Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
1969, Linhas Críticas
Praxis Educativa, 2019
Trata-se de um artigo que tem como objetivo central apresentar os resultados de uma pesquisa exploratória realizada por meio do envio de questionário web, que teve como finalidade o levantamento de opiniões de pesquisadores-líderes e vice-líderes de grupos de pesquisa-da área da Educação nas cinco Regiões do Brasil sobre o processo de regulação das condutas em pesquisa no campo educacional como parte das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (CHSSA), atualmente representado pela Resolução do Conselho Nacional da Saúde Nº 510/2016. A estrutura do questionário pôde ser agrupada em três partes: a primeira com questões fechadas de caracterização do pesquisador e do respectivo Grupo de Pesquisa; a segunda com questões fechadas adentrando mais propriamente o problema de pesquisa; e a terceira com questões abertas, buscando coletar maior quantidade e qualidade de dados para a análise. Este artigo segue a ordem do questionário e procura oferecer um panorama da percepção dos pesquisadores do campo educacional sobre a referida normativa que regulamenta, hoje, a conduta em pesquisa. Como resultados principais com relação ao problema de pesquisa, é possível apontar uma insatisfação dos pesquisadores do campo educacional com a atual regulação procedida pela referida Resolução que segue uma tradição de normas com influência da área das Ciências da Saúde. Palavras-chave: Etica e educação. Formação e regulação. Resolução CNS N º 510/2016. * O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior-Brasil (CAPES)-Código de Financiamento 001-e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, 2018
The field of education in Brazil: changes in attributes for legitimation of researchers El campo de la educación en Brasil: cambios en atributos para la legitimación de los investigadores CÉLIA ELIZABETE CAREGNATO BERNARDO SFREDO MIORANDO DENISE LEITE Resumo: O artigo discute como os pesquisadores constroem a legitimidade científica no campo da educação no Brasil. Estratégias e disputas compõem a dinâmica e permitem analisar a obtenção de capital científico puro e político. A metodologia incluiu a análise de currículos e evidencia que, frente à busca por produtividade e legitimidade, entre 2005 e 2014, houve mudança na composição do capital acadêmico-científico dos atores, provavelmente induzida pelas políticas públicas de avaliação. _____________________________________________________________ Palavras-chave: universidade; campo acadêmico-científico; pesquisa em educação; avaliação.
Revista Sul-Americana de Ciência Política, 2021
escrutinando os currículos daqueles dedicados às questões educacionais. Observou-se principalmente uma forte presença de uma abordagem interdisciplinar, com destaque para a pesquisa sobre Ensino Superior entre estes pesquisadores.
Multi-Science Journal
Muitas vezes, pesquisadores das ciências naturais, exatas ou demais outros campos do saber questionam o método de se proceder o fazer científico na educação. Por vezes, há uma falta de consenso acerca dos métodos adotados nas pesquisas em educação que se compraz, em muito, do tratamento qualitativo. Pretende-se dissertar um pouco sobre a maneira como as ciências humanas e sociais podem se configurar estratégias de legitimação dos achados oriundos das pesquisas em educação, sendo ou não considerada ciência segundo a concepção epistemológica da palavra, a partir de esclarecimentos sobre as regras de um ‘jogo’ que possui tal propósito. Afinal, a preparação dos leitores para a correta interpretação dos resultados flexíveis encontrados nesse campo do saber faz-se necessária. Trata-se de um ensaio elaborado a partir de referêncial teórico específico e que cujos resultados defendem a flexibilidade em se fazer e interpretar demais pesquisas em educação.
Brazilian Journal of Development, 2020
RESUMO O estudo objetivou compreender os desafios do jovem pesquisador no processo da pesquisa, bem como apresentar alguns elementos de experiência acadêmica dos próprios autores; o que serve para pensarmos sobre o mundo concreto do discente/pesquisador. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de viés bibliográfico, caracterizado como uma análise crítica das questões vivenciadas pelo aluno/pesquisador sobre a Pesquisa em Educação. O contexto bibliográfico teve como base os teóricos Chizzotti (2006), Fazenda (2004), Luna (1997), Triviños (1987), dentre outros autores. Ressaltamos que estudos relacionados a esse campo educacional vêm se constituindo ao longo dos anos, anunciando uma maior preocupação dos pesquisadores com o entendimento dos fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa científica. Os resultados descreveram as experiências, as dificuldades e as necessidades específicas do jovem pesquisador no processo reflexivo da pesquisa em educação constatando a necessidade de reflexões inerentes a esse campo educacional.
