Academia.eduAcademia.edu

Em defesa da arte na pedagogia

Educação (UFSM)

Abstract

Resenha crítica da obra Arte e Pedagogia: a margem faz parte do rio (2017), organizada por Sidiney Peterson Ferreira de Lima.

Key takeaways

  • Dessa forma, é fundamental que se investigue e se reflita sobre a maneira como estes cursos operacionalizam, selecionam e constroem conhecimentos sobre arte em seus currículos, e como eles impactam na formação e na atuação profissional de seus egressos.
  • Assim, percebe-se que os textos mais provocadores são justamente aqueles que fazem emergir às questões relacionadas a formação de professores no curso de Pedagogia; a presença da arte enquanto conhecimento sensível; a importância da formação que é vivenciada no curso e as experiências e reflexões promovidas por docentes que atuam diretamente nessa licenciatura.
  • Ana Mae Barbosa em "Arte/Educação é Arte e Pedagogia", primeiro texto da obra, defende de forma vigorosa e provocativa que é necessário que as Artes Visuais, a Música, o Teatro e a Dança estejam presentes nos cursos de Pedagogia.
  • Em "Viver a vida como uma obra de arte: por uma Arte/Educação que diz sim às diferenças", Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo argumenta que a Arte em suas múltiplas linguagens é importante na formação das pedagogas e dos pedagogos "por ser o lugar em que a dimensão da imaginação poética é profundamente valorizada" (AZEVEDO, p. 122).
  • A obra é uma importante contribuição à área da Educação.