Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Revista da Associação Portuguesa de Linguística
This paper explores the relevancy of punctuation as a key element establishing a connection between grammar and writing instruction. It explores common conceptions of punctuation, which connect the use of the comma to prosody, contrasting it with present rules for Portuguese, which assume a syntactic definition of the contexts in which a comma should be used or must be avoided. The paper shows that teachers working with different grades show distinct awareness levels of the relevance of syntax in the field of punctuation. In general, low awareness concerning this association results in a holistic view of punctuation instruction. We explore to what extent the national curriculum and national exams reflect this holistic view. The text ends with a positive note, summarizing recent advances in national exams, which will certainly impact on teaching practices.
RESUMO Reflexão sobre a importância da avaliação no processo de aprendizagem, considerando tanto as diretrizes que integram os documentos legais, orientando, de modo geral, procedimentos de avaliação, a partir de sua visão como um instrumento dinâmico, construtivo e inclusivo de construção da aprendizagem, como a real participação e a autonomia docente para organizar os processos avaliativos no nível do Ensino Médio. Também são dimensionadas questões relacionadas às formas de avaliação, ao desempenho e ao diagnóstico, como critérios inerentes à avaliação, além das demandas da nova realidade digital do mundo contemporâneo. Conclui-se com a visão de que, somente por meio de um processo integrado e revisionista, envolvendo instituições de ensino, docentes e sociedade, os sistemas de avaliação vigentes em várias esferas da educação no país alcançarão maior eficácia e atualidade. ABSTRACT Reflection on the importance of evaluation in the learning process, considering both the guidelines that integrate legal documents as a way to guide evaluation, in a general sense, from its view as a dynamic, constructive and inclusive instrument of construction of learning, such as real participation and teaching autonomy to organize the evaluation processes at the high school level. Also are sized issues related to forms of evaluation, performance and diagnostics, as inherent to the evaluation criteria, and the demands of the new digital reality of the contemporary world. It concludes with the view that only through an integrated and revisionist process involving educational institutions, teachers and society, the existing evaluation systems in various spheres of education in the country will achieve greater efficiency and updating.
2011
Dissertação apresentada à Universidade de Aveiro para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, Área de Especialização em Administração e Políticas Educativas, realizada sob a orientação científica do
Como os professores e alunos habitualmente percebem a avaliação?
Revista Acadêmica Licencia&acturas, 2014
O artigo deseja enfrentar a tensão entre educação e avaliação. Propõe uma reflexão tomando como inspiração uma carta, escrita por Kafka a seu pai, e trama teias de análise considerando questões pedagógicas a partir de uma manifestação no campo da literatura. Está em questão a formação do educador para enfrentar a Ptensão de uma suposta carta que por analogia poderia ainda hoje ser remetida pelos estudantes aos educadores. A análise nutre-se da própria carta e da perspectiva nietzschiana para problematizar a avaliação no cenário educacional.
2015
Este artigo, na area de Metodologia e Didatica do Ensino Superior, apresenta algumas consideracoes acerca do entendimento sobre o papel do educador diante dos educandos, em relacao a avaliacao como um processo de ensino-aprendizagem. Para tal, apresentamos uma reflexao, partindo de um breve historico no Brasil, sobre a avaliacao aplicada como um exame classificatorio com o proposito de testar e medir e, por consequencia, incluir ou excluir e a avaliacao como construcao do conhecimento com o proposito de atingir as habilidades e competencias necessarias. Como a justificativa do estudo se deu pela necessidade de melhorar o entendimento e a pratica do processo de avaliacao como um todo, discutimos como a avaliacao pode contribuir para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.
