Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2007, Horizontes Antropológicos
O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que pretendeu investigar uma faceta do consumo de mídia contemporâneo, especialmente associado ao uso da tecnologia digital. Para a realização da investigação, escolhi investigar e observar fansites de séries norte-americanas de TV, criados e administrados por fãs brasileiros para discutirem suas séries preferidas, divulgarem-nas, produzirem e trocarem entre si suas fanarts: fanfics, fanvideos, icons ou avatares, banners ou assinaturas e wallpapers. O resultado dessa investigação e observação participante demonstrou que, além de jovens, os participantes desses fansites vêm promovendo mudanças significativas no consumo de mídia. Em 2006, o confronto entre a Polícia Federal, a Associação de Defesa da Propriedade Intelectual (Adepi) e o fórum Lost Brasil deixou evidente que esses jovens estavam dispostos a mudar os paradigmas de transmissão televisual no Brasil.
Temática
Fanzines, publicações autorais produzidas de maneira artesanal e com baixo custo, são tradicionalmente celebrados por sua independência, tanto no aspecto comercial quanto relacionada à visualidade, pois permite ao seu editor misturar suas preferências pessoais a algumas regras de design. O presente artigo pretende descrever a influência dos computadores perante nossa cultura e, notadamente, na visualidade dos fanzines, a partir do conceito de “Novas Mídias” sugerido por Lev Manovich (2001), depois de apontarmos brevemente definições sobre cultura visual, alfabetismo visual e design gráfico, para uma compreensão mais ampla dessa proposta.Palavras-chave: Fanzine. Mídia. Novas Mídias. Computador. Design gráfico.
RuMoRes, 2019
As fan fictions estimulam o entendimento crítico do fã, uma vez que as histórias propiciam a leitura crítica e criativa dos universos ficcionais, conforme discute Jenkins (2012). A partir deste contexto, o artigo reflete sobre o diálogo entre a competência midiática e o Twittertainment na social TV brasileira. Esta categoria de fan fiction, que é produzida pelos telespectadores interagentes ávidos de maneira síncrona à exibição da programação, imbrica dois desdobramentos da competência midiática, o Twitter literacy e o remix literacy. Para isso, são analisados os perfis criados no Twitter pelos fãs das telenovelas da Rede Globo, cujos conteúdos remixam distintos contextos e linguagens, propagam o universo ficcional e atualizam discussões sobre questões sociais e políticas.
Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática, 2019
Ao abranger o domínio de conhecimentos, habilidades e o engajamento do público em relação aos conteúdos, a cultura de fãs estabelece uma relação direta com a competência midiática. Nesse sentido, a competência midiática contribui para a autonomia e o desenvolvimento da capacidade crítica dos cidadãos, estando presente tanto na maneira como consumimos os conteúdos midiáticos, quanto no modo como os produzimos. Ferrés e Piscitelli (2015) propõem uma metodologia de análise para avaliar e promover o seu desenvolvimento na cultura da convergência. A partir deste aporte teórico, este artigo tem como objetivo analisar as dimensões da competência midiática, presentes nas legendas produzidas pelos fãs de ficção seriada, no site Legendas.TV. Palavras-chave: Competência Midiática. Cultura de fãs. Ficção seriada. Abstract By encompassing the domain of knowledge, skills, and public engagement in content, fan culture establishes a direct relationship with media literacy. In this sense, media literacy contributes to the autonomy and development of the critical capacity of citizens, being present both in the way we consume media contents and in the way we produce them. Ferrés and Piscitelli (2015) propose a methodology of analysis to evaluate and promote their development in the culture of convergence. From this theoretical contribution, this article aims to analyze the dimensions of media literacy, present in the subtitles produced by fans of serial fiction, in the site Legendas.TV.
