Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2011, Revista Memento
Resumo: Este trabalho parte do acontecimento histórico-educacional no que se refere ao processo de implementação da nova Proposta Curricular, em 2008, pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo destinada ao Ensino Fundamental e Médio, que em 2009 passou a ser o Currículo Oficial do referido estado. Temos como objetivo interpretar o processo identitário do professor temporário de língua inglesa por meio das representações que ele faz a respeito do seu nível de satisfação de conhecimento sobre a língua alvo que ensina, sobre o significado e a importância dessa língua na sua vida. Este estudo alicerça-se no arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso amparada na teoria de representação de Pêcheux (1990), no conceito de Identidade de Coracini (2003, 2007) e de Hall (2000, 2006). Para a constituição do nosso corpus, foi realizada uma entrevista com três professores, no final do ano letivo de 2009. Os dados apontam a posição do sujeito assumida no mundo imbricado com o objeto de amor, de desejo, ou seja, a língua inglesa, em que o sujeito reluta para controlá-la, dominá-la, no entanto, se vê diante da incapacidade de possuíla e, assim, assume uma posição de submissão diante da impossibilidade de apropriação. Palavras-chave: Identidade. Acontecimento. Língua Inglesa. Introdução Esta pesquisa suscitou-se em razão do acontecimento, no ano letivo de 2008, quando a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo iniciou o processo de implementação da nova Proposta Curricular, incluindo vários componentes curriculares do Ensino Fundamental e Médio, inclusive o de Língua Estrangeira Moderna-Língua Inglesa (LEM-LI), foco deste estudo, que a partir de 2009, passou a ser o Currículo Oficial do Estado. No final do ano letivo de 2008, como parte integrante desse processo, os professores temporários foram submetidos à prova de classificação, cujo resultado seria utilizado como critério para atribuição de aulas. Considerando que grande parte do quadro de professores da rede pública é constituída por esses professores, não só questões em relação à nova Proposta Curricular, mas também em relação à avaliação provocaram discussões entre eles no ambiente escolar. Esse acontecimento histórico-educacional fez gerar discursos intrigantes que
1997
Podia fazer hoje os mesmos comentrios que fiz num artigo publicado no n.3 da Revista da Faculdade, em 1989, em que comecei citando um ttulo de Jackendoff (1988)-"Why are they saying these things about us?". Ento como agora a incompreenso manifestada por muitos sobre o trabalho desenvolvido em gramtica generativa resulta, creio eu, da impossibilidade de acompanhar os avanos teri cos que se tm vindo a processar a um ritmo acelerado. Os sucessivos modelos introduziram uma linguagem sofisticada s compreensvel para os que com ela trabalham. Nos ltimos anos, poucos meses de afastamento podem ser suficientes para que surjam srias dificuldades no entendimento de hipteses tericas novas. E ns, os que aqui esta mos interessados na teoria lingustica, com esforo que seguimos o que vai acontecendo l fora, dadas as muitas dificuldades que ainda temos nesta extremidade da Europa. Por curiosidade, recordo que, enquanto no incio do sculo XIII, em Inglaterra, Roger Bacon (Somerset, 1214?-Oxford, 1294) reflectia sobre gramtica considerando que "Grammar is substantially the same in ali languages, even though it may vary accidentally", aqui, pela mesma altura (1214?), algum escrevia o que se julga ser o mais anti go texto em portugusa Notcia de Torto-, um relato terrvel de acontecimentos violentos: "E ora in ista trgua furua Veraciama-zaru~li os omeess ermaru~li X casaes seu torto ai rec." Afinal, s decorridos seis sculos (no sculo XIX) surge em Por tugal, com Soares Barbosa, a primeira reflexo gramatical terica.
Estudos e Pesquisas em Psicologia, 2007
Em suas mais variadas tendências, a Psicologia, em especial a Psicologia Social, tematiza o que tradicionalmente se convencionou chamar de "identidades". Neste artigo, pretendemos discutir algumas posições que giram em torno dessa temática, buscando mostrar que o conceito de identidade remete à noção de idêntico. Portanto, ao usar esse termo estamos nos posicionando em torno de uma maneira de conceber o ser humano que herdamos do Iluminismo. Buscamos adotar um outro posicionamento, tomando como referência autores como Foucault, Deleuze, Figueiredo, Rose, que situam o ser humano em uma constante instabilidade criativa, articulado em redes discursivas que possibilitam à experiência de um si e a diversidade de devir.
