Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2004
Este trabalho teve como objetivo geral, efetuar estudos para conhecer as OSCIPs e suas possibilidades de obtenção de recursos. Deste objetivo partiram três objetivos específicos, que foram: identificar e caracterizar ações necessárias para a criação de uma OSCIP; identificar os documentos necessários para a criação de uma OSCIP; identificar linha de crédito e fontes disponíveis de recursos para este tipo de entidade. A metodologia empregada é a pesquisa de caráter exploratório, através da análise bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. Através da análise da Lei Federal 9790/99, que é conhecida como a "nova lei do terceiro setor", e da bibliografia existente foi possível elucidar os questionamentos a cerca do assunto e cumprir com os objetivos estabelecidos, respondendo desta forma a pergunta de pesquisa que foi: o que é necessário para criar uma OSCIP quais suas possibilidades para obtenção de recursos.
2021
O presente estudo tem como objetivo compreender o perfil dos tomadores de microcrédito da OSCIP Maringá Crédito Solidário com relação à educação financeira. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e descritiva, realizada por meio de questionário aplicado aos tomadores de microcrédito da Maringá Crédito Solidário, no período entre 30 de novembro a 10 de dezembro de 2019. A análise dos dados foi realizada por meio da estatística descritiva, com o auxílio de planilha eletrônica, buscando identificar o comportamento dos pesquisados com relação ao hábito de consumo, gastos e sua relação com a renda, uso do crédito, endividamento e inadimplência, propensão a poupar e investir, bem como o planejamento para a aposentadoria. A pesquisa revelou que em alguns quesitos os pesquisados apresentaram um perfil mais próximo de uma pessoa educada financeiramente (hábito de consumo, gastos e sua relação com a renda e duas modalidades de uso do crédito) que outros (financiamento como modalidade de ...
2014
Este trabalho apresenta a implantacao do processo de celebracao de termos de parceria entre a administracao publica do Estado do Rio Grande do Sul e organizacoes da sociedade civil de interesse publico (OSCIP). O texto apresenta uma revisao de literatura, seguida da analise de quatro dos dezesseis editais de parceria publicados pelo Estado no periodo 2009-2010. O diagnostico apresentado demonstra que o processo de parceria desenvolvido pelo Estado necessita de alguns ajustes, uma vez que apenas um dos dezesseis editais publicados chegou a celebracao de termo de parceria. Adicionalmente, sao apresentadas as principais dificuldades enfrentadas neste processo. Palavras chave: Terceiro Setor, Organizacoes Sociais da Sociedade Civil de Interesse Publico, OSCIP. Asbtract This paper presents the implementation process of concluding terms of partnership between the government of the State of Rio Grande do Sul and civil society organizations of public interest (OSCIP). The paper presents a l...
REUNIR: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, 2015
O aumento no número das entidades do Terceiro Setor tem provocado concorrência entre elas por recursos financeiros e humanos, o que exige cada vez mais a utilização de estratégias por parte dessas organizações que as possibilitem manter ou mesmo assegurar a continuidade de suas atividades, projetos e/ou serviços. Neste panorama, surge o conceito de mobilização de recursos, que é mais amplo do que o de captação de recursos, pois refere-se a um esforço permanente, planejado, complexo e de fortalecimento a instituição. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar quais são os aspectos de mobilização de recursos existentes nas OSCIPs do Brasil. A metodologia utilizada na pesquisa se classifica como bibliográfica, exploratória, descritiva e de natureza quanti-qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário elaborado no Google Drive que foi encaminhado a 2.272 entidades e do qual se obteve 243 questionários respondidos. Os principais resultados quanto à mobil...