2016
Com a popularização da internet, a maneira que a sociedade se organiza foi alterada, incluindo a facilidade – e a velocidade – com que acessam informações, a possibilidade de se relacionar com outros membros do público e a oportunidade de criar releituras dos textos originais. Com o objetivo de identificar como os fãs constituem uma esfera de consumo de mídia ativo, foi escolhido como objeto o fansite brasileiro Potterish dedicado a Harry Potter. Utilizando a análise de conteúdo como metodologia, este trabalho considera sua estrutura e os trabalhos de fãs apresentados no fansite, as publicações da seção de notícias no último trimestre de 2015, os textos da seção de colunas com interpretações sobre a obra publicados em 2014 e 2015 e a cobertura realizada nos perfis do Potterish no Twitter e no Facebook sobre o anúncio do lançamento em livro do roteiro da peça Harry Potter and the Cursed Child. Este trabalho se apoia no referencial teórico produzido pelos estudos de fãs, com destaque aos autores Booth, Duffett, Fiske, Jenkins e Hills, além de autores que colaboram para a compreensão da sociedade contemporânea, como Thompson e Canclini. Os resultados da pesquisa mostraram que a estrutura do fansite representa principalmente os prazeres de performance de Duffett (2013), relacionados às atividades cuja proposta é experienciar o fandom, a seleção de notícia reúne informações em português sobre as novidades relacionadas à franquia, as colunas do Potterish se destacam pelas interpretações da história não explícitas nos livros e a atividade do Potterish nas redes sociais apresenta coerência de linguagem e maior interação com os fãs do que o próprio site. O fansite se apresenta como um facilitador do acesso à informação para os fãs ao traduzir o que é publicado em outro idioma, compartilhar com os outros fãs e organizar de maneira que os usuários do site sejam capazes de se atualizar sobre o objeto de seu fandom.
Capítulo 21 do livro BULHOES, M.; MORAIS, Osvando J. de. (Org.). Ciências da Comunicação: Circularidades Teóricas e Práticas Acadêmicas. 1ed.Sarapuí, SP: OJM Casa Editoria, 2015
Ao meu orientador Luis Alexandre Pessôa que, muito mais que um professor, foi um conselheiro e um guia sempre disponível que, com sabedoria e paciência, apoiou-me em minhas buscas e angústias, típicas de um acadêmico iniciante. Ao mestre, e hoje amigo, Everardo Rocha, que tanto honrou-me por sua coorientação, apesar de sua concorrida vida acadêmica. Meu especial reconhecimento por suas notáveis aulas e livros, os quais transformaram, para sempre, minha forma de pensar, ver e refletir sobre o mundo -nada impactou tanto na minha vida acadêmica. À professora Patricia Tomei, pelo exemplo de bem sucedida carreira acadêmica e pelo carinho que sempre dedicou desde minha entrevista inicial no mestrado. Ao jovem e competente professor Jorge Brantes Ferreira, que desafiou meus limites e provou que é possível vencer obstáculos. Especiais agradecimentos à professora Angela da Rocha pela atenção e estímulo para que eu perseverasse na vida acadêmica, ao professor Renato Cotta de Mello pela confiança de que serei um doutorando dedicado e ao professor Aurimenes Alves por fazer-me acreditar sempre em voos mais altos. À Tatiana Fritz, que esteve ao meu lado, incondicionalmente, em boa parte desta caminhada e que confiou que eu chegaria aqui, bem antes de isso ser verdade. Às minhas eternas amigas conquistadas na PUC Anna Maria Gobbo, Manuela Mascarenhas e Thais Monnerat, que só tiveram palavras de confiança e amor. À Clarissa Palu, que me estimulou aos estudos e que será sempre minha referência de brilhantismo e dedicação. Ao meu irmão, José Eduardo, minha maior referência de sucesso, perseverança, amor à família e retidão. Ao meu pai, por torcer e preocupar-se comigo como se eu fosse um adolescente -serei sempre um para ele. Aos meus alunos e ex-alunos que me estimularam a permanecer no mundo acadêmico. Aos funcionários do Departamento, em especial à Teresa Campos, pelo carinho e sorriso. Aos executivos que participaram de entrevistas, dividindo comigo seus conhecimentos e tempo, e que permitiram a divulgação de seus nomes:
Anais eletrônicos do II Simpósio Nacional da ABCiber, 2008
Um fã é capaz de saber cada detalhe da vida de seu ídolo, os roteiros de todas as histórias já publicadas de seu personagem de quadrinhos preferido e os detalhes de cada episódio de seu seriado favorito.