Resumo: Este trabalho discute acerca da construção de simulacros no livro didático (doravante LD) e, fundamentalmente, no LD de língua inglesa. Simulacro é aqui compreendido como a imagem de uma imagem percebida (CHAUÍ, 2006). Nesse caso, o livro didático é um suporte que permite que imagens e discursos sejam representados , construindo assim identidades legitimadas. Discutimos, assim, a maneira como o LD tem sido historicamente usado como simulacro no Brasil e na política nacional do livro didático e apresentamos um entendimento do livro didático enquanto item da indústria cultural. Nessa perspectiva, enfocamos aqui duas áreas de construção identitária que têm sido investigadas em relação ao livro didático, a saber: identidades de raça e de classe social, discutindo a maneira como, nessas áreas, o LD se torna simulacro do " real " e constrói identidades legitimadas através de seus vários discursos. Abstract: This work discusses simulacrum construction in English language textbooks. Simulacrum is here understood as the image of a perceived image (CHAUÍ, 2006). In this case, textbooks allow for images and discourses to be represented, building legitimate identities. Therefore, we discuss here the way textbooks have been historically used as simulacrum in Brazil and in the national politics of textbook adoption in Brazil and we present an understanding of textbooks as items of the so-called culture industry. In this perspective, our focus here is placed on two areas of identity construction investigation – identities of race and social class – discussing how textbooks have become simulacra of " reality " in those areas, building legitimate identities through their many discourses.
PIBID-UFS 2018: múltiplos caminhos na formação docente, 2020
Esta obra é licenciada por uma Licença Creative Commons: Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional-CC BY-NC (CC BY-NC-ND). Os termos desta licença estão disponíveis em: <https://creativecommons.org/licenses/>. Direitos para esta edição cedidos à Pimenta Cultural. O conteúdo publicado é de inteira responsabilidade dos autores, não representando a posição oficial da Pimenta Cultural.
RESUMO: Um grupo de quatro professores de inglês, em momentos distintos da profissão (dois professores novatos, uma professora colaboradora e uma professora de professores), relata sua experiência de participar de reuniões crítico-colaborativas de planejamento. Por meio da análise de suas falas, buscamos identificar evidências discursivas a respeito da (re)construção de suas identidades profissionais neste processo. A nossa atenção recai sobre concepções autônomas de "eu" que estes sujeitos revelam, e mais ainda, sobre as (re)elaborações deste "eu" diante da negação e/ou da identificação dos/com os outros. PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores, identidade profissional, aprendizagem colaborativa.
Revista Eletrônica do ISAT, 2021
Nos últimos anos, estudos a respeito de questões identitárias têm se tornado cada vez mais frequentes no campo da Linguística Aplicada, notadamente em pesquisas realizadas em contextos educacionais. Nesse quadro, este artigo tematiza a relação entre processos de construção identitária e o lugar, entendido aqui em seu sentido antropológico à luz de Augé (2017). Para tanto, são analisadas construções identitárias em textos de cunho etnográfico produzidos por alunos de uma escola municipal localizada na região da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Assim, principalmente a partir de contribuições da Linguística Aplicada e da Antropologia, busco entender de que maneira identidade e lugar se relacionam na construção desses textos e quais os efeitos de sentido produzidos pelo acionamento de identidades nesses textos. Por fim, a análise dos excertos aponta para uma indissociabilidade entre a construção (discursiva) do lugar e da identidade. Tal observação, por sua vez, repercute tanto na forma como se entende lugar quanto na forma como se entende identidade nesta pesquisa.
SCRIPTA, 2013
Neste número da Scripta, a discussão dos estudos aqui reunidos gira em torno da temática letramento e identidade, questão que vem atraindo atenção de inúmeros pesquisadores das Ciências Sociais e Ciências Humanas. Esse traço deixa-se refletir na proposta deste número, ao aportar estudos, advindos de diferentes áreas científicas como Antropologia, Educação, Linguística Aplicada, Linguística, Psicologia Social, entre outras, desenvolvidos por pesquisadores de diferentes instituições nacionais e internacionais, que, num exercício dialógico, pautado por abordagens teórico-metodológicas distintas, põem à mostra a complexidade desses objetos e ilustram as diferentes lentes para abordá-los.
Eutomia, 2014
2020
Representations and representations are not synonymous words, but bring the problematization of blacks and other groups of diversities in their intersections with the media. This article seeks to conceptualize the terms and demonstrate the differences of understanding between scientific discourse and that of militancy. Currently, representations have been widely spoken and positivized, especially in media products. Some Black social groups consider that the mere fact of having Black protagonists or a majority of Black actors in a work or Black presenters on television would be enough to talk about representativity. On the other hand, the term representation, which has been considered as a research line since the late 1980s, has been reworked and developed in an epistemological field that makes it possible to understand ethnic-social phenomena and to deconstruct and reconstruct the term representativity and place it in a more critical context.
