Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE)
…
22 pages
1 file
Ocupa-se do problema do começo em filosofia e o relaciona com as dificuldades de pôr em curso o ensinar e o aprender a filosofar. Apresenta as tentativas de fundar um começo absoluto do pensar feitas por Descartes, Kant, Fichte, Hegel e Feuerbach, para, então, tratar do começo da filosofia e do pensar no pensamento problematizado por Deleuze.
Revista Missioneira, 2022
Resumo: O objetivo central do presente artigo é oferecer uma perspectiva a partir da qual a educação poderá ser compreendida como um momento propício para o desenvolvimento do pensamento reflexivo. A questão que responderemos deve-se à pergunta: "É possível ensinar a pensar"? O argumento central proposto é a capacidade reflexiva presente em cada pessoa, tendo como fundamento os escritos de Hannah Arendt. Este estudo, portanto, é de cunho filosófico, que tem por finalidade a inserção dos jovens e crianças no "mundo". Auscultar-se-á possibilidades da educação no despertar para o pensamento reflexivo.
Caderno de Letras, 2016
Este artigo pretende apresentar breves reflexões acerca de como o imaginário nacionalista criado na época das colonizações e sua influência na sociedade se expressa nas artes – no campo literário, no caso brasileiro, e da dança, no caso Argentino – trazendo como exemplos a vida e a obra de Luiz Gama e o documentário Tango Negro, The African Roots of Tango, do cineasta angolano Dom Pedro. Espera-se que com este texto seja possível problematizar o diálogo entre culturas por meio de exemplos tão distintos, mas que se complementam com tantas semelhanças. Para tanto, se introduz o processo de zumbificação e fantasmificação.Palavras-chave: Zumbificação; negro; tango; Luiz Gama.
2018
A instalacao burocratica que caracteriza as estruturas sociais definindo as relacoes humanas na contemporaneidade poe em risco a liberdade do homem em decidir sobre a sua vida e a sua existencia, na medida em que nao tem autonomia para agir livremente apartado das interferencias exteriores. A esse nivel de existencia se interpoem questoes que se referem ao modo como a epoca se apresenta, qual seja, tecnologica. Para alguns, a tecnica e sinal de progresso e de organizacao da vida, sobretudo, quando como sinal dela e possivel um autogerenciamento da rotina e das relacoes interpessoais. No entanto, a composicao da tecnica pertence uma ordenacao do mundo, em que este e os homens tornam-se, em referencia a ela, meros disponiveis. Sendo assim, o homem disponivel a tecnica e o que obedece ao gerenciamento proposto por ela, seja nas estruturas sociais a que pertence, seja de modo tao intimo a determinar o modo como ele pensa e age. A tecnica atua com dispositivos de controle, antecipacao e ...
In order to read the reader must add some information to the text, and this is what we will call inference. In this paper we will discuss very briefly the concept of inference, how, when, and why they are made.
Revista Faz Ciência
O texto pretende elucidar o estudo que tem por objetivo explorar o potencial criativo numa situação análoga das linhas de agenciamento ao emergir das subjetividades femininas no exercício docente, com também, promover compreensão dos processos de subjetivação à luz de algumas noções conceituais de Gilles Deleuze e Felix Guattari. As três linhas, de agenciamentos se caracterizam como conhecimento, isto é, saberes rizomáticos. As linhas deflagram, em situações de análise, da subjetividade feminina, trajeto de encontros com pensamentos e produção de identidades docentes. A abordagem metodológica utilizada ampara-se na pesquisa bibliográfica como estudo da arte e, na cartografia, como meio para oentendimento dos processos de subjetivação feminina na docência. As perspectivas alavancadas apontam um horizonte ampliado, sobre movimentos de pensamento, em que a noção de subjetividade é potencializada, como construção de uma prática voltada às singularidades dos sujeitos do gênero feminino.
Fênix - Revista de História e Estudos Culturais, 2017
O presente trabalho visa analisar o papel da tipografia Miguel Deslandes para difusão da produção jesuítica em Portugal na segunda metade do século XVII. Através da produção de obras que remetem às experiências missionárias dos jesuítas, se torna possível compreender também como se deu a circulação dos saberes que seus autores sistematizaram e qual era seu potencial público leitor. Por meio da observação da documentação administrativa, buscou-se analisar os interesses que cercavam a publicação de livros nesse período.
Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), 2012
Resumo: O presente escrito aborda a relação entre subjetividade e objetividade, mais precisamente trata da constituição e configuração da subjetividade na concepção do racionalismo crítico de Karl Popper. Considerando que para os fins deste texto os termos "eu" e "sujeito" são usados como sinônimos, o título do presente artigo poderia ser: "O que o sujeito pensa que está fazendo no cosmos?"; "O 'eu' pensa que por ser autocriado é Deus?"; "Pode objetivamente uma máquina ser insubstituível?" Ou ainda: "O fantasma emerge no mundo"; Todas essas possibilidades têm em comum a indicação direta ou metafórica da interdependência entre o "eu" (o sujeito, o fantasma, a personalidade), o cérebro (máquina, corpo) e o pensamento objetivo (resultado da interação entre o "eu" e o cérebro). Qualquer das possibilidades acima evita as variáveis à pergunta que tradicionalmente foi feita: o que é o "eu"? Este tipo de questão normalmente conduz a respostas essencialistas, infrutíferas e que redundam em verbalismos e equívocos.
Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli, 2018
This work to analyze the multiplicity of voices that arise in the division of the "me" and in the silencing of the Fabiano character of the novel Vidas Secas (1938) by Graciliano Ramos. We will try to understand the ideological, moral and / or non-moral voices that constitute the discursive formations and that can contribute to the silencing, according to Orlandi (2007), of Fabiano in the narrative.
Revista da ABRALIN, 2013
O item ‘eu’ é tradicionalmente analisado como um dêitico ou um indexical, i.e., uma expressão que recebe seu valor a partir de um elemento contexto, no caso, do agente (falante, escrevente) do contexto. Depois de apresentar a teoria de Kaplan (1989) sobre esse item – certamente a mais bem sucedida das teorias até agora propostas –, mostramos vários usos de ‘eu’ que não são capturados por esse teoria. Na sequência, apresentamos uma outra proposta para análise de ‘eu’ que dá conta dos insights da teoria de Kaplan e captura todos os usos aqui apresentados.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Revista Brasileira de História da Ciência
Revista Ágora Filosófica
Paradoxos da virtualidade - Sartre e a Contemporaneidade, 2021
Leitura Flutuante. Revista do Centro de Estudos em Semiótica e Psicanálise. ISSN 2175-7291, 2020
Linguagem em (Dis)curso
Encontro Nacional de …, 2012
Philósophos : Revista de Filosofia, 2007
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, 2004
Revista de Estudos Orientais, 2021
Fragmentum, 2022
Revista de Estudos Universitários - REU