2021
O artigo tem como objetivo analisar o papel desempenhado pelo Exame Nacional do Ensino Medio (ENEM) para a criacao e mensuracao de um padrao de qualidade dos estudantes do ensino basico, que orientaria tambem as formas de ingresso no ensino superior. Esse modelo de avaliacao baseava-se numa proposta construtivista, levando em consideracao a interdisciplinaridade e contextualizacao do conhecimento com a realidade do estudante. Utilizamos em nossa analise a producao bibliografica sobre o tema, a analise de documentos do MEC, INEP e ENEM. Como referencial teorico, recorremos a critica sociologica da educacao de Pierre Bourdieu.
2001
Universidade do Minho o tema para que fui solicitado a reflectir-a qualidade das escolas-é naturalmente um dos temas recorrentes para quem pensa educa<;ao. Associei ao tema pedido a avalia<;ao, porque penso que qualidade e avalia<;ao tem de estar sempre ligadas. Ter escolas de qualidade significa ter professores, edifícios, equipamentos e materiais de aprendizagem, e ainda um sistema de adminis-tra<;ao, de qualidade. Tudo isto para que os alunos sejam, eles também, de qualidade, pois seria incongruente ter excelentes escolas e elas nao serem capazes de formar alunos igualmente excelentes. Para saber se tudo isso acontece e ajudar a que tudo isso aconte<;a, é necessário avaliar.
2019
Este artigo aporta uma reflexão acerca dos efeitos das políticas educacionais de avaliação da educação básica associadas às políticas de responsabilização escolar, enquanto dispositivo da nova gestão pública. A partir do aporte teórico dos estudos de politicas públicas de educação e de fundamentos do campo de pesquisa em psicanálise e educação, apresentam-se os resultados de uma investigação de pós-doutoramento, de cunho qualitativo e exploratório, que investigou as práticas discursivas em relação ao uso dos resultados das avaliações externas como meio de gestão e responsabilização escolar. Por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo foram entrevistados dez profissionais, entre diretores, coordenadores pedagógicos e professores, da rede estadual de São Paulo. A análise de tais discursos revela o furor avaliativo como uma saída perversa à educação escolar, o qual conduz à paixão instrumental e tende à degradação do ato educativo.
2001
Este artigo na Revista Quid Novi? resultou de uma palestra que o autor proferiu na Escola Superior de Educação de Torres Novas e refere algumas ideias sobre a avaliação da aprendizagem dos alunos, de modo que estes aprendam de modo mais significativo e científicamentemais correcto, isto é, construindo representações acerca daquilo que aprendem e sendo estas o mais correctas possível.
2013
O presente texto pretende ser mais um contributo no sentido de continuarmos a refletir e a pensar a avaliação como parte integrante do processo de ensino e, sobretudo, do processo de aprendizagem, pelo seu importante papel no sucesso escolar dos alunos e pelo impacto significativo que tem demonstrado na melhoria das aprendizagens. Interessa compreender o que torna a avaliação para a aprendizagem tão decisiva nesse processo, entender os obstáculos que se colocam à sua implementação nas escolas portuguesas, mas também alertar para algumas inércias e dificuldades inerentes a qualquer processo de mudança. Para isso, é determinante não só a aposta numa formação com os professores mas em que a própria escola ajude ao seu desenvolvimento profissional, num contexto de abertura, responsabilidade e de autonomia pedagógica
2015
A avaliação dos alunos é um dos pontos-chave do processo da sua aprendizagem. A interação estabelecida entre o professor e o aluno motiva-o a desenvolver esforços e a superar-se a si próprio de modo a poder alcançar as metas anteriormente definidas e a adquirir competências Definimos como objetivos desta pequena investigação: • Identificar práticas avaliativas que motivam os alunos a aprender. • Reconhecer a existência de práticas avaliativas usadas por professores que desmotivam os alunos a desejarem aprender mais. • Mencionar práticas avaliativas usadas por professores que motivem os alunos a obterem melhores resultados. A recolha de dados foi realizada através de uma amostra aleatória (dado que todos os elementos da população-alvo têm a mesma probabilidade de pertencer à amostra) e de conveniência (uma vez que os casos escolhidos são os que o investigador tem à sua disposição) através da aplicação de inquéritos de resposta fechada em escala de Likert. Foram ainda formuladas quest...
