Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Linha Mestra
Fomos formados no matoas palavras e eu. O que de terra a palavra se acrescentasse, a gente se acrescentava de terra. O que de água a gente se encharcasse, a palavra se encharcava de água. Porque nós íamos crescendo de em par. Manoel de Barros
2022
detalhadas e minuciosas, o diálogo, a resolução de problemas e a utilização de jogos e brincadeiras ocorrem com maior frequência na educação infantil. Sublinhamos, ainda, que, ao entrar em contato com os portadores de informação matemática, como livros, embalagens, cartazes, placas de ônibus, receitas, propagandas de supermercados, contas de água, de energia, entre outras, relatos das situações do dia a dia, os alunos tornam-se sujeitos e passam a aprender com base no intercâmbio social, elaborando hipóteses e partindo de situações de sua realidade. A seguir, apresentaremos algumas atividades que, do nosso ponto de vista, são o caminho para o trabalho com os multiletramentos em matemática.
Revista Brasileira de Educação do Campo, 2018
Os artigos aqui socializados reforça o crescimento de pesquisas a respeito da Pedagogia da Alternância, escolas do campo, povos indígenas, políticas públicas, movimentos sociais, práticas pedagógicas e formação de professores, de diferentes estados brasileiros e de outros países também, o que contribui para que a produção de conhecimento nesse âmbito se fortaleça e se amplie na educação brasileira. Abrimos este número com o artigo "Martin Rodriguez Vivanco e a Sociologia da Educação em Cuba", da autora Lídice Mesa Gómez (Universidade de Artemisa, Cuba), cujo objetivo da pesquisa é analisar a contribuição de Martin Rodriguez Vivanco para o desenvolvimento da Sociologia da Educação em Cuba durante a República neocolonial e o significado de seus conceitos para a atualidade. Os resultados da pesquisa revelaram a visão de Vivanco sobre a teoria da Sociologia da Educação, refletida no tratamento que fez seu assunto, sua relação com outras ciências, suas principais categorias, entre outros, que são o ponto de partida para o estudo desta ciência no país e servir para esclarecer e apoiar as raízes da pedagogia cubana. O segundo artigo, intitulado "Memória educacional no município de Enéas Marques-PR: décadas de (1960-1990) -das escolas rurais à nuclearização", de autoria de Maricélia Aparecida Nurmberg e André Paulo Castanha (UNIOESTE), investiga a história da Educação do Município de Enéas Marques, situado no Sudoeste do Paraná, entre as décadas de 1960 e 1990, período em que o número de escolas rurais era muito expressivo. Os achados da pesquisa mostraram que estas escolas eram em sua maioria multisseriadas, funcionando em dois períodos, sendo atendidas por um ou dois professores. Todavia, a partir da década de 1990, a gestão municipal iniciou o processo de fechamento/nuclearização destas escolas e os estudantes passaram a utilizar do transporte escolar, obrigando-os a estudar em escolas urbanas, fazendo com que a identidade rural fosse se perdendo. Em "O tempo aldeia: construindo uma nova prática pedagógica", de Ribamar
Letramentos: perspectivas plurais, 2024
Dentre os múltiplos caminhos de pesquisa que podem ser percorridos a partir do conceito “Letramento”, este livro apresenta um potente panorama de reflexões que exploram as possibilidades desse termo. Encontramos aqui estudos que contemplam desde os letramentos literários, os letramentos digitais e os letramentos midiáticos até os letramentos estatísticos e científicos, todos indicando questionamentos e abordagens de profissionais da educação inquietos, principalmente, com os desafios cotidianos em torno das práticas na educação básica. Resultado de pesquisas da primeira turma do curso de Pós-Graduação em Práticas de Letramento do IFRJ, realizadas entre 2019 e 2022, no campus São João de Meriti, o conjunto de textos aqui reunidos sinaliza que, em cada pesquisa, houve um olhar sensível e atento de docentes empenhados em compreender as dinâmicas sociais de seus contextos profissionais; sinalizando, também, a importância em fomentar o diálogo constante entre academia e escola. Longe de propor sínteses definitivas para a complexidade de situações que permeia a educação brasileira, esta obra convida o leitor a refletir sobre temas que, embora partam de recortes particulares, refratam indagações coletivas e podem, certamente, contribuir nos estudos de professores interessados em investigar melhor seus próprios espaços de atuação. - Prof. Dr. Diego Domingues (Colégio Pedro II)
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
O objetivo deste trabalho é problematizar o conceito de letramentos sociais a partir de estudos bibliográficos e estabelecer diálogos com a Educação do Campo e a Educação Ambiental, tomando como referência as investigações realizadas no Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas (Nupecamp), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. Reúne resultados de pesquisas documentais, bibliográficas e trabalhos empíricos realizados em municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) no período de 2010 a 2022. Este estudo possui como referência central a concepção de letramentos sociais, a partir de Street (2014), e abre diálogos com Tfouni (2006, 2010). O percurso metodológico privilegiou a abordagem qualitativa, exploratória e o procedimento bibliográfico. Conclui-se que a Educação do Campo e a Educação Ambiental compõem as práticas sociais e as políticas que fundamentam o letramento social em uma perspectiva crítica.
