados advêm do pensamento pessoal e da experiência construídos ao longo da vida, no intercruzamento entre história de vida e história profissional; os desafios vividos na sala de aula exigem que o professor imponha regras de convívio; a reflexão crítica e a ética são ações e p...
Linhas Críticas, 2019
Este artigo apresenta resultados parciais de projeto de pesquisa intitulado Os experts e a aritmética para ensinar nos primeiros anos escolares, São Paulo (1961-1996). Abordar o saber profissional do professor que ensina matemática é o tema desse projeto, que busca tornar inteligível o papel de experts na sistematização de uma aritmética para ensinar. Este texto traz as primeiras análises da produção de Lydia Lamparelli, constituída como expert, a partir de referências bibliográficas tomadas para este estudo. Os primeiros resultados revelam possibilidades que acervos pessoais podem dar à caracterização do saber profissional do professor que ensina matemática.
Linhas críticas, 2019
Este artigo apresenta resultados parciais de projeto de pesquisa intitulado Os experts e a aritmética para ensinar nos primeiros anos escolares, São Paulo (1961-1996). Abordar o saber profissional do professor que ensina matemática é o tema desse projeto, que busca tornar inteligível o papel de experts na sistematização de uma aritmética para ensinar. Este texto traz as primeiras análises da produção de Lydia Lamparelli, constituída como expert, a partir de referências bibliográficas tomadas para este estudo. Os primeiros resultados revelam possibilidades que acervos pessoais podem dar à caracterização do saber profissional do professor que ensina matemática.
(Des)construindo verdade(s) no/pelo material didático: discurso identidade, ensino, 2016
Objetivamos, com este texto, analisar o funcionamento discursivo do livro didático de língua portuguesa usado atualmente nas escolas de Ensino Fundamental com o intuito de compreender de que forma suas atividades de leitura e de escrita promovem a autoria por parte tanto do sujeito-aluno quanto do sujeito-professor. Selecionamos para a análise o livro do nono ano da coleção Português: Linguagens destacada como a coleção mais distribuída nas escolas pelo PNLD de 2014. Tendo em vista o livro didático como instrumento de poder da instituição escolar vista como um Aparelho Ideológico de Estado, o livro analisado nos revela que esse funcionamento permanece mesmo após tantas mudanças nas políticas públicas educacionais. Com efeito, o livro didático, ao funcionar na estagnação dos sentidos, não estimula a instauração da posição-autor por parte do aluno, visto que regula o lugar de interpretação que lhe cabe, nem por parte do professor, cuja prática pedagógica é regulada por orientações e instruções que delimitam seu gesto de ensino.
Revista Vernáculo, 2013
Apresentação do Dossiê: Perspectivas e trajetórias docentes em Maringá
Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC)
No presente artigo, apresentamos uma análise das produções acadêmicas acerca dos aspectos relacionados ao processo de constituição dos saberes necessários ao exercício da docência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A pesquisa, de cunho bibliográfico e de abordagem qualitativa, foi realizada por meio das produções disponíveis nos bancos de dados da ANPEd, CAPES e repositórios de teses e dissertações das Instituições de Ensino Superior do estado de Santa Catarina que possuem Programas de Pós-Graduação em Educação na modalidade stricto sensu – no período de 2011 a 2016. A pesquisa, além de realizar o levantamento do estado do conhecimento acerca da docência na Educação Profissional, trouxe elementos para pensar a formação continuada desses profissionais, reiterando, conforme apontou a análise, a coexistência de múltiplos saberes.
Revista Brasileira de História
Formação acadêmica e autoria na Rbh Academic background and Authorship in RBH Os periódicos acadêmicos em História têm como tradição uma especialização temática, seja temporal, geográfica ou metodológica. Entretanto, a Revista Brasileira de História, periódico da Associação Nacional de História (Anpuh), almeja abarcar o maior leque possível de temas e de abordagens, sempre com altas exigências de método e de elaboração reflexiva e crítica. Além disso, busca-se nos autores uma grande diversidade de vínculos institucionais e de nacionalidades, num impossível projeto de refletir com fidelidade a produção qualificada de cunho histórico da atualidade. Acabo de usar aqui dois termos que merecem explicação: "cunho histórico" e "produção qualificada". A profissão de historiador decerto não é a mais velha da História, mas é com certeza detentora de larguíssima tradição. Ela está em vias de regulamentação no Brasil, mesmo se a atual política de governo para a educação básica tem-se direcionado a um menor protagonismo da disciplina nas escolas e assim também do profissional da área. Esses reconhecimento e regulamentação, que esperamos se concretizem num futuro próximo, não implicam um exclusivismo rigoroso, sobretudo no meio acadêmico. A RBH tira muito proveito do que tecnicamente é chamado de "áreas correlatas", mas que vai muito além das tradicionais Ciências Humanas; afinal, tudo pode ser historicizado, e as contribuições dos especialistas das Ciências Naturais e Exatas, desde que numa abordagem metodologicamente compatível com o conhecimento historiográfico, produzem pesquisas de muito proveito para nós historiadores. Exemplo disso é o que se anuncia como um rico dossiê a ser publicado no próximo número (78) em torno das naturais relações existentes entre Arquivologia, Ciência da Informação e História. Se a variedade de conteúdo é muito ampla, a diversidade de autores, no entanto e infelizmente, não é irrestrita, pois, por questões não só acadêmicas como também práticas, ela tem limites. Entramos assim na questão da "produção
Sied Enped Simposio Internacional De Educacao a Distância E Encontro De Pesquisadores Em Educacao a Distância, 2014
Este artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo mapear os saberes construídos pelo docente ao longo de sua experiência como tutor virtual da Educação a Distância (EaD), identificando sua natureza. Para o desenvolvimento da investigação, utilizou-se a triangulação metodológica e percorreu-se as seguintes etapas: levantamento e estudo bibliográfico, coleta de dados, sistematização e análise dos dados e divulgação dos resultados. Os principais resultados observados dão indícios de que a prática pedagógica na EaD pode contribuir para a construção de novos saberes e para a ampliação da base de conhecimento necessária à docência.
Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 2017
setembro, 2017). Este congresso é organizado por docentes das Universidades do Minho e da Corunha, instituições que celebraram em 1995 um protocolo de cooperação que abarca a organização do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia e a edição da Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. Mais recentemente, os mesmos docentes criaram a Associação Científica Internacional de Psicopedagogia (ACIP) com a finalidade de promover o saber psicopedagógico e o desenvolvimento educativo, estimulando a investigação e a inovação, bem como a interação entre pesquisadores dos domínios científicos representados nas áreas temáticas do Congresso. A realização do XIV do Congresso decorre sob os auspicios desta Associação, esperando que o entusiasmo com que se iniciou esta cooperação académica se alargue a outros docentes e investigadores das mais diversas instituições e países. Mantendo a designação inicial de Congresso Galego-Português, o universo de participantes alargou-se progressivamente. Esta XIV edição conta com 873 propostas de comunicações aceites pela Comissão Científica, apresentadas por 1459 autores/co-autores, havendo 650 participantes efetivamente inscritos. De Portugal, há participantes de todas as regiões, incluindo Açores e Madeira; de Espanha, há um particular destaque para participantes da Galiza, mas também de outras Regiões como Astúrias, Extremadura, Andaluzia, Catalunha, Múrcia e Comunidade Valenciana (as mais representadas); do Brasil, regista-se um aumento expressivo no número de participantes, provenientes de vários estados e instituições, do Norte/Nordeste ao Sul. Há, ainda, participantes de países africanos de língua oficial portuguesa, como Moçambique e Angola, da América do Norte (Estados Unidos), da América Latina (México, República Dominicana, Cuba e Uruguai) e de outros países europeus, como Inglaterra, Itália, Roménia, Polónia, Holanda, Suíça, Grécia e República Checa. Em alguns destes casos, esta participação decorre da coautoria de projetos e comunicações aqui apresentadas. Este alargamento internacional e a dinâmica levada a cabo pelos participantes, com propostas de comunicações que decorrem já de parcerias em projetos e em redes de investigação internacionais, é um indicador da sustentabilidade e da qualidade deste Congresso. De explicitar que a presença em redes internacionais de investigação é hoje indicador de qualidade das instituições do Ensino Superior e dos seus Centros de Investigação. Numa lógica de convergência de olhares diferentes e de aproveitamento de recursos, o avanço da investigação pressupõe a
2007
Este trabalho deriva de pesquisa realizada de junho de 1996 a maio de 1998 com a participacao de trinta e seis professores de uma escola da rede publica estadual de Porto Alegre. O campo discursivo de referencia e o discurso pedagogico. O recorte sobre o qual se centra a analise consiste em fala escolhida a partir de criterios que representam objetivos do estudo. O estudo objetiva analisar o discurso pedagogico buscando discutir a constituicao heterogenea dos sujeitos e dos sentidos. Ao longo das analises construidas, muitos sentidos relacionados aos processos de autoria foram indiciados, sendo possivel que o sujeito se forma nos pontos de encontro entre elementos que sao da ordem do politico, do economico, do social, das relacoes de genero, do profissional.
Esferas, 2023
curso. O conjunto muito variado e cientificamente estimulante de artigos que compõem o dossiê traça um panorama contemporâneo em torno da autoria no documentário como um conceito crítico e um aspeto prático que persiste no estudo do cinema.
História e Cultura
A relação entre a história e os diversos saberes e práticas científicas produzidos em cada época tem se tornado cada vez mais foco da atenção do historiador contemporâneo.