12º CASI, 2019
Resumo: Este trabalho é uma proposta de solução para o problema enfrentado pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica desde 2009, que são os reiterados congelamentos e cortes orçamentários suportados por elas e agravado pelo teto dos gastos públicos, instituído pela Emenda Constitucional nº 95/2016. Para o seu desenvolvimento, a pesquisa foi dividida em três etapas, sendo duas para a apresentação e o diagnóstico do problema e 1 (uma) para a proposição de uma solução viável, a partir da experiência atual do Instituto Federal de Mato Grosso: 1) Na primeira etapa foi mapeado as possibilidades legais e que estão a disposição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para captação de recursos externos; 2) Na sequência, foi levantado através dos relatórios produzido pelo Instituto Federal de Mato Grosso-IFMT, e os dados fornecidos pelas entrevistas, qual a forma de captação de recurso desenvolvido pelo IFMT, que tem maior possibilidade de replicação por outras organizações da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; 3) Na derradeira etapa, reunimos os procedimentos sistemáticos para a forma de captação de recurso público adotado pelo IFMT e que seja mais viável a realidade da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, sem comprometer a sua independência técnica-científica. O estudo poderá ser disseminado no campo acadêmico, enriquecendo a linha de atuação científico-tecnológica da competitividade, inovação e empreendedorismo, servindo ainda como uma ferramenta para a ampliação das arrecadações de recursos, frente aos problemas de cortes e contingenciamentos de recursos que afeta maiorias das organizações públicas.
Redes, 2014
Resumo: É constante o crescimento dos desafios da administração pública municipal em atender a grande demanda gerada pelas necessidades em educação, saúde, habitação, infraestrutura e assistência social, as quais raramente podem ser supridas somente pela arrecadação habitual dos municípios. Diante disso, e como forma de documentar adequadamente a aplicação dos recursos públicos, o Governo Federal adotou uma nova postura na liberação de verbas públicas para atender as demandas dos municípios, através da exigência da elaboração de projetos. Com isso, mecanismos foram desenvolvidos para a recepção e avaliação de projetos elaborados nas esferas municipais. Palavras-chave: Projetos. Recursos. Gestão pública.
2014
Ao meu orientador, Professor Doutor Paulo Mourão, pela disponibilidade, pelos ensinamentos, pelas sugestões e orientações e pelo incentivo que me deu ao longo deste trabalho. A todas as Instituições que aceitaram participar neste estudo. O meu sincero obrigado pela disponibilidade, atenção e simpatia com que me acolheram. À minha amiga Daniela Monteiro, pelo companheirismo, por todas as sugestões, pela disponibilidade e paciência ao longo desta caminhada. Ao Bruno Augusto, meu porto de abrigo, pelo incentivo, apoio e por me fazer sempre acreditar que era capaz. À minha família, em especial à minha mãe e ao meu filho, pelo amor, compreensão, ajuda e ânimo.
Formalismo e segurança jurídica são conceitos que andam de mãos dadas. As formas existem para permitir que os litigantes identifiquem, com precisão, como, quando e onde devem agir, dando certeza e previsibilidade ao processo e ao procedimento. O sistema das invalidades processuais, com efeito, pressupõe essa certeza inerente ao formalismo. Para impor consequências negativas aos sujeitos que descumprem os preceitos formais (nulidade ou inadmissibilidade), a técnica processual pressupõe sua objetividade; é exatamente porque há um padrão, seguro e pré-estabelecido, quanto à correta forma de agir, que o sistema legitima a invalidação dos atos realizados em sua desconformidade. Ocorre, todavia, que nem sempre o formalismo apresenta esta segurança jurídica desejada. Em muitos casos, crises se apresentam dentro da técnica processual, gerando divergências quanto aos requisitos para a realização dos variados atos processuais. Divergências na doutrina e na jurisprudência a respeito do cabimento de um recurso ou dos requisitos de admissibilidade de um determinado ato processual, ou mesmo incerteza em concreto estabelecida por um erro do juiz ou servidor ao nomear determinado ato processual, são circunstâncias que geram crises, que contaminam a relação processual. Estas crises de certeza, internas ao processo, tornam impossível a identificação, por parte dos litigantes e com um razoável grau de segurança, da correta forma de agir. Daí surge uma questão: em tais casos, poderíamos aplicar friamente as normas processuais e invalidar ou inadmitir o ato processual adotado de uma ou de outra forma, a depender da escolha aleatória da parte e do entendimento pessoal do julgador? Poderíamos exigir o ônus de a parte adivinhar a posição futura a ser tomada pelo julgador a respeito da divergência? Acreditamos que não.