Caminhos em Linguística Aplicada, 2016
A aquisição da linguagem sempre tem despertado a curiosidade e o interesse de leigos e pesquisadores. Numa reportagem do programa Fantástico na Rede Globo, exibida em 25 de janeiro de 2015, o programa reproduziu uma reportagem originalmente produzida pela rede BBC Inglesa que trata de como os bebês adquirem a linguagem. Destacou-se, entre outras coisas, que os bebês são capazes de identificar a língua e o sotaque da mãe, aos seis meses identificam a diferença sutil entre os cerca de cento e cinquenta sons que compõem as línguas faladas no mundo, aprendem a língua observando os músculos e o formato da boca dos adultos e entendem o triplo das palavras que conseguem falar. Os dados acima demonstram que o processo de aquisição da linguagem e da língua é um que tem início desde a mais tenra idade e se estende pelos anos escolares quando as crianças, não mais apenas bebês, terão a oportunidade de formalizar seu aprendizado através do domínio da tecnologia da escrita e da leitura com a ajuda de profissionais da linguagem. É nessa fase também que as crianças serão expostas ao construto letramento que lhes possibilitará transitar nas mais diferentes esferas sociais e suas práticas.
2020
Neste artigo, investiga-se como ocorrem as praticas alfabetizadoras em contextos escolares multisseriados do campo. Apresenta-se o conceito de alfabetizacao e letramento e parte-se do pressuposto de que as escolas do campo nao estao na agenda de prioridades de investimentos governamentais, o que se reflete nas pessimas condicoes infraestruturais e interfere no trabalho docente. Analisa-se um conjunto de pesquisas de pos-graduacao sobre praticas alfabetizadoras em escolas/classes multisseriadas e demonstram-se dificuldades, potencialidades e desafios presentes nestes espacos. Conclui-se que a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem em contextos multisseriados necessita de um olhar atento nao so de pais e professores, mas de governantes que precisam colocar a escola multisseriada do campo em sua agenda de prioridades.
Gustavo Cunha de Araújo, 2020
A obra Letramento Estético na EJA e na Educação do Campo, originada a partir de um estudo de doutoramento realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, câmpus de Marília, estado de São Paulo, apresenta um experimento didático-formativo desenvolvido com jovens e adultos camponeses. Baseada na teoria Histórico-Cultural, esta pesquisa revela que o termo letramento aponta para um conjunto de práticas sociais no contexto da cultura escrita nos quais os sujeitos podem se engajar. Na compreensão do autor, o letramento estético é um bem cultural a que crianças, jovens e adultos têm inalienável direito, e a escola e a universidade têm o dever de atentar para o desenvolvimento de uma proposta didática voltada à aproximação do leitor com o texto. Diante disso, considera-se que não se pode mais adiar a perspectiva da ciência em geral, da arte e da cultura como componentes de letramento com jovens e adultos. O autor destaca também a importância do letramento estético para a tomada de consciência acerca da realidade na qual o sujeito se insere e para a compreensão do papel da atividade criadora para a constituição da personalidade humana. A rigor, este estudo traz consequências para a organização do trabalho de produção de textos na Educação do Campo, em particular, e na educação em geral. Portanto, esperamos que esta obra possa ampliar estudos e debates acerca da educação do campo, artes, novos estudos de letramento e Educação de Jovens e Adultos, bem como na formação de educadores e educadoras para o meio rural. Desejamos boas leituras a todos e a todas!
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, 2020
Este artigo objetiva investigar de que forma ocorre a aprendizagem dos letramentos nas aulas de linguagens, quando mediados pela alternância pedagógica. É resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido com turmas do PROEJA de um Instituto Federal de Educação do Norte do Brasil. Optou-se pela abordagem qualitativa, pois esta se preocupa com aspectos da realidade produzida pela interação entre o tempo escola e o tempo comunidade: pedagogia da alternância. Nesse contexto, o levantamento de dados ocorreu por meio da revisão bibliográfica de referências em Educação do Campo: Camilo (2008), Arroyo (2004); dos Letramentos: Soares (2006), (2009) Marcuschi (2001), Rojo; Moura (2012); e da Pedagogia da Alternância: Brambati (2014), Gimonet (1999), e por meio de questionários semiestruturados destinados aos professores de linguagens, coordenador e alunos do PROEJA. No que se refere às práticas de letramentos, confirmou-se que estas só ocorrem de forma significativa, quando os professores com...
Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 2024
This article investigates the advances in education in the countryside with regard to multigrade schools in the early grades of elementary school. Its objectives are: To identify and describe the advances in rural education, with regard to multigrade schools in the Brazilian scenario. It is characterized as a bibliographic research, has a descriptive character with a qualitative approach. The data were analyzed using the content analysis method, as this method allows the obtaining of concrete results that are close to reality. The history of multigrade teaching in Brazil takes us back to Colonial Brazil, where forms of teaching with characteristics similar to the current multigrade were implemented in the country. The results show that education in rural areas has made few advances throughout its history, especially when it comes to multigrade teaching in the early grades of elementary school, such a teaching model has always been marked by stagnation, setbacks and forgetfulness by the authorities. Therefore, this article demonstrates the advances that have occurred in education in rural areas in the multigrade model and the challenges that still exist today.
Revista Diálogo Educacional, 2007
A participação dos movimentos sociais do campo, em especial o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), na elaboração de uma educação orientada para seus interesses, é crescente desde a década de 1980, bem como a reivindicação da construção de escolas públicas em assentamentos de Reforma Agrária. Este trabalho é resultado da pesquisa que teve como intenção aprofundar a discussão sobre Educação do Campo no Brasil, em específico nos assentamentos de Reforma Agrária no Estado do Paraná, buscando compreender seus aspectos mediante análise da prática do professor em classe multisseriada. O estudo foi realizado na Escola Municipal Padre Ezequiel Ramin, localizada no assentamento Rio D’Areia de Cima, no município de Teixeira Soares, estado do Paraná. Os procedimentos metodológicos utilizados para a elaboração da pesquisa foram entrevistas com os assentados e com o professor, e observação em sala de aula. Foram estudadas obras que discutem os movimentos sociais do campo, o Movimen...
Revista Forum Identidades, 2014
Resumo: No Brasil, a ideia de desenvolvimento e progresso esteve sempre atrelada à urbanização. Desde a Colônia, passando pelo Império e República, observa-se que nossas elites empenharam-se em recriar uma ambiência cultural de acordo com os parâmetros trazidos da Europa, em detrimento de setores sociais à margem desse processo civilizatório, o que explica a ausência e/ou precariedade de agências de letramento naquele Brasil remoto, distanciado territorialmente desse projeto de modernidade. Some-se a isso a disseminação de uma visão estigmatizada do mundo rural, sempre associado ao atraso e à inferioridade em relação à cidade. Dessa maneira, discutiremos neste artigo a afirmação da noção de educação do campo que vem somar significativamente à compreensão de uma educação básica destinada a setores historicamente excluídos do processo de inserção social e que tiveram até o momento apenas a Educação de Jovens e Adultos como única modalidade possível de escolarização. Palavras-chave: Letramento. Educação de jovens e adultos. Educação do campo.
Linha Mestra, 2020
O texto objetiva discutir enlaces teóricos e práticos entre a concepção de Letramentos Múltiplos e a de interdisciplinaridade que orientam a formação de educadores da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília. O texto retoma uma experiência concreta da atuação de egressas da referida Licenciatura e seus trabalhos na materialização da práxis pedagógica transformadora no contexto da Escola Estadual Ernesto Che Guevara, situada no Assentamento Antônio Conselheiro, em Tangará da Serra – MT. Discute-se a maneira como concepção de Letramentos Múltiplos, em sua dimensão ideológica, dialoga com a perspectiva de interdisciplinaridade, que estudantes da LEdoC vivenciam em sua formação inicial e como tal abordagem na formação inicial contribuiu para o fortalecimento da organização social nas comunidades de origem desses sujeitos, principalmente, por meio de gêneros discursivos, expressos em diferentes linguagens, no sentido de fortalecer as lutas e articulações coletivas em...
Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 2012
A partir dessa discussão, é possível verificar que os defensores dessas abordagens, embora utilizem nomenclaturas distintas e enfatizem aspectos diferentes, partilham de um mesmo princípio-tanto o fator social quanto o individual parecem interferir na configuração das práticas letradas demonstradas pelos sujeitos. PALAVRAS-CHAVE: abordagens de letramento, práticas letradas, situação comunicativa, histórico de letramento.
Travessias, 2007
RESUMO: Orientada por uma visão socioconstrucionista da linguagem e das identidades sociais, e por pressupostos da análise crítica e multimodal do discurso da mídia, analiso um texto televisivo e proponho que textos desta natureza sejam abordados em sala de aula. Proponho um diálogo entre o letramento televisivo e o letramento escolar por entender a importância do papel da mídia na construção da vida contemporânea.
