Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2013
A presente obra está sendo publicada sob a forma de coletânea de textos fornecidos voluntariamente por seus autores, com as devidas revisões de forma e conteúdo. Estas colaborações são de exclusiva responsabilidade dos autores sem compensação financeira, mas mantendo seus direitos autorais, segundo a legislação em vigor.
2013
A presente obra está sendo publicada sob a forma de coletânea de textos fornecidos voluntariamente por seus autores, com as devidas revisões de forma e conteúdo. Estas colaborações são de exclusiva responsabilidade dos autores sem compensação financeira, mas mantendo seus direitos autorais, segundo a legislação em vigor.
Boletim 3 x 22, 2020
O BOLETIM 3X22, enquanto canal de comunicação do projeto 3 vezes 22, pretende difundir suas reflexões acerca da história, cultura e produção artística do Brasil, passando principalmente pelos períodos da Independência e do Modernismo para, a partir daí, pensar sobre os dias atuais e o futuro do país. As opiniões expressas nos textos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Em Tese, 2005
Este artigo consiste na leitura das peças teatrais de Gonçalves Dias,inserindo-as no panorama teatral brasileiro do século XIX.
Cadernos de Tradução, 2022
Resumo: Este artigo discute o poema de Gonçalves Dias "A Queda de Satanás", incluído em seu livro Últimos Cantos. Embora não haja menção ao original no livro de Gonçalves Dias, demonstramos que se trata de uma tradução parcial do poema de Édouard Turquety La chute de Satan, o que parece ter passado despercebido até agora. Procuramos analisar algumas escolhas tradutórias feitas pelo poeta brasileiro, com destaque para a estrutura métrica. Por fim, discutimos brevemente o trabalho tradutório de Gonçalves Dias à luz do conceito de Haroldo de Campos da tradução como "transluciferação".
RESUMO: Ainda hoje, como durante o Segundo Império, a crítica literária brasileira tem privilegiado os temas nacionais ou exóticos da produção literária romântica. O indianismo de Gonçalves Dias tem sido sobrevalorizado em detrimento de outros aspectos de suas composições, devido às-Poesias Americanas‖ serem consideradas um símbolo da autonomia literária no Brasil. Este artigo tem como objetivo apontar a constante presença da estética medievalista nos poemas de Gonçalves Dias, a fim de evidenciar que a obra do poeta não se restringe à temática indianista. Para tanto, analisamos poemas dos Primeiros cantos, Segundos cantos, Novos cantos, Últimos cantos e das Sextilhas de Frei Antão assinalando a presença de temas, vocabulário, conteúdos e formas medievalistas. O medievalismo gonçalvino filia-se a uma vertente romântica bastante presente em autores europeus com os quais Gonçalves Dias dialogava. PALAVRAS-CHAVE: Poesia oitocentista. Gonçalves Dias. Medievalismo. Os estudos sobre Gonçal...
Letras, 2006
O atual texto busca relacionar, no contexto da poesia lírica romântica, três aspectos que raramente aparecem juntos nos estudos literários: a noção de cordialidade, tal como nos legou Sérgio Buarque de Holanda, a noção de ressentimento e a própria concepção de poesia lírica. A poesia de Gonçalves Dias foi assimilada pela história literária como a expressão máxima da constituição identitária brasileira. A questão evocada ao longo do atual ensaio busca relacionar o ressentimento pessoal secreto do poeta à noção de cordialidade. Palavras-chave: lírica-ressentimento-romantismo brasileiro-cordialidade-Gonçalves Dias
2014
O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o resgate da memoria do poeta e tradutor maranhense Antonio Goncalves Dias (1823-1864), mais conhecido pela autoria da poesia “Cancao do Exilio” (1843), atraves do estudo de trabalhos traduzidos pelo mesmo e publicados na revista maranhense O Archivo (1846). Sao eles: “A Torre de Verdum” de Frederic Soulie e “Cancao de Bug-Jargal” de Victor Hugo. A fortuna critica acerca de Goncalves Dias tradutor tem focado quase que exclusivamente em sua traducao do livro de Friedrich Schiller, “A Noiva de Messina” (Die Braut von Messina), concluida em 1863. Contudo, seu trabalho com traducoes e mais amplo, tendo publicado outras traducoes na imprensa periodica oitocentista. Com isso, tomou-se como base o conceito metodologico interdisciplinar de Transferencias Culturais, cunhado por Michel Espagne e Michael Werner. Para Espagne (2012, p. 21), a Transferencia Cultural pode ser entendida como uma orientacao metodologica para pesquisas historicas...
2014
No âmbito dos estudos teatrais, o interesse de pesquisadores sobre a critica teatral geralmente tem como foco o periodo do teatro moderno. Entretanto, no seculo XIX, encontramos praticas criticas configurando um caminho precursor. Em muitas biografias ou estudos, literarios ou teatrais, esse tipo de texto tem sido desconsiderado dentro da producao de muitos escritores. Assim aconteceu com Antonio Goncalves Dias, autor que ficou consagrado na historia literaria como um dos principais poetas do romantismo brasileiro, mas cujos folhetins – que exercitavam os generos da cronica e da critica de teatro – somente recentemente foram identificados e catalogados em maior completude e publicados pela Academia Brasileira de Letras em 2013. O aspecto critico presente nesses textos nos revela testemunhos sobre a atividade teatral e o âmbito em que espetaculos eram encenados e recebidos pela plateia no seculo XIX. Evidenciam tambem as dificuldades enfrentadas pelo autor brasileiro, pois alem de fo...
