Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
RESUMO: Este artigo tem como objetivo abordar uma questão psicopedagógica no processo de ensino e aprendizagem, através da problemática de alguns tipos de fatores de ordem intra e extras escolares, algumas dificuldades de aprendizagem e consequentemente nos leva a refletir sobre o porquê de alguns alunos terem fracasso escolar. É do interesse da psicopedagogia compreender como ocorre o processo de aprendizagem e tratar possíveis dificuldades que ocorrem durante o processo de ensinar e aprender. Dizemos que um aluno está com dificuldades de aprendizagem, quando passa a não conseguir ler, escrever, calcular ou desempenhar outras atividades escolares, com sucesso, independentemente, deste, ter ou não potencial normal ou superior para aprender.
Este trabalho trata-se de um estudo de caso resultante de um Estágio Básico da disciplina Processos Educacionais. Tem-se como objetivo apresentar um estudo de caso de um aluno com dificuldades de aprendizagem e um possível déficit intelectual leve, sendo este um dos fatores que causam prejuízos das funções cognitivas. Como método fora utilizada a observação estruturada e a entrevista semiestruturada. O aluno F. tem 14 anos, estuda no 5º ano do Ensino Fundamental I. Como possível hipótese diagnóstica, acredita-se que o aluno F. apresenta um deficiência intelectual leve; esta se refere ao funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas. Faz-se necessário uma investigação mais sistemática para a possível elaboração de um diagnóstico, uma vez que o aluno não possui acompanhamento médico ou psicológico. Acrescenta-se que o estágio proporcionou aos alunos de psicologia a introdução no ambiente escolar, com um olhar crítico a fim de identificar os aspectos que envolvem os processos escolares.
Revista Científica Dimensão, 2024
As dificuldades de aprendizagem requer um estudo abrangente face as suas dificuldades e implicações, de modo que este trabalho tem o objetivo de analisar o porquê de na escola pública ainda não ter o psicopedagogo como um profissional permanente para uma efetiva contribuição no processo de ensino do aluno com necessidades especiais de aprendizagem, para isso, será realizada uma pesquisa mista, onde será abordado o aspecto qualitativo e quantitativo desse trabalho, fazendo um levantamento da quantidade de alunos portadores dessas necessidades e qual a importância do psicopedagogo nesse contexto. Essa é uma questão que remete a um trabalho multidisciplinar, entender o papel desse profissional e sua contribuição no diagnóstico e intervenção na realidade desses alunos é de fato relevante, assim como a implantação e manutenção da educação inclusiva como parte integrante desse processo, para que seu trabalho diante das dificuldades apresentadas na escolarização possa ser efetivo, garantindo, ao mesmo tempo, reflexão e mudança de postura diante do entendimento desse espaço de atuação.
Este artigo discute aspectos gerais relacionados ao processo educacional com crianças que, segundo a escola, têm Dificuldades de Aprendizagem. Procura refletir as concepções relacionadas ao tema e estabelece um contraponto entre dificuldade de aprendizagem e falta de novas alternativas, ou seja, problemas de ensino. O interesse em discutir este tema decorre de vários motivos, todos eles apontando para a necessidade de iniciativas que visem a construção de novas metodologias que evitem que uma Dificuldade de Aprendizagem resulte no fracasso educacional. O aluno com dificuldades não deve ser necessariamente um fracassado, ele deve ser conduzido a vencer barreiras através de estratégias eficazes. Apresenta uma revisão bibliográfica sobre o assunto contendo aspectos históricos, definições internacionais, posicionamento teórico, sua classificação e a questão do diagnóstico.
RESUMO O artigo faz um breve estudo sobre a psicopedagogia e as dificuldades de aprendizagem causadas por fatores ambientais. Buscando discutir a influencia dos fatores ambientais, familiares e escolares e suas reais conseqüências para o aprendizado dos alunos e como a psicopedagogia pode contribuir e ajudar a minimizar. A metodologia usada foi pesquisa qualitativa bibliográfica buscando a aprofundar questões relacionadas à psicopedagogia e fatores ambientais; verificando a atuação do psicopedagogo nessas questões, procurando desta forma contribuir na produção e sistematização de conhecimento que possam subsidiar a pratica educativa no campo da psicopedagogia . Palavras - Chave: Psicopedagogia , Fatores Ambientais, Aprendizagem.
Biblioteca Digital Colecção EDUCAÇÃO Quanto a nós, embora possamos considerar um conjunto de factores, como o são a motivação e auto-estima do aluno e o envolvimento dos pais, entre outros, será a qualidade do ensino ministrado que fará a diferença. A paciência, o apoio e o encorajamento prestado pelo professor serão com certeza os impulsionadores do sucesso escolar do aluno, abrindo-lhe novas perspectivas para o futuro.