2014
Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.Há muito tempo que a avaliação vem sendo considerado um grande desafio para os envolvidos. Avaliar não é fácil. Quando se avalia uma turma, não só o aprendizado do aluno está em questão, mas também o trabalho do professor, a unidade escolar e as politicas educacionais estão sendo também avaliados. Esta monografia tem por objetivo demostrar que as avaliações contribuem para a superação dos obstáculos que permeiam o processo educativo. A metodologia adotada foi à pesquisa quantitativa e qualitativa, utilizando o método descritivo e o instrumento utilizado para a pesquisa de campo foi o questionário. Aqui serão dados os conceitos de avaliação e suas modalidades na visão d...
VI Encontro do CIED - I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos, 2014
A visão de homem, mundo e conhecimento constituída ao longo do desenvolvimento da humanidade, marcaram a concepção de escola, ensino, aprendizagem e, sobretudo, de avaliação. Este trabalho se propôs analisar a mediação do professor no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Utilizamos a observação, o questionário e a análise documental como instrumentos para refletir sobre o papel da avaliação no processo de ensino e de aprendizagem. Observamos que a avaliação adotada impõe regras que definem e estabelecem certo padrão de conduta inserido num modelo prédeterminado, além de excluir do grupo aqueles que aos seus critérios não conseguem atender, desempenhando um papel importante na produção do fracasso escolar. É necessário que a escola perceba-se como instrumento desse sistema e abra espaço na conquista de sua autonomia para servir ao ensino e aprendizagem.
Resumo O processo de avaliação e certificação de manuais escolares (ME), tal como enquadrado pela Lei n.º 47/2006 e regulamentado pelo Despacho nº261/2007, não foi, ao que se conhece, estudado. Deste modo, este artigo sintetiza o trabalho de investigação de mestrado que pretendeu dar resposta a três questões: Como se efetua o novo processo de avaliação e certificação dos ME de Estudo do Meio? Que importância os autores/editores e entidades avaliadoras e certificadoras atribuem a este processo? Qual o impacte da avaliação e certificação dos ME na sua qualidade científica a nível do conteúdo disciplinar e a nível didático-pedagógico? O estudo teve uma natureza metodológica predominantemente qualitativa com características de um estudo exploratório descritivo-interpretativo. Para a recolha de dados foram utilizadas duas técnicas: a compilação documental e o inquérito por entrevista. A compilação documental incidiu na legislação e nos relatórios finais de avaliação realizados pelas equi...
Avaliação: uma busca pela qualidade da educação, 2020
Organizadoras: Ligia Gomes Elliot, Ligia Silva Leite Autoras: Greice Mara Monteiro da Silva, Suely da Silva Rodrigues Ao ter acesso aos resultados do SAEB, as escolas deveriam interpretá-los e refletir sobre a qualidade da educação oferecida a seus alunos, mas nem sempre os resultados são compreendidos pela comunidade escolar. O estudo de caso parte da observação da oscilação dos resultados de uma escola pública da periferia de Niterói e avança para uma análise dos problemas da escola, baseada nos Indicadores de Qualidade da Educação ISBN: 978-65-88285-70-1 (eBook) DOI: 10.31560/pimentacultural/2020.701
Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 2022
More than developing a study on punctuation, this paper intends to explore the uses of punctuation as a window to syntactic awareness or metasyntactic abilities. Different theoretical models identify several degrees of conscious access to linguistic knowledge and types of metalinguistic verbalizations. The analysis of canonical and deviant punctuation in adult academic writing contributes to the characterization of different degrees of syntactic awareness, corroborating some theoretical hypotheses under discussion in section 2. A case study is the methodological approach adopted to study undergraduate students' punctuation. The analysis included four tasks: (i) written production, (ii) error correction task, (iii) metalinguistic explanation, and (iv) verbalized conceptions in a focus group. Results, presented in section 4, show a general dissociation between explicit knowledge of the punctuation rules and general success in its uses. Conclusions point to some clues for an academic writing pedagogy and a more complex concept of "syntactic awareness", in which different degrees of controlled access and verbalization abilities must be considered.
