Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2020, A questão do estético: ensaios
…
9 pages
1 file
The article was written departing from a semiotic square, in which the lower angle of the left side stands for what the author calls "the irrepresentable" and inside the pantheon of the art points to the music. The upper angle of the left side indicates what he calls "presentation" and is related to the visual arts. In the upper angle of the right side is located what could be denominated "representation" and is connected to the textual expressions. The lower angle of the right side is occupied by what is called "hipe-representation" and stands for many aesthetical phenomena which are composed by at least two of the three other modes previous described and historically characterized.
Artcultura, 2015
Curadora e crítica de arte. Coorganizadora do livro Encantos da imagem: estâncias para a prática historiográfica -entre história e arte. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2010.
Revista Cidades
Buscamos elaborar um quadro teórico-empírico geral dos circuitos da economia urbana à luz da globalização, entendendo os como categorias aptas para compreender e cindir analiticamente o fenômeno urbano. O artigo está estruturado em uma introdução, cinco itens e uma conclusão. Na introdução apresentamos, brevemente, algumas das noções mais utilizadas no estudo da economia urbana. Nos seguintes itens, refletimos sobre a globalização vista como um período e algumas características do processo da urbanização contemporânea; os circuitos da economia urbana como constitutivos do fenômeno urbano; o circuito superior; a porção marginal do circuito superior; o circuito inferior e, finalmente, à guisa de conclusão, apresentamos algumas das complementaridades entre eles. Estas reflexões encontram seus fundamentos em pesquisas teóricas e empíricas, individuais e coletivas, assim como nas teses e dissertações orientadas.
2020
Professor Adjunto do Mestrado em História da Arte Escola de Belas Artes UFRJ "Em nenhum momento da história o homem se tornou tao problematica aos próprios olhos como na epoca presente" Max Soheler A oposiçao entre a arte e o tecnioismoja faz parte de inúmeras correntes estéticas contemporâneas. Nem toda arte bebeu nas águas geometricas de Cézanne ou nos "mares muitiooloridas e polifonicos das revoluções nas capitais modernas", mencionadas por Marinetti-o culto da maauina e da velocidade.") Le Corbusier via a maquina como um fenômeno moderno que produz no mundo uma reforma do espir'rlo. "A máquina fornece-nos discos, esferas, cilindros de aço polido. de um aço cortado com uma precisão em que nunca a nature-(1) MARINETI'L F.-T. "Manifesto da murisma. ln: Teias. Gilberta Mendonça. bbnguarda SHOPÉÍD & modernismo brasileira Petrópolis , bªozes, 1932, não za nos apresentou." Seu esteticismo tecnologico ia mais longe ao considerar a maquina como uma criação encantatoria e o homem, ao oria-la, agindo como um deus, em perfeiçao'íº).
Artefilosofia, 2023
Em interlocução com o texto de Rodrigo Duarte, intitulado "Modos de presença nas manifestações estéticas contemporâneas", o artigo busca compreender como a virtualização dos fenômenos estéticos perturba as condições de apreensão do sensível. Recorrendo ao tema da usurpação do esquematismo kantiano, conforme exposto por Adorno e Horkheimer, pretendemos demonstrar como, nos acervos museológicos digitalizados, a indústria tecnológica impõe-se como superestrutura determinante das possibilidades de apreensão do objeto, permitindo-nos tomá-la como desdobramento contemporânea da indústria cultural. Assumida como uma nova camada de mediação da experiência contemporânea, avaliaremos o impacto estético e político da mediação do virtual nos modos de presença da arte digitalizada, determinante na delimitação das possibilidades mesmas dessas presenças.
Cadernos De Historia, 1995
Departamento de História da PUC•MG (*) (*) Este artigo é o resultado de uma palestra proferida no simpósio sobre o Centenário da República Brasileira, promovido pelo Departamento de História da PUC•MG, em 1989, em conjunto com a professora Ana Maria Coutinho.
2014
O presente artigo considera a amplitude do campo da performance e opta por abordar esta manifestacao segundo o vies do corpo. Para o que, recorta caracteristicas recorrentes das acoes apresentadas nos Festivais de Apartamento.
Performance e presentificação: sobre a forma artística/estética no instante O artigo propõe pensar e problematizar características e implicações de uma estética do performativo a partir dos trabalhos de Erika Fischer-Lichte e Paul Zumthor, se debruçando, em especial, sobre a duração situacional da performance como poética artística e a evanescência de sua forma artística-estética, a qual se apresenta como contexto-dependente e contingente ao encontro com o público presente. Também levanta questões sobre a percepção da performance e sua presentificação, para, por fim, tecer comentários sobre crítica de arte de performances artísticas.
2010
Desde o inicio do seculo XX, diversas experiencias em danca trazem em si a nocao de um espaco intracorporal, animada por uma diversidade de ritmos neurologicos, orgânicos, afetivos. Tais experiencias encontram paralelo com experimentos cientificos, que assinalam, sobretudo, uma ligacao intima entre percepcao e mobilidade. Para Rudolf Laban, o primeiro dever do bailarino e desenvolver um “saber-sentir”. Talvez imbuida desse “sabersentir”, em ressonância com a compreensao do espaco intracorporal, a composicao solistica se destaque como um dos fenomenos mais importantes da danca moderna – seja na danca “natural” de Isadora Duncan, a danca de “expressao”de Mary Wigman, a danca “espiritual” de Ruth Saint Denis ou mesmo a danca “grotesca” de Valeska Gert. E nesse contexto que traremos a discussao a corporeidade dancante de Sonia Mota.
Psicologia USP, 2017
Resumo: A fenomenologia evidencia que nossa relação com as coisas e com outrem envolve, fundamentalmente, a questão da nossa realidade corpórea, e que as circunstâncias de aparecimento do próprio corpo remontam a, sobretudo, sua condição primordial não de objeto de percepção, mas de estrutura do aparecer. Nesse contexto, discutimos os modos de ausência e de presença do corpo segundo a fenomenologia, buscando traçar um panorama da questão com base na opção metodológica de Drew Leder: iniciar uma fenomenologia do corpo pelos princípios estruturais da atividade sensório-motora. Pautamo-nos por três dimensões discriminadas pelo autor e que se reportam às nossas capacidades sensório-motoras: as dimensões física, atencional e funcional. Palavras-chave: corpo, percepção, atenção, fenomenologia. 378 Modos de ausência e de presença do corpo a partir do telos sensório-motor corpóreo
MODOS, 2019
Este artigo pretende reiterar o papel do artista e de seu contexto profissional para a configuração da ideia de modernidade. Para tanto, parte-se de uma percepção alargada de modernidade, defendida, entre outros, por Jack Goody e Philadelpho Menezes para, através do método comparativo e transcultural, sublinhar a importância do artista na conceituação da modernidade. Comparando-se especificamente o papel sociocultural do artista na Europa e no Japão no período que se convencionou chamar de “era moderna” e evitando conjecturas excessivamente etnocêntricas, aponta-se para uma revisão do caráter monolítico da modernidade tratando-a, finalmente, como transmodernidade.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
ETD - Educação Temática Digital, 2020
Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 2009
Revista Crítica Cultural, 2015
Ebook Pró-Pesq PP ECA USP, 2010
Revista Desenredo, 2009
Bakhtiniana Revista De Estudos Do Discurso Issn 2176 4573, 2011
revistaalceu.com.puc-rio.br
ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes
Filosofia Unisinos, 2011
Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress (Anais Eletrônicos), 2017
Sala Preta, 2017
Colecao Mestrado Em Linguistica, 2011