RESUMO Perceber as dificuldades de aprendizagem no contexto e trabalhar de maneira apropriada sobre as mesmas, é um meio para que aconteça a aprendizagem significativa. Oportunizar para que o aluno consiga superar essa questão, na maioria das vezes causados por déficits físicos, afetivos ou cognitivos, representa o objetivo, a finalidade de vários profissionais que acreditam na construção, na superação que pode ser proporcionada pelo sistema educacional. O artigo tem como objetivo geral buscar informações sobre as principais dificuldades de aprendizagem. Para atender o objetivo proposto procedeu-se com pesquisa bibliográfica ancorado em materiais que já se tornaram públicos. Foi realizado uma busca na base de dados Scielo, Educ@, Portal CAPES, Google Acadêmico e livros publicados. Os resultados mostraram que é fundamental desenvolver a consciência de que o trabalho pedagógico deve ser de prevenção e não somente remediativo quando se trata das dificuldades de aprendizagem. Essa mudança de paradigma é processo lento, porém necessário e, para tanto, se faz necessário estudos aprofundados sobre o papel do psicólogo diante das dificuldades de aprendizagem. Palavras-chaves: Dificuldade de aprendizagem. Leitura. Escrita. ABSTRACT Understanding learning difficulties in context and working appropriately on them is a means for meaningful learning to take place. Opportunism for the student to overcome this issue, most often caused by physical, affective or cognitive deficits, represents the objective, the purpose of several professionals who believe in the construction, in the overcoming that can be provided by the educational system. The article aims to find general information on the main learning difficulties. In order to meet the proposed objective, we proceeded with bibliographic research anchored in materials that have already become public. A search was made in the database Scielo, Educ @, CAPES Portal, Google Academic and published books. The results showed that it is fundamental to develop the awareness that the pedagogical work must be preventive and not only remediative when it comes to learning difficulties. This paradigm shift is a slow but necessary process, and in order to do so, it is necessary to study in depth the role of the psychologist in the face of learning difficulties.
O termo "dificuldades de aprendizagem" (DA) se refere a um grupo de desordens relacionadas a dificuldades no desenvolvimento da fala, audição, leitura, escrita e raciocínio matemático, afetando o desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Segundo alguns artigos pesquisados sobre o tema, as principais dificuldades de aprendizagem (DA) presentes no ambiente escolar são: a dislexia, relacionada à falhas na aquisição da leitura; a disgrafia: relacionada à dificuldades no desenvolvimento da escrita; e a discalculia, relacionada à dificuldade no raciocínio matemático. Observou-se que as dificuldades de aprendizagem podem se manifestar em indivíduos considerados normais, e que a maioria dos educadores são leigos sobre o assunto, fator este de grande impacto. Desta forma, constatou-se que é de fundamental importância a conscientização dos professores sobre o assunto, para que eles possam identificar e intervir, ou se for mais grave, orientar aos pais ou responsáveis dos alunos a procurarem um atendimento de um profissional especializado na área, como um psicopedagogo.
Nossas aulas estão diretamente relacionadas à aprendizagem. Nosso foco principal é apresentar os processos que podem ser agentes de interferência na aprendizagem. Podemos dizer que isso já foi realizado com sucesso.
Biblioteca Digital Colecção EDUCAÇÃO Quanto a nós, embora possamos considerar um conjunto de factores, como o são a motivação e auto-estima do aluno e o envolvimento dos pais, entre outros, será a qualidade do ensino ministrado que fará a diferença. A paciência, o apoio e o encorajamento prestado pelo professor serão com certeza os impulsionadores do sucesso escolar do aluno, abrindo-lhe novas perspectivas para o futuro.
Os sentidOs da aprendizagem para prOfessOres da educaçãO infantil, ensinO fundamental e médiO Rev. Psicopedagogia 2013; 30(93): 201-11 201 ARTIGO ORIGINAL
Este livro ou parte dele não pode ser reproduzido por qualquer meio sem autorização escrita do Editor.
Maiêutica - Pedagogia, 2017
Resumo: Sabe-se que cada vez mais aumenta o número de crianças que apresentam algum distúrbio ou dificuldade na aprendizagem e que são decorrentes de vários fatores, portanto é necessário tomar algumas medidas pedagógicas para atendê-las, mas para isso é preciso que os profissionais competentes da educação estejam realmente aptos para a função, que sejam habilitados para esse atendimento e que busquem métodos de ensino adequados para efetivar o processo de ensino-aprendizagem. A psicopedagogia tem grande importância neste cenário, por ser uma ciência que estuda a aprendizagem humana, ela se dá através da junção de dois saberes: a pedagogia e a psicologia. Assim sendo, a presença do psicopedagogo torna-se fundamental no corpo docente. Através da parceria entre professor, família, psicopedagogo e a escola como um todo, torna-se fácil a identificação e a intervenção dos problemas relacionados à aprendizagem.