As relações entre as Ciências Sociais e a Educação, enquanto áreas do conhecimento, objetos de estudo ou mesmo como elementos explicativos de outros objetos, vêm ganhando espaço nos dois campos. No entanto, há uma incipiente análise em torno dos diálogos entre a Ciência Política (CP) e a Educação, sendo este o escopo do presente artigo. Com o objetivo de analisar empiricamente como a questão educacional se coloca no domínio da CP no Brasil, evidenciamos o perfil dos pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação em CP que se dedicam a temas educacionais, a partir do qual melhor compreendemos o processo de institucionalização desta agenda de pesquisa. Para tanto, levantou-se dados acerca dos programas de pós graduação em CP e de seus agentes, escrutinando os currículos daqueles dedicados às questões educacionais. Observou-se principalmente uma forte presença de uma abordagem interdisciplinar, com destaque para a pesquisa sobre Ensino Superior entre estes pesquisadores.
Revista Diálogo Educacional, 2007
O texto que se segue é o relato de uma experiência de parceria entre o Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) e a Apeoesp (Sindicato do Professores da Rede Pública de Ensino Oficial do Estado de São Paulo), que no ano 2006 uniram esforços para capacitar na pesquisa em educação docentes da rede estadual de ensino paulista, mediante um curso na modalidade extensão denominado de “Introdução à Pesquisa em Educação”. Para apresentar os contornos dessa iniciativa, o texto divide-se em três momentos. No primeiro, são delineadas as motivações que levaram as duas instituições a formularem a proposta que visou enfrentar o problema da deficiência na formação acadêmico-científica dos docentes da rede pública. No segundo momento, encontra-se descrita a proposta formulada, seguida de um relato sobre sua execução nos dois locais onde foi implementada simultaneamente: Campinas e Americana. Por fim, é apresentada uma avaliação do trabalho realizado, que deu ensejo aos autores desse rel...
Educação e Pesquisa
Resumo Este artigo propõe delimitar domínios de ação de pesquisadores como ferramentas para interpretar para quem a área da Educação produz conhecimento. Contextualiza a pesquisa em Educação no Brasil em suas condições institucionais e epistemológicas peculiares. Trabalha com conceitos sociológicos como campo científico, capitais científicos e autonomia do campo profissional para elucidar aspectos do contexto acadêmico brasileiro de produção do conhecimento em Educação. Associa a eles as noções de domínio e de interlocução com audiências para avançar na interpretação das contradições e heteronomias enfrentadas na área. Baseia-se na análise qualitativa de entrevistas semiestruturadas com pesquisadores brasileiros reconhecidos por sua representatividade acadêmica com bolsas de produtividade e com histórico de liderança na investigação científica. Interroga como relações com diferentes grupos sociais sustentam processos de produção e circulação do conhecimento. Para dar conta desse que...
Perspectivas em Ciência da Informação, 2014
Reflexão sobre aspectos que mobilizam o pesquisador na produção científica e como essa produção tem sido afetada e avaliada na sociedade contemporânea. Para tanto, aborda o pesquisador, seus objetivos e motivações, a Internet e a produção científica e medidas de impacto da produção científica.
Revista Ágora Filosófica, 2016
homem, quando guiado pela ética, é o melhor dos animais; quando sem ela, é o pior de todos". Aristóteles (384-322 a.C.
Scientia cum Industria
No presente artigo apresenta-se resultados de uma pesquisa realizada com participantes de um curso de formação continuada, que teve como foco a educação pela pesquisa no ensino de Ciências. O curso, direcionado a professores que atuam na Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul/RS, abordou o panorama da prática pedagógica, no que diz respeito à realização de pesquisa com os estudantes do ensino Fundamental. Uma sondagem inicial sobre educação pela pesquisa e outras com instrumentos diagnósticos foram realizadas com 125 professores participantes do referido curso. A partir da análise da sondagem inicial realizada com os docentes, bem como pela análise textual discursiva das suas produções e pela a análise dos questionários a eles aplicados, foi possível evidenciar aspectos relevantes que justificam a necessidade de haver um constante diálogo sobre a importância do ensino e da aprendizagem pela pesquisa, visando a formação de estudantes críticos e capazes de fazer ciência. A análise dos resultados sugere que muitos professores interpretam a pesquisa como a busca de informações, principalmente na internet, não ocorrendo a interação dos estudantes com o conhecimento e a aplicação ou com a modificação na realidade.
2021
É sabido que a formação inicial de professores possui importante papel na constituição do professor e dos saberes queconstituirão a sua futura prática. Assim, em que medida a Divulgação científica se faz presente na prática docente? De modo, responderessa questão, o objetivo deste trabalho consistiu em investigar o uso da Divulgação científica nos cursos de Química Licenciatura emUniversidades Públicas Estaduais e Federais do Estado do Paraná, Brasil. O instrumento de construção dos dados foi um questionário ea amostra foi constituída por 43 professores. A pesquisa é qualitativa, descritiva e exploratória. Foi possível constatar que o acesso doprofessor à DC se dá por diferentes vias e, de modo geral, podemos dizer que a DC faz parte da prática docente e contribui para aformação do licenciando
Revista Científica Educ@ção Online, 2020
RESUMO O desenvolvimento científico no contexto acadêmico se faz necessário e fundamental não somente para a inserção de um diálogo problematizador, formação de sujeitos críticos e com postura de questionamentos, mas também, para o desenvolvimento pessoal. No contexto do ensino superior privado, os docentes devem incentivar os estudantes a envolver-se com a pesquisa científica a fim de desenvolver nestes a pro atividade e a capacidade de buscar e resolver problemas. O objetivo deste estudo foi obter informações e promover uma discussão sobre a familiaridade dos alunos de uma instituição de ensino superior (IES) com a pesquisa científica. A amostra foi composta por 400 alunos onde a maioria (98,19%) compreende o significado amplo da pesquisa científica apesar da maior parte (83,04%) nunca ter se envolvido no desenvolvimento de uma pesquisa científica, apesar de haver interesse de 91,08% em participar ativamente deste processo. Os professionais da educação precisam ter consciência de que o avanço do desenvolvimento científico e tecnológico, principalmente nas instituições de ensino privadas dependem em primeiro plano de seus esforços frente às políticas institucionais visando modificar o cenário da pesquisa científica neste setor. Palavras-chave: Pesquisa científica; Ensino universitário privado; Estudantes de Graduação.
Revista Educação em Questão, 2021
Pesquisa científica e a produção acadêmica: o encontro intelectual denominado orientação Scientific research and academic production: the intellectual encounter called orientation La investigación científica y la producción académica: el encuentro intelectual llamado orientación
Anais Do Congresso Brasileiro De Biblioteconomia Documentacao E Ciencia Da Informacao Febab, 2013
Descreve a percepção dos pesquisadores vinculados a Universidade Federal de Santa Catarina referente a suas preferências de pesquisa. Fundamenta-se na educação de usuário e competência Informacional. Caracterizou-se do ponto de vista de seus objetivos como pesquisa descritiva, e dos procedimentos técnicos trata-se de um levantamento. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se o questionário. Os resultados apresentaram que os pesquisadores costumam usar fontes já conhecidas e não utilizam vocabulário controlado, tesauro ou recursos que a base de dados oferece. Concluí-se que os pesquisadores poderiam aprender técnicas de recuperação da informação e participar de programas de competência informacional.
2018
O artigo discute como os pesquisadores constroem a legitimidade científica no campo da educação no Brasil. Estratégias e disputas compõem a dinâmica e permitem analisar a obtenção de capital científico puro e político. A metodologia incluiu a análise de currículos e evidencia que, frente à busca por produtividade e legitimidade, entre 2005 e 2014, houve mudança na composição do capital acadêmico-científico dos atores, provavelmente induzida pelas políticas públicas de avaliação.This article discusses how researchers build their scientific legitimacy in the field of education in Brazil. Strategies and disputes mark the dynamics and offer elements to analyze the acquisition of political and pure scientific capital. The methodology included analysis of researchers’ curricula and shows that, vis-à-vis the quest for productivity and legitimacy, in the time elapsed between 2005 and 2014, there was a change in the composition of the players’ academicscientific capital, probably induced by ...
Confluência, 2021
Este artigo relata e discute uma pesquisa-ação no campo de estudos da Linguística Aplicada, por meio da qual foram desenvolvidas atividades de letramento em contexto escolar, mediadas pelos gêneros conto e pôster científico. Como estratégia de intervenção pedagógica, foi desenvolvida uma unidade didática estruturada em Circuito Curricular Mediado por Gênero. O objetivo foi investigar como essas estratégias poderiam contribuir com as práticas de leitura, produção textual e análise linguística, propiciando a formação de alunos e professores envolvidos. Os resultados indicaram a possibilidade de se inovarem as aulas de língua portuguesa a partir da investigação da língua, articulada ao letramento científico e do professor, de modo que sejam reconfiguradas as propostas tradicionais de ensino. Palavras-chave: pesquisa-ação; Circuito Curricular Mediado por Gênero; material didático. 1 Este artigo divulga resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), apresentada em Reis (2016). Contribui para as investigações realizadas no grupo de pesquisa Práticas de Linguagens-PLES (UFT/CNPq).
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 2015
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma universidade pública do país, cujo objetivo foi identificar a presença de elementos comumente atribuídos a fenômenos subjetivos, nos trabalhos publicados nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física, evento que proporciona encontro entre professores, pesquisadores e estudantes de todo o país. Os elementos aos quais fizemos referência são encontrados em propostas didático-pedagógicas contemporâneas, tendo em vista a identificação de que aspectos puramente cognitivos ou mesmo culturais não são suficientes para compreensão dos fenômenos que acontecem em sala de aula, ou de forma mais ampla, na educação como um todo. Foram considerados para análise os artigos publicados nos 3 últimos simpósios, e os resultados parecem apontar para um pequeno crescimento de citações ou considerações a estes elementos. Contudo, esse crescimento deve ser problematizado na medida em que as citações são feitas de forma estanque, não sendo le...
DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL:CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO
Sendo assim o PRP possibilitou compreender a importância das teorias para planejar, organizar e elaborar os trabalhos. Desta forma o programa faz o residente perceber o quanto é importante para o mediador dedicar bastante o seu tempo nas leituras e se aprofundar mais nas pesquisas cientificas, pois o aperfeiçoamento do educador é de suma importância para diminuir os problemas de aprendizagem na sala de aula. Palavras-Chave: Prática docente, Programa de Residência Pedagógica, experiência. Este artículo se realizó a través de reuniones teóricas, observaciones e intervenciones, ya que mostró una visión amplia de los procedimientos de funcionamiento de la escuela, brindó la oportunidad de conocer la práctica docente. Aún a través de la investigación bibliográfica cualitativa a través de un proceso reflexivo y análisis de la realidad, realizada a través de intervenciones en el entorno educativo, lectura de artículos, sitios web del Programa de Residencia Pedagógica y documentos, finalmente una investigación bibliográfica dirigida a mejorar la formación de práctica docente En este contexto, era notorio lo importante que es el programa de Residencia Pedagógica PRP para implementar y mejorar las prácticas pedagógicas, promoviendo la inmersión del estudiante en la escuela de educación básica, mejorando la capacitación de los estudiantes que deben asegurar sus graduados, habilidades y permitiéndoles llevar a cabo una enseñanza de calidad en las escuelas. La experiencia adquirida es de suma importancia en el curso de la elección académica. Por lo tanto, todo el trabajo experimentado proporcionó experiencias educativas esenciales al proceso de enseñanza-aprendizaje como un puente hacia un camino nuevo y sorprendente que el educador construirá a lo largo de su trayectoria profesional. El programa no solo se limita a la experiencia en el aula, sino que busca constituir una interacción entre la investigación académica y la enseñanza de la teoría y la práctica. Se puede observar aquí que, prioriza la idea de que es con la práctica que los estudiantes de pregrado tendrán la oportunidad de conocer su futura área de especialización. Son conocimientos científicos que pueden conducir al resto de su vida, permitiendo momentos gratificantes y fructíferos con el intercambio de experiencias. Así, el PRP permitió comprender la importancia de las teorías para planificar, organizar y elaborar los trabajos. De esta manera, el programa hace que el residente se dé cuenta de lo importante que es para el mediador dedicar mucho tiempo a la lectura y profundizar la investigación científica, porque la mejora del educador es de suma importancia para reducir los problemas de aprendizaje en el aula.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.