Novas mídias como a Internet são precursoras de uma sociedade em rede, conectada e integrada. Possuem tecnologia, conteúdo e serviços distintos das ofertadas pelas mídias convencionais. Com um processo comunicativo fluido e multidimensional, sincrônico e assincrônico, hipersegmentado, híbrido e expandido aos limites das nações, novas formas de mediação/interação social e experiências tecnológicas se configuram, afirmam estudiosos. Ainda que pesquisadores estabeleçam com alguma precisão os modus operandi das novas mídias, tal precisão perde força ao sondarmos as experiências dos seus usuários com tais tecnologias, isso porque, pouco sabemos sobre o que eles fazem de fato com estas mídias, que não pode ou não é feita com os meios de comunicação tradicionais. Sob a perspectiva dos “Usos e Gratificações” e com a abordagem metodológica da Grounded Theory, buscamos determinar as motivações de uso da Internet. Com um estudo indutivo qualitativo, entrevistamos 38 indivíduos e estabelecemos 6 categorias de “usos e gratificações” que os seus usuários demonstram com esta nova mídia. Ademais com uma revisão de literatura, não apenas sedimentamos esses conceitos motivacionais iniciais, bem como os comparamos com os motivos encontrados em 157 artigos dedicados ao tema, para fins de generalização das categorias de usos dos indivíduos com a Internet. Num segundo momento, estes achados foram também equiparados com os motivos observamos em 107 artigos dedicados às gratificações da audiência das mídias tradicionais, e assim, pudemos formular uma hipótese teórica sobre os usos e experiências dos indivíduos com as novas mídias e as convencionais, e como esta experiência poderia nos indicar tendên- cias sobre o amanhã da comunicação social. Como resultado, observamos que mesmo com novas funcionalidades e possibili- dades comunicativas, a condição da natureza humana que motiva os comportamentos em direção aos meios é muito similar
Resumo: Possuidores dos mais diversos interesses e entusiastas, os fãs fazem parte da história da cultura das franquias de entretenimento. Além de serem foco de comunicações específicas, eles também ganharam espaço como coprodutores de conteúdos, o que se intensificou com as redes sociais digitais e a internet mobile, de modo que eles ul-trapassam as denominações de consumidor, usuário, espectador, comprador e até admirador. Tendo esses pressupostos, este artigo discute o papel do fã dentro do sis-tema midiático contemporâneo de franquias que se utilizam da produção flexível e do afeto como promotores de uma experiência de pertencimento àquele discurso. Para tal, buscaremos como exemplo o evento ConTribute, que foi uma ação desenvol-vida pela franquia 'Jogos Vorazes' 2 , direcionada ao seu fandom. Abstract Possessors of the most diverse interests and enthusiasts, fans are a part of the cultural history of entertainment franchises. In addition to being the focus of specific communication , they also gained ground as co-producers of content, which has intensified with digital social networking and mobile internet, so that they go beyond the denomination of consumers, users, viewers, buyers and even admirers. With these assumptions, this article discusses the role of the fan within the contemporary media system of franchises that use flexible production and affection as promoters of belonging to that speech experience. To do so, we will bring as an example the ConTribute event, which was an action developed by the franchise 'The Hunger Games', focused to its fandom. 2 Sempre que falamos do primeiro livro da franquia e do seu primeiro filme, serão utilizadas aspas duplas ("). Quando estiver-mos nos referindo à franquia, utilizaremos aspas simples (').
