Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Educere - Revista da Educação da UNIPAR
…
24 pages
1 file
Este artigo apresenta as principais características dos períodos históricos, Renascimento, Modernidade e Pós-modernidade e seus reflexos nas teorias da educação. Justifica-se pela importância de se conhecer, perceber e refletir sobre a influência que cada período exerce na forma como o homem direciona suas crenças, comportamento e ações. Trata-se de um estudo teórico descritivo que demonstra que a pós modernidade vem promovendo uma remodelagem, um redirecionamento dos comportamentos e ações, um novo modo de ver e interagir nas relações sociais, um contexto social flexível, que exige da educação uma reflexão criteriosa e novos posicionamentos frente ao seu importante papel na sociedade.
Revista Linhas, 2019
fabr Reflexões acerca do embate entre modernidade e pós-modernidade no âmbito educacional Resumo Enquanto se baseia na desregulamentação e especialização, a perspectiva pós-moderna lança importantes desafios para o processo formativo, sobretudo por este continuar fundamentado, em parte, em parâmetros metafísico-teológicos de formação. Contudo, frente a esse panorama, é impossível levarmos adiante uma perspectiva formativa embasada apenas em um dos extremos: não nos é possível romper com a tradição e assumir a perspectiva de desconstrução da cultura e de tudo o que o homem já erigiu, nem tampouco seguir inquestionavelmente os princípios de uma modernidade em crise, como a verticalização e autoritarismo que permeiam as relações de ensino-aprendizagem. A saída para a questão educacional pode estar na perspectiva de uma razão dialógica, a qual possa contrabalancear as mudanças do presente com a obrigatória fundamentação no solo firme da tradição, para assim construir criticamente bases comuns para a ação humana. Palavras-chave: Pós-modernismo. Formação. Razão dialógica.
O que significa ser professor hoje? E, consequentemente, o que significa educar na pós-modernidade? Tenho lido muita coisa sobre a pós-modernidade e seus efeitos sobre a nossa vida. Desde a forma como nos vestimos e conversamos (hábitos diários que passam despercebidos), até mudanças maiores que moldam o trabalho e a educação. Sou uma curiosa em muitas áreas do conhecimento, mas quero refletir aqui, ainda que de maneira simples e despretensiosa, sobre a influência da pós-modernidade na educação.
2018
Com adventos tecnologicos, as relacoes entre o macro (sociedade) e o micro (escola) aproximaram diretamente da Educacao Basica e essa instituicao educacional, por sua vez, passa a ser o palco da concentracao de culturas pos-moderna. O artigo tem como objetivo principal analisar o Cotidiano Escolar por meio das influencias da Pos-Modernidade. Como metodo, recorreu se a pesquisa bibliografica, ao qual foram analisados teoricos pos-modernistas e cotidianista. Conclui se que tanto o fracasso escolar quanto o sucesso escolar tem a genesis no contexto historico-socio-cultural relacionadas as inovacoes e comportamentos contemporâneos, possibilitando assim uma analise pedagogica, para o crescimento intelectual dos sujeitos que desempenham suas funcoes no contexto educacional em que estao inseridos. Os resultados do estudo indicam a necessidade de uma compreensao mais efetiva pela comunidade escolar, a partir de estudos e pesquisas que giram em torno de um espaco em plena mutacao.
Conhecimento Diversidade, 2012
Cadernos Zygmunt Bauman
Este ensaio traz as primícias de uma reflexão sobre o conceito de educação na pós-modernidade e busca discutir em que medida a educação, conceituada na modernidade burguesa enquanto processo de formação humana, tem se modificado, ou não, considerando as contingências próprias do momento atual. Faz um diagnóstico do presente identificando-o como contingência da crise da razão, passando pela reflexão de um conceito de educação que vá além do cultivo da razão, mas que também possa desenvolver a sensibilidade e a solidariedade.
Cadernos Zygmunt Bauman
O ensaio desenvolve, de uma perspectiva filosófico-educacional, considerações sobre o paradigma cultural da pós-modernidade e seus impactos sobre a teoria e a prática educacionais. Defende a ideia de que a crítica feita ao racionalismo iluminista da modernidade, por esse paradigma, acusando-o de ter produzido uma educação engessada e repressora, tem o mérito de explicitar equívocos impregnados na tradição pedagógica contemporânea, podendo assim trazer contribuições significativas para o redirecionamento da educação, mas não fornece elementos suficientes para a superação dos desafios postos para a educação, que ainda continua envolvida por muitas incertezas.
Práxis Educacional
Este artigo aborda questões histórico-epistêmicas decorrentes das transformações sociais ocorridas em função dos avanços cibernéticos no mundo da produção, das comunicações, da vida cotidiana, que ganharam força particularmente após a segunda guerra mundial, e, a emergência de novas demandas à educação escolar na contemporaneidade. Discute-se os conceitos de modernidade e pós-modernidade, aborda-se a questão das diferenças e das diversidades sociais e seus impactos na educação, tratando as tensões derivadas dessas situações e o que vem sendo discutido como perspectivas para a educação.
Este caderno de estudos é composto por um conjunto de reflexões destinados à estudantes do curso de pedagogia e áreas afins. Trata-se de leituras complementares que objetivam levantar alguns problemas enfrentados pela educação no terceiro milênio ao mesmo tempo em que constitui-se como um guia para pesquisas futuras.
Revista Dialectus - Revista de Filosofia, 2021
A finalidade deste artigo é analisar criticamente o impacto da pós-modernidade no cotidiano escolar, atentando para o principal conceito que se produziu decorrente da busca por alternativas à racionalidade moderna: a diferença. A partir de uma pesquisa bibliográfica em obras de autores como Peters (2000), Heller e Ferrer (2002), Rouanet (1987 e 1993) dentre outros, tomou-se como ponto de partida uma diferenciação entre pós-modernidade e pós-estrutralismo, uma vez que vários autores os utilizam como sinônimos, mas não são, embora tenham em comum a crítica e busca pela ruptura com a modernidade e seus elementos epistêmicos fundantes, principalmente a essencialidade racional e o universalismo. Em seguida analisamos a diferença como principal conceito forjados pelo Pós-estruturalismo e que se tornou a base epistemológica e ética da elaboração desta ruptura no campo social, de forma geral, e de forma específica na educação via currículo escolar. No último segmento do texto, analisamos o ...
Revista Pedagógica, 2008
Este texto tem como objetivo apontar como as tentativas pós-modernas de negarem a verdade do valor intrínseco do conhecimento produzem um conjunto de conseqüências negativas para o processo educativo.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Revista Margens Interdisciplinar, 2016
Pesquisa em Educação Ambiental, 2012
Pensando as Licenciaturas 3, 2019
Revista Missioneira, 2019
Revista Sul-americana de Filosofia e Educação, 1969
Educação em Revista
Textos e Debates, 2012
Educação e tecnociência na contemporaneidade, 2018