ETD - Educação Temática Digital, 2010
Neste trabalho apresentamos um recorte de uma pesquisa que investiga as idéias e concepções de psicopedagogos e pedagogos em relação às dificuldades de aprendizagem. Analisamos aqui as respostas de estudantes dos cursos de Psicopedagogia de instituições particulares do interior do estado de São Paulo e Minas Gerais. Foram selecionados aleatoriamente estudantes que estavam no início, no meio e no final do curso de especialização, totalizando 52 sujeitos participantes da pesquisa. Todos os sujeitos responderam a um questionário contendo nove questões discursivas. Apresentaremos aqui os dados referentes a três delas: 1) O que é dificuldade de aprendizagem; 2) Em que momento você julga necessário encaminhar um aluno para atendimento especializado? 3) Você já encontrou em sua prática alunos com dificuldades de aprendizagem? Se sim, emita um parecer sobre uma criança, seu aluno, que apresentou dificuldade. Se não, explique hipoteticamente. Os dados obtidos a partir das respostas foram cat...
2011
O texto busca analisar a incompletude teorica na explicacao das dificuldades de aprendizagem e como as teorias permitem diferentes interpretacoes a partir de um “olhar” especifico. Apresentamos um trabalho desenvolvido com dois alunos com dificuldades de aprendizagem durante o periodo de quase dois anos, no qual as interpretacoes foram se modificando. Primeiramente, o trabalho com as criancas pautou-se nos pressupostos do Construtivismo Piagetiano; posteriormente, passou-se a questionar a “validade das conclusoes” obtidas, observando que diversos fatores importantes nao eram abarcados. Assim, a Teoria Socio-Historica ganha espaco na analise trazendo reinterpretacoes para o caso, incluindo principalmente nela o contexto social. Se antes o olhar focava os conceitos operatorios (Piaget), passa depois a voltar a atencao para os conceitos cotidianos (Vygotsky). Ao analisar o caso pela perspectiva socio-historica, nao desconsideramos o trabalho desenvolvido pelo vies do Construtivismo, ma...
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo, especialmente por sistemas gráficos, microfílmicos, fotográficos, reprográficos, fonográficos e videográficos. Vedadas a memorização e/ou a recuperação total ou parcial em qualquer sistema de processamento de dados e a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer programa juscibernético. Essas proibições aplicam-se também às caracteristicas gráficas da obra e à sua editoração.
Revista Monografias Ambientais, 2012
O presente artigo trata das dificuldades de aprendizagem apresentadas por educandos da educação básica, bem como tal fato tem se tornado cada vez mais um desafio à carreira docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo também pesquisa bibliográfica. O trabalho teve como método, a aplicação de questionários para educadores da disciplina de Língua Portuguesa, que atuam em Escolas Públicas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio do Município, município de São Gabriel, RS. Teve como objetivo principal, identificar as causas e as consequências que as "dificuldades de aprendizagem" trazem, tanto para educadores como para educandos, no que se refere ao desempenho no processo de ensino-aprendizagem. Também traz discussões acerca da interdisciplinaridade nas escolas, da formação de educadores, das metodologias utilizadas pelos mesmos durante suas práticas educativas, além de descrever e analisar de modo coerente os dados obtidos na investigação.
Aprendizagem nas Diferentes Dimensões O romance Uma Aprendizagem ou O livro dos prazeres de Clarice Lispector, escrito no final da década de 1960, narra o envolvimento amoroso de uma professora primária, Lori, com um professor de Filosofia, Ulisses. Já em suas últimas páginas, nos deparamos com a seguinte frase, fala de Lori em relação a Ulisses: "Aprendo contigo mas você pensa que eu aprendi com tuas lições, pois não foi, aprendi o que você nem sonhava em me ensinar" (p. 157). A frase beira o enigmático... como alguém pode aprender com o outro, mas não aquilo que foi ensinado?
Nada posso lhe dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo."( HERMANN HESSE) RESUMO: Toda criança tem direito à educação numa instituição escolar e nela permanecer até concluir a etapa disponibilizada pela mesma. A escola, hoje garantida para todos, nem sempre consegue atingir o objetivo proposto: uma educação de qualidade onde todos possam crescer e agregar novos conhecimentos, pois há alunos com habilidades diferentes. Cada aluno é único, portanto, há vários níveis de aprendizagem numa mesma turma.. Saber das dificuldades é fácil, o desafio do psicopedagogo este em encontrar as possibilidades de cada um e incentivá-los a evoluir na construção do conhecimento. Trabalhar com crianças com dificuldades na escrita tem instigado a busca por respostas, a compreender o que pode estar acontecendo com as mesmas e encontrar possíveis meios de melhorar a escrita permitindo que cada indivíduo seja integrado na sociedade. Encontrar saídas para problemas como as dificuldades na escrita faz parte do dia a dia das escolas, angustiando professores, direção, alunos e pais. Essa busca precisa deixar de ser uma sonho para ir se tornando realidade e termos cidadãos alfabetizados, letrados e aptos para interagir na sociedade.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.