Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
2012, Kairos Revista Da Faculdade De Ciencias Humanas E Saude Issn 2176 901x
RESUMO; Investigar a subjetividade dos religiosos idosos implica considerar sujeitos que viveram suas etapas vitais no espaço religioso institucional e agora envelhecem pertencendo à mesma instituição. Este artigo, baseado em uma pesquisa do Mestrado em Gerontologia, aborda, em perspectiva multidisciplinar, as questões de autopercepção como idoso, influências normativas e não-normativas sobre o envelhecimento, afetividade, funcionalidade e poder, em vista de analisar quais subjetividades são constituídas pelos religiosos idosos.
Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2013
2013; 47(2):433-9 www.ee.usp.br/reeusp/
Unoesc & Ci??ncia- …, 2012
Este estudo objetivou investigar qual a relação existente entre envelhecimento bem-sucedido e religiosidade entre idosos, sendo entendido o envelhecimento bem-sucedido como resultante de uma série de fatores tais como, saúde fisíca, bem estar psicológico, sentimentos como felicidade e satisfação com a vida, e religiosidade sendo compreendida como um sistema de crenças e valores pessoais relativos àquilo que é sobrenatural. Para tanto foi utilizada entrevista semiestruturada e os dados foram analisados com base no método de análise de conteúdo. Foram entrevistados 10 idosos pertencentes a um grupo de convivência de uma cidade de pequeno porte situada no Meio Oeste catarinense, com idades entre 63 e 83 anos. De modo geral, identificou-se que há influência da religiosidade no envelhecimento bem-sucedido desses idosos, essa influência é observada por meio da variedade de práticas religiosas, sendo as mulheres as com maior diversidade de comportamentos e práticas religiosas. Palavras-chave: Envelhecimento bem-sucedido. Religiosidade. Idosos. 1 INTRODUÇÃO Nas últimas três décadas o percentual de idosos entre a população brasileira vem crescendo de forma acelerada. De acordo com o Censo de 2000 (BRASIL, 2006) apresentavam-se 14,5 milhões de idosos, com a estimativa de que a cada ano o Brasil contaria com 650 mil novos idosos; a previsão para esse próximo Censo, é que o Brasil conte com cerca de 20 milhões de idosos. Esse fato deve-se, principalmente, às conquistas tecnológicas das ciências médicas, à maior preocupação com a qualidade de vida, às medidas preventivas oferecidas a essa população, à compreensão da importância da prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável, bem como manter-se socialmente ativo e assimilado valores subjetivos ao longo de sua vida. Como afirma Ramos (2002 apud BRASIL, 2006, p. 4): Outro fato importante a ser considerado é que saúde para a população idosa não se restringe ao controle e à prevenção de agravos de doenças crônicas não
Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2011
INTRODUÇÃO: O interesse sobre a espiritualidade e a religiosidade sempre existiu no curso da história humana, a despeito de diferentes épocas ou culturas. Contudo, apenas recentemente a ciência tem demonstrado interesse em investigar o tema. Estudos e pesquisas demonstram que a faixa etária acima dos 65 anos é aquela com mais contato frente a sua espiritualidade e religiosidade. O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão da literatura científica que norteia essa temática e investigar qual o impacto da espiritualidade em diferentes aspectos do envelhecimento. METODOLOGIA: Pesquisa nas bases de dados Pubmed/Medline, LILACS e Scielo, nos idiomas inglês e português, entre 1966 e 2009, utilizando as palavras-chave aged/idoso e spirituality/espiritualidade. RESULTADOS: Foram incluídos 48 artigos divididos nas seguintes temáticas: envelhecimento bem-sucedido, bem-estar, qualidade de vida, doenças crônico-degenerativas, doenças neuro-psiquiátricas, funcionalidade, mortalidade e im...