À minha orientadora, Profa. Dra. Anna Maria G. Carmagnani, pelas valiosas orientações, pela amizade, pelo incentivo e pela confiança durante todos esses anos de estudo na graduação e na pós-graduação. Às Profas. Dras. Deusa Maria de Souza e Marisa Grigoletto pela leitura atenta, pelos esclarecimentos e sugestões dadas no exame de qualificação. Aos colegas professores entrevistados cujos depoimentos possibilitaram a elaboração deste trabalho. À Profa. Dra. Helena H. Nagamine Brandão pelas contribuições teóricas que muito me auxiliaram na elaboração da pesquisa. Ao Prof. Dr. Lynn Mário T. Menezes de Souza pelas instigantes sugestões de leitura. À Prof. Dra. Walkyria Monte Mor pelas críticas sempre generosas ao meu trabalho. Ao caro amigo Geraldo Fantin pela competente revisão desta dissertação. Ao amigo de muitos anos Carlos Renato Lopes pela revisão do resumo em inglês desta dissertação. Aos meus colegas do grupo de estudos, coordenado pela Profa. Dra. Anna Maria Carmagnani, pelas reflexões e discussões que muito contribuíram para a minha formação acadêmica.
2017
Este texto, de inspiração feminista e nos estudos das dissidências sexuais e de gênero, pretende analisar como as relações de gênero e sexualidade se constituem no ambiente de religiosidade de matrizes africanas, entendidos como terreiros de Candomblé, situados em comunidades periféricas da cidade de Salvador.
PERcursos Linguísticos, 2016
Levando em conta a performatividade da linguagem (AUSTIN, [1964] 1998), o presente trabalho objetiva refletir sobre as relacoes entre os processos tradutorios e a constituicao de identidades. Considerando os conceitos de traducao propostos por Jakobson ([1975] 2005), analisar-se-a uma pintura amerindia realizada por Debret e duas ilustracoes do livro Viagem ao Brasil, de Hans Staden, como traducoes de contextos historico-ideologicos que estao intimamente relacionadas as constituicoes identitarias nacionais, atos tradutorios que exercem influencias na memoria e imaginario coletivo.
The present work deals with contents related to the lexicon of Brazilian Portuguese, especially in the state of Maranhão. Discussions will be carried out on the dialect composition of Maranhão, highlighting the influences of different people (indigenous and non-indigenous) that helped create its linguistic identity. The study was theoretically guided by researches developed by professors from ALiMA (Linguistic Atlas of Maranhão) and by authors such as Antunes (2009) and Ilari e Basso (2007), which produced and published surveys focused on the linguistic identity of people in general and variations of Brazilian Portuguese. This paper attempts to demonstrate that (spoken and written) Portuguese language varies not only in Maranhão, but also in the whole country, therefore demonstrating the lack of homogeneity in the language inside the same territory. Furthermore, the study emphasizes different levels of language variation with greater attention to phonetic-phonological and semantic variations of many words used in São Luís, the state capital, in relation to some other cities in the countryside of the state. Linguistic terms commonly found in the dialect of Maranhão will be presented through the use of a small popular dictionary that describes their meanings.
RESUMO O objetivo geral deste estudo é o de entender o uso de recursos tecnológicos na prática de tradução e, assim, contribuir para os Estudos da Linguagem e da Tradução, sobretudo, o movimento que o advento tecnológico provoca na identidade do tradutor e na prática tradutória. No mercado de traduções, a atividade tradutória parece apenas ser viável pela idealização tecnológica, ou seja, a qualidade da tradução é colocada como um ideal de perfeição, impecabilidade e maestria apenas possível pelo aparato tecnológico, responsável por apagar deslizes tributários da imperfeição humana e da equivocidade da língua. Diante disso, apresentamos a hipótese de que as tecnologias de tradução funcionam como enxertos, próteses, substitutivos imprescindíveis ao conhecimento linguístico do tradutor, instaurados como um fetiche o qual assegurará a legitimação da qualidade tradutória. Os recortes discursivos, advindos das entrevistas conduzidas por Skype e Facebook, com 19 tradutores, formaram dois eixos de análise. No primeiro, notamos, por parte de alguns tradutores, aderência à hegemonia tecnológica, refletindo representações de si enquanto parte de uma elite tecnológica por possuir expertise em softwares atualizados para a realização do ato tradutório. No segundo eixo, observamos, por parte de outros tradutores, resistência à imposição tecnológica, realçando representações de si como integrantes de um grupo desvalorizado, consciente de que precisa lidar com as exigências do mercado de traduções. Diante disso, conectamos a concepção freudiana de fetichismo como uma atitude de submissão à tecnologia e a concepção marxista de fetichismo como um anseio de objeção à tecnologia. Na primeira, é necessária a presença de algum elemento externo, substituindo o pênis, para a realização sexual. Na segunda, a mercadoria é transformada de matéria inorgânica à criatura orgânica para a realização comercial. Palavras-chave: tecnologias de tradução, análise de discurso, fetichismo, identidade, representações.
