Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Caminhando
…
11 pages
1 file
A grande aventura intelectual do homem, iniciada há milênios, moveu seu olhar para além dos limites do horizonte observável, lançando-o numa incansável busca pelo conhecimento do mundo físico, bem como dos limites nos quais estivesse circunscrita a realidade do universo criado. Não se pode negar que também nas Sagradas Escrituras uma parcela significativa do esforço da humanidade em dilatar a compreensão do mundo tenha sido consignada, de tal modo a ser possível encontrar vestígios de um modelo cosmológico no esquema do santuário portátil onde os hebreus depositavam a arca da Aliança e demais objetos sagrados do culto ao seu Deus Único; uma representação do cosmos em miniatura.
Cadmo: Revista de História Antiga, 2011
A navegação consulta e descarregamento dos títulos inseridos nas Bibliotecas Digitais UC Digitalis, UC Pombalina e UC Impactum, pressupõem a aceitação plena e sem reservas dos Termos e Condições de Uso destas Bibliotecas Digitais, disponíveis em https://digitalis.uc.pt/pt-pt/termos. Conforme exposto nos referidos Termos e Condições de Uso, o descarregamento de títulos de acesso restrito requer uma licença válida de autorização devendo o utilizador aceder ao(s) documento(s) a partir de um endereço de IP da instituição detentora da supramencionada licença. Ao utilizador é apenas permitido o descarregamento para uso pessoal, pelo que o emprego do(s) título(s) descarregado(s) para outro fim, designadamente comercial, carece de autorização do respetivo autor ou editor da obra. Na medida em que todas as obras da UC Digitalis se encontram protegidas pelo Código do Direito de Autor e Direitos Conexos e demais legislação aplicável, toda a cópia, parcial ou total, deste documento, nos casos em que é legalmente admitida, deverá conter ou fazer-se acompanhar por este aviso. Universos da justiça, no horizonte bíblico
Razão e Verdade: entre o alvorecer antigo e o crepúsculo moderno, 2019
A Glória e a Presença de Deus no início e no fim: como a figura do Tabernáculo em Levítico 16.2 se comunica com o Templo em Apocalipse 11.19?, 2024
Este artigo explora a conexão entre o Tabernáculo em Levítico 16.2 e o Templo em Apocalipse 11.19, destacando a glória de Deus no contexto bíblico. A análise teológica e exegética busca estabelecer uma linha narrativa que une o Dia da Expiação no Antigo Testamento e a manifestação final da arca no Templo Celestial. O objetivo é buscar analisar como a presença divina se mostra central na redenção e restauração, traçando paralelos entre essas passagens, que marcam o início da Aliança e sua culminação escatológica, respondendo à questão: como a figura do Tabernáculo em Levítico 16.2 se comunica com o Templo em Apocalipse 11.19? A metodologia exegética escolhida para tal empreendimento é a histórica-gramatical. Conclui-se que o Tabernáculo e o Templo apontam para o relacionamento contínuo entre Deus e Seu povo, enfatizando a permanência e a culminação de Sua presença.
Teologia em Revista , 2021
O presente artigo, através de uma revisão bibliográfica, tem como objetivo mostrar quais foram os principais aspectos contextuais do século I EC que impactaram a formação do Segundo Testamento, também conhecido como Novo Testamento. O Segundo Testamento é um relato histórico inspirado, cheio de in- formações sobre o berço do Protocristianismo, surgido a partir do movimento messiânico de Yeshua, que, a despeito de estar envolvido em um contexto histórico fluido, tornou-se uma das maiores religiões monoteístas do mundo nos séculos seguintes. Entender qual era o contexto geográfico, histórico e social desse surgimento, de forma panorâmica, é o objetivo principal dessa pesquisa, levando o leitor a compreender como o imaginário da época era composto, causando assim uma reflexão sobre quais influências podem ser sentidas no estudo do Protocristianismo.