Revista Práticas de Linguagem
Meu nome é Ana Emilia Fajardo Turbin e sou professora universitária na Universidade de Brasília desde 2013. Em 2014, submeti o projeto Brincando com a Língua Inglesa: pesquisando a aprendizagem, por meio do lúdico a CAPES e, desde então, sou coordenadora junto com duas professoras da escola básica: Merilúcia e Adriana, que irão se apresentar. Nosso relato de experiência consistirá em um diálogo entre nós: três professoras envolvidas no PIBID, subprojeto Língua Inglesa, em escolas de Brasília. Falar sobre o PIBID nos leva, inicialmente, a explicar um pouco o que essa sigla significa e seu efeito na prática. P: Programa; I: Institucional; de BI: Bolsas de Iniciação; à D: Docência. É uma iniciativa do Ministério da Educação-MEC, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES. Quando ouvi a respeito do PIBID, lecionava Inglês na graduação do curso de Letras, na Universidade Federal do Tocantins, em Porto Nacional, em 2012, e me surpreendeu ouvir a respeito de um programa em que os alunos davam aula para aprender. Senti, no relato da professora que falava a respeito do programa, que ele era sucesso na região, onde a esperança de muitos jovens é ser professor em escolas públicas, entre outras razões, pelo fato de aquela ser uma cidade cujo mercado de trabalho parece ser exíguo. Em 2013, passei no concurso público para professor adjunto na UnB e, ao saber do edital do PIBID, logo levantei a mão em reunião de professores, para nele me inscrever. Já ouvira falar e, internamente, já havia me decidido a me inscrever, se um dia surgisse a oportunidade. Uma das razões estava no meu grande interesse em conhecer melhor a escola básica pública do DF, uma vez que, como professora doutora na área de Inglês, não poderia deixar de contribuir para o sucesso do ensino-aprendizagem da Língua Inglesa nas escolas, afinal essa sempre foi a minha bandeira. O subprojeto INGLÊS na UNB denomina-se: Brincando com a língua inglesa: pesquisando a aprendizagem, por meio do lúdico e tem como objetivo levar alunos da escola pública a gostar de
2023
A crise da Educação no Brasil não é uma crise; é um projeto" (Darcy Ribeiro) INTRODUÇÃO Alfabetizar, dentre tantas coisas, é fornecer as possibilidades para que se possa ler as palavras, os meios e o mundo em sua tecitura. Tecido
Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, 2020
O presente artigo compreende a obra “A importância do ato de ler: em três artigos que se completam” de Paulo Freire (2011) analisando os construtos teóricos do autor e suas principais contribuições para formação de professores, evidenciando os saberes necessários à docência e os desafios do trabalho docente. Esse estudo desenvolve-se com base nas orientações da pesquisa bibliográfica, com técnicas de leituras sistematizadas. Como resultados preliminares tem-se a compreensão de que o docente necessita, alicerçar-se em três pilares da formação: o ensino, pesquisa e extensão, que envolvem o avaliar, intervir e fundamenta-se nos saberes epistemológicos da docência. A prática de ensino configura-se em sua complexidade, muito distante da premissa de ensinar, enquanto “dom” ou com bases na asserção contemporânea do “notório saber da docência”. Freire (2011) contribui substancialmente no entendimento dos saberes da docência, à medida que enxerga a importância da leitura crítica como instrum...
Letramento escolar: saberes e fazeres da docência, 2014
Coletânea de artigos sobre práticas de letramento escolar na Amazônia paraense. O livro foi organizado no ano de 2014 pela Profa. Débora Ferreira e apresentado pela Profa. Angela Kleiman
2014
Este artigo aborda a tematica dos saberes docentes, em especial os construidos e mobilizados pelos professores da Educacao Profissional. Partindo de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores que atuaram nos cursos oferecidos no âmbito do Programa Nacional de Integracao da Educacao Profissional com a Educacao Basica na Modalidade de Educacao de Jovens e Adultos (Proeja), o texto traz reflexoes apoiadas nos referenciais teoricos dos campos trabalho e educacao e do trabalho docente, e busca contribuir com a discussao sobre a formacao de professores para a Educacao Profissional e Tecnologica.
ETD - Educação Temática Digital
Partindo do pressuposto que a formação das identidades docentes tem início na vida escolar, este artigo apresenta uma discussão sobre a produção de memoriais de vida escolar realizada com estudantes de Biologia e sua professora. Os relatos foram hibridizados e reorganizados em três textos, denominados “mosaicos de docência”. O artigo traz impressões sobre a escrita e o compartilhamento coletivo dos memoriais e de objetos significativos da vida escolar, bem como sobre o primeiro contato dos alunos e alunas com a escola de estágio. Conclui-se, com base em referenciais do campo da pesquisa biográfica, que memoriais da vida escolar são ferramentas potentes para pensar sobre os sentidos da escola e para o deslocamento de certezas e estereótipos sobre docência, escola e conhecimento, como fios que guiam as nossas identidades docentes.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.