Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2007, Polyphonía/Solta a voz
…
12 pages
1 file
RESUMO Este trabalho é uma refl exão sobre os contos de fadas orais e artísticos, com base no conto "A sombra", de Hans Christian Andersen. Nele, procurou-se analisar de forma breve o romantismo alemão, destacando-se as cidades de Jena e Heidelberg, onde se iniciou essa estética, uma vez que ela foi a responsável pela divulgação dos contos de fadas. Com base na teoria dos contos de fadas, analisou-se a sombra como um ser duplo, obscuro que se dissocia da personalidade real, buscando a unidade do ser, mas que sobrepuja e destrói o ser real, e a interferência desses contos na formação do leitor. PALAVRAS-CHAVE: conto de fadas, mito, duplo, sombra, leitor. The fairy tales and their interference in the formation of the reader ABSTRACT This paper is a refl ection about the artistical and oral fairy tales, based on the tale "the shadow", by Hans Christian Andersen. It analises briefl y the German Romantism, focusing one the cities of Jena and Heideberg, where this esthetics began. Romantism is responsible for spreading the fairy tales theory, it analises the shadow like a double being, obscure, dissociated from a real personality, searching for the unity of being, but is goes further and it destroys the real being and its interference in the formation of the reader.
Signum: Estudos da Linguagem, 2010
e a formação da leitor ormação da leitor ormação da leitor ormação da leitor ormação da leitora a a a a MACHADO DE ASSIS AND THE FORMATION OF THE FEMALE READER Jaison Luís CRESTANI * Resumo: Este trabalho pretende analisar a atuação de Machado de Assis como colaborador da revista feminina A Estação. Nesse contexto, o autor desempenhou um importante trabalho de formação do senso crítico e de renovação das práticas de leitura comumente encenadas em periódicos femininos. Para tanto, propõese a análise da narrativa "Curiosidade" que se fundamenta em propósitos didáticos relacionados com a introdução do código realista e com o investimento no estatuto ficcional da literatura. Além disso, pretende-se apresentar uma revisão da forma de se entender o percurso formativo do autor.
Revista Brasileira de Literatura Comparada, 2018
RESUMO: Nosso artigo visa traduzir algumas das reflexões que temos produzido no âmbito do GESTO (Grupo de Estudos do Sentido-Tocantins) a partir do que construímos juntos nas aulas e nas pesquisas, mais especificamente as que se voltam para os diálogos entre semiótica e estudos do letramento literário e do ensino de literatura. Nesse sentido, ressaltamos que muito do que será apresentado resulta de uma produção mais coletiva, que vai ecoando em artigos, capítulos de livros, teses e dissertações, enquanto se enuncia como uma reflexão em processo. A partir do que caracterizamos como um "leitor atrapalhado", discorremos a respeito da formação leitora na Licenciatura em Letras para, em seguida, analisarmos uma proposta de sequência de três aulas de literatura apresentada em portal do MEC. Como subsídio teórico, mobilizamos estudos da literatura e da semiótica discursiva. PALAVRAS-CHAVE: formação de leitor; ensino de literatura; repositório do MEC; acidente. ABSTRACT: Our article aims to translate some of the reflections that we have produced within the scope of the GESTO (Study Group of the Sense-Tocantins) from what we built together in the classes and in the research, more specifically those that turn to the dialogues between semiotics and literary studies and literature teaching. In this sense, we emphasize that much of what will be presented results from a more collective production, which is echoed in articles, chapters of books, theses and dissertations, while it is enunciated as a reflection in process. From what we characterize as a "clumsy reader", we discuss the reader's formation in the Degree in Letters and then analyze a sequence proposal of three classes of literature presented in the MEC portal. As a theoretical subsidy, we mobilize studies of literature and discursive semiotics.
Resumo: O texto de Vera Teixeira Aguiar traça, inicialmente, um panorama do quadro da leitura e, sobretudo, da leitura literária na história do Brasil. Em seguida, observam-se diferentes perfis de leitores, apontando-se elementos concretos para fomentar o interesse pelos livros.