2011
This study aims at identifying the traces of constitutive identity of teacher/subject – temporary English Language teachers – that come from their discourses on classified test about the new Curricular Propose. This work is based on the theory and methodology of French current Discourse Analysis and it has as focus the concept of identity according to Hall (2006); and Coracini (2003, 2007). To collect our corpus, we interviewed three teachers of two public schools. The work intended to verify what representations the teachers made of themselves for being evaluated by the public institution, what representations they made of the test and the government that uses it as a criterion to distribute classes. By the answers of the interview, we could obtain relevant information about the identity construction process of the English Language teachers, and capture only fragments of identification. In this way, we conclude that teacher/ subject have their identities fragmented in process of co...
RESUMO: As aulas de conversação em línguas estrangeiras se configuram por uma complexidade interacional, pois se trata de um ambiente institucional em que o professor e os alunos encontram-se para ensinar e aprender uma língua adicional (WEISS, 2009). Além disso, é um espaço de interações orais em que a língua alvo é o meio de expressão de todos os participantes e a ferramenta para a reconstrução de representações sociais (MOSCOVICI, 2003). O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir episódios discursivos em que as representações sociais de temas polêmicos são partilhadas, discutidas e transformadas na coletividade em aulas de conversação em inglês. Os dados foram coletados no Conversation Club, um projeto de pesquisa e extensão que promove oficinas de conversação em que os alunos da educação básica, são os professores, as habilidades de compreensão e produção oral e escrita são desenvolvidas em aulas planejadas e ministradas por eles de forma colaborativa. Nesse contexto que é um espaço reconstrução de identidades, de posicionamento e empoderamento social, a língua inglesa é a própria " expressão das identidades de quem delas se apropria " , logo os alunos bolsistas que são também os professores aprendem a língua e se " redefinem como novas pessoas " (RAJAGOPALAN, 2003). O Conversation Club é um ambiente onde os alunos, servidores e pessoas advindas da comunidade externa podem socializar, interagir na língua inglesa de diversas formas, possibilitando tanto o desenvolvimento da interlíngua, quanto o aprendizado de aspectos culturais diversos, ou seja, o espaço para a promoção de letramentos sociais (STREET, 1984). Os resultados mostram que, enquanto os participantes discutem os temas, eles orientam suas condutas, passam por um processo de reconstrução identitária e de familiarização com a temática que evidencia processos implícitos na construção das representações sociais (MOSCOVICI, 1989).
Interação em …, 2005
Uma das principais evidências encontradas nos estudos atuais sobre os estereótipos é o denominado viés intergrupal, onde se indica uma tendência tanto a avaliar os membros do outgrup como mais homogêneo do que os membros do ingroup, como também a tendência correlata a ...
RUNAS. Journal of Education and Culture, 2021
Buscamos a partir dos acontecimentos históricos de 1930/1940 no Brasil, compreender como políticas de nacionalização linguística do Governo de Getúlio Vargas interferiram nas práticas sociais de imigrantes alemães no que tange a língua. Para tanto, analisamos medidas/decretos do governo varguista e mostramos como a interdição oficial trouxe consequências à vida dos imigrantes. Apesar do esforço/da implementação jurídica do Estado, a língua materna dos imigrantes sobreviveu à proibição e continua viva nas práticas sociais no espaço privado-familiar em algumas comunidades: Sprachmischung. Nosso corpus discursivo é composto por relatos de filhos de imigrantes alemães da região Noroeste do Rio Grande do Sul, que cultivam, no seu imaginário social, elementos de ligação com seus antepassados. Assim, com base na análise discursiva do corpus, percebemos a relação dos sujeitos com a Sprachmischung e o modo como ressoam e ecoam vozes, discursos e memórias atravessadas pela interdição do sujeito pela língua. Para tanto, filiamonos à Análise do Discurso, mobilizando o conceito de língua, na sua materialidade linguística, afetada e determinada por fatores históricos, ideológicos e políticos.
Cadernos de Linguagem e Sociedade, 2020
Os seis artigos que apresentamos neste número especial da revista Cadernos de Linguagem e Sociedade (v.21, n.1) - escritos por docentes e discentes do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade de Brasília – tratam da língua portuguesa e as outras quatro dimensões citadas acima (gênero, sexualidade, deficiência e classe social) sob a perspectiva da Análise de Discurso Critica (ADC).
Gragoata, 2006
Este artigo enfoca as pressuposições subja-centes às representações de identidades nacionais (e outras identidades), procurando relacioná-las aos sentidos de comunidades e experiências, de associações voluntárias, de pertença supra-individual, sempre vistos como em processo e pendentes das ações que se perfaz para sua manutenção ou alteração.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.