Academia.eduAcademia.edu

O cosmos bíblico e sua representação no esquema do tabernáculo

Caminhando

Abstract

A grande aventura intelectual do homem, iniciada há milênios, moveu seu olhar para além dos limites do horizonte observável, lançando-o numa incansável busca pelo conhecimento do mundo físico, bem como dos limites nos quais estivesse circunscrita a realidade do universo criado. Não se pode negar que também nas Sagradas Escrituras uma parcela significativa do esforço da humanidade em dilatar a compreensão do mundo tenha sido consignada, de tal modo a ser possível encontrar vestígios de um modelo cosmológico no esquema do santuário portátil onde os hebreus depositavam a arca da Aliança e demais objetos sagrados do culto ao seu Deus Único; uma representação do cosmos em miniatura.

Key takeaways

  • Palabras clave: Cosmos; universo; modelo cosmológico; santuário; tabernáculo.
  • Outrossim, a arquitetura sagrada do tabernáculo bíblico não se afasta de tal conceito, que é mesmo corroborado ao longo dos séculos por um sem-número de comentadores e intérpretes judeus e cristãos.
  • Segundo o modelo cosmológico dos antigos hebreus, o céu é como que "uma placa de metal fundido" que se estende por toda a terra (Jó 37,18).
  • Contudo, o que mais chama a atenção é o fato de "a casa de Deus" ser comparada à criação.
  • Nesta esteira, como observa Fílon de Alexandria em sua obra intitulada De specialibus legibus, não só o tabernáculo constituía a representação do cosmos bíblico como o próprio cosmos é a grande morada de Deus: "Todo o universo deve ser considerado como o mais excelente e santo templo de Deus".