Transinformação, 2011
O foco do presente estudo são as histórias em quadrinhos e as possibilidades de incentivo de sua leitura na escola e na biblioteca. A pesquisa tem caráter bibliográfico, qualitativo e exploratório, resultante de um levantamento de projetos e trabalhos que utilizaram os quadrinhos na formação de leitores. Além da trajetória histórica dos quadrinhos no Brasil e de suas características de linguagem, buscou-se identificar, nos projetos e trabalhos selecionados, a participação do bibliotecário e do professor como mediadores entre os quadrinhos e as crianças. A pesquisa confirma a hipótese de que a história em quadrinhoo é um recurso muito eficiente como incentivo à leitura, além de um importante auxiliar no ensino, contribuindo para a formação de leitores mais competentes.
2020
O relato de experiencia sobre o vivido tem o objetivo de ampliar as possibilidades de reflexao sobre a formacao leitora das nossas criancas, tendo por aliada a “contacao de historias” de uma forma prazerosa, ludica e significativa. Os aportes teoricos utilizados para embasar o trabalho sao Abromovich (1991, 1993, 1997, 2004), Larrosa (2002), Josso (2004, 2010), Melo (2009), Freire (1996), Novoa (1992), Bolivar (2002), Busato (2003, 2011), Rodrigues (2005). O relato apresenta o dialogo realizado no 8o Seminario Fala outra Escola, “Re-existir nas pluralidades do cotidiano”, organizado pelo GEPEC, Grupo de Estudos e Pesquisas em Educacao Continuada, da UNICAMP, no ano de 2017. As contribuicoes sobre a tematica sao significativas, pois percebe a importância de desenvolver um trabalho interativo que estimula a curiosidade e pode desenvolver o habito da leitura.
Comunicações, 2011
Resumo Neste texto (discurso), o autor-como patrono da VII Feira do Livro de Sananduva, RS, que tinha por tema Formação de leitores: um salto de qualidade para a escola públicafaz uma série de reflexões sobre a formação do leitor hoje. Destaca alguns traços da história do leitor, nascido juntamente com a escrita que foi o marco inicial da hoje denominada história da humanidade. Enfatiza como o domínio da escrita e da leitura tem, em geral, servido aos interesses dos poderosos e dominantes através dos tempos. Destaca as condições básicas para a existência de leitores críticos e a responsabilidade, não somente da escola, mas de todas as instituições do Estado, públicas e privadas, em sua formação, como garantia de um dos mais sagrados direitos humanos no contexto de uma sociedade democrática. Palavras-chave leitor; leitura; formação do leitor; direitoS humanoS.
Revista de crítica cultural Pontos de Interrogação, 2020
O gosto pela leitura não surge naturalmente em cada leitor, mas depende de como esse indivíduo vai sendo introduzido ao universo dos livros. Nessa configuração, a literatura infantil desempenha um papel importante de fornecer elementos que atraiam a atenção desse leitor. Assim, práticas que são iniciadas nos primeiros anos escolares podem contribuir para o acesso e o prazer proporcionado pela leitura. Por isso, propomo-nos a estabelecer reflexões sobre a formação do leitor literário nos anos iniciais do Ensino Fundamental e apresentar uma metodologia que se efetiva por meio de "Oficinas literárias temáticas" que abordam "O mundo encantado das fadas". Para alçar tais objetivos, ancoramo-nos em conceitos fundamentais que permeiam abordagens referentes à formação do leitor literário e o papel humanizador e transformador da literatura, como encontramos em Abstract: The willing for reading does not appear naturally in each reader, but it depends on how this individual...
Revista Educacao Em Questao, 2013
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Itinerarius Reflectionis, 2020
Revista Brasileira De Educacao E Saude, 2013
Rosemary Lapa de Oliveira, 2020
Pedagogia Em Acao, 2012
Zootrópio: Leituras de linguagens, tempos e sociedades, 2021
Nuances: estudos sobre Educação
Educação Unisinos, 2013
Metodologias, práticas e inovação na educação contemporânea
Splendet PUC-Campinas, 2023
Confluência, 2019
Revista Lingua Literatura, 2012
Letras De Hoje, 2013
Revista Sinalizar, 2016