As profissões jurídicas entre a crise e a renovação: o impacto do processo de desjudicialização em Portugal * Introdução O direito, o sistema jurídico e o sistema judicial encontram-se num processo acelerado de transformação, que varia em cada sociedade em função do seu desenvolvimento económico e social, da cultura jurídica, das transformações políticas e do consequente padrão de litigação, decorrente do tipo de utilizadores dos tribunais judiciais e da relação entre a procura potencial e efectiva da resolução de um litígio no sistema judicial (Santos et al., 1996). Estes processos de transformação apontam em simultâneo por diversos caminhos. Por um lado, avança a "juridificação" e a "judicialização" da vida em sociedade, com a expansão do direito a outras áreas da sociedade e com a chegada a tribunal de "novos" litígios oriundos da sociedade ou do mercado. Por outro lado, desenvolve-se uma tendência para a desjuridificação, para a informalização e para a desjudicialização da resolução de litígios. Estes caminhos, por sua vez, interligam-se com a transformação que vem ocorrendo no âmbito da profissões, em geral, e particularmente nas profissões jurídicas. * Este artigo consiste numa versão revista, condensada e actualizada do Capítulo V do relatório de investigação do OPJ -"Percursos da informalização e da desjudicialização -por caminhos da reforma da administração da justiça (análise comparada)" (Pedroso, Trincão e Dias, 2001).
fflch.usp.br
In this essay I want to begin with a short survey on the reception of Schiller in England and Portugal, especially in regard to the impact of the play The Robbers and the narrative The Ghostseer. As a matter of fact, Schiller was not only read and translated, but he actually imprinted his mark on (the) literature outside Germany. His ideas and works made important contributions to the Romantic movement-that of Brazil, where his writings arrived through France and Portugal, but Schiller was read directly in German at least by Gonçalves Dias. Schiller's contribution to the works of Gonçalves Dias can be most clearly seen in the drama Patkull, in which there are similarities to Wallenstein, and in the translation of The bride of Messina, which was unfinished when the Brazilian writer prematurely died.
Brasiliana- Journal for Brazilian Studies, 2013
Nau Literária, 2014
Este ensaio propõe uma breve passagem pela biografia e pela obra do poeta Gonçalves Dias, com ênfase nos poemas e nos trechos de sua correspondência em que trata do exílio, analisando-os à luz dos estudos pós-coloniais. Investiga-se a maneira como os sucessivos exílios a que foi submetido o poeta afetaram a sua forma de perceber e de atribuir valores aos lugares. Verifica-se como, nas representações do nacional em Gonçalves Dias, construídas a partir do duplo olhar do exilado, se materializam conflitos de identidade, cruzando-se olhares do colonizado e do colonizador num amálgama de que era testemunha a própria pessoa do poeta.
Texto Digital, 2011
Texto Digital, Flo 157 uma "web semântica", em que agentes humanos e artificiais atuam para a disseminação e o compartilhamento de dados, conhecimentos, informações e descobertas.
RevLet-Revista Virtual de Letras (ISSN 2176- …, 2010
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo estudar o papel exercido por Gonçalves de Magalhães nos primeiros momentos da formação do Romantismo Brasileiro, nos meados da década de 1830época da inauguração de nosso nacionalismo literário. Mais precisamente, analisaremos seu "Ensaio sobre a história da literatura do Brasil", publicado na Niterói-Revista Brasiliense, bem como seu livro de poemas Suspiros poéticos e saudades, considerado a obra inaugural do nosso movimento romântico. Palavras-chave: Romantismo brasileiro; Gonçalves de Magalhães; Nacionalismo ABSTRACT: In this work aims to study the role played by Goncalves de Magalhaes in the first moments of the formation of Brazilian Romanticism in the mid-1830s. More precisely, his Essay on the "Ensaio sobre a história da literatura do Brasil", published in Niterói-Revista Brasiliense, and his book of poems and poetic longing sighs, the main work of our inaugural Romantic movement.
2006
Marques 53 poetas, o adolescente Machado ndo fugiu a regra, pois, como bem observa Jean-Michel Massa: as cantoras e, de uma maneira mais geral, as mulheres que subiam aos palcos, com sua aureola de gl6ria, o prestigio de origem europ6ia, a reputaqgo de leviandade nem sempre justificada, a liberdade de agao, eram bastante requestadas pelos jovens poetas. Ficavam fascinados por elas. [... ]. Os pupilos das Musas s6 tinham a oferecer o seu coraqio.9 Naquele tempo, era praxe entre os jovens oferecer o coraqao as musas, aos poetas mais velhos ofereciam admira~qo, que, por vezes, levavam pela vida afora. Em outra cr6nica de A Semana, anterior a primeira e datada de 13 de agosto de 1883, Machado de Assis, descrevendo sua profunda irritadio
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.