Em um projeto de desenvolvimento de software, requisitos bem definidos são insumos fundamentais à construção de um sistema. O levantamento de requisitos é uma etapa de grande interação entre usuários e engenheiros de requisitos, tornado-a propícia a uma análise sobre a colaboração em suas atividades. Identificou-se, então, uma oportunidade para o desenvolvimento de um processo que valorize a colaboração e a negociação entre as equipes com o objetivo de reduzir a ambigüidade dos requisitos, aumentar seu entendimento e melhorar o nível das definições. Procura-se assim, aumentar a qualidade do produto e reduzir o volume de re-trabalho, possibilitando a definição de prazos e custos mais reais. Este artigo explora esta abordagem, apresentando um processo e uma ferramenta de apoio à colaboração e à negociação na fase de levantamento e definição dos requisitos do sistema. Uma avaliação baseada em um estudo de caso real é apresentada.
2016
This study aims to evaluate the factors that might explain the fundraising of Private Equity and Venture Capital funds (PE/VC). Generally, the proposal is to investigate empirically what are the factors that impact on fundraising of PE/VC funds. The sample was composed of 25 countries and a timeline of 6 years (2006-2011). Six factors were identified: Economic Activity, Development of Stock Markets, Corporate Governance, Social-environmental Development, Entrepreneurship and Taxation. I constructed through factor analysis six factors that were composed of 26 variables. Through multiple regression were investigated relationships between fundraising of PE/VC funds and the factors generated. The results showed that despite the significant factors being tested, the uptake of resources is strongly influenced by the level of development of the stock market. The findings become relevant because argue a growing reality in Brazil and the world, since the market for PE/VC solidifies itself as an alternative of fundraising.
Etic Encontro De Iniciacao Cientifica Issn 21 76 8498, 2010
RESUMO: O presente estudo traz à discussão as Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, as chamadas OSCIPs verificando assim o processo histórico destas no Brasil, a forma como esta se configurou ao longo dos anos no país, destacando nesse processo o aumento de Organizações não governamentais que assumem o papel de executores das políticas públicas, visto que o Estado passa a ser regulador destas reduzindo assim o Estado a mínimo. Analisamos o conceito desta com Organização do Terceiro Setor que visa o bem estar social.
Estratégias de financiamentos e captação de recursos para as MPMEs, 2023
RESUMO A presente abordagem visa analisar as estratégias de financiamento e captação de recursos adoptadas pelas PME no Município de Moçâmedes pois, a escolha da estratégia de financiamento por parte das empresas envolve considerar diversos factores, como projecções de crescimento, necessidades de curto prazo, taxas de juros e condições de pagamento. Para a materialização da pesquisa, foi necessário identificar as principais fontes de financiamento utilizadas pelas empresas; investigar as políticas e regulamentações relacionadas à financiamentos e captação de recursos; comparar as estratégias de financiamento entre pequenas e médias empresas de diferentes sectores económicos em Moçâmedes e avaliar o impacto das decisões de financiamento das PME no Município de Moçâmedes. As empresas em geral actuam com o propósito de maximizar a criação de valor e, consequentemente, a riqueza para os proprietários. Neste contexto, a estrutura de capitais torna-se relevante na medida em que, as empresas se defrontam com a problemática da escolha da fonte de financiamento que melhor se adeque em termos de custos, maturidade e montantes, relativamente às necessidades financeiras da actividade. Desta feita, foram aplicados os seguintes métodos e técnicas: Pesquisa exploratória, pesquisa bibliográfica, pesquisa qualitativa e quantitativa, estudo de caso, questionário e a observação, como também foram utilizados os métodos estatísticos na determinação da população e amostra. Os dados foram processados por via do Software Excel, permitindo a determinação da percentagem e a elaboração dos gráficos. Palavras-Chave: Estratégias, Financiamento; Pequenas e médias empresas.
PISEAGRAMA, 2017
Algumas regiões periféricas do mundo parecem amaldiçoadas. Os povos do Médio Xingu são perseguidos por um sentimento de maldição que persiste ao longo da história: a dissipação das breves riquezas geradas pelo extrativismo se replica na rápida dilapidação da natureza local.
2015
O estudo objetiva analisar a relacao entre a cultura de aprendizagem e o desempenho em uma organizacao da sociedade civil de interesse publico (OSCIP) na cidade de Fortaleza/CE, no tocante ao desempenho financeiro e do conhecimento, com suporte nas percepcoes dos variados agentes da organizacao. A base teorica sao os fatores definidos por Marsick e Watkins (2003), acerca da relacao entre a cultura de aprendizagem e o desempenho organizacional. Para isso, utilizou-se a metodologia quantitativa de pesquisa de natureza descritiva. O questionario utilizado junto aos 211 participantes da pesquisa foi o Dloq-A (YANG, 2003). Os resultados do estudo confirmam as hipoteses estabelecidas, indicando que a cultura de aprendizagem exerce significativa influencia no desempenho organizacional no Instituto, na percepcao dos respondentes.