2016
Na era da globalizacao onde as informacoes sao passadas de forma rapida e precisa, a educacao aparece com exigencia cada vez maior no que diz respeito a sua qualidade, o que faz da avaliacao um tema relevante, devido a artificialidade da mesma e a falta de objetivos claros e coerentes. Na escola, a avaliacao deve ter como finalidade emitir um juizo de valor, o que significa uma afirmacao qualitativa sobre um dado objeto, sendo este satisfatorio o quanto mais se aproximar do ideal estabelecido. Diante disto, aborda-se a melhor forma de avaliar e quais dados ou pre-requisitos devem ser levados em consideracao no momento de avaliar, tendo uma visao construtiva e autonoma dos educandos numa busca constante pela transformacao social. Esta pesquisa e o relato de todo um trabalho, oferecendo uma possivel seguranca ao educador que trabalha diretamente com o processo de avaliacao, dando-lhe embasamento teorico justo e coerente para que ele nao cometa injusticas quanto ao processo avaliativo.
Paidéia (Ribeirão Preto), 2004
Nesse artigo são apresentados e discutidos os principais componentes de um programa de avaliação da qualidade ou excelência do ensino universitário conhecido como avaliação circular. Esses componentes são: 1) avaliação da qualidade do ensino através das opiniões e percepções dos estudantes, 2) avaliação pelos professores de suas relações e interações com os estudantes, e do ambiente acadêmico em que desenvolvem suas atividades de ensino e pesquisa, e 3) avaliação pelos professores das avaliações realizadas pelos seus estudantes (meta-avaliação). Os objetivos e as principais vantagens desse sistema de avaliação são apresentados e discutidos. O artigo conclui que, sob condições apropriadas, as escalas de avaliações dos estudantes sobre a qualidade do ensino são multidimensionais, confiáveis e estáveis.
2005
Portuguesas (CRUP) tomaram a iniciativa do debate público sobre a avaliação do ensino superior, analisando, com a participação de especialistas estrangeiros, os sistemas já instituídos noutros países, e deram início, em 1993, a um processo de auto-avaliação, no âmbito de uma experiência piloto, que viria a ser acolhida na Lei da Avaliação do Ensino Superior, criando para esse fim a Fundação das Universidades Portuguesas. A Lei n.º 38/94, de 21 de Novembro, Lei da Avaliação do Ensino Superior, veio estabelecer as bases do sistema de avaliação e acompanhamento das instituições do ensino superior universitário e do ensino superior politécnico, público e não público, constituindo o enquadramento genérico do modelo de avaliação. Significativa é a formulação dada ao artigo 76.º da Constituição da República Portuguesa, na revisão constitucional de 1997-Lei Constitucional n.º 1/97, de 20 de Setembro, que condicionou a autonomia das Universidades, nas suas vertentes estatutária, científica, pedagógica, administrativa e financeira, a uma adequada avaliação da qualidade do ensino.
Revista Galego Portuguesa De Psicoloxia E Educacion Revista De Estudios E Investigacion En Psicologia Y Educacion, 2003
A avalia<;ao é um procedimento comum no sistema educativo e em particular nos seus principais actores : os professores. No final de cada ano, avaliam se os seus alunos passam ou nao de ano e se, no final do ensino secundário, tem ou nao exito nos exames. Através das classifica<;oes obtidas, nao sao apenas os alunos que sao avaliados, mas também, pelo menos indirectamente, os professores e, mais frequentemente, todo o sistema. 1. Cf. por exemplo Piéron (1963).
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.