2014
Doutoramento em LinguísticaO presente trabalho trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo sob a abordagem da pesquisa-ação, com o intuito de compreender as causas dos insucessos de letramento em escolas públicas estaduais brasileiras, no município de Belém-PA. Os fundamentos teóricos que deram suporte para o desenvolvimento dos estudos investigativos foram os conceitos de língua/linguagem, sob escopo da linguística sistêmica funcional, as abordagens de como as línguas são aprendidas (LM) e (LE), os conceitos acerca de letramento e de gêneros textuais/discursivos e abordagens de ensino de leitura e escrita. Para desempenhar o papel ativo no equacionamento dos resultados a pesquisa-ação serviu de estratégia metodológica tendo o método dialético como princípio para a compreensão do contexto. Após a realização das práticas pertinentes à pesquisa, os dados linguísticos foram coletados e interpretados por meio da transformação dos textos em discursos. Por meio da busca pelo sentido com...
Revista Papéis, 2022
A multiplicidade de linguagens e culturas existentes no ambiente digital possibilitam inúmeras formas de construção de sentido. Nas interações com o digital, as crianças acionam diferentes formas de ler e se comunicar, atribuindo sentido aos textos de acordo com as suas experiências socioculturais. Os games têm feito parte do cotidiano de muitas crianças sendo uma oportunidade para as leituras multimodais. Neste sentido, alicerçados nas perspectivas dos (multi)letramentos e no digital (MONTE MÓR, 2019, 2018, 2017; BARTON; LEE, 2015; COPE; KALANTZIS, 2003; GEE, 2010, 2003; PRENSKY, 2006), este artigo busca refletir sobre as leituras multimodais realizadas pelas crianças nos primeiros anos escolares a partir das interações com o digital. Para isto, realizamos uma pesquisa qualitativa interpretativa, com dados coletados a partir da observação de interações de duas crianças, com 5 e 6 anos, com os games. Por fim, apontamos a importância dos (multi)letramentos nas práticas pedagógicas como forma de propiciar novas formas de ler e construir sentidos.
Cara Professora, Caro Professor, 2006
Ler é melhor que estudar." Esta frase de Ziraldo, já famosa, virou botton e foi carregada do lado esquerdo do peito por parte de nossa juventude. Ela nos remete à ineficiência da escola e à sua distância em relação às práticas sociais significativas. Um depoimento da cantora Miúcha, irmã mais velha de Chico Buarque e filha de Sérgio Buarque de Hollanda, historiador de Raízes do Brasil , pode nos esclarecer a razão da unanimidade desta parcela da juventude sobre como se aprende a ler fora da escola: "Sua [de Sérgio] influência sobre Chico e os outros filhos se dava de forma sutil. As paredes da casa da família eram cobertas por livros, e o pai incentivava a leitura através de desafios. 'Ele não ficava falando para a gente ler', conta Miúcha. 'Mas era um apaixonado por Dostoievski, conversava muito sobre ele. Nós todos líamos. E tinha Proust, aquela edição de 17 volumes. Ele dizia, desafiando e instigando: 'Proust é muito interessante, vocês não vão conseguir ler, é muito grande. Ah, mas se vocês soubessem como era madame Vedurin...' Aí todo mundo pegava para ler" (Regina Zappa, Chico Buarque, pp. 93-94). * ROJO, Roxane. Letramento e diversidade textual. In: Boletim 2004, Alfabetização, leitura e escrita, programa 5. Disponível em: <www.
Reflexao E Acao, 2010
O currículo é lugar, espaço, território. O currículo é relação de poder. O currículo é trajetória, viagem, percurso. O currículo é autobiografia, nossa vida, curriculum vitae: no currículo se forja a identidade. O currículo é texto, discurso, documento. O currículo é documento de identidade." Tomaz Tadeu da Silva, Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias do currículo, 1999.
Revista Eletrônica de Educação Matemática
O artigo tem como centro de interesse identificar elementos estruturantes de cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), tomando por base os projetos pedagógicos de cursos (PPC) que integram as Ciências da Natureza e a Matemática. Para isso, se ancora em estudos sobre a Educação do Campo e, particulariza, os princípios e fundamentos da LEdoC como política pública de formação de professores para atuar, prioritariamente, em escolas do campo. Trata-se de uma análise documental, cujo corpus é constituído pelos PPC de cinco cursos implantados em universidades públicas de diferentes regiões brasileiras e analisados à luz das seguintes categorias: formação em alternância, formação integradora e formação emancipatória. As análises mostram que, mesmo partindo da mesma base, as propostas dos cursos são diferenciadas no que concerne aos objetivos e organização das matrizes curriculares, resultados que estão em consonância com os princípios da Educação do Campo e preconizam uma formaçã...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.