TCC, 2023
O presente trabalho pretende evidenciar a cultura de convergência dentro das fan fictions, em tradução literal "Ficção de fãs", produções literárias baseadas em obras pré-existentes ou relacionadas a pessoas públicas, neste estudo, envolvendo a banda Fall Out Boy, na qual é reverberada dentro do mundo virtual. Esta monografia investiga a definição de fanfics, a cultura de convergência sobre este objeto, o contexto histórico da banda, o propósito das fanfics acerca da biografia e como essas narrativas são aplicadas intrinsecamente por meio da plataforma Archive of Our Own. O recorte temporal envolve integrantes da banda Fall Out Boy no contexto do festival Warped Tour em 2005. A metodologia é um estudo de caso, e estabelece, assim, um entendimento sob a Análise Crítica da Narrativa de três fanfics: "Write us in Visible Silence", "And I'd Give up Forever to Touch You" e "Fourth of July", visando compreender as narrativas ficcionais e como o caráter ficcional afeta a propagação de informações sob uma ótica distorcida, além de influenciar o imaginário coletivo dos fãs.
A cibercultura é a configuração da cultura produzida pela conexão entre a socialidade e as tecnologias digitais. Esta tecnologia possui um potencial agregador que facilita sua apropriação pelos sujeitos a partir de demandas próprias de cada grupo, o que manifesta um espírito desviante . O caráter de desvio gera novas finalidades para os objetos midiáticos. Dá-se um emprego não programado da apropriação na Internet, pois a cultura da convergência auxilia a reconfiguração das práticas de consumo cultural. Os sujeitos empreendem-se nestes desvios em busca do estar-junto. Isto porque, o imaginário leva-os a se reunirem pela identificação e atração estética (MAFFESOLI, 1998). Estas características de apropriação desviante podem ser vistas na cultura dos fãs, pois eles compõem um grupo que tradicionalmente questiona a experiência de consumo de massa dos produtos culturais e rejeita a distância estética, tentando complementar os conteúdos midiáticos com suas próprias produções. Estas reconfigurações dos objetos são, hoje, disseminadas mais facilmente pela Internet (JENKINS, 2006b).
Anais Intercom, 2015
Esta pesquisa buscou fazer um mapeamento da produção científica sobre fãs no Brasil, tendo como partida as pesquisas apresentadas nos congressos da Intercom e da Compós, sendo ambas escolhidas pelo reconhecimento de seus eventos na área da Comunicação. A Teoria Fundamentada deu base metodológica para a coleta e análise dos dados, de forma a possibilitar a construção de categorias para se refletir sobre o tema. Foi possível perceber três eixos temáticos predominantes nos estudos em comunicação digital e cibercultura, além de outros apontamentos envolvendo as pesquisas sobre fãs.
Estudos Culturais em Portugal: cartografias, desafios e possibilidades, 2022
Este capítulo pretende assim apresentar uma reflexão sobre a relevância e a pertinência dos estudos da cultura de fãs na sua intersecção com os Estudos Culturais, a partir do crescente interesse em investigar as práticas dos fãs no ambiente digital, tendo em conta o desenvolvimento contínuo de habilidades cognitivas, estéticas e sociais que permitem a produção crítica e criativa por parte de diferentes fandoms.
Comunicacao Midia E Consumo, 2013
Resumo A proposta deste artigo é discutir a circulação e o âmbito do consumo da telenovela Passione, tendo como ponto de partida a esfera da recepção. Para tanto, empreendeu-se um estudo focado nas plataformas digitais Twitter, Orkut, Facebook e Blogs, ambientes nos quais os receptores repercutem a trama e fazem circular novos produtos referentes à novela. Os resultados nos permitem inferir que a forma de consumir e de ser receptor se modifica no atual contexto de convergência em que mídias e indivíduos estão inseridos. Palavras-chave: Consumo. Circulação. Telenovela. 1 Versão anterior deste trabalho foi apresentada no XX Encontro Nacional da Compós.
