Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
In: No Coração do Mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 2012
…
15 pages
1 file
O desejo de desaparecer é menos como fuga da dor e mais um desejo de leveza, de ser outro. Por mais belo que tenha sido o vivido, sua lembrança, é preciso esquecer. Por mais difícil e desejado, é preciso esquecer. Buscar outras companhias, para poder lembrar um dia (quem sabe?) de outra forma, totalmente inusitada, inesperada. A Stella Manhattan, Dulce Veiga, Caio F., aos personagens de Shinji Aoyama, Hirokazu Koreeda e Tsai Ming Liang se junta um outro fantasma, o de Paulo Leminski, que resmunga pelas ruas de Curitiba ou no romance Fantasma (2001), de José Castello. Talvez não seja de todo um mal. “Um dia sobre nós também/vai cair o esquecimento/como a chuva no telhado/e sermos esquecidos/será quase a felicidade” (LEMINSKI, 1991, p. 91). Quase.
Coisas de Fantasma, 2013
Série infantil dramatúrgica que explora as descobertas e aprendizagens de crianças de 6 a 7 anos através de músicas, brincadeiras e histórias. A série de entretenimento destaca a apresentação dos conteúdos escolares de forma atrativa a fim de complementar a formação intelectual das crianças. Além disso, possui atrações que incentivam o desenvolvimento sensorial e motor e também visa aumenta o repertório cultural da criança.
Celeuma, 2013
No começo dos anos 1990, Jac Leirner criava duas obras, ambas chamadas Fantasma[1]. O primeiro Fantasma repetia as mesmas formas e dimensões de Os cem (de 1987), uma espécie de "díptico", que, disposto no chão, era composto por duas carreiras de notas de cem cruzeiros, cada uma delas estruturada por um cordão de poliuretano que atravessava as cédulas pelo meio, de modo a formar essas duas tiras, blocos ou "gavetas" com as notas. Os cem era um dos primeiros trabalhos de uma das mais conhecidas séries de Jac Leirner, que leva o mesmo nome dele. O material primeiro da série é a nota de cem cruzeiros, que, como se sabe, passava por um processo de desvalorização acelerado em meados da década de 1980, devido a uma hiperinflação no país. Jac passou a adquirir essas cédulas por meio de trocas de dinheiro em bancos e em atividades cotidianas, e, no final da década, já havia produzido um grande número de trabalhos com elas. A diferença daquele primeiro Fantasma em relação à obra Os cem, todavia, era que suas duas peças eram compostas não por cédulas, e, sim, por papéis em branco, recortados do tamanho do papel-moeda que compunha a obra que ele mimetizava.
A “tese dos dois demônios” somada à estória da reconciliação nacional e do pacto de transição traveste o projeto autoritário experimentado no laboratório ditatorial em fantasmas do regime democrático. Parece-me que vivemos uma democracia de efeito moral (ver, “Democracia de efeito moral“), na qual seu aspecto superficial de liberalismo e de ruptura convive com suas profundezas autoritárias fortemente alicerçadas na história. Ambos aspectos tão reais quanto os fantasmas que nos rondam.
POLÊM!CA, 2019
Resumo: Recordando que o conceito de fantasia em Formulações sobre os dois princípios do acontecer psíquico se equipara ao conceito de ilusão, utilizado em O futuro de uma ilusão, procurou-se realizar uma interlocução entre fantasia e desamparo. Primeiramente, é feita uma digressão sobre o conceito de ilusão, tal como trabalhado na obra freudiana, bem como da condição de desamparo, principalmente, psíquico. Além disso, realizou-se um resgate do conceito de fantasia, para enfim estabelecer as possibilidades de interlocução entre desamparo, ilusão e fantasia. Após essa análise, foi percebido que, embora tanto na fantasia quanto na ilusão o teste de realidade não exerce influência, fantasia e ilusão ocupam lugares diferentes na topologia psíquica.Palavras-chave: Desamparo. Fantasia. Ilusão.: Reminding that the concept of fantasy in Formulations on the two principles of psychic happening matches the concept of illusion, used in The Future of an Illusion, it was sought to make an interlo...
Lumina, 2013
Transcrição da Palestra proferida no I Colóquio Internacional em Mídias digitais: Televisão e Interatividade em 4 de dezembro de 2014
Revista Nupeart
2022
Resumo: Este artigo busca estudar a fascinação com o sobrenatural na Era Vitoriana, principalmente ao considerar a literatura sobre fantasmas que circulava na época, tomando como exemplo os contos The Old Nurse's Story, de Elizabeth Gaskell e The Ghost in the Bride's Chamber, de Charles Dickens, bem como a novela The Turn of the Screw, de Henry James. A partir disso, busca-se definir as três obras em relação ao chamado Gótico Vitoriano, pensando no conceito de gótico que abrangeria este período e suas especificidades. Além disso, considera-se a importância do terror e do espaço em meio a esse tipo de literatura gótica, sobretudo ao pensar-se sobre o ambiente da casa assombrada. Por fim, busca-se considerar a possível influência de outros campos nas histórias de fantasma, bem como no Gótico Vitoriano, como é o caso do espiritismo.
2020
O cinema de Kiyoshi Kurosawa, desde sempre, e sobretudo nos seus últimos filmes, coloca a questão do "fim da humanidade", questão que se desdobra noutra, a do fim do próprio cinema na era da passagem do analógico ao digital, o que introduz um 2.o grau da problematização da noção do "fantasma" e se traduz numa concepção espectral do cinema. Kairo (2001), nomeadamente devido às relações que aí se estabelecem entre os diferentes media e ao constante efeito de "fagocitação" e "mutação" do real (do analógico) pelo virtual (a pixelização flou dos corpos nas imagens), faz não só o ponto da guerra das imagens em que hoje é dado o cinema, como levanta a hipótese, mais ousada, do "fantasma" como devir do "homem".
Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade
Resenha crítica do livro Vom Verschwinden der Rituale, de Byung-Chul Han. Han, B.-C. (2021). O desaparecimento dos rituais: uma topologia do presente. Tradução: Gabriel Salvi Philipson. Petrópolis: Vozes, 160 p. [Han, B.-C. (2019). Vom Verchwinden der Rituale: eine Topologie der Gegenwart. Berlin: Ullstein. 4. Auflage. 121 p.]
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação
PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, 2017
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, 2016
Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 2018
Revista de Psicanálise Stylus
Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia
Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, 2014
Revista RapaDura, 2012
Nuances: estudos sobre Educação, 2011
Linguagem em Foco, 2020
Psicologia USP, 2017