Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2003, I Congresso de Arqueologia do Algarve
…
19 pages
1 file
o SitioIlJoimico do ' t jo do"'aio,Quinta do lig o,loult: uma an.ilist e caracttri.!a\,ioI Ana Margarida Arruda.Rui Robfrto deAlmtid.i e Y(' fa l('flftld ce f~1as
digitAR - Revista Digital de Arqueologia, Arquitectura e Artes, 2019
Descoberto em 2003, o sítio arqueológico da Quinta da Praia pode ser atribuído ao Neolítico antigo com base na sua cultura material (cerâmica impressa e incisa, talhe do sílex para a produção de uma indústria de base lamelar, etc.). Sondagens e prospeções subsequentes, incluindo a recolha sistemática de artefactos de superfície, permitiram o reconhecimento de três concentrações principais de líticos e fragmentos cerâmicos. O estatuto das mesmas (se contemporâneas ou sucessivas no tempo) é ainda uma questão em aberto. A localização do sítio sobre a margem sul do Estuário do Tejo sugere a exploração dos seus recursos enquanto o sistema de povoamento coevo, por seu lado, indica a presença de uma economia agro-pastoril plena formada.
al-Ulya. Revista do Arquivo Municipal de Loulé, 2020
O sítio da Oficina do Sr. Carrilho, em Loulé, escavado em 1997, no âmbito de uma intervenção de emergência, revelou duas lixeiras de cronologia almóada. Estas apresentavam um vasto espólio composto por restos cerâmicos, artefactos em metal, osso e pedra, fragmentos de vidro e fauna. O presente estudo pretende dar a conhecer os restos faunísticos deste sítio, nomeadamente a variedade taxonómica da coleção, a sua quantificação e a presença de traços de manipulação antrópica, como marcas de corte e termo-alteração. A presente coleção faunística é composta por várias espécies, sobretudo mamíferos. Os animais identificados por ordem de abundância foram os seguintes: leporídeos, cervídeos, caprinos, galiformes, suínos, equídeos e por último os felídeos. O veado apresenta-se neste sítio como a maior fonte de carne, devido à ausência de bovinos, situação pouco comum em contextos semelhantes. Salientam-se ainda os conjuntos de aves (galinha doméstica) e de peixe (cação, corvina, capatão e esparídeos).
Revista Memorare, 2014
Este artigo pretende expor os dados obtidos até ao momento com as intervenções realizadas no sítio arqueológico de habitat pré-histórico de Castelo da Loureira (Alvaiázere-Leiria). Os trabalhos realizados prendem-se essencialmente com sondagens de verificação crono-estratigráfica e prospeção geofísica, tendo-se registado vestígios com paralelos em sítios arqueológicos da região que se integram no calcolítico e idade do bronze.
Terra, Pedras e Cacos do Garb al-Andalus (Trabalhos de Arqueologia 57), 2024
A medieval site in Beira Interior is presented, chronologically framed between the 11th and 12th century and whose architectural and constructive characteristics, as well as some archaeological materials are liable to be attributed to the Islamic culture. Since this type of context is extremely rare in the Beira region, we believe that this site is of vital importance to understand the occupation strategies in this frontier territory in medieval times. Dá-se a conhecer um sítio medieval na Beira Interior, enquadrado cronologicamente entre os séculos XI / XII e cujas características arquitectónicas e construtivas, assim como alguns materiais arqueológicos, são passiveis de se atribuir à cultura islâmica. Sendo este tipo de contexto de ocorrência extremamente raro na região beirã, julgamos que este sítio seja de vital importância para se conhecerem as estratégias de ocupação neste terriório de fronteira em época medieval.
Medievalista online
2018
EnglishThe settlement of Eira, implanted in an alluvial terrace, is positioned just downstream the Pocinho dam. Geographically it’s located in the Vila Nova de Foz Coa municipality. The archaeological site was excavated in an emergency intervention during the process of impact minimization related to the construction of an Extra High Tension Line transmission tower. In order to characterize the site, four diagnostic areas each with 2x2 m were executed. Although partial, the works allowed the identification of a human settlement dated to the Copper Age/ Bronze Age. e results indicate what seems to be an early seasonal occupation that transitioned into a fully settled community. portuguesO sitio de Eira, implantado em terraco aluvionar situado imediatamente a jusante da barragem do Pocinho, localiza-se no concelho de Vila Nova de Foz Coa. O sitio arqueologico foi alvo de escavacao com cariz de emergencia no âmbito de uma intervencao de minimizacao de impactes da construcao de um pos...
As terras dizimadoras, propriedades régias exploradas por muçulmanos, sobre as quais incidia apenas o dízimo ao monarca, constituem-se como uma realidade que advém da conquista cristã do território. A doação dessas propriedades, em Loulé, ao cavaleiro da casa do rei Diogo Fernandes, em 1511, obriga o almoxarifado à elaboração de um novo tombo, que reconstitua a realidade pretérita dessas propriedades régias. O resultado prova uma evolução dessa tipologia fundiária, que remete ainda para terras apenas dizimadoras mas que, paralelamente, consigna também a evolução para a enfiteuse.
1990
Ana ,\!argarida AIUWDA e Carlos FABIAo o sítio arqueológico da Quinta do Lago situa-se no litoral algarvio, implantando-se em aluviões holocénicos de baixa altitude (8 m), Tem a Sul o Esteiro do Ando e a Este o Esteiro de 1-laria 1\'ova, distando apenas 1.600 m da actual linha de costa.
Revista de Arqueologia, 1984
O objetivo deste trabalho é divulgar os resultados da pesquisa de salvamento realizada em sítio cerâmico na região de Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Embora as escavações tenham sido realizadas entre 1975 e 1976, somente agora o material foi analisado.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Revista AL-ÚLYÁ nº22, 2020
Master thesis , 2018
Almadan nº18, 2013
REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia
ANDRADE, A.; TENTE, C.; SILVA, G. e PRATA, S. (eds.) - Inclusão e exclusão na Europa urbana medieval | Inclusion and Exclusion in Medieval Urban Europe. Lisboa/Castelo de Vide: Instituto de Estudos Medievais e Câmara Municipal de Castelo de Vide, 2019
Portugália, 2018
Espacio Tiempo y Forma. Serie II, Historia Antigua, 2014
Olaria Romana: seminário internacional e ateliê de Arqueologia experimental / Roman Pottery Works: international seminar and experimental archaeological workshop, pp. 113-138, 2017