Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
SANARE - Revista de Políticas Públicas
…
10 pages
1 file
A gravidez e puerpério compreendem períodos permeados de alterações, muitas vezes rodeada por vulnerabilidades sociais. Assim, estratégias que potencializem o apoio social, durante este período tornam-se essenciais. Este estudo objetivou conhecer as vivências de puérperas assistidas por mães sociais e sua percepção quanto ao apoio recebido. Pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, realizada com dez mulheres acompanhadas por mães sociais da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, em Sobral, Ceará, no período de janeiro a julho de 2015. Este trabalho seguiu a resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Foi possível identificar que as mulheres consideram que não teriam capacidade de enfrentar o momento puerperal sozinhas, sendo gratas as mães sociais pela sua assistência, além da fazerem analogia de uma relação consanguínea. Sobre o trabalho dessas, julgam ser eficientes, experientes e sua presença passa segurança. Contudo, o trabalho das mães sociais representa um dife...
ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA, 2018
A presente pesquisa objetivou identificar as representações sociais do parto para mulheres que já foram parturientes. Para isso foi realizada pesquisa qualitativa associada a entrevistas episódicas com cinco mulheres da região de Criciúma, Santa Catarina. Dentre os resultados encontrados é possível destacar que as representações sociais do parto parecem permeadas pela experiência da mulher em situação de parto, abarcando igualmente o conhecimento partilhado pela experiência de outras mulheres. O parto normal foi caracterizado de um lado pela dor e por outro pela atividade da mulher no processo. A cesariana foi descrita pela cicatriz de um lado e do outro lado pela necessidade diante de situações de risco. Por fim, ambos os partos foram caracterizados pela dicotomia facilidade e dificuldade.
REVISTA FOCO
Objetivos: Compreender a percepção de gestantes sobre o apoio social recebido durante o pré-natal. Método: Tratou-se de um estudo descritivo e qualitativo com 15 gestantes, maiores de 18 anos de idade, atendidas em uma Unidade Básica de Saúde de cidade de pequeno porte do interior paulista. Foram realizadas entrevistas semidirigidas a partir de um roteiro semiestruturado com perguntas sobre a percepção da mulher sobre o apoio familiar na gestação. Realizou-se a Análise de Conteúdo, na modalidade temática. Resultados e discussão: Após as análises das entrevistas, emergiram os seguintes temas:1. Planejamento e Aceitação da gestação; 2. Formas de Apoio Percebido durante a gestação e 3. Percepções sobre o apoio e suas repercussões. Alguns pais têm participado ativamente desse momento, ofertando diferentes formas de apoio, algumas mais concretas, quando não causam prejuízos financeiros relacionados ao trabalho, outras afetivas. Conclusões: a participação do homem no pré-natal ainda é po...
2017
Objective: to know the perception of women about the puerperium and nursing care. Method: this is a descriptive, exploratory study with a qualitative approach, carried out with seven women in the 20-40 age group. The information was produced by non-participant observation, using the field diary and semistructured interview script. The analysis of the information was given by the technique of Content analysis in the Analysis modality. Results: two categories emerged from the speeches: << I could not leave my child in the chest, because it hurt a lot: women ́s perception of the puerperium >> and << Because she is worried to see us: the perception of puerperium women regarding nursing care >>. Conclusion: from the perception of the women interviewed, the puerperium presented difficulties, mainly related to the care of the newborn and self-care, and nursing care was limited to the guidelines at the time of hospital discharge and home visits. Descriptors: Women...
Fundamentos da Enfermagem, 2019
Elaborado por Maurício Amormino Júnior-CRB6/2422 O conteúdo dos artigos e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores. 2019 Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a possibilidade de alterá-la de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais.
Pesquisa e Extensão: Abordagem Interdisciplinar
Esta pesquisa objetiva investigar o imaginário coletivo sobre a maternidade. Justifica-se na medida em que esta, apesar de suas facetas gratificantes, parece associa-da, na contemporaneidade, a sofrimentos socialmente determinados. Organiza-se pelo uso do método psicanalítico, operacionalizado em termos de procedimentos investiga-tivos de levantamento, seleção, registro e interpretação de postagens de blogues pes-soais brasileiros. A consideração do material permite a produção interpretativa de dois campos de sentido afetivo-emocional: " Sou mãe, logo existo " e " Mãe exclusiva ". Tais campos indicam a prevalência, no conjunto do material, de um imaginário coletivo que favorece o sofrimento emocional com pesadas exigências à mulher.
Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 2014
Esse artigo tem como tema o estudo da subjetividade da mãe agressora acompanhada pela política de Assistência Social, em articulação à construção social da maternidade, a partir de uma perspectiva psicanalítica. Destacamos os indicadores: exercício da maternidade, negligência e intervenção profissional. Concluímos que a escuta da mulher em suas questões subjetivas é essencial não bastando a excessiva legalização das relações para interromper as situações de violência contra os filhos no ambiente doméstico.
Psicologia: Reflexão e Crítica, 2010
Resumo Estudo de caráter comparativo que teve por objetivo investigar representações sociais (RS) de mulheres assistidas (20) e profissionais de saúde (20), sobre a assistência ao parto em maternidades. Foram realizadas 40 entrevistas que examinaram duas maternidades com enfoques diferentes de assistência ao parto. Para a análise dos dados utilizou-se a análise lexicográfica e classificação hierárquica descendente dos textos (ALCESTE). Entre os profissionais encontraram-se duas representações distintas: a primeira, denota uma visão medicalizada da assistência, e a outra aponta para uma assistência identificada com a proposta do Movimento pela Humanização do Parto e Nascimento. Entre as mulheres assistidas a qualidade da relação estabelecida com os profissionais é o fator que maior influência parece exercer sobre a maneira como representam a assistência recebida. Palavras-chave: Assistência ao parto; Humanização do parto; Representações sociais.
Revista Eletrônica de Enfermagem, 2009
Representaciones sociales de adolescentes primíparas cuanto al "ser madre".
2013
Ha um grande numero de pesquisas en- volvendo as redes de apoio social, suas caracteristicas e principais consequencias ao longo do desenvolvimen- to humano. A compreensao dos processos formado- res e estruturais dessas redes e de suma importancia frente as situacoes e fatores tidos como de risco, espe- cialmente na infancia. A presente revisao de literatura tem o objetivo de elucidar a importancia da rede de apoio social durante a infancia e suas implicacoes no processo de desenvolvimento infantil. Discute-se a necessidade de estudos interdisciplinares envolvendo as rede de apoio e como estes podem vir a contribuir futuramente em estudos acerca da infancia.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
A Psicologia frente ao Contexto Contemporâneo 3, 2019
Cogitare Enfermagem, 2013
2018
Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA, 2018
Interação em Psicologia (Qualis/CAPES: A2), 2013
Revista de Enfermagem UFPE on line, 2018
Revista de Ciências Médicas e Biológicas, 2013
Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP
Scielo Preprints, 2020
Revista de Saúde Pública, 2007
Texto & Contexto - Enfermagem, 2009
Journal of Nursing UFPE on line, 2022