Anais do Primeiro Encontro de Pós-Graduação do NEAM "Religiões e Visões de Mundo na Antiguidade e no Medievo, 2016
Entre os anos de 1310 e 1314, foi escrito na França o Roman de Fauvel. A obra composta por dois livros em poema satírico explora em alegoria a sociedade vista como corrompida por seus maus comportamentos. Este trabalho busca apresentar as representações da ordem natural do mundo no plano temporal e espiritual no roman segundo algumas alegorias presentes no texto. Serão consideradas a teoria dos astros desenvolvida por Inocêncio III (1198-1216) na decretal Sicut universitatis conditor e sua relação com o personagem principal da sátira, Fauvel. Tal análise nos será útil para melhor compreendermos a percepção medieval face ao pensamento teológico-filosófico em voga na França por meio das alegorias com as próprias disputas que ocorreram no momento entre o rei Filipe IV, o Belo (1285-1314) e os pontífices Bonifácio VIII (1294-1303) e Clemente V (1305-1314) em conjunto com suas ações políticas.
Revista Intratextos, 2017
O artigo propõe uma interpretação de um espaço sagrado representado pela Igreja Universal do Reino de Deus – Templo Central de Fortaleza (IURD-TCF), a partir do conceito de formas simbólicas espaciais. O texto se insere na seara dos estudos da Geografia da Religião, enfocando os significados vividos espacialmente, tendo por análise os símbolos em um espaço sagrado, por meio das formas simbólicas espaciais. Objetivamos compreender, portanto, as formas simbólicas espaciais existentes no espaço sagrado organizado pela IURD-TCF. De maneira específica, buscamos entender a importância dos símbolos para relação entre espaço e religião; apreender o que são as formas simbólicas espaciais e; identificar elementos que fazem da IURD-TCF uma forma simbólica espacial. Nossa metodologia se pauta numa investigação bibliográfica, além de um trabalho investigativo a partir do olhar sobre o real. Com isso, consideramos que IURD-TCF é uma forma simbólica espacial, na qual a sacralidade é vivida pela pe...
Estudos textuais e discursivos em múltiplas perspectivas, 2019
O presente capítulo é uma amostra dos desdobramentos da minha pesquisa de doutorado, defendida em 2014 na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que tratou a questão teórica do espaço em narrativas contemporâneas latino-americanas. Após alguns anos de pesquisa dedicados ao tema, inicia-se, agora como professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da UPM, uma nova etapa, na qual penso a questão do espaço como categoria de análise produtiva para um corpus não obrigatoriamente contemporâneo: narrativas bíblicas do Antigo Testamento. O Capítulo foi originalmente publicado em 2019 no livro Estudos textuais e discursivos em múltiplas perspectivas, organizado pelos professores Marcos Nepomuceno, Ana Lúcia Trevisan e Regina Brito, tendo sido publicado pela editora Mackenzie.
Educação, Escola & Sociedade, 2020
Este estudo, que se insere no campo da história das ideias pedagógicas, analisa o pensamento do educador João Amós Comenius (1592-1670) na sua obra clássica Didática Magna: a arte de ensinar tudo a todos, publicada em 1657. O objetivo é conhecer as propostas educacionais do autor, considerando o contexto em que foram elaboradas e a visão de mundo que as nortearam. O referencial teórico para a referida análise é a sociologia da religião de Max Weber (2004), que aponta o impacto das convicções religiosas na ação social dos indivíduos. Analisa, neste caso, o impacto do “ascetismo intramundano” da ética protestante nas elaborações de Comenius. Trata-se de uma pesquisa documental, tendo como fonte principal a obra Didática Magna. O estudo possibilita uma compreensão das propostas educacionais de Comenius, articuladas ao espírito do século XVII e suas contribuições para a consolidação da ciência moderna.
Adriano Milho Cordeiro, 2022
Representações Cosmogônicas no Antigo Egito, 2020
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Medicina e Psicologia na Antiguidade, 2019
Anais da I Semana Internacional de História e IX Semana de Ciências Humanas, 2020, Coxim. Anais - I Semana Internacional de História e IX Semana de Ciências Humanas., 2020
Religião & Sociedade, 2011
Correlatio, 2017
Representações da Cidade Antiga: categorias históricas e discursos filosóficos, 2010
Revista Estudos Teológicos, 2019
Anais do VIII Encontro de Pesquisa na Graduação em História (EPEGH), 2023
Revista de Cultura Teológica. ISSN (impresso) 0104-0529 (eletrônico) 2317-4307, 2013