Entre.Meios, PUC-RJ, 2013
O artigo explora algumas questões acerca da experiência que se estabelece entre fãs brasileiros e os produtos de mídia nipônicos -em particular, os animes. Busca-se dessa maneira, por um lado, ampliar os horizontes da investigação sobre o circuito de consumo que se estabeleceu em torno dos desenhos animados niponicos no Brasil, e por outro, explorar a dimensão da experiência suscitada pelo consumo ativo e afetivo desse dado produto cultural.
8º ENCONTRO REGIONAL SUL DE HISTÓRIA DA MÍDIA (ALCAR SUL 8), 2021
O trabalho tem como objetivo analisar as interações dos fãs, por meio das fanfictions da animação Hora de aventura (Adventure time), postadas nos sites: Spirit Fanfics e Histórias. A pesquisa classifica-se como descritiva e experimental. Foram selecionados cinco episódios da referida animação. Para nortear a seleção dos episódios, foi utilizada a tabela dos mais votados pelos usuários do site IMDb (Internet Movie Database). Um dos principais resultados alcançados foi perceber que as narrativas criadas pelos fãs da animação, por meio da mídia digital, proporcionam uma educação para o consumo midiático, tendo em vista que esses acabam incentivando outras pessoas a terem contato com a narrativa de origem; além de compartilharem e trocarem informações, eles entram numa prática educativa aos escrever histórias com diferentes referências e se configurando como uma narrativa transmídia.
Comunicação Mídia e Consumo, 2018
Resumo: Com 18 livros publicados e mais de 1,2 milhão de exemplares vendidos, Paula Pimenta é um fenômeno de vendas do mercado editorial nacional. Tendo em vista sua expressividade como celebridade juvenil, partiu-se de um estudo de caso sobre a relação da escritora com suas fãs, que extrapola o ambiente midiático e a interação via redes sociais, configurando-se como uma relação próxima e pessoal, na qual afetos e estados de subjetividade são vivenciados na tênue fronteira entre ficção e realidade. Pretende-se investigar aspectos de "consumo de experiência" identificados nessa relação, assim como compreender o impacto desses mecanismos na constituição de identidades juvenis contemporâneas. Foram analisadas matérias publicadas na mídia sobre a autora e suas obras, assim como a interação entre Paula Pimenta e suas fãs nas redes sociais on-line.
2015
[In Portuguese] This work is based on a research made in mid-2014 with a virtual community centered on blogs, vlogs and podcasts about Japanese pop culture. Using digital ethnography, Skype interviews, social network analysis and a monitoring of the content produced by said blogs, vlogs and podcasts, we sought to understand the manners in which art criticism of works of anime and manga is done. Likewise, based on the data obtained in the research, we try to express the ways that taste and behavior hierarchy emerge from the consumption and criticism of artworks. Lastly, we try to show how internal action within this virtual community police and criticize the forms of social organization within this group.
O texto trata das principais estratégias e procedimentos de uma pesquisa nacional comparativa, desenvolvida por 27 equipes estaduais, sobre as práticas e consumo midiático de jovens brasileiros, em tempos de convergência midiática. Apresenta também alguns aspectos conceituais referentes ao âmbito do método, da metodologia e dos procedimentos técnicos. Palavras-chave: metodologia; jovem; convergência. The text (portuguese) deals with the main strategies and procedures of a National Comparative Research, develop by 27 states teams about media practices and consumption of brazilian youth in times of media convergence. It also introduces some conceptual aspects about the framework of the method, methodology and technical procedures. https://www.google.com.br/search?q=equeno+Relato+de+um+Grande+Esfor%C3%A7o%3A&rlz=1C1VASC_enBR499BR499&oq=equeno+Relato+de+um+Grande+Esfor%C3%A7o%3A&aqs=chrome..69i57.215j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.