Textos Contextos, 2006
Resumo-O presente artigo versa sobre o processo de captação de recursos como estratégia para a ampliação de receitas, no âmbito local. Destaca a necessária articulação de múltiplas áreas do saber e a qualificação técnica para elaboração de projetos como elementos centrais ao processo, bem como a construção de indicadores de avaliação. Apresenta, além das modalidades de demandas e tipos de captação, as etapas que compõem o processo. Palavras-chave-Captação de recursos. Indicadores de avaliação. Os processos de captação, embora possam parecer iniciativas relativamente simples, exigem o domínio de diversos conhecimentos, entre os quais destacamos: a capacidade para a elaboração de projetos, a realização de avaliações e construção de indicadores, disponibilidade de tempo para a realização de pesquisas e estudos, o tratamento de dados e a capacidade de dar-lhes a visibilidade necessária para que fundamentem as propostas e demonstrem a sua relevância em termos de impacto e alcance social. As propostas-estejam elas no nível de cartas-consultas ou já desenvolvidas como projetos-devem viabilizar que os parceiros ou técnicos que as estão analisando tenham clareza quanto à viabilidade efetiva de sua realização, considerando aspectos políticos, técnicos e financeiros e possam, a partir de sua síntese, perceber o movimento metodológico necessário a sua consecução. Falamos em visibilidade e viabilidade; resta destacar ainda a pertinência ou adequação da proposta ao contexto do grupo demandatário e, por fim, sua legitimidade, dada pela
Eixo Temático 5. A Cidade Construída e a Cidade Sonhada Resumo O resgate da cidade enquanto espaço de convivência, por meio de ações que tiveram lugar no centro de São Paulo nos tempos mais recentes, a partir da iniciativa cidadã (comportamentos Bottom Up) constitui o objeto do presente artigo. Em uma abordagem que contempla teóricos que tratam da questão urbana e a menção de algumas dessas iniciativas, o artigo procura promover uma reflexão sobre a face mais visível deste rol de apropriações cujo termo, historicamente, associado a tensão entre propriedade adquirida e propriedade tomada, se reveste na atualidade de uma noção amplificadora: as ações de microplanejamento ou urbanismo tático. Palavras-Chave: práticas criativas; urbanismo tático; iniciativas bottom up; inovação não tecnológica; inovação social. Abstract The rescue of the city as a living space, through actions that took place in the center of São Paulo in recent times, from the citizen initiative (Bottom Up behaviors) is the object of this article. In an approach that contemplates theorists dealing with the urban question and the mention of some of these initiatives, the article seeks to promote a reflection on the most visible aspect of this list of appropriations whose term, historically, associated with the tension between acquired property and property taken, if Is currently an amplifying notion: the actions of micro-planning or tactical urbanism.
Zenodo (CERN European Organization for Nuclear Research), 2023
Trabalho científico-"VÍDEO-POSTER" Área temática Financiamento, trabalhadores, usuários e acesso com equidade em saúde.
Desenvolve Revista de Gestão do Unilasalle, 2019
Este estudo objetiva investigar os processos de aprendizagem e criação do conhecimento que subsidiaram o desenvolvimento de uma inovação no processo de captação de recursos de uma instituição pública tendo como base a teoria de Criação do Conhecimento Organizacional de Nonaka e Takeuchi (2008) e o frameworkde aprendizagem multinível proposto por Crossan, Lane e White (1999). Trata-se de um estudo sobre o Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz, que passou a atuar de forma prospectiva mediante um plano de mobilização de recursos baseado no potencial de cada projeto em oferecer benefícios aos potenciais patrocinadores, subvertendo a lógica dominante de esperar por empresas para patrocinar projetos. Para o desenvolvimento da pesquisa adotou-se o estudo de caso, com uma abordagem qualitativa de caráter exploratório-descritivo e os dados foram coletados por meio de entrevistas, observação e pesquisa documental. A análise dos dados foi guiada por categorias estabelecidas a partir da...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.