OBJETIVO: Analisar se a religiosidade exerce efeito mediador na relação entre fatores sociodemográficos, multimorbidade e qualidade de vida relacionada à saúde em idosos. MÉTODOS: Este estudo transversal, de base populacional, é parte do estudo Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento (SABE). A amostra foi composta por 911 idosos da cidade de São Paulo, residentes na comunidade. A modelagem de equações estruturais foi realizada para verificar o efeito mediador da religiosidade na relação entre variáveis selecionadas e a qualidade de vida relacionada à saúde dos idosos, com modelos para homens e mulheres. As variáveis independentes foram: idade, escolaridade, funcionalidade familiar e multimorbidade. A variável de desfecho foi a qualidade de vida relacionada à saúde, medida pelo SF-12 (componentes físico e mental). As variáveis mediadoras foram a religiosidade organizacional, a não organizacional e a intrínseca. Os coeficientes alfa de Cronbach foram: componente físico = 0,85; componente mental = 0,80; religiosidade intrínseca = 0,89 e Apgar familiar = 0,91. RESULTADOS: Maiores níveis de religiosidade organizacional e intrínseca estiveram associados a melhor componente físico e mental para os idosos. Maior escolaridade, melhor funcionalidade familiar e menor número de doenças contribuíram diretamente para melhor desempenho nos componentes físico e mental, independente da religiosidade. Para as mulheres, a religiosidade organizacional mediou a relação entre a idade e os componentes físico (β = 2,401; p < 0,01) e mental (β = 1,663; p < 0,01). Para os homens, a religiosidade intrínseca mediou a relação entre a escolaridade e o componente mental (β = 7,158; p < 0,01). CONCLUSÕES: A religiosidade organizacional e intrínseca exercem efeito benéfico sobre a relação entre idade, escolaridade e a qualidade de vida relacionada à saúde desses idosos.
Brazilian Journal of Development, 2019
O trabalho pretende abordar a configuração do idoso na sociedade contemporânea. Para tanto estuda-se o idoso de forma linear desde o século XVIII, no contexto da Revolução Industrial, até a sua configuração em sociedades do Japão, Brasil, Colômbia e África. Constata-se, assim, as diferentes formas em que o idoso é retratado conforme os períodos geracionais de cada época. A finalidade do trabalho é analisar o como é retratada a pessoa idosa ao longo da sociedade contemporânea. A metodologia adotada é descritiva, quanto ao fim e documental e bibliográfica, quanto ao meio.
A Deus, pela oportunidade de estar vivendo cada dia e por sempre olhar por mim. Ao Guga, pela paciência, por estar ao meu lado e por entender meus momentos de ausência. Ao meu amado Matteo, por me fazer querer ser sempre alguém melhor. Aos meus pais, Caio e Elsa, por estarem torcendo sempre por mim e incentivando-me a nunca desistir. À Professora Maria Lúcia Lebrão, por me dar a oportunidade de participar deste estudo. À Professora Yeda, pelas orientações e ensinamentos durante estes anos. Aos meus irmãos Caio, Leandro, Natasha e Conrado, que sempre torceram por mim. Às amigas Tatiana e Isabel, que aguentaram meu mau humor, apoiaram-me e estiveram comigo nos piores e melhores momentos. Aos amigos Samira, Karina, Alessandra e Samuel, pelos anos de apoio e amizade.
2022
A História da Igreja é marcada por homens e mulheres que assumiram de forma livre os conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência, denominados, atualmente como vida consagrada. O Concílio Vaticano II, reconhecendo a necessidade de renovação para comunicar-se melhor com o mundo moderno, estabelece diretivas para todos os estados de vida reconhecidos pela Igreja. Para as pessoas consagradas, tais diretivas estão delineadas principalmente no capítulo VI da Constituição Dogmática Lumen Gentium, no decreto Perfectae Caritatis, dedicado aos religiosos, 33 a 35 do decreto Christus Dominus e 18 e 40 do decreto Ad gentes. Os Padres Conciliares procuraram destacar em tais documentos a essência da vida religiosa, mas, devido à má interpretação e recepção das orientações, algumas comunidades religiosas se viram desorientadas quanto a particular identidade e funcionalidade da vida consagrada para a Igreja. Os documentos pós-conciliares de Paulo VI a João Paulo II buscaram combater a hermenêutica da ruptura, focando no aspecto histórico, existencial e prático, principalmente através da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Vita Consecrata. Bento XVI, ao adotar a hermenêutica da continuidade, seguindo a linha dos Padres Conciliares e de seus predecessores, trata do tema da vida consagrada em diversas homilias, mensagens e discursos. Através da análise de alguns de seus pronunciamentos, a pesquisa pretende sinalizar os pontos de continuidade e temas relevantes para os consagrados, destacando, desta forma, a sua contribuição para o entendimento e aprofundamento da identidade da vida especialmente consagrada.
2013
Throughout the history of Christianity, innumerable men and women have consecrated their lives to God in an exclusive and radical way, reproducing in their own lives the very life of Christ. With this, we are going to identify the presence, the fundament and the characteristics of the state of virginal life consecration within the early Church. We will also analyze its contribution and importance within the ecclesial and social spheres of that time. The witness of this form of life calls the attention of the Church and the world to the dignity of human person and of love. It reminds us of its superiority in relation to other creatures and invites us to look towards future realities, where we find our final goal as Christian and human existence.
São diversas as investigações que têm mostrado que as crenças e as práticas religiosas se encontram associadas aos comportamentos relacionados com a saúde. O presente estudo explorou o papel da religiosidade na ansiedade face à morte no seio de um grupo de 100 sujeitos: adolescentes, grupo clínico (com cancro e HIV), grupo de idosos e grupo de controlo. Procurou-se ainda analisar a relação entre a religiosidade e a ansiedade face à morte, bem como a sua variabilidade em função do género, da idade, do estado civil, grupo de pertença e o facto dos inquiridos possuírem ou não uma orientação religião. Os principais resultados correlacionais indicaram uma correlação negativa entre estes dois construtos e os resultados diferenciais sugeriram diferenças estatisticamente significativas com todas as variáveis, com excepção do género. As conclusões assinalam a necessidade de serem desenvolvidos mais estudos sobre o papel da religiosidade enquanto estratégia de coping nas situações de vida stressantes.
Revista PRETEXTO, 2016
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.
Scire Salutis
A espiritualidade envolve a busca pelo sentido da vida, o que a torna essencial para a promoção e recuperação da saúde. O enfermeiro ao cuidar possui papel importante na dimensão espiritual, pois necessita reconhecer a existência de fenômenos internos do indivíduo, a fim de mobilizar energia para aumentar a esperança e a motivação em viver. Este estudo teve como objetivo identificar a influência da espiritualidade na saúde, segundo a percepção dos idosos residentes em Instituição de Longa Permanência. Investigação narrativa, de natureza qualitativa, em que a coleta de dados foi realizada por meio de Grupo Focal. Os dados foram analisados pela Análise de Conteúdo baseada na proposta de Bardin. Para os idosos institucionalizados, a espiritualidade e as práticas espirituais ajudam a superar as dificuldades, principalmente quando se trata dos problemas de saúde, por proporcionar esperança e melhor aceitação. Porém ao analisar as narrativas percebeu-se o enfermeiro como profissional não ...
DOAJ (DOAJ: Directory of Open Access Journals), 2014
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também atua como coordenadora o Curso de Especialização Lato Sensu intitulado Os Estudos Culturais e os Currículos Escolares Contemporâneos na Educação Básica. Atualmente, coordena o Projeto de Pesquisa Culturas Juvenis em Porto Alegre: cenários de múltiplos desordenamentos, sendo ainda pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO).
Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião
O século XXI é marcado em todo mundo pelo envelhecimento populacional e aumento da expectativa de vida, fazendo parte também do cenário Brasileiro. No censo de 2010, 1,61% do total de pessoas idosas encontrava-se com idade igual ou superior a 100 anos. O objetivo foi analisar o impacto da religiosidade nas pessoas idosas centenárias e a contribuição da dimensão espiritual para a longevidade avançada. Para tanto, utilizou-se da revisão sistemática nos textos das bases de dados eletrônicas, assim como: Google Scholar, LILACS, SCIELO, CAPES com publicação entre 2013 e 2017, artigos completos, publicados em português, inglês e espanhol, dissertações e teses. Como disciplinas espirituais praticadas pelas pessoas idosas centenárias, observou-se os estudos a partir do rezar, meditar e frequentar o culto. Tais pessoas com longevidade avançada reverenciam a Deus e à vida. Os resultados deste estudo evidenciam a religiosidade como fator de impacto positivo para as pessoas idosas centenárias e...
Reflexão
Em Totem e tabu, Sigmund Freud resgata o termo sagrado dentre os romanos, associando-o ao significado do termo tabu, para os polinésios, os quais atribuíam a tabu a conotação de “santo, consagrado”, por um lado, e de “inquietante, perigoso, proibido e impuro”, por outro. O antropólogo René Girard desenvolve, especialmente a partir de estórias da mitologia, instigante tese a respeito do sacrifício e do que ele denomina crise sacrificial no mundo moderno. O centro de suas discussões é a figura do bode expiatório. Finalmente, Giorgio Agamben identifica a atualidade do debate sobre o sagrado no mundo secularizado contemporâneo, tendo em vista a figura do homo sacer, aquele que está fora do amparo da lei. Pretende-se, nesse artigo, explorar a possível ligação entre os conceitos de tabu, de bode expiatório e de homo sacer. Quer-se, com tal investigação, contribuir para as discussões atuais a respeito da presença do elemento religioso sobre o político e o jurídico na contemporaneidade. Pal...
2021
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma revisão integrativa referente à temática espiritualidade e velhice. Utilizou-se a revisão integrativa da literatura com acesso nas bases de dados MEDLINE/PUBMED, Capes e Google Acadêmico. Os critérios de inclusão foram artigos completos, nos idiomas inglês, espanhol e português, no período de 2010-2019 e que apresentassem relação com a temática proposta no título, no resumo ou nos descritores, 15 artigos compuseram a amostra do estudo. A partir da essência dos conteúdos abstraíram-se três categorias: 4.1 ferramentas e validação de instrumentos para avaliar espiritualidade; 4.2 espiritualidade, velhice e sofrimento; 4.3 bem-estar espiritual e autotranscendência. A temática da espiritualidade na saúde é evidente pela robustez de estudos científicos encontrados, porém escassos no que confere a inclusão da pessoa idosa. Espera-se que este estudo fomente o debate aos profissionais de saúde para que as considerem nas práticas de tratamen...
2013
Este relatório insere-se no âmbito de um estágio realizado na Lar Santa Catarina Labouré, nas Casas São Vivente de Paulo. Para além de proporcionar um contacto mais próximo com o trabalho dos Assistentes e com a realidade de uma institucionalização, este estágio, abriu espaço para uma reflexão aprofundada sobre a experiência de solidão dentro de uma instituição. O sentimento de solidão, para além de derivar de múltiplos fatores, é subjetivo, uma vez que a perceção da pessoa idosa institucionalizada face à sua experiência com este sentimento, é singular. Desta forma, o contacto direto com os utentes do lar possibilitou perceber as complexidades e causas deste sentimento, bem como a definição de uma possível abordagem por parte da instituição face ao utente que se sente só. No presente relatório encerram-se cinco capítulos. No primeiro capítulo justifica-se o estágio e descrevem-se os objetivos, a metodologia usada durante o processo do mesmo. No segundo faz-se uma caracterização da instituição e das suas valências e são apresentadas as atividades desenvolvidas. No terceiro tem como base a análise entre o conceito de solidão e a experiência da institucionalização. No penúltimo capítulo faz-se um balanço entre os objetivos traçados e os alcançados e apresentam-se também algumas propostas para uma intervenção direcionada para a problemática transversal a todo este relatório, a solidão. O quinto e último capítulo é fruto de uma reflexão sobre toda a experiência do estágio.
Estudos de Religião
Este artigo apresenta as especificidades e implicações da espiritualidade e religiosidade na velhice. Por meio da revisão integrativa da literatura, com a recuperação de estudos produzidos no período de 2015 a dezembro de 2020, foi possível constatar que a espiritualidade e religiosidade podem ser atribuídas como um mecanismo interno e externo que propiciam influências positivas na qualidade de vida, bem-estar, saúde física e emocional em população idosa, implicando diretamente no envelhecimento bem sucedido. Conclui-se que, estes, são fatores protetivos diretamente atrelados a qualidade de vida da pessoa idosa, com repercussões positivas diretas nos aspectos existenciais na velhice.
Exposição de teorias sobre o conceito de Sagrado na sociedade moderna, análise das perspectivas de Émile Durkheim, Rudolf Otto e Mircea Eliade, sobre um texto de José María Mardones.
Janus, 2010
43-56, KEyWORDS O texto tem por objetivo discutir o advento da Análise Institucional na Igreja Católica, no Brasil, a partir de uma leitura histórica do Concílio Vaticano II, situando esse acontecimento em meio às transformações sociais, econômicas e políticas da época, que obrigaram a Igreja a rever seus princípios e modos de funcionamento. Análise institucional; Vida Religiosa Consagrada; Concílio Vaticano II. The text aims at discussing the beginning of the Institutional Analysis in the Catholic Church in Brazil, as from a historical reading of Vatican Council II, placing this event among the social, economic and political transformations at that time. Such transformations have forced the Church to review its principles and the way it works. Insitutional Analysis; Consecrated Religious Life; Vatican Council II.
PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP
O maior alcance da longevidade tem impulsionado as autoridades governamentais, não governamentais e pesquisadores a se debruçarem acerca das questões referentes ao fenômeno de se viver mais. Mais especificamente, às demandas que emanam do envelhecer. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo geral compreender a relação entre a espiritualidade e saúde da pessoa idosa. Trata-se de uma revisão de literatura acerca da temática. Os resultados obtidos indicam que existe uma relação importante e íntima entre a espiritualidade e a saúde de pessoas com idade superior a 60 anos. Para além, os referidos pilares parecem também ter um papel determinante de apoio para muitas pessoas nessa faixa etária e pode ser parte das suas estratégias de enfrentamento diante de situações de sofrimento. Sobretudo, no contexto de problemas de ordem física e mental. Diante das limitações do presente estudo, se faz necessário o aprofundamento de pesquisas que possam contribuir para o bem-estar das pessoas i...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.