Academia.eduAcademia.edu

Gestão Da Manutenção Preventiva No Âmbito Da Norma De Desempenho

Revista GEDECON - Gestão e Desenvolvimento em Contexto

Abstract

 A norma de desempenho NBR 15575 apresenta à construção civil conceitos de desempenho, durabilidade e vida útil, os quais dependem de procedimentos de manutenção preventiva ao longo do tempo visando atingir o desempenho projetado. Desse modo, a pesquisa tem por objetivo propor um novo modelo de manutenção preventiva com foco nas periodicidades e comparar com o Guia nacional para elaboração do manual de uso, operação e manutenção das edificações proposto pela CBIC. O método consistiu em entrevistas com engenheiros, arquitetos e construtores, buscando o período ideal para a realização da manutenção corretiva de cada sistema presente em uma edificação. Por meio desses resultados foi elaborada uma tabela relacionando os períodos de manutenção obtidos com a pesquisa e os estabelecidos no manual base, assim nomeado o manual da CBIC no decorrer do trabalho. Como resultado principal foram identificadas no manual proposto pela CBIC a necessidade de 1618 manutenções preventivas no período de ...

Key takeaways

  • O método consistiu em entrevistas com engenheiros, arquitetos e construtores, buscando o período ideal para a realização da manutenção corretiva de cada sistema presente em uma edificação.
  • O modelo basilar utilizado pelo mercado é o Guia nacional para elaboração do manual de uso, operação e manutenção das edificações (CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO, 2014), o qual apresenta as manutenções preventivas necessárias e suas respectivas periodicidades para uma edificação hipotética, entretanto não possui o embasamento teórico para suportar tais necessidades e periodicidades de manutenção.
  • A NBR 15575-1 (ABNT, 2013) define que a vida útil (VU) de um sistema construtivo constitui o período em que um edifício e seus sistemas se prestam às atividades para as quais foi projetado e construído, observando a correta execução dos processos de manutenção estabelecidos no manual de uso, operação e manutenção da edificação.
  • O cronograma da CBIC ilustrado na Figura 1 foi gerado e apresenta as atividades de manutenção de cada sistema e o período em que esta deverá ser cumprida, considerando que a obra foi entregue no primeiro dia do mês de janeiro do ano 1.
  • A manutenção preventiva é a técnica mais apropriada a ser utilizada na conservação de uma edificação, sendo este o tipo de manutenção mais indicado, pois evitam possíveis problemas e grandes